SóProvas


ID
1104661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia,

A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento do princípio da reversibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Segundo o princípio da reversibilidade todos os arquivos podem ser mudados,revistos,revertidos a qualquer tempo.

    A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento da Classificação Ideológica.

    A  classificação ideológica, também designada como ideográfica, metódica ou analítica baseia-se, fundamentalmente, na divisão de assuntos, ideias, conceitos e outras divisões, sendo os documentos referentes a um mesmo assunto ou objecto de conhecimento, ordenados segundo um conceito chave ou ideia de agrupamento, colocando-se a seguir, de forma alfabética.


  • Gabarito: ERRADO

    A classificação de documentos deve atender aos objetivos da instituição, em um primeiro momento. Mas como as atividades e necessidades são mutáveis, é necessário que a classificação tbm se adeque aos novos momentos, por isso o princípio da Reversibilidade, que assim se define: 

    "Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário."

    Dessa forma, não é a classificação por assunto que dá validade ao princípio. E outra, existem inúmeras classificações quanto aos documentos, quanto ao seu valor, seu tipo, suporte. Pq seria apenas a classificação por assunto? Questão meio sem pé nem cabeça.

    Fonte: Arquivologia p/ Concursos - João Tiago e Leonardo Reis

    Bons estudos



  • Principio da Reversibilidade : Todos os documentos de um arquivo podem ser revisados

    Principio da Pertinência : Os documentos serão organizados no arquivo por assunto.


    A Luta continua!

  • Questão meio estranha mas acho que se colocarmos, como fundamento, o princípio da pertinência... 


    "princípio da pertinência: Princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a proveniência e a classificação (1, 2) original. Também referido como princípio temático."


    http://terminologiaarquivistica.blogspot.com.br/2011/04/principio-da-pertinencia.html

  • Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Arquivologia - Específicos Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Principios; 

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.

    GABARITO: CERTA.

  • "Princípio da reversibilidade 

    Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em  arquivos (1) pode ser  revertido,se necessário. 

    http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf

  •  

    CESPEABIN 2010 De acordo com o princípio da ordem original, todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido a sua forma original. Errado

    Principio da Reversibilidade: Todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido a sua forma original.

  • A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento do princípio da pertinência e não da reversibilidade como erroneamente afirma a questão.

     

     

    --> Princípio da PERTINÊNCIA --> Classifica os documentos em razão do ASSUNTO, sem levar em consideração o princípio da proveniência

     

    --> Princípio da REVERSIBILIDADE --> Afirma que as operações feitas ao lidar com os arquivos podem ser desfeitas, podem ser revertidas.

     

     

    Gabarito : Errado

  • O principio da Reversibilidade afirma que todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído).

    A classificação de documentos é uma operação lógica de agrupar documentos segundo critérios preestabelecidos, que refletem as relações dos  documentos com as atividades institucionais.

    Pelo exposto, podemos concluir que a atividade de classificação não tem relação direta com o princípio da Reversibilidade, a não ser pelo fato de ela poder ser "desfeita".

    Gabarito do professor: Errado
  • Principio da Reversibilidade : Todos os documentos de um arquivo podem ser revisados

  • PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE:

    • Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos deveria poder, se necessário, ser desfeito.

  • O ASSUNTO É PERTINENTE

  • Alguns teóricos dizem que o PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE caiu em desuso, entretanto devemos saber seu significado, que segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos podem ser revertidos, se necessário.

     

    A classificação de documentos por assunto diz respeito ao PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA ou TEMÁTICO, pois este princípío não leva em consideração a organização original e a proveniência dos documentos, reclassificando-os tematicamente (por assunto). 

  • ERRADO

     

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Correios Prova: Analista de Correios - Arquivologia)

     

    Quando há necessidade de se reclassificar os documentos por tema, sem se levar em consideração a sua proveniência ou a classificação original, estará sendo aplicado o princípio da pertinência. (CERTO)

     

    ---------          ----------------

     

     

    (Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: TJ-ES Prova: Analista Judiciário - Arquivologia)

       

    Quando o princípio da pertinência é aplicado, deve-se reclassificar os documentos por assunto, sem levar em conta a origem desses documentos e a sua classificação original.(CERTO)

     

     

  • ERRADA

     

    Transformando-a em CERTA...

     

    A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento do princípio da pertinência. CERTA

  • por tema e assunto é o principal princípio da PERTINÊNCIA

  • *** Pode até ser longo, porém provavelmente não errará mais essas questões sobre princípios arquivísticos.

     

     

    Princípios:

     

    Proveniência, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds): consiste em reunir todos os documentos gerados por uma mesma fonte geradora de arquivos em um fundo ( conjunto de documentos ), sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. Além disso, é o primeiro princípio de classificação.

     

    Há dois tipos de fundos:

     

    Fundo fechado: fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade. Por exemplo, o Instituto Darwin feche as portas definitivamente e seja extinto. Não poderia, em regra, receber acréscimos de documentos; 

    Fundo aberto: quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.

     

    Organicidadeproduz vínculos entre os vários documentos de uma mesma ação, processo de trabalho ou atividade, de modo que um documento retirado de seu conjunto pode perder o valor.

     

    Indivisibilidade (ou integridade arquivística): os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.

     

    Unicidade: os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Por exemplo: um boletim de ocorrência policial dos anos 60 só faz sentido em função de determinada atividade realizada por essa instituição.

     

    Cumulatividade: o arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. Ademais, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.

     

     

    Outros princípios:

     

    Princípio da reversibilidade: todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído);

     

    Princípio da Territorialidadeos arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles. Não há restrições de ordem geográfica;

     

    Princípio da Pertinência Temáticaos arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos.

     

    Macete:

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência        ---> Sério isso cai em prova.

     

    --

     

    Fontes:

     

    - Estratégia Concursos;

    - Outras questões do CESPE;

    - Prof. de Arquivologia Mayko Gomes ( QConcursos ).

  • Errada

    Pertinência: Vai contra o princípio da proveniência, os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem ter em conta a proveniência e a classificação original. Também chamado princípio Temático.

     

    Reversibilidade: Todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. É aplicado na restauração de documentos. 

  • O material  de arquivo  nao pode  ser submetido  a qualquer  procedimento  ou tratamento  que não  possa  ser revertido, caso necessário.

     

     

    Princípio atrelado  à prática  da função arquívistica de restauração  de documentos de arquivo.

  • Falou em assunto , lincar com " temática"  = PRINCÍPIO DA PERTINÊNCIA!!!!

  • PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE

    –o material de arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não possa ser revertido, caso necessário.

    –Princípio atrelado à prática da função arquivística de restauração de documentos de arquivo.

  • Errado. Pertinência.

    Princípio da PerTinência: Também referido como princípio Temático, ele é o oposto do princípio do respeito aos fundos (proveniência), pois segundo esse princípio os documentos deveriam ser reclassificados , reorganizados e reagrupados por assunTo sem levar em conta a proveniência e a classificação original. Quando o arquivista o aplica, ele mistura todos os documentos, fazendo com que se perca seu valor probatório e informativo, ou seja, torne-se nada mais do que massa documental acumulada e inútil. Por este motivo, este princípio não é mais aceito pela disciplina Arquivística. Esse princípio não tem relação com a tabela de temporalidade, pois ele trata da organização de documentos, ao passo que a tabela de temporalidade é uma ferramenta básica da gestão de documentos, fruto da avaliação, que determina os prazos de guarda dos documentos.

     

    Princípio da Reversibilidade: O material de arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não possa ser revertido, caso necessário. Princípio atrelado à prática da função arquivística de restauração de documentos de arquivo, todas as operações executadas em arquivos podem ser revertidas, "desfeitas", caso necessário. Claro há exceções de ordem lógica, como a eliminação de documentos, por exemplo (não se pode recuperar o documento destruído).

  • ERRADO

    A questão aborda o Princípio da Pertinência.

    Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência

     

    Princípio da Reversibilidade -->Se necessário, o procedimento ou tratamento aplicado nos arquivos poderá ser revertido

  • A organização dos documentos por assunto, sem se preocupar se há a mistura de arquivos de entidades diferentes em um mesmo local significa o respeito ao princípio da pertinência, que, na prática, é contrário ao princípio da proveniência ou do respeito aos fundos.

     

    by neto..

  • essa questão usa a definição correta de um princípio, mas correlaciona com outro. A definição faz referência ao Princípio da Pertinência e não ao Princípio da Reversibilidade. Vamos relembrar os conceitos dos dois? Segundo o DBTA,

    Princípio da reversibilidade: princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.

    Grave: reverter tratamento

    Princípio da pertinência: princípio segundo o qual os documentos deveriam ser reclassificados por assunto sem ter em conta a sua proveniência e a classificação original. Também chamado de princípio temático.

    Grave: assunto