-
I - Correto. Nos nomes compostos de cores, só vai para o plural o segundo elemento, quando ambos são adjectivos. Outros exemplos: azul-claros, verde-amarelos, rubro-negros, roxo-escuros, castanho-escuros. E muito obrigados pelos cumprimentos.
II - Correto. De acordo com o dicionário Houaiss, “milhar” é um substantivo masculino. Logo a forma correta do plural é “os milhares”.
Ex1: Os milhares de mulheres que formavam o movimento feminista conquistaram muitos avanços.
Ex2: Os milhares de pessoas que assistiam ao jogo aplaudiram a bela jogada.
III - Errado. O erro está na concordância nominal do adjetivo "dado". A forma adequada seria "Dadas as circunstâncias." O adjetivo deve concordar com o substantivo "circunstâncias".
-
"Os milhares de pessoas" é sacanagem!!! na boa.....
-
Os milhares de sacanagens existentes na Língua Portuguesa!
-
"Os milhares"?. . .Essa é nova pra mim. Ao invés de dizer "as mil noites", devo dizer "os mil noites"?? Alguém poderia explicar essa?
-
Milhar é substantivo masculino.
-
Já errei muito até aprender que "milhares" é um numeral, portato, rege-se com o artigo masculino "O", assim como mihão, bilhão.
Perceba que todo número é masculino, "o zero" , "o sete" "o quinhentos"; "o mil".. Então, está correto que todo numeral é masculino: "o milhar" "o bilhar"....
GABARITO [ D ]
-
Oi, Lucas Albuquerque.
Fiquei na dúvida também e encontrei o texto abaixo, que ajuda a esclarecer.
Os numerais cardinais não sofrem, em geral, flexão de gênero, mas há exceções importantes, que usamos todos os dias sem pensar duas vezes: um/uma, dois/duas e as centenas acima de cem – duzentos/duzentas, trezentos/trezentas etc. E atenção, porque esta parte engana muita gente: a flexão se aplica a tais elementos mesmo que eles estejam presentes em números de maior vulto.
Assim, do mesmo modo que dizemos “dois mil reais” (porque “real” é substantivo masculino), mas “duas mil cabeças de gado” (porque “cabeça” é substantivo feminino), dizemos “duzentos mil brasileiros”, mas “duzentas mil pessoas”.
Observe-se que a flexão de gênero sofrida pelos numerais um, dois e centenas acima de cem não resiste ao poder do milhão. Está errado falar em “duas milhões de assinaturas” ou “quinhentas milhões de pessoas”. Prevalece o gênero masculino de milhão, como ocorre também com bilhão, trilhão e assim por diante.
Isso se dá porque milhão, que gramaticalmente é um numeral mesmo, se aproxima nesse caso dos substantivos cento e milhar, masculinos, ou dúzia e dezena, femininos, que são chamados de “coletivos numerais” por seu papel de quantificação. Estes, como milhão, bilhão e o resto da turma, fazem valer seu próprio gênero sobre o dos elementos quantificados: “dois centos de mariolas”, “dois milhares de folhas”, “uma dúzia de ovos”.
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/duzentas-mil-pessoas-ou-duzentos-mil-pessoas/
Bons estudos.
-
d)
Apenas I e II
I. Ela tem lindos olhos verde-claros. CERTO
II. Os milhares de pessoas presentes adoraram o show. CERTO. Numeral é masculino
III. Dado as circunstâncias, o melhor é agir rapidamente. ERRADO. Dadas as circunstâncias
-
Você aprende mesmo fazendo questões!!!
-
Quando os dois termos forem adjetivos: flexiona o segundo termo. Verde (adjetivo) + claros (adjetivos). Por outro lado, quando um dos termos for substantivo, não haverá flexão. Ex.: tecidos amarelo (adjetivo) + limão (substantivo).
-
III DADAS AS CIRCUNSTÂNCIAS
-
GAB: D
#PMSE
-
No plural dos adjetivos o primeiro elemento nunca meche
REGRA GERAL: se o 2 elemento for substantivo não varia, se for adjetivo varia.
-
Com fulcro nose ensinamentos de Aline Virgínia
-
Está correta em I a flexão do adjetivo composto no plural “verde-claros”. Adjetivos compostos formados por dois adjetivos fazem seu plural variando o segundo elemento em gênero e número.
Em II, está correta a flexão no masculino de milhares. Trata-se de substantivo determinado por artigo masculino.
Em III, há erro no emprego da forma “Dado”. Seri necessário o emprego da forma “Dadas”, para que houvesse concordância com “circunstâncias”.