SóProvas


ID
1104760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das reformas administrativas e da redefinição do papel do Estado, julgue os itens a seguir, considerando que DASP se refere ao Departamento Administrativo do Serviço Público.

A reforma administrativa de 1967 deu ênfase à centralização, de modo a instituir o orçamento como princípio de racionalidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • O Dec. 200/67 possibilitou a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, visando a alcançar descentralização. Essa é a grande característica desse decreto, o fortalecimento da administração indireta pela descentralização. .

  • Como já foi dito a questão erra ao falar "centralização", uma outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Administrador

    Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Reforma Administrativa de 1967; Reforma administrativa; HISTÓRICO, REFORMAS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL; 

    A Reforma Administrativa de 1967, materializada no Decreto-lei n.º 200 do mesmo ano, transferiu vários tipos de atividades para as entidades da administração indireta, mas, visando impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, promoveu a descentralização de tarefas executivas, mediante contratos com a iniciativa privada.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADO.

    Eu penso que o erro da questão foi mais no sentido de afirmar que a ênfase da reforma de 1967 foi a CENTRALIZAÇÃO, quando, na verdade, a ênfase foi na DESCENTRALIZAÇÃO (da Adm. Indireta como disse nosso colega em outro comentário), em que era uma tentativa de superar a rigidez burocrática. 

    Cite-se, à guisa de exemplo, a instituição dos princípios de racionalidade administrativa como o planejamento e o orçamento etc.; o paradigma da época era orientado no sentido de expandir a administração indireta, numa tentativa de "flexibilizar a administração", como o objetivo de atribuir maior operacionalidade às atividades econômicas do Estado.

    Fonte: CHIAVENATO, 2008.

  • Gabarito Errado

    Nesse período o Brasil estava debaixo da Ditadura e eles deram " muita moral " para a Administração Indireta, portanto podemos dizer que teve uma Descentralização da Administração e uma Centralização Politica, pois este tinha muito poder.

  • A característica mais marcante do Decreto-Lei 200/67 é a descentralização da Administração Pública, de modo que parte das atividades do Estado seja realizada com maior proximidade ao cidadão, por meio da Administração Indireta.


    Prof. Carlos Xavier
  • GABARITO: ERRADO

     

     

    * Ocorreu descentralização e não centralização como afirma a questão.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    A reforma operada em 1967 pelo Decreto-Lei 200, entretanto, constitui um marco na tentativa de superação da rigidez burocrática, podendo ser considerada como um primeiro momento da administração gerencial no Brasil. Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional. Instituíram-se como princípios de racionalidade administrativa o planejamento e o orçamento, o descongestionamento das chefias executivas superiores (desconcentração/descentralização), a tentativa de reunir competência e informação no processo decisório, a sistematização, a coordenação e o controle.

     

     

    Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - Brasília, 1995

  • O item se refere a burocratização Weberiana da Era Vargas de 1930 a 1945.

  • A reforma administrativa de 1967 deu ênfase à DESCENTRALIZAÇÃO.

  • DL Nº 200/1967: Centralização Política e Descentralização Administrativa

    CF/1988: Descentralização Política e Centralização Administrativa

     

    Augustinho Paludo - Administração Pública

  • Despencam! em provas

     

    *Reforma administrativa de 1967-> DESCENTRALIZAÇÃO administrativa e CENTRALIZAÇÃO política

    *CF/88 -> CENTRALIZAÇÃO administrativa e DESCENTRALIZAÇÃO política

  • GABARITO ERRADO

     

     

    *Reforma administrativa de 1967-> DESCENTRALIZAÇÃO administrativa e CENTRALIZAÇÃO política

    *CF/88 -> CENTRALIZAÇÃO administrativa e DESCENTRALIZAÇÃO política

  • Gabarito: ERRADO

    O fato mais marcante nas alterações promovidas pelo Decreto-Lei 200/1967 foi a descentralização para a Administração Indireta, juntamente com a delegação de autoridade.

    Fonte: Administração Geral e Pública, Agustinho Paludo. 3ª edição.

    Bons Estudos!

  • Princípios da DL 200/67

     

    Planejamento

    Coordenação

    Delegação de Competências

    Controle

    Descentralização

  • Famoso PCCDD. Minemomico legal pra decorebinhas.

    Planejamento, controle, coordenação, delegação e descentralização

  • Dec 200/67: Buscou romper a rigidez da burocrácia mediante DESCENTRALIZAÇÃO.

  • CORRETO É DESCENTRALIZAÇÃO

  • Com a reforma administrativa de 1967, houve centralização política e descentralização administrativa.

    Diferentemente, com a CF/88, observou−se um retrocesso com uma descentralização política e centralização administrativa.

    Gabarito: errada

    Rodrigo Renno

  • Errado

    A reforma administrativa de 1967 deu ênfase à descentralização administrativa, e não a centralização,

  • DescentraliZou com ênfase na criação da adm indireta
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Descentralização da administração pública, que foi promovida pelo Decreto-Lei n.º 200/1967.

    Diante disso, vamos a algumas informações, Segundo Paludo (2013):

    “Mediante o referido decreto-lei, realizou-se a transferência de atividades para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a fim de obter-se maior dinamismo operacional por meio da descentralização funcional". (PALUDO, 2013, pág. 87). (Grifo nosso).

    O referido Decreto instituiu como princípios fundamentais: planejamento, desconcentração, descentralização, coordenação e o controle. O art. 10º trata sobre a aplicação do princípio da descentralização na administração pública. Deste modo, vamos transcrever abaixo o artigo citado para facilitar a compreensão da resposta.

    "Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

    § 1º A descentralização será posta em prática em três planos principais:

    a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;
    b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio;
    c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.

    § 2° Em cada órgão da Administração Federal, os serviços que compõem a estrutura central de direção devem permanecer liberados das rotinas de execução e das tarefas de mera formalização de atos administrativos, para que possam concentrar-se nas atividades de planejamento, supervisão, coordenação e controle.

    § 3º A Administração casuística, assim entendida a decisão de casos individuais, compete, em princípio, ao nível de execução, especialmente aos serviços de natureza local, que estão em contato com os fatos e com o público.

    § 4º Compete à estrutura central de direção o estabelecimento das normas, critérios, programas e princípios, que os serviços responsáveis pela execução são obrigados a respeitar na solução dos casos individuais e no desempenho de suas atribuições."

    Com efeito, a reforma administrativa de 1967 para muitos autores é vista como o primeiro momento da administração pública gerencial no Brasil, com isso representou uma tentativa de desburocratização e uma tentativa de modernização da administração pública.

    Ante o exposto, a alternativa está errada, uma vez que a reforma administrativa de 1967 deu ênfase na descentralização e não a centralização, conforme afirmou a questão.


    Fonte:

    Decreto-Lei n.º 200/1967.


    Gabarito do Professor: ERRADO.