SóProvas


ID
1104772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens seguintes, com relação ao modelo racional-legal e ao paradigma pós-burocrático na administração pública.


A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, flexibilização dos processos, impessoalidade e gestão participativa.

Alternativas
Comentários
  • flexibilização dos processos e gestão participativa são características do gerencialismo.

    Na burocracia temos: ·Rotinas e procedimentos padronizados; Hierarquia de autoridade e  Impessoalidade nas relações

  • A profissionalização;

    Ideia de Carreira;

    Hierarquia Funcional;

    Impessoalidade;

    Formalismo;

  • Errado!

    Muito pelo contrário, a flexibilização dos processos não se mostra presente no modelo burocrático haja vista que em tal modelo se "desconfia" muito dos funcionários do Estado. Deste modo os processos devem ser detalhados, cheios de minúcias a fim de forçar o funcionário a seguir "a risca" as regras da administração. Assim como a gestão participativa por óbvio não faz parte do modelo burocrático.

    Este tipo de questão é muito glorificada pela CESPE! E ela adora inserir na questão que trata de modelo burocrático a "Flexibilização de processos ou procedimentos"!! Fiz uma questão datada de 2006 apontando o mesmo erro, com quase idêntica formulação, e cá estamos nós em 2014 e a CESPE aborda o mesmo assunto! Atentem-se!



  • Administração Pública burocrática, que surgiu basicamente com o advento do Estado Liberal, buscando romper com o modelo anterior, patrimonialista, separando os interesses pessoais do detentor do poder e os instrumentos colocados à disposição do Poder Público para garantir a satisfação do interesse público. Tem como objetivo defender a sociedade contra o poder arbitrário do soberano. 

    No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

    O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico. Há a profissionalização do funcionário burocrático, que exerce o cargo técnico em razão de sua competência, comprovada por processo de seleção. Afasta-se o nepotismo e as relações de apadrinhamento. O exercício de cargos públicos passa a ser uma profissão, com remuneração previamente conhecida pelo indivíduo e pela sociedade. Houve, nesse período, a criação das primeiras carreiras para funcionários públicos e a realização dos primeiros concursos públicos, efetuados no Governo Vargas, na década de 30.

    Na Administração burocrática, inicialmente não havia controle finalístico ou de resultados, pois o foco era tornar a Administração Pública impessoal. Esses objetivos somente apareceram com o surgimento da Administração gerencial.

  • Errada! flexibilização dos processos e gestão participativa não fazem parte das características do modelo burocrático, pelo contrário. É um modelo rígido.

  • Ao contrario do que se afirma na questão o Estado burocrático não possuía flexibilidade de processos, nem gestão participativa, mas surgiu com a finalidade de combater as praticas patrimonialistas. O que mais se encaixaria na questão seria o modelo gerencial. Lembrando que atualmente estamos no modelo gerencial, mas convivemos com resquícios da burocracia e do patrimonialismo, ou seja, nenhum modelo foi substituído, eliminado ou coisa parecida.  

  • O Estado Burocrático veio sim para combater a corrupção e o nepotismo da Patrimonialista, porém, não havia nada de flexível. Muito pelo contrário, daí vem-se a expressão burocrática, o foco deles eram o CONTROLE não importando-se com o resultado. As coisas eram "mal feitas",lentas, pois o Estado estava sobrecarregado e não conseguia agir com eficiência. 

    Útil (0)

  •  O certo é rigidez do controle dos processos e não existia gestão participativa


  • A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, RIGIDEZ DE CONTROLE dos processos, impessoalidade e gestão participativa(NÃO).

  • Basicamente a Burocracia:
    - Combate à corrupção, centralização
    - Controle de gastos, de processos - atividade-meio
    - Hierarquia, divisão do trabalho e rigidez
    - Rotinas controladas e estabelecidas
    - Formalismo e impessoalidade
    - Autoridade tradicional
    - Impessoalidade nas relações
    - Rotinas e procedimentos padronizados
    - Profissionalização dos participantes

    Portanto, não se fala em processos dinâmicos nem mesmo gestão participativa.

    GAB ERRADO

  • O modelo burocrático de estado realmente busca superar o nepotismo e a corrupção típicos do patrimonialismo, utilizando-se principalmente de profissionalização, controle dos processos, impessoalidade e várias outras coisas. Apesar disso, os processos burocráticos são padronizados, e não flexíveis, como apresentado pela questão. Além disso, não se fala em gestão participativa no modelo burocrático, e sim no poder da hierarquia. Tanto processos flexíveis quanto gestão participativa são, na verdade, características típicas do modelo gerencial de administração.

  • O Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, impessoalidade, com carreiras e competências fixas, cargos padronizados, organizados em carreiras e promoções por tempo de serviço ou mérito. Orientava-se ainda pela qualificação profissional, controle por procedimentos e regras. Até tem um desempenho eficiente, mas é da rotina. Já flexibilização dos processos e gestão participativa são características do modelo de administração gerencial.

    Referências:

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Uma Nova Gestão para um Novo Estado: Liberal, Social e Republicano. Revista do Serviço Público, 52 (1), janeiro 2001: 5-24. The 2001 John L. Manion Lecture, Ottawa, Canadá.

    ______. Administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado. Brasília: MARE/ENAP, 1996. 28 f. Disponível em:<http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1608> Acessado em 19 de março de 2015.

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 316 p.

    Resposta: ERRADO 
  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: MPU

    Prova: Técnico Administrativo


    Julgue os itens a seguir, relativos a administração.

    Segundo a concepção burocrática de administração pública, o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção no serviço público é por meio do controle rígido dos processos e procedimentos. certo

  • Gestão participativa é o Estado Gerencial.

  • O erro da questão é gestão participativa.

  • o errdo da questão é: flexibilização de processos.

    o estado não confiava nas pessoas e elas tinham pouco poder de escolha. os processos tinham que ser seguidos arrisca.

  • A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, flexibilização dos processos, impessoalidade e gestão participativa.

    Não havia a flexibilização dos processos, mas sim, a rigidez nas ações da Adm Pública, ou seja, o servidor só queria fazer aquilo que fora ensinado, ficando receioso à mudanças.

     

    ERRADO.

  • Gabarito: ERRADA.

    "A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, flexibilização dos processos, impessoalidade e gestão participativa."

  • GABARITO E. Dica que me ajuda mto:

    Quando ficarem em duvida sobreas caracteristicas do modelo burocrático, tentem utilizar como analogia uma administração de uma instituição militar. Mesmo para quem nunca serviu ou esteve lá, poderá imaginar como são rigidos os processos, embora seja adotado um critério impessoal e legal, a forma de coordenação é pirâmidal e hierarquica possuindo um organograma bem explicito e definido onde a figura que está no topo concentra a tutela da coordenação. Logo, a fluição dos procedimentos é rigida e por sua vez protelada pelo excesso de burocrácia, a fim de que a decisão seja tomada pela autoridade competente.

    Modelo burocrático = analogia à instituição militar.

  • Flexibilização dos processos e gestão participativa são características do gerencialismo não da burocracia.

  • A GESTÃO PARTICIPATIVA ainda não tinha chegado propriamente, viria a ser num estágio ulterior..

  • gestão participativa e processos felixibilizados são caracteristicas da adm gerencial. POis na burocracia era observado os procedimentos  e tinha que cumprir via os procedimento, logo n tinha espaço para flexibilização e nem gestão de participação, pois  executava-se o que estava no papel e pronto.

  • GABARITO DO PROFESSOR:E


    O Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, impessoalidade, com carreiras e competências fixas, cargos padronizados, organizados em carreiras e promoções por tempo de serviço ou mérito. Orientava-se ainda pela qualificação profissional, controle por procedimentos e regras. Até tem um desempenho eficiente, mas é da rotina. Já flexibilização dos processos e gestão participativa são características do modelo de administração gerencial.

     

    Referências:
     

    BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Uma Nova Gestão para um Novo Estado: Liberal, Social e Republicano. Revista do Serviço Público, 52 (1), janeiro 2001: 5-24. The 2001 John L. Manion Lecture, Ottawa, Canadá.


    ______. Administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado. Brasília: MARE/ENAP, 1996. 28 f. Disponível em:


    Acessado em 19 de março de 2015.


    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser e SPINK, Peter. Reforma e Administração Pública Gerencial. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 316 p.
     

  • A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, endurecimento dos processos, e impessoalidade.

  • A FLEXIBILIZAÇÃO DOS PROCESSOS E A GESTÃO PARTICIPATIVA (PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO) FAZEM  PARTE DA ADM GERENCIAL.

  • Boa noite,

     

    O modelo burocrático possui como característica a rigidez.

     

    Bons estudos

  •  

    A organização na burocracia segue o modelo racional-legal, ou seja, deve funcionar com base em normasleis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes. Entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, a impessoalidade e o formalismo.

  • Estado burocrático não era flexivel, pelo contrario...........

  • GAB: ERRADO

    "A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, flexibilização dos processos, impessoalidade e gestão participativa."

     

    Na burocracia não havia flexibilização e sim formalidade dos processos, nem gestão participativa. 

  • O Estado Burocrático foi considerado a evolução do Patrimonialismo e neste estado os processos foram conhecidos pela: Impessoalidade, Formalismo (e não flexibilidade), a divisão de trabalho, a hierarquia funcional, a formação técnica, entre outros. A mesma não é um estado de flexibilidade como mencionado na questão.

  • flexibilização dos processos e gestão participativa são características do modelo de administração gerencial

  • ERRADO!

     

    Estado Burocrático = RIGIDEZ DE PROCESSOS e não flexibilização.

  • A fim de combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista, o Estado burocrático orientava-se pelas ideias de profissionalização, flexibilização dos processos, impessoalidade e gestão participativa.

  • ERRADO

    O modelo burocrático é INFLEXÍVEL.

  • flexibilidade é o OPOSTO de burocracia... 

  • Flexibiização quebrou a questão...

  • "flexibilização dos processos" NÃO EXISTE

  • flexibilização dos processos e gestão participativa = Adm. gerencial

  • A flexibilização dos processos e a gestão participativa são características do modelo de administração pública gerencial. Portanto, não são características do Estado burocrático.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • Flexibilização e gestão participativa vieram com o Gerencialismo.

  • Gabarito - Errado.

    Profissionalização, impessoalidade - M. burocrático;

    Flexibilização dos processos,gestão participativa - M gerencial.

  • ERRADO

    Processos flexíveis e gestão participativa são características do modelo gerencial.

    Estado Burocrático >> processos padronizados e hierarquia.

    Estado Burocrático- Burocracia

    -combater o nepotismo e a corrupção patrimonialista ok

    - profissionalização ok