SóProvas


ID
1106083
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O dia 12 de outubro de 1822, data da aclamação do imperador Pedro I, amanheceu nublado e chuvoso no Rio de Janeiro. Mas nem a chuva nem as rajadas de vento conseguiram atrapalhar a primeira grande festa cívica do Brasil independente. Logo ao alvorecer, a cidade foi acordada por uma ensurdecedora salva de canhões, disparada das fortalezas situadas na entrada da baía de Guanabara e dos navios de guerra ancorados no porto. As ruas estavam ocupadas pela multidão e das varandas pendiam colchas, toalhas bordadas e outros adereços. Os moradores colocaram suas melhores roupas e saíram às janelas para ver o espetáculo.


(Adaptado de Laurentino Gomes. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. p. 207)


Mas nem a chuva nem as rajadas de vento conseguiram atrapalhar a primeira grande festa cívica do Brasil independente.

Reestruturando-se a frase acima de modo a substituir o elemento grifado, aquela em que se mantêm a correção, a lógica e, em linhas gerais, o sentido original é:

Alternativas
Comentários
  • Apenas compartilhando como resolvi essa questão.

    Confesso que fiquei super em dúvida, para mim o "mas" aqui tem valor de concessiva (ideia de passar por cima dos obstáculos), porém, morfologicamente, nos meus estudos não encontrei a possibilidade da conjunção "mas" como concessiva, somente como adversativa e aditiva. Então considerei o "mas" conjunção adversativa. 

    Mas nem a chuva nem as rajadas de vento conseguiram atrapalhar a primeira grande festa cívica do Brasil independente. 

    (Mas)=>  conjunção coordenativa adversativa, pois dar a ideia de oposição. (com chuva e rajadas de vento, entretanto, a festa aconteceu). 

    logo, devemos substituir o elemento grifado por outra conjunção adversativa para se mantêm a correção, a lógica, o sentido original do texto.

    c) conquanto - concessiva (valor de embora) - ELIMINADA

    Sobre as alternativas a), d) e e) também possuem conectivos adversativos (todavia, porém, entretanto), mas, bagunçam totalmente a ordem da estrutura das orações coordenadas, que na "grande maioria das vezes" é: "(Sujeito+Verbo+complemento) + conjunção +(Sujeito+Verbo+complemento) "

    Se alguém puder comentar, agradeço!

  • O segredo da questão, decore as conjunções, é empregar corretamente a vírgula, decore as conjunções, em vista disso conseguir manter o seu sentido original. Decore as conjunções.

    Adversativas: Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, só que, sendo(=mas sim)...

    Foco nos estudos !

  • Mas e Contudo = Adversativas. Na letra b, contudo está apenas deslocado na frase.

  • Pessoal,

    em PARÁFRASES, reescrituras de frase, é possível trocar as conjunções concessivas pelas adversativas (MAS), pois ambas as classes trazem a ideia de oposição/ressalva.

    Entretanto, acerca da conjunção concessiva conquanto, vale lembrar que as concessivas SEMPRE levam o verbo ao subjuntivo (embora ele trabalhe, não consegue sustentar a família/ conquanto ela estude, não consegue aprender a matéria), o que tornaria a construção incoerente, seguindo a lógica semântica. Portanto, a letra C não cabe!

    Bons estudos!

  • alguem me ajuda ? as conjunçoes tem sempre que vir entre virgulas como a alternativa b ?

    por isso a resposta é B ? 

  • A conjunção "mas" marca contra-ponto, oposição que é a mesma coisa da conjunção "contudo".

  • Andrea, toda vez que um conjução vier deslocada ela obrigatóriamente será separada por virgular ... por isso a resposta é a letra b. Repare que ele abre a virgula e fecha .... abraços 

  • Conjunção deslocada para o meio da frase deve vir entre virgulas.

  • PORquanto = PORque

    Conquanto, malgrado, não obstante = embora, apesar de

  • MAS ,no início de uma oração, nunca se usa vírgula!

    abraços!