SóProvas


ID
1106728
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere os períodos abaixo.

I. Podem haver congestionamentos nas estradas.

II. Verificou-se, na investigação, todas as possibilidades.

III. Trata-se de situações complexas.

A concordância está correta somente em:

Alternativas
Comentários
  • I - Pode haver congestionamentos nas estradas. (Haver no sentido de existir não se flexiona em número, e isso ocorre também com as palavras que estiverem antes)
    II - Verificaram-se, na investigação, todas as possibilidades. (Verificar é VTD, logo o "se" será Partícula Apassivadora e o verbo deve concordar com o sujeito(Todas as possibilidades))
    III - Trata-se de situações complexas. (Correto, pois tratar é VTI, logo será índice de indeterminação do sujeito, e deverá ficar no singular).

    Logo, a alternativa correta é a letra "C".

  • I. Podem haver congestionamentos nas estradas. ERRADO. Haver no sentido de existir é invariável. Pode haver.

    II. Verificou-se, na investigação, todas as possibilidades. ERRADO. Verificou-se o que? Todas as possibilidades. Particula apassivadora, tem que concordar.

    III. Trata-se de situações complexas. CERTO. Trata-se de que? Situações complexas. Indice de indeterminação do sujeito, não precisa concordar.

     

     c)

    Apenas III

  • GAB: C

    #PMSE

  • RESPOSTA : Letra c) Apenas III

    I. Podem haver congestionamentos nas estradas. ERRADO. VERBO HAVER no sentido de existir é invariável, logo : Pode haver, pois terá  que concordar.

    II. Verificou-se, na investigação, todas as possibilidades. ERRADO Verificaram-se

    III. Trata-se de situações complexas. CERTO. Trata-se de que? Situações complexas. Indice de indeterminação do sujeito, não precisa concordar.

     

    #PMSE#Moralizados2019.1

  • VERBO HAVER no sentido de existir é invariável

  • GAB: LETRA C

    I. Podem haver congestionamentos nas estradas. (Verbo haver no sentido de existir ele não varia, se ele esta numa locução verbal em que ele é ultimo verbo, o principal, essa falta de variação é levada ao verbo auxiliar, nesse caso é verbo podem . Portanto o correto seria PODE HAVER...)

    II. Verificou-se, na investigação, todas as possibilidades. (Verbo Verificou-se =  VTD + SE  logo, SUJEITO E VERBO FICAM NO MESMA FORMA DE FLEXÃO DE NÚMERO, SINGULAR OU PLURAL)  

    III. Trata-se de situações complexas. ( Trata-se = VTI + SE logo, SUJEITO PODE FICAR NO PLURAL MAIS O VERBO TEM QUE FICAR NO SINGULAR)

     

     

    Dicas do Prof Alexandre.

  • O verbo HAVER, no sentido de EXISTIR, é impessoal: não possui pessoa; não possui sujeito; flexiona-se unicamente na 3ª pessoa do singular. O verbo auxiliar que tem HAVER no sentido de EXISTIR como seu verbo principal se torna impessoal “por tabela”. Dessa forma, em I, deveríamos empregar “Pode haver” no lugar de “Podem haver”.

    Em II, note a presença da partícula apassivadora SE, acompanhando o verbo VERIFICAR, que solicita objeto direto. A função do SE apassivador é transformar o ob direto “todas as possibilidades” em SUJEITO PACIENTE. Dessa forma, é necessário o emprego da forma verbal “Verificaram-se”, no plural, para que ocorra concordância com o sujeito de núcleo plural “possibilidades”.

    Em III, note a presença do SE índice de indeterminação do sujeito. Além de indeterminar o sujeito, o SE indeterminador do sujeito “escraviza” o verbo na 3ª pessoa do singular.