SóProvas


ID
1104634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de comportamento organizacional,


De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.

Alternativas
Comentários
  • A administração por objetivos é dependente da sinergia entre líder direto e executor(es), através de uma aceitação natural e não imposta para atingir as metas estabelecidas.

  • Gabarito: ERRADO

    A Administração por Objetivos (APO) se baseia numa relação de dependência entre os executores, criando metas e estabelecendo tarefas que vinculam toda organização. É uma abordagem ultrapassada atualmente. A questão erra justamente quando fala que a participação das pessoas não faz diferença, faz sim e todos precisam estar envolvidos.

    fonte: Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • Guerreiros, não confundam TEORIA DA FIXAÇÃO DE OBJETIVOS, que é uma das teorias de motivação, com ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS.

    A teoria da fixação de objetivos foi desenvolvida por Edwin Locke e Gary Latham, e preconiza que ''as pessoas concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus  pensamentos para uma finalidade''.

    A teoria da fixação de objetivos é uma das tantas teorias da motivação, como a teoria da expectativa, a teoria das necessidades, a teoria da equidade, teoria dos dois fatores, etc.

    Administração por objetivos foi idealizada por Peter Druker, e tem como característica ''a ênfase no planejamento e no controle, onde o ponto de partida é a fixação dos objetivos da organização, a declaração escrita do que se pretende alcançar.''


    Fontes: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/apo-administracao-por-objetivo/66826/

    Um PDF muito interessante sobre teorias da motivação, vale a leitura: http://www.aedb.br/seget/artigos06/534_SEGET_Teorias_%20de_%20motivacao.pdf


    Bons estudos!



  • Não conhecia essa teoria da fixação de objetivos, fui consultar meu material, realmente não tenho nada sobre.
    Obrigado aos colegas, vou rever umas vídeo-aulas, creio que deve ter essa teoria. Só tenho as mais tradicionais de gestão de pessoas.

  • A APO pode ser caracterizada pelo estabelecimento dos objetivos que é feita entre superiores e subordinados de maneira que seja possível de ser alcançado e distribuído para diferentes departamentos da organização de modo que cada meta é relacionada a outra, o que resulta em interatividade pessoal e maior controle e conhecimento dos resultados atingidos. Também se caracteriza pela reciclagem dos funcionários, o que os torna cada vez mais qualificados e na reciclagem dos projetos que conforme é atingido aumenta sua porcentagem, de modo que os funcionários sempre superem suas metas e expectativas.


    http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/administracao-por-objetivos.htm
  • ERRADO, pois deve ter a participação dos envolvidos.

    Essa é a teoria de Edwin Locke e Lathan. 

    O princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos. As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as ações

  • Pessoal, pelo que li sobre o assunto, o erro da questão está em dizer "com ou sem a participação das pessoas envolvidas". Nos programas de APO (Administração por Objetivos), o líder e o liderado acordam os objetivos; já na teoria do estabelecimento dos objetivos (fixação, como diz a questão), isso não ocorre. Vejam esse trecho da apostila da professora Lilian Lima Quintão, do Estratégia:

    "A única área de uma possível discordância entre a APO e a teoria do estabelecimento de objetivos refere-se à questão da participação: a APO defende-a fortemente, ao passo que a teoria do estabelecimento de objetivos demonstra que normalmente os gestores, ao fixarem as metas, são eficazes da mesma forma."

    Sendo assim, creio que a questão ficaria correta se dissesse apenas "... sem a participação das pessoas envolvidas", já que trata-se da teoria do estabelecimento (fixação) dos objetivos.

    Espero ter contribuído.

  • A questão erra ao informar que a Teoria da Fixação de Objetivos ( de Locke) gera motivação com a definição de metas sem a participação dos colaboradores. Na verdade, os objetivos devem ser aceitos para que sejam motivadores. Se forem impositovos, tendem à desmotivação.



    Há, ainda, uma divergência na conceituação doutrinária no que tange à remuneração, pois para os doutrinadores mais eminentes no assunto, a definição de recompensas não estaria diretamente presente nos processos teóricos dessa ferramenta de motivação.



    Para saber mais a respeito das definições e conceituações utilizadas na solução desta questão, acesse:

    https://www.facebook.com/admfederal

  • por conta da divergência de opiniões fiquei confuso:

    afinal as recompensas são definidas com a participação ou não das pessoas? meus apontamentos não abordam esse lado dessa teoria

  • Gaba: Certo.

    Bem, tenho uma anotação da aula da professora Lilian Quintão que diz assim:"a única área de uma possível discordância entre APO e a teoria do estabelecimento de objetivos refere-se à questão da participação. A APO defende-a fortemente, ao passo que a teoria do estabelecimento de objetivos demonstra que normalmente os gestores, ao fixarem as metas, são eficazes da mesma forma."

    Razão pela qual marquei " CERTO" e errei.

  • Pessoal é o seguinte:  A Teoria da Determinação ou Fixação de Metas de Edwin Locke diz que o 

    papel do gestor será o de definir e clarificar metas para seus liderados, o que os fará empregar determinado esforço na sua consecução.

    Outro princípio importante desta teoria é a participação do trabalhador na definição das metas.

    Ou seja, o erro da questão está na exclusão da participação dos colaboradores.

    Outro ponto importante é que esta teoria tem aplicações na chamada Administração por Objetivos (APO), forma de organizar o trabalho na qual líder e liderado acordam os objetivos em função dos quais o liderado irá trabalhar.


  • A Teoria da Definição de Objetivos desenvolvida por Edwin Locke parte do princípio de que os indivíduos concentram seus esforços em direção a objetivos, de modo que o estabelecimento de metas energiza um indivíduo, dirigindo seus pensamentos para uma finalidade. Para que ele esteja motivado é preciso que existam objetivos concretos, metas; o indivíduo precisa se organizar para avaliar o conteúdo que a avaliação vai abranger e em qual ordem começará a estudar o material que ele tem disponível, para que atinja seu objetivo de obter uma boa nota. Porém, as metas não podem ser impostas, elas devem ser construídas conjuntamente entre os líderes e os liderados para que haja maior envolvimento dos liderados. Questão errada.

  • Não é tão somente o prévio estabelecimento de objetivos e metas que irá motivar a pessoa. Tem que haver um valor nesses objetivos e metas para ela. Segundo Robbins (2005), "objetivos bem definidos e mais difíceis de serem alcançados levam a melhores resultados que metas genéricas e abrangentes".

  • O erro da questão está em afirmar que os objetivos podem ser definidos sem a participação das pessoas envolvidas.

    Segundo a Teoria do Estabelecimento de Objetivos, um dos seus postulados é a "Oportunidade de Participar no estabelecimento dos objetivos aumentando a aceitação e colaboração."

    Fonte: Apostila da Casa do Concurseiro - Agente Administrativo, DPU, 2015. Página 1071.

  • Cuidado pessoal, o erro da questão não está em falar que os objetivos são definidos pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas. Vamos ler novamente a afirmativa:


    De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.


    A alternativa diz que, de acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando:

    a) Objetivos e metas são previamente estabelecidos;

    b) As respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.


    A afirmativa não faz ligação entre a participação ou não das pessoas envolvidas com o estabelecimento de metas e objetivos.

    O erro é esse, a teoria não fala em recompensas definidas com ou sem a participação das pessoas envolvidas.


    Os objetivos, sim, podem ser estabelecidos com ou sem a participação. A variação entre um objetivo com a participação de pessoas envolvidas e um que sem a participação é que quando ela existe os objetivos tendem a serem mais aceitos. Conforme Stephen P. Robbins “se a participação não for utilizada, então o indivíduo que estabelecer o objetivo necessita explicar claramente seu propósito e importância”.


    Outra variação a ser analisada pelo gestor, diante da teoria da fixação de objetivos, é entre um objetivo fácil e um difícil. O primeiro terá maior aceitação das pessoas envolvidas, mas o segundo, quando aceito, trará um comprometimento maior e um alto nível de esforço para alcançá-lo.


    Por fim, conforme Robbins: "A teoria do estabelecimento de objetivos não funciona igualmente bem para todas as tarefas. As evidências sugerem que os objetivos parecem ter um efeito mais substancial no desempenho quando as tarefas são simples (e não complexas), conhecidas (e não novas) e independentes (e não interdependentes). Para as tarefas interdependentes, os objetivos de um grupo são preferíveis.

  • De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidosOK

     e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas. ERRADO

    A teoria da fixação de metas/objetivos, proposta por Edwin Locke e Lathan, elenca que o princípio básico dessa teoria diz que o comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionado a comportamentos específicos. As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as ações.

    ANDRÉIA RIBAS 

    GAB ERRDO, nada tendo a ver com a segunda parte da questão.

  • Lembram da APO ?

    Administração po Objetivos?

    poise kkkkkk

  • A Teoria da Fixação dos Objetivos - A motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização COM a participação das pessoas envolvidas.

  • Os objetivos e metas precisam ser estabelecidos em conjunto entre as pessoas envolvidas.

  • (Edwin Locke)
    A intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação
    no trabalho.
    Objetivos específicos melhoram o desempenho e objetivos difíceis,
    quando aceitos, melhoram mais o desempenho do que aqueles mais
    fáceis e o feedback conduz a melhores desempenhos.
    Objetivos específicos produzem resultados melhores que metas
    genéricas. A especificidade do objetivo em si funciona como um
    estímulo interno.
    Objetivos difíceis prendem nossa atenção e nos ajudam a focar.

  • Teoria da fixação de metas e objetivos - Locke e Lathan

     

    O comportamento das pessoas é motivado por intenções e objetivos, que podem estar intimamente relacionados a comportamentos específicos.

    As metas de uma pessoa são o principal determinante da motivação relacionada à tarefa, visto que as metas dirigem os pensamentos e as açoes.

  • Teoria da fixação de metas, do gentleman: Edwin Locke

    Os funcionários devem anuir com a meta da empresa! 

  • TEORIA DA FIXAÇÃO DE OBJETIVOS

    Objetivo x Desempenho

    Para que a relação de objetivo x desempenho seja alcançada de forma otimizada, as seguintes condições devem ser consideradas

    Aceitação - as pessoas devem estar de acordo com os objetivos estabelecidos e utilizar toda sua capacidade para alcançá-los. Frequentemente a aceitação dos objetivos está relacionada a participação dos colaboradores no estabelecimento das metas.

    Feedback - é muito importante que os colaboradores sejam notificados do progresso da atividade, seja ele positivo ou negativo. O feedback permite que o colaborador verifique o progresso de suas metas e reveja seus objetivos, desde que o gestor preste este retorno em tempo hábil para mudanças.

    Recompensa - oferecer incentivos aos colaboradores pela realização das metas pode facilitar a aceitação dos objetivos propostos. Contudo, os próprios objetivos podem ter a ação de motivadores, neste caso, eles agem como motivadores intrínsecos.

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_fixa%C3%A7%C3%A3o_de_objetivos

                                                                            

                                                                                                                                                           AVANTE,COMBATENTES!!!

  • Muda essa professora!!!!!!!!!!por favorrrrrrrrrr eu imploroooooooooooooo rsrsrs

  • Dessssssssssgraç.................... Materia da P...........

  • Respondi de acordo com a Geovana Carranza diz nas aulas dela.

    que umas das formas de motivar o indivíduo é deixar-lo participar do processo de estabelecimento de metas e objetivos.

    o que torna a questão errada é a expressão ''com ou sem participação dos indivíduos.''

    logo, não se motiva colaboradores deixando-o de lado no processo de tomada de decisões.

    MPU - FOCO.

  • Não tenho coragem de ver os vídeos com as explicações dessa mulher!!!

  • GABARITO ERRADO

     

    Algumas características da Teoria da Fixação de Objetivos

     

        • Deve-se estabelecer objetivos:


                  → Específicos e não por ideias genéricas como "dê o máximo de si"
                  → Difíceis, mas realistas
                  → Aceitos pelo funcionário
                  → Usadas para avaliar a performance
                  → Ligadas a Feedback e Recompensas: O feedback serve como um guia para o comportamento e ajuda a perceber as discrepâncias entre o objetivo e o desempenho
     

  • Objetivos aceitos pelos funcionários.

    E

  • Ao gastar 10 minutos lendo todos os comentários cheguei a essa conclusão:

     

    Ninguém sabe de nada ! kkkkkkkkk

    Alguns disseram que a teoria da fixação de metas NÃO tem relação com a confecção conjunta de metas e objetivos (Que seria coisa de APO)

    Alguns disseram que a teoria da fixação de metas TEM SIM uma parte que prega que os objetivos e metas devem ser elaboradas com consenso com os colaboradores

     

    Moral da história: Vamos ter de ressucitar um dos autores paranos explicar o que eles pensaram.

  • Deve haver a concordância dos funcionários.

  • Errado.  (obs. o erro está em "respectivas recompensas")

     

    De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e definidos pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.      

     

    Em alguns casos, a fixação participativa de OBJETIVOS proporciona um desempenho superior, enquanto em outros, os funcionários desempenham melhor suas tarefas quando as metas são estabelecidas por seus chefes.

     

    Ainda, segundo a teoria da fixação de objetivos, os indivíduos terão um desempenho melhor se receberem feedback

     

    Fonte: Livro Robbins: Comportamento Organizacional ; Capítulo 6

     

    Outra questão ajuda a responder, vejam:

    Q525016; Administração Geral  Gestão Estratégica,  Liderança e Motivação

    Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DEPEN Prova: Agente Penitenciário Federal - Área 1

    Julgue o item a seguir, referentes a comportamento organizacional.

    De acordo com a teoria motivacional do estabelecimento de objetivos, pessoas orientadas por gestores que adotam estilos mais participativos de liderança e de gestão apresentam melhor desempenho profissional, já que elas trabalham com objetivos claros, específicos e desafiadores e recebem feedbacks gerenciais.

    CERTO

  • a aula melhorou d+ 

  • motivacao:

    Teoria do Estabelecimento de Objetivos;

    Edwin Locke sustenta que objetivos específicos difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.

     

     

     

    Avalicao de desempenho:

    APPO... os objetivos devem ser definidos em conjunto(chefia + empregado)

     

     

    A questao pede motivacao..logo nao tem nenhum nenhum sentido com a base da teoria do Locke

  • Isso não é matéria, tem que deixar tudo em branco na prova

  • Para que a relação de objetivo x desempenho seja alcançada de forma otimizada, as seguintes condições devem ser consideradas:

       Aceitação - as pessoas devem estar de acordo com os objetivos estabelecidos e utilizar toda sua capacidade para alcançá-los. Frequentemente a aceitação dos objetivos está relacionada a participação dos colaboradores no estabelecimento das metas.

       Feedback - é muito importante que os colaboradores sejam notificados do progresso da atividade, seja ele positivo ou negativo. O feedback permite que o colaborador verifique o progresso de suas metas e reveja seus objetivos, desde que o gestor preste este retorno em tempo hábil para mudanças.

       Recompensa - oferecer incentivos aos colaboradores pela realização das metas pode facilitar a aceitação dos objetivos propostos. Contudo, os próprios objetivos podem ter a ação de motivadores, neste caso, eles agem como motivadores intrínsecos.

    Gabarito Errado, pois na teoria da fixação dos motivos as colaboradores precisam participam do estabelecimento de metas.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_fixa%C3%A7%C3%A3o_de_objetivos

  • De acordo com a teoria da fixação de objetivos, as metas (assim como também as recompensas, por analogia) devem ser definidas de forma participativa ou pelo menos aceitas pelos funcionários para que haja a motivação. Desconfie sempre de alternativas que digam que algo deve ser imposto pela organização, costumam estar erradas.

    Gabarito: E