SóProvas


ID
110731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O administrador de uma SAN (Storage Area Network) deseja realizar a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, que são interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Nesse caso, o administrador deve usar

Alternativas
Comentários
  • para responder esta questão, o segredo está em saber que o objetivo consiste em ligar dois dispositivos de diferentes padrões. Neste caso, usamos uma bridge (ponte), para interligar os dois "lados" da ponte.Conceito de bridge (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bridges)Bridge ou ponte é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), onde possibilita a cada usuário ter sua senha independente.Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar uma bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a outro segmento.
  • Uma SAN é, de modo simplificado, uma rede dedicada ao armazenamento de dados, que conecta dispositivos armazenadores de discos conhecidos por storages aos servidores da rede. SANs podem ser implementadas utilizando interfaces de diferentes tipos. Os protocolos suportados por SAN são os seguintes:
     
    • FCP: Fibre Channel Protocol
    • FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
    • IFCP: Internet Fibre Channel Protocol
    • SCSI: Small Computer System Interface
    • ISCSI: Internet Small Computer System Interface
    • ISNS: Internet Storage Name Service
    • SAS: Serial Attached SCSI
     
    Atualmente, Fibre Channel é o padrão utilizado na maioria das SANs. Fibre Channel é uma interface serial que possui uma alta largura de banda e permite que um grande número de dispositivos possam ser anexados a ela de uma vez. Os dispositivos Fibre Channel são conectados, principalmente, a um cabo de fibra ótica, mas pode ser utilizado também em cabos de cobre. As velocidades das SANs atuais vão até 2 Gb/s. A Fibre Channel pode se comunicar com vários protocolos diferentes, incluindo SCSI, e até mesmo IP. Os dispositivos do Fibre Channel são identificados por um número de ID fisicamente gravado denominado World Wide Name, análogo a um endereço de Ethernet MAC.

    A dica da questão é saber que o objetivo consiste em ligar dois dispositivos de diferentes padrões. Neste caso, usamos uma bridge (ponte), para interligar os dois "lados" da ponte. Serão utilizadas Bridges Fibre Channel-SCSI, que são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel. Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (Media Access Control) que é único para cadaplaca de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar em uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte.
  • Infelizmente não consigo associar a palavra CONVERSÃO à bridge, se alguém tiver alguma coisa com fonte, por favor, ficarei grato.
  • 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring.

    wikipédia.
  • http://www.itinstock.com/ekmps/shops/itinstock/images/hp-c7200-66539-fibre-channel-scsi-controller-card-for-hp-tape-library-220-11811-p%5Bekm%5D288x151%5Bekm%5D.jpg

    Segue a foto de um conversor de scsi para FC, também chamado de ponte.
  • A data router is a different beast altogether. It is a device used as a bridge to
    connect SCSI devices to Fibre Channel devices in a SAN, or iSCSI connected servers over an IP network to a Fibre Channel SAN. (Note: Other terms that many people use interchangeably for data routers are gateways and bridges.)

    Fonte: Storage Area Network For Dummies

    Há, portanto, duas respostas para a questão.

    • Bridges Fibre Channel-SCSI:
      As chamadas bridges em uma SAN são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel.


    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/san/hardware.htm