SóProvas


ID
1106842
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A cocaína é um alcalóide, estimulante do Sistema Nervoso Central. Ela atinge rapidamente o cérebro, produz resposta intensa, o que a torna muito procurada como droga de abuso. Em relação à intoxicação aguda por cocaína, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O tratamento de emergência da alta temperatura corporal associada à cocaína consiste em fornecer um  e um resfriamento físico. O resfriamento é melhor realizado com nebulização com água morna e resfriamento com um ventilador. Não há  específico para a cocaína. A dor no peito, a pressão alta e o aumento da freqüência cardíaca causados pela cocaína também podem ser tratados com benzodiazepínicos. Pode ser necessária uma dose múltipla e progressiva de benzodiazepínicos para alcançar o efeito, o que aumenta o risco de sedação excessiva e depressão respiratória. Uma análise da toxicidade cardiovascular da cocaína constatou que os benzodiazepínicos nem sempre podem diminuir com segurança a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

    Os vasodilatadores mediados pelo , como  e , são eficazes na redução da pressão arterial e na reversão da vasoconstrição arterial coronariana, mas não na freqüência cardíaca. A  é útil para dores no peito induzidas por cocaína, mas a possibilidade de taquicardia reflexa deve ser considerada.  como a  têm sido recomendados e podem ser usados no tratamento da hipertensão induzida por cocaína e vasoconstrição arterial coronariana, mas esses agentes não reduzem a freqüência cardíaca. Além disso, a  é pouco usada e não está prontamente disponível em muitos departamentos de emergência, e muitos clínicos atuais não estão familiarizados com o seu uso.  também podem ser usados para tratar hipertensão e vasoconstrição arterial coronariana, mas não diminuem a taquicardia com base em todos os estudos relacionados à cocaína. Os bloqueadores dos canais de cálcio não di-hidropiridínicos, como  e , são preferíveis, pois os agentes di-hidropiridínicos, como a  apresentam risco muito maior de taquicardia reflexa.

    As pessoas que sofrem intoxicação por cocaína são melhor tratadas com , embora  como o  e a  também possam ser úteis. O agonista alfa-2  também pode ser útil para casos em que há agitação, mas os efeitos na freqüência cardíaca e pressão arterial são variáveis com base em vários estudos e relatos de casos. A lidocaína e a emulsão lipídica intravenosa foram usadas com sucesso para taquiarritmias ventriculares graves em vários relatos de casos.