SóProvas


ID
1104640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de comportamento organizacional,


Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    TEORIA DO RECURSO COGNITIVO

     Em situações de alta tensão, indivíduos brilhantes têm um desempenho de liderança pior do que aqueles menos inteligentes.

     Quando a tensão é baixa, os indivíduos mais experientes têm desempenho pior do que aqueles menos experientes.

    http://www.administracao.ufcg.edu.br/Adm_RH_II/6_Abordagens%20contingenciais.pdf

  • A Teoria do recurso cognitivo estudou o papel do estresse como forma de desvantagem situacional e em como a inteligência e a experiência de um líder influenciam sua reação ao estresse. A essência desta teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade. A importância da inteligência e da experiência do líder difere nas situações de alta e baixa tensão

  • ERRADO


    Teoria do Recurso Cognitivo:

    Mais recentemente Fiedler e Joe Garcia reconceitualizaram a teoria original, concentrando-se no papel do estresse como forma de desvantagem situacional e em como a inteligência e a experiência de um líder influenciam sua reação ao estresse. Essência desta teoria: o estresse é inimigo da racionalidade. A importância da inteligência e da experiência do líder difere nas situações de alta e baixa tensão.

    Basicamente, Fiedler e Garcia descobriram que a inteligência e a experiência interferem uma na outra. Isto os levou à três conclusões:

    (1) o comportamento diretivo resulta em bom desempenho apenas quando vinculado à alta inteligência em situações apoiadoras e de baixa tensão;

    (2) nas situações de alta tensão,existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho; e 

    (3) as habilidades intelectuais do líder se correlacionam com o desempenho do grupo nas situações percebidas por ele como de baixa tensão.

    A contribuição desta teoria é a inclusão do estresse como uma variável situacional relevante na equação de liderança.

    Fonte: http://www.ebah.com.br
  • Errado

    Não tem nada haver uma coisa com a outra.

    Baixa ou alta tensão é  diferente de inteligência e experiência.

  • Achei a questão bastante interessante, acertei a questão por "sorte", mas vai aí uma pequena pesquisa retirada do link: 

    http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=651537

    ...Todavia, stress elevado pode interferir na capacidade de processamento da informação e tomada de decisão, pelo que a inteligência não proporciona qualquer vantagem, podendo mesmo ser contraproducente. Acresce que, ansiosos por protegerem a sua imagem e reputação, podem tomar decisões de pior qualidade. Podem, ainda, ficar inibidos na sua capacidade de produção de ideias criativas (3), necessárias para reagir a problemas novos e que exigem respostas inovadoras.

  • Pelo contrário,  esta teoria, do recurso cognitivo, elenca que experiência e a inteligência interferem uma na outra.

    Teoria do recurso cognitivo: a essência dessa teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade. Se o líder estiver sob forte tensão,  fica difícil para ele conseguir pensar lógica e analiticamente. Assim, o estresse afeta desfavoravelmente a situação. Além disso, enfatizou a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.

    Fonte: Andréia Ribas


    GAB ERRADO

  • „ A inteligência do líder contribui para o desempenho quando o líder é directivo, a tarefa é complexa e os subordinados necessitam de ser orientados para as tarefas. „ 


    Se a tarefa é simples e rotineira e os subordinados sabem como actuar a liderança directiva é inconsequente. „ 


    Se a inteligência do líder é fraca mas os seus colaboradores denotam talento a liderança participativa é mais eficaz. „ 


    Em situações de elevado stress os líderes mais experientes são mais eficazes

  • De forma resumida:

    Para desempenho mais eficaz em:

    - situações de baixo estresse => líder inteligente

    - situações de alto estresse =>  líder experiente


    "...não abandone o seu posto..." Neemias 10:4

  • E o contrário.

  • Vamos pensar o seguinte agora : Se o indivíduo estiver em uma situação de alto estresse, do que adiantaria sua inteligência cognitiva, se nunca este passou por momento semelhante, ou se passou não conseguiu tirar uma aprendizagem emocional ? Agora, um sujeito que têm experiências, já consegue ligar mais fácil com situações de estresse, conflitos, se já tiver passado em eventos anteriores por condições semelhantes, apesar de não ser uma pessoa com alta inteligência...

  • Muito bem , Alice AP

  • é justamente o contrario! empresas que não passam por muitos problemas, em situações de baixo estresse é óbvio que a liderança não tenha experiência para lidar com; ha que se valer mais do lado cognitivo nestes casos já que não tem experiencia para determinados tipos de stress,

  • Para baixo stress, já que não é uma situação frequente, a inteligência ajuda na resolução de conflitos que surgirem.

    Para alto stresse, muitas vezes a inteligência não é suficiente. É preciso se valer da experiência. 

    Fui por essa lógica. 

  • @Alice Pellacani e @Rayana Parente ... show de bola os comentarios!

  • Acho que a inteligencia emocional é mais eficaz , experiencia seria mais eficaz no caso de ter acontecido situaçoes semelhantes

    podemos pensar da seguinte maneira para nao errar as questoes!

    situaçoes de baixo estresse ; acontece poucas vezes ou nunca aconteceu, logo nao se tem experiencia , então usa a inteligencia .ou baixo estresse lider menos nervoso logo consegue usar sua inteligencia emocional.

    situaçoes de alto estresse; aconteceu muitas vezes então usa a experiência. ou ALTO ESTRESSE lider sem inteligencia emocional mt nervoso . então ele vai pela experiencia .

  • Para mim, quem tem experiencia adquiri inteligência. Éuma situação de baixo stress, mas se ele não for experiente e souber lhe dar com a situação, acaba se tornando de alto stress. Infelizmente minha opinião não basta para responder a questão.

     

    GAB ERRADO

  • Teoria do Recurso Cognitivo:

    Mais recentemente Fiedler e Joe Garcia reconceitualizaram a teoria original, concentrando-se no papel do estresse como forma de desvantagem situacional e em como a inteligência e a experiência de um líder influenciam sua reação ao estresse. Essência desta teoria: o estresse é inimigo da racionalidade. A importância da inteligência e da experiência do líder difere nas situações de alta e baixa tensão.

     

    Basicamente, Fiedler e Garcia descobriram que a inteligência e a experiência interferem uma na outra. Isto os levou à três conclusões:

    (1) o comportamento diretivo resulta em bom desempenho apenas quando vinculado à alta inteligência em situações apoiadoras e de baixa tensão;(2)nas situações de alta tensão,existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho;

    (3) as habilidades intelectuais do líder se correlacionam com o desempenho do grupo nas situações percebidas por ele como de baixa tensão.

     

    A contribuição desta teoria é a inclusão do estresse como uma variável situacional relevante na equação de liderança.

     

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALvcAK/teorias-sobre-lideranca

  • Baixo estresse: líder inteligente

    Alto estresse: líder experiente

  • Não entendo isso. Filtro questões de Comportamento Orgnizacionl e vem questões de Liderança e Motivação! --'

  •                                                                                    TEORIA DO RECURSO COGNITIVO

     

    O ALTO STRESSE DIFICULTA A CAPACIDADE DE O LIDER DE RACIOCINAR --> LOGO, O LIDER DEPENDERÁ MAIS DA EXPERIÊNCIA.

    O BAIXO STRESSE FACILITA A CAPACIDADE DE O LIDER DE RACIOCINAR --> LOGO, O LIDER DEPENDERÁ MAIS DA INTELIGÊNCIA.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • De acordo com Robbins (2005):

    • o comportamento diretivo resulta em bom desempenho apenas quando vinculado à alta inteligência em situações apoiadoras e de baixa tensão;

     

    • nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho;

     

    • as habilidades intelectuais do líder correlacionam-se com o desempenho do grupo nas situações percebidas por ele como de baixa baixa tensão.

     

    Andreia Ribas e Cassiano Salim.

  • Questão errada. Não é preciso ter estudado as duas teorias, pois pelo raciocínio lógico já se teria matado a questão:Se a liderança é pautada em recursos cognitivos, logo ela depende mais da inteligência em detrimento da experiência.

  • TEORIA DO RECURSO COGNITIVO: A essência dessa nova teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade. o estresse afeta desfavoravelmente a situação. Além disso, enfatizou a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão. Consequentemente, a inteligência e a experiência interferem uma na outra. As três principais conclusões da teoria são:

     

    • o comportamento diretivo resulta em bom desempenho apenas quando vinculado à alta inteligência em situações apoiadoras e de baixa tensão;


    • nas situações de alta tensão, existe uma relação positiva entre experiência no trabalho e desempenho;


    • as habilidades intelectuais do líder correlacionam-se com o desempenho do grupo nas situações percebidas por ele como de baixa tensão.

     

    Fonte: Andréia Ribas

  • Mais estresse - Preciso me preparar mais com situações semelhantes. (+ experiência de habilidades já adquiridas para desempenhar atividades semelhantes).

    Baixo estresse - Estou descansado, estou bem, consigo pensar e refletir, me sinto ótimo (+ inteligência, não requer o mesmo nível de experiência, apenas habilidade e conhecimento).

  • FIXANDO:

    BAIXO STRESS - INTELIGÊNCIA.

  • Se o stress é baixo, você não precisa de experiência para lidar com os problemas, e sim inteligência.

     

    Se o stress é alto em virtude das muitas demandas, você precisa de experiência para dar vazão a elas mais rápido.

     

    Sem decoreba, resolvi na lógica.

  • Errado.

    Em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da inteligência que da inteligência.

    Em situações de alto estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.

    É só pensar em um jogo de futebol, quando o nível de estress está muito alto, jogadores mais novos geralmente "perdem a cabeça" mais fácil, cabendo então aos jogadores mais experientes a função de acalmar os ânimos.

  • Quando você está de cabeça quente, agoniado com a prova que tá chegando, você consegue pensar ou deixa a experiência te conduzir? rs

  • baIxo estresse- Lider Inteligente

    alTo estresse- Lider esperienTe

     

                                                           SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!

  • Errado. A questão inverteu os conceitos:

     

    Baixo Estresse: Uso da Inteligência

    Alto Estresse: Uso da Experiência

     

     

    Pra gravar, eu associo a uma partida de futibol que foi para os penâltis. Geralmente nesses momentos de alto estresse, são chamados os jogadores mais experientes para baterem os penâltis. Pensando assim, consigo acertar as questões e isso que importa rs bons estudos^^

  • lembra do jogo de futebol: em partidas que não valem nada, os melhores tecnicamente como o neymar saem-se muito bem, ele é inteligente, numa partida sem stress joga bem. ...

    mas numa partida decisiva, de muito stress, ele pipoca....

    nesse caso, numa partida decisiva, o melhor a fazer é tirar o neymar, e colocar em cena um jogador mais experiente, sangue frio, que decide a partida, tipo Ronaldo Fenomeno, Adriano Imperador....

  • O item está ERRADO.

     

    A questão trata de uma recente teoria desenvolvida no âmbito da liderança organizacional.

     

    Segundo Robbins (2005), Fiedler e um colega, Joe Garcia, concentraram-se no papel do estresse como forma de desvantagem situacional e em como a inteligência e a experiência de um líder influenciam a sua reação ao estresse. Deram o nome de teoria do recurso cognitivo a essa reconceitualização.

     

    A essência da nova teoria é a de que o estresse é inimigo da racionalidade. E difícil para o líder (e para qual­quer outra pessoa) pensar de forma lógica e analítica quando está sob forte tensão. Além disso, a importância da inteligência e da experiência do líder difere nas situações de alta e baixa tensão. Fiedler e Garcia descobriram que a inteligência do líder tem uma relação positiva com o desempenho sob baixa tensão, e negativa, sob alta tensão. Por outro lado, a experiência do líder tem uma relação negativa com o desempenho sob baixa tensão, e positiva, sob alta tensão. Assim, de acordo com Fiedler e Garcia, é o nível de estresse da situação que determina se a inteli­gência e a experiência do indivíduo vão contribuir para o desempenho da liderança.

    Assim, corrigindo o item, temos:

     

    Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência (inteligência) que da inteligência(experiência).

  • Paradoxo de Zenão gab E
  • APRENDI COM O COMENTÁRIO DA KATIA!!

  • A teoria dos recursos cognitivos se refere as características do  como a experiência,  e o  relevantes para a tarefa. A essência da teoria é que o  é o inimigo da , prejudicando a capacidade dos líderes de pensar logicamente e analiticamente. Contudo, a experiência e a inteligência do líder podem diminuir a influência do estresse sobre as suas ações: a inteligência é o principal fator em situações de baixa tensão, enquanto que a experiência conta mais em momentos de alto estresse.

  • Baixo Estresse: Uso da Inteligência

    Alto Estresse: Uso da Experiência

  • Em situações de alto estresse, o líder que oferecem maior eficácia são os experientes. Já em situações de baixo estresse, os mais eficazes são os inteligentes. Assim, afirmativa errada, pois inverteu os conceitos.

    Gabarito: E

  • a experiência conta na hora do aperreio! "Mar calmo não faz bom marinheiro".

  • Prezados, gabarito ERRADO. Vejamos conceitos:

    Teoria do Recurso Cognitivo

    "O ESTRESSE é o inimigo da racionalidade"

    INTELIGÊNCIA do líder: Baixa tensão - mais eficaz; Alta tensão - menos eficaz;

    EXPERIÊNCIA do líder: Alta tensão - mais eficaz. Baixa tensão - menos eficaz

    Bons estudos.

  • Fiquei estressado com a questão e minha inteligência foi por água abaixo.

    Você fazendo questão em casa sem estresse usa mais "inteligência"

    Você fazendo a prova no local, ambiente de estresse, usa mais a "experiência" de fazer provas neste ambiente