SóProvas


ID
1105507
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ao tratar da organização do Estado, a Constituição estabeleceu que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos. Especificamente sobre o Município, a Constituição prevê que.

Alternativas
Comentários
  • Comentando a alternativa de letra C:CF/88 Art. 29, VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município

    Gabarito> E


  • Resposta no art. 29-A e incisos da CF.

    Art. 29-A.  O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

    I - 7% (sete por cento) para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes;

    e segue o baile....
  • Alternativa A: ERRADA 

    O Município é regido pela Lei Orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por DOIS TERÇOS dos membros da Câmara Municipal .....

  • gabarito "e"

    a) è art. 29 O Município reger-se-á por lei orgânica,votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por (2/3)dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos osprincípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivoEstado e os seguintes preceito

    b)IV -  para a composição das CâmarasMunicipais, será observado o limite máximo de: à 9 a55 vereadores e CF/88 não fala o numero mínimo, e outro erro da questão é queos vereadores não vão de acordo com o numero de deputados estaduais, e sim deacordo com o numero de habitantes no município

    Obs:o numero de deputados estaduais sim é de acordo a quantidade  de deputados federais.

    c) VIII -inviolabilidade dosVereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e nacircunscrição do Município

    d) a questão esta quase certa, o problema é que não étodo município que possui tribunal de contas,  a cf/88 veda a criação de tribunais de contaspelos municípios, porem alguns municípios antes de 88 já possuíam e referidotribunal (sei que esse é o caso de São Paulo), mas nos que não possuem, após 88não podem mais ser criados.

     § 4º Évedada a criação de tribunais, Conselhos ou órgãos de contas municipais.

    Art. 31. Afiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo municipal,mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do PoderExecutivo municipal, na forma da lei.

    e)art. 29 - A O totalda despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dosVereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar osseguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e dastransferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159,efetivamente realizado no exercício anterior:

      I -  7% (sete por cento) para Municípios compopulação de até 100.000 (cem mil) habitantes;


  • Na alternativa a a resposta correta é 2\3 e sendo assim não é maioria absoluta

    Alguém pode me ajudar a entender melhor

  • olá colega paulo ... então são existentes três formas de maioria ...

    maioria relativa - art 47 (lei ordinária) / maioria dos presentes à reunião

    maioria absoluta  - art 69 (lei complementar) / maioria dos componentes, do total de membros integrantes da Cas

    maioria qualificada - (emenda constitucional) / representada por um valor numério específico (2/3, 3/5 dos membros)

    acho que com isso te ajudo no item "A"

  • O art. 29, da CF/88, prevê que o Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado. Incorreta a alternativa A.

    O art. 29, IV, da CF/88, estabelece limites máximos para o número de vereadores de acordo com o número de habitantes de cada município. Incorreta a alternativa B.

    O art. 29, VIII, da CF/88, garante a inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município. Incorreta a alternativa C.

    De acordo com o art. 31, da CF/88, a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. § 1º - O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver. Incorreta a alternativa D.

    O art. 29-A, da CF/88, dispõe que o total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os percentuais estabelecidos pela constituição que variam de acordo com o número de habitantes do Município. Correta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E


  • A - Art. 29, CF. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos (...)

    B - O número de vereadores dá-se proporcionalmente ao número de habitantes do município.

    ART. 29, CF - 

    IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 58, de 2009)(Produção de efeito)(Vide ADIN 4307)

    a) 9 (nove) Vereadores, nos Municípios de até 15.000 (quinze mil) habitantes;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 58, de 2009)

    b) 11 (onze) Vereadores, nos Municípios de mais de 15.000 (quinze mil) habitantes e de até 30.000 (trinta mil) habitantes;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 58, de 2009)

    (...)

    C -  CF . ART. 29, VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município;

    D - CF. ART. 29 XI - organização das funções legislativas e fiscalizadoras da Câmara Municipal;E - 

    Art. 29-A.  O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5odo art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior:(Incluído pela Emenda Constitucional nº 25, de 2000)

    I - 7% (sete por cento) para Municípios com população de até 100.000 (cem mil) habitantes; (Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)(Produção de efeito)

    II - 6% (seis por cento) para Municípios com população entre 100.000 (cem mil) e 300.000 (trezentos mil) habitantes;(Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    III - 5% (cinco por cento) para Municípios com população entre 300.001 (trezentos mil e um) e 500.000 (quinhentos mil) habitantes;(Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    IV - 4,5% (quatro inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população entre 500.001 (quinhentos mil e um) e 3.000.000 (três milhões) de habitantes;(Redação dada pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    V - 4% (quatro por cento) para Municípios com população entre 3.000.001 (três milhões e um) e 8.000.000 (oito milhões) de habitantes;(Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)

    VI - 3,5% (três inteiros e cinco décimos por cento) para Municípios com população acima de 8.000.001 (oito milhões e um) habitantes.(Incluído pela Emenda Constituição Constitucional nº 58, de 2009)


    GABARITO LETRA E

  • mole

  • Letra E.

     

    Comentários:

     

    A letra A está incorreta. O Município é regido por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias,

    e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal (art. 29, “caput”, CF).

     

    A letra B está incorreta e a letra E está correta. O número de vereadores varia de acordo com o número de habitantes,

    sendo fixado o limite máximo (art. 29, IV, CF).

     

    A letra C está incorreta. O inciso VIII do art. 29 da CF/88 prevê a inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões,

    palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.

     

    A letra D está incorreta. A fiscalização do Município é exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo,

    e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. O controle externo da Câmara

    Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou

    Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

     

    O gabarito é a letra E.

     

     

    Profª. Nádia Carolina

  • Boa questão para revisar as assertivas mais recorrentes da FGV sobre o assunto. 

    Sintetizando alguns tópicos:

    - Lei orgânica é aprovada por 2/3 dos membros; DDD (Dois turnos, Dez dias; Dois terços)

    - O número de veradores é proporcional a população do município

    - A inviobilidade material se dá apenas na circunscrição municipal. Lembrar: Vereadores não possuem imunidade formal (processual)

    - O total de despesa com a remuneração dos vereadores não pode ultrapassar 5% da receita do município.

    - Os municípios não tem poder judiciário.

    - Os municípios não legislam concorrentemente; Suplementam a legislação federal e estadual no que couber

    - É vedada a criação de órgãos de contas municipais

    - Parecer préveio de tribunal de contas só deixa de prevalecer por 2/3 dos membros da Câmara Municipal.

    - Competências dos municípios mais cobradas pela FGV: Art 21, II; IV; V; VI

    - Município pode: Tratar/Fixar horário para estabelecimentos comerciais; Segurança bancária; Limite de tempo em fila de espera; Meia passagem em transporte local; Distância mínima entre postos de combustíveis.

     

     

  • 10 dias, 2 turnos ,2/3
  • D - não existe Tribunal de Contas em todo município, até pq essa é uma vedação. Art. 31, § 4º, CF.

  • Importante lembrar também que a Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores