SóProvas


ID
1104769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com relação ao modelo racional-legal e ao paradigma pós-burocrático na administração pública.


Uma das metas do Estado gerencial consiste em adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários — os resultados —, eliminando-se, por conseguinte, os princípios burocráticos.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de resultados é uma das características do gerencialismo, porém os princípios burocráticos não foram totalmente eliminados da administração público, podendo ser identificados em muitas situações ainda nos dias de hoje.

  • A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos, a priori, para concentrar-se nos  resultados, a posteriori, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental. (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado).

  • Nana nina não...rsrsrs

    Gabarito está ERRADO pois muitos princípios burocráticos são válidos até hoje.

  • A legalidade que está registrada no capítulo 37 de nossa constituição é um princípio BUROCRÁTICO, logo a burocratização não foi totalmente eliminada.
  • Muitos princípios burocráticos ainda são válidos.

     

  • Questao plausível de anulação: Uma das metas do gerencialismo é eliminar as práticas burocráticas, embora essas práticas ainda permaneçam nos dias atuais.

  • Quando as pessoas erram essa questão é pq estão pensando nas disfunções burocráticas. Devemos treinar o nosso cérebro para lembrar que a burocracia NÃO é ruim (do ponto de vista doutrinário), mas sim as suas DISFUNÇÕES. 

    Claro que o modelo gerencial ainda possui princípios burocráticos (formalismo, carreira, hierarquia...)

    Segue um trecho que está no PDRAE

    “A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático. A diferença fundamental está na forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados, e não na rigorosa profissionalização da administração pública, que continua um princípio fundamental.”

  • Caro colega Paulo Gomes, o modelo gerencial não veio para eliminar o buracrático, em suma esse modelo trouxe evolução as práticas administrativas da época, poderia citar diversas melhorias, vou contribuir com duas: impessoalidade ( diferença da coisa privada, para coisa publica/máquina pública ) e observância legal da manifestação dos atos adms.

              Com todo respeito, voce está confundindo o modelo burocratico com suas disfunções, embora façam parte do mesmo, essas sim o gerencial objetiva aperfeiçoar adotando práticas analógas a da adm privada. abc

  • Uma das metas do Estado gerencial consiste em adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários — os resultados —, porém os  princípios burocráticos não foram extintos totalmente.

  • "É possível afirmar que, na atualidade, a administração gerencial é o modelo vigente, que a administração burocrática ainda é aplicada no núcleo estratégico do Estado e em muitas organizações públicas; e que persistem traços/práticas patrimonialistas de administração nos dias atuais. É possível afirma ainda, que existem fragmentos de todas as teorias administrativas nas organizações públicas." Augustinho Paludo - Administração Pública, 3 edição. 

  • A burocracia por si não é ruim, Muitas coisas precisam ser documentadas até mesmo para se ter controle gerencial sobre elas. A diferença é o objetivo.

    Enquanto que na administração burocratica o objetivo era o controle do processo em si, no gerencial o objetivo é o controle do resultado. Assim sendo alguns processos meramente burocraticos poderao ser eliminados, mas  nao em sua totalidade.

  • ERRADO 

     

    Principais características do gerencialismo: (ALGUNS REMANESCENTES DA BUROCRACIA)

    - Profissionalização da Alta Burocracia;

    - Transparência;

    - Descentralização da execução dos serviços estatais;

    - Desconcentralização organizacional;

    - Accountability.

  • OS PRINCÍPIOS BUROCRÁTICOS, COMO POR EXEMPLO, A IMPESSOALIDADE, QUE TAMBÉM É PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL EXPRESSO, NÃO PODEM SER ELIMINADOS POR FAZEREM PARTE DE UM CONJUNTO DE REGRAS E LEIS QUE NORTEIAM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL.

  • Não, naaaaaaaaaaaao

     

    Por exemplo: Princípio da impessoalidade.

    É um princípio burocrático que até hoje está  entre nós, e por mais que na realidade ele não seja aplicado integralmente, já evita muitas barbáries por parte de muitos gestores públicos.

  • ERRADO

     

    A AD. GERENCIAL QUER TIRAR APENAS O QUE TEM DE RUIM NA BUROCRACIA E DEIXAR O QUE ELA TEM DE MELHOR.

  • GAB: ERRADO

     

    O gerencialismo não eliminou todos os princípios da burocracia, mas incorporou alguns ao modelo gerencial.

  • Muitos dos princípios burocráticos foram incorporados à Administração Gerencial, seja por sua inerente competência, seja por limitações institucionais. Por exemplo, a IMPESSOALIDADE, PRINCÍPIO TÍPICO DA BUROCRACIA, é ainda utilizado no modelo gerencial,à medida em que é socialmente mais vantajoso - pois sem impessoalidade voltaríamos basicamente ao patrimonialismo - e por impedimento institucional - Constituição Federal, aparato normativo, etc.

  • O modelo Gerencial busca eliminar as DISFUNÇÕES da burocrácia e NÃO OS PRINCÍPIOS burocráticos, até porque a burocrácia não é necessáriamente ruim, tampouco foi criada para ser ruim, a burocracia se tornou ruim por conta das disfunções que surgiram... Os aspectos positivos da burocrácia são mantidos na administração gerencial como impessoalidade, processos bem definidos, controle (com maior flexibilidade, mas ainda sim existe controle) e etc...
    As pessoas assim como já aconteceu comigo, se deixam levar por conta dos modelos virem sempre surgindo para substituir os antigos ou aprimora-los, apesar de que sabemos que até hoje todos os modelos ainda possuem alguma caracteristica na atual administração publica.
    É o tipo de questão que se for feita nas pressas pode levar ao erro facilmente.

  • ERRADO!

     

    O modelo administrativo atual NÃO exclui o modelo anterior.

     

    Ainda hoje temos resquícios dos três modelos administrativos (Patrimonialista, Burocrático e Gerencial);

  • Gab: ERRADO

     

    NÃO ELIMINA;

    NÃO SUBSTITUI;

    NÃO RETIRA;

    NÃO APAGA DA HISTÓRIA;

    Apenas MELHORADESENVOLVEAPRIMORA e APERFEIÇOA.

  • Administração gerencial constitui um avanço, mas sem romper em definitivo com a administração burocrática, pois não nega todos os seus métodos e princípios. Na verdade, o gerencialismo apóia-se na burocracia, conservando seus preceitos básicos, como a admissão de pessoal segundo critérios rígidos, a meritocracia na carreira pública, as avaliações de desempenho,o aperfeiçoamento profissional e um sistema de remuneração estruturado. A diferença reside na maneira como é feito o controle, que passa a concentrar-se nos resultados, não mais nos processos em si, procurando-se, ainda, garantir a autonomia do servidor para atingir tais resultados, que serão verificados posteriormente.

     

    Fonte: Ponto dos Concursos

  • Gabarito: ERRADO

     

    Os processos de controles do Estado, sustentados nos princípios da meritocracia, necessitam de controle de dados (burocráticos), visando analisar os dados dos planejamentos e dos projetos.

     

     

    Gestão Pública Gerencialista: Fundamenta-se nos princípios de eficiência da Administração, redução de custos e aumento da qualidade com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos e não com o aparato do Estado. 

     

  • A Administração Gerencial não quer eliminar a Burocracia, ela quer reduzir/eliminar suas disfunções.

  • Gabarito: errado

     

     Não quiz eleminar a burocracia e sim o excesso de burocracia, as disfunções.

  • ERRADO

    Uma das metas do modelo gerencial é flexibilizar a burocracia do modelo de administração pública adotado na CF 88 (modelo burocrático).

     

  • Nenhum modelo elimina/extingue o próximo modelo.

  • O gerencialismo NÃO ROMPE, NÃO ELIMINA, NÃO SUBSTITUI o modelo burocrático. O gerencialismo flexibilizou este modelo, logo, o termo correto seria EVOLUÇÃO (de um modelo ao outro).

  • Não quis eliminar os princípios burocráticos, mas sim, suas disfunções.

  • Gente de fato não foram eliminados os princípios burocráticos mas isso não seria uma meta da administração gerencial?? Eu interpretei dessa forma, por isso errei pois fiquei na duvida quanto à interpretação...

  • O gerencialismo não queria eliminar a burocracia , mas aperfeiçoa la
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre os modelos teóricos da administração pública.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A administração pública brasileira evoluiu por meio de três modelos teóricos básicos: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial. Estas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

    Logo, não houve abolição dos princípios burocráticos. O modelo gerencial é predominante no sistema administrativo, contudo existem traços patrimonialista e burocrático.

    Uma das principais diferenças dos dois modelos, burocrático e gerencial, está na forma de controle: que passa do controle de meios (burocrático) para o controle de resultados (modelo gerencial).

    Ante o exposto, a questão está ERRADA, uma vez que a burocracia não foi extirpada no modelo gerencial, esse modelo apropriou-se de muitos princípios daquele modelo, tais como: impessoalidade, meritocracia, habilidade técnica, dentre outros.


    Gabarito do Professor: ERRADO.