SóProvas


ID
1104742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca das receitas e das despesas públicas, julgue os próximos itens.


A definição das fontes de recursos da despesa orçamentária deve ser realizada por intermédio do cronograma de execução mensal de desembolso.

Alternativas
Comentários
  • Definição feita no momento da previsão da receita e no momento da fixação da despesa. O cronograma de execução mensal é elaborado em momento bem posterior. 

    Fonte de recursos: Instrumento criado para assegurar que receitas vinculadas por lei a finalidade específica sejam exclusivamente aplicadas em programas e ações que visem a consecução de despesas ou políticas públicas associadas a esse objetivo legal, as fontes/destinações de recursos agrupam determinadas naturezas de receita conforme haja necessidade de mapeamento dessas aplicações de recursos no orçamento público, segundo diretrizes estabelecidas pela SOF. 

  • Complementando...

    A definição das fontes é feita anteriormente. 

    Quando é feito o cronograma de execução?

    LRF, Art. 8o.Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias e observado o disposto na alínea do inciso I do art. 4o, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso

  • As fontes de recurso, a princípio, é estimada na hora fixação da despesa, a qual precede a previsão da receita. 

    O que, na verdade, cronograma de execução mensal de desembolso faz é autorizar compromissos(empenho) e liberações (liquidação) e, não a definição de fontes recursos como diz a questão.
  • As fontes de recurso são definidas em momento anterior.

    A programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso é estabelecida pelo PORDER EXECUTIVO até 30 dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias.

  • Divergindo de um dos colegas trago: primeiro estimar receita, depois fixar despesas. Seria essa a ordem?

  • Sim. Assim chega-se à necessidade de financiamento do governo.

  • Segundo o Manual de Despesa Nacional: página 637.

    1 MECANISMO DE UTILIZAÇÃO DA FONTE DE RECURSOS

    Ao se fixar a despesa orçamentária deve-se incluir na sua classificação a fonte de recursos que irá financiá-la, juntamente com a natureza da despesa orçamentária, função, subfunção e programa e outras classificações necessárias para estabelecer uma interligação entre um determinado gasto com o recurso que irá financiá-lo.Portanto, o controle das disponibilidades financeiras por fonte de recursos deve ser feito desde a elaboração do orçamento, até a sua execução, incluindo o ingresso, o comprometimento e a saída dos recursos orçamentários.

  • Gab: ERRADO

    O conceito de Cronograma Mensal de Desembolso é justamente o de especificar as despesas no decorrer da execução dos orçamentos, logo, percebemos que é feito em etapa posterior. Primeiro vem a previsão da receita e fixação das despesas e só após a publicação dos orçamentos (30 dias) é que o cronograma será publicado. Portanto, questão errada.

    Vejam que a questão inverte os conceitos, se estivesse escrita que o cronograma é definido com base nas fontes da despesa, aí sim estaria correta.

  • EtaPas da Despesa --> 1.Planejamento (fixação, descentraliz.cred.orçament., cronograma de execução mensal dos desembolsos, processo de licitação e contratação), 2.Execução-->estágios (empenho, liquidação, pagamento).

    Bons estudos.

  • QUESTÃO ERRADA!

    Primeiro: A receita é PREVISTA e a despesa é FIXADA .

    Depois virá a publicação do orçamento e em até 30 dias será publicado o cronograma.

    RESUMINDO: A definição das fontes é feita no momento da previsão da receita e no momento da fixação da despesa. O cronograma de execução mensal é elaborado DEPOIS.