SóProvas



Questões de SAN (Storage Area Network)


ID
101413
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A solução mais simples nas situações em que ocorre a necessidade da busca de maior espaço de armazenamento em um microcomputador é a de adquirir um outro disco rígido. Quando se faz referência ao armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAS.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. "Serial Attached SCSI - SAS" refere-se a um barramento paralelo, similar ao IDE utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 1 e 8 GB/s.

II. "Network Attached Storage - NAS" refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.

III. "Direct Attached Storage - DAS" refere-se a dispositivos de armazenamento externo, ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas à portas USB.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • D) CORRETO

    o erro da assertiva II está em afirmar que o NAS  roda um sistema operacional completo, pois o NAS realmente roda um sistema operacional, cuja função restringe-se ao gerenciamento das funções de storage, apenas.
  •  I. "Serial Attached SCSI - SAS" refere-se a um barramento paralelo, similar ao IDE utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 1 e 8 GB/s.

    Corrigindo: As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e evoluíram até aproximadamente 1200 MB/s. Eles são um intermediário entre o SCSI e o SATA, e foi espelhado no sistema do SATA(Serial ATA).

    II - conceito perfeito de NAS

    III - conceito perfeito de DAS

  • Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/

  • Esse trecho do primeiro item não está errado não?
    "barramento paralelo,"
  • Resposta letra D.  Com exceção da afirmativa I essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

    http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
  • O erro da I é pq falou q  é paralelo ( o certo é serial) e q a velocidade era de 1 a 8 Gbs ( o certo é até 1.2 Gb/s).

    As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1.2 GB/s. A evolução é similar à do padrão SATA (note que as velocidades são as mesmas), porém o SAS tende a ficar sempre um degrau acima.



    http://www.hardware.com.br/termos/sas
  • Referente ao primeiro comentário: O Sistema Operacional é completo, porém não de propósito geral.
    As funções de SO são todas efetuadas.
  • Ver questão Q51171 identica a essa, mas o item I é correto (ano de 2008)

    I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.

  • Gabarito D

    Somente a alternativa I está incorreta.

    Vejam:

    Serial Attached SCSI (SAS) é um protocolo serial ponto-a-ponto (point-to-point) que transfere dados de e para dispositivos de armazenamento de computador, como discos rígidos (hard drives) e unidades de fita (tape drives).SAS substitui o SCSI paralelo mais antigo( Small Computer System Interface, pronuncia-se " scuzzy "), tecnologia de barramento que apareceu pela primeira vez em meados da década de 1980. SAS, como seu antecessor, usa o conjunto de comandos SCSI padrão. SAS oferece compatibilidade com SATA versão 2 e posterior. Isto permite a drives SATA serem conectados a backplanes SAS. O inverso, ligando unidades SAS para backplanes SATA , não é possível.[1]

    A comissão técnica T10 do International Committee for Information Technology Standards ( INCITS ) desenvolve e mantém o protocolo SAS; a SCSI Trade Association (SCSITA) promove a tecnologia.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

     NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.

    DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.


ID
110731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O administrador de uma SAN (Storage Area Network) deseja realizar a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, que são interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Nesse caso, o administrador deve usar

Alternativas
Comentários
  • para responder esta questão, o segredo está em saber que o objetivo consiste em ligar dois dispositivos de diferentes padrões. Neste caso, usamos uma bridge (ponte), para interligar os dois "lados" da ponte.Conceito de bridge (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bridges)Bridge ou ponte é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring. Bridges servem para interligar duas redes, como por exemplo ligação de uma rede de um edificio com outro.Uma bridge é um segmento livre entre rede, entre o servidor e o cliente(tunel), onde possibilita a cada usuário ter sua senha independente.Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (media access control) que é único para cada placa de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte. Desta forma é possível utilizar uma bridge para manter um segmento da rede livre dos dados que pertencem a outro segmento.
  • Uma SAN é, de modo simplificado, uma rede dedicada ao armazenamento de dados, que conecta dispositivos armazenadores de discos conhecidos por storages aos servidores da rede. SANs podem ser implementadas utilizando interfaces de diferentes tipos. Os protocolos suportados por SAN são os seguintes:
     
    • FCP: Fibre Channel Protocol
    • FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
    • IFCP: Internet Fibre Channel Protocol
    • SCSI: Small Computer System Interface
    • ISCSI: Internet Small Computer System Interface
    • ISNS: Internet Storage Name Service
    • SAS: Serial Attached SCSI
     
    Atualmente, Fibre Channel é o padrão utilizado na maioria das SANs. Fibre Channel é uma interface serial que possui uma alta largura de banda e permite que um grande número de dispositivos possam ser anexados a ela de uma vez. Os dispositivos Fibre Channel são conectados, principalmente, a um cabo de fibra ótica, mas pode ser utilizado também em cabos de cobre. As velocidades das SANs atuais vão até 2 Gb/s. A Fibre Channel pode se comunicar com vários protocolos diferentes, incluindo SCSI, e até mesmo IP. Os dispositivos do Fibre Channel são identificados por um número de ID fisicamente gravado denominado World Wide Name, análogo a um endereço de Ethernet MAC.

    A dica da questão é saber que o objetivo consiste em ligar dois dispositivos de diferentes padrões. Neste caso, usamos uma bridge (ponte), para interligar os dois "lados" da ponte. Serão utilizadas Bridges Fibre Channel-SCSI, que são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel. Uma bridge ignora os protocolos utilizados nos dois segmentos que liga, já que opera a um nível muito baixo do modelo OSI (nível 2); somente envia dados de acordo com o endereço do pacote. Este endereço não é o endereço IP (internet protocol), mas o MAC (Media Access Control) que é único para cadaplaca de rede. Os únicos dados que são permitidos atravessar em uma bridge são dados destinados a endereços válidos no outro lado da ponte.
  • Infelizmente não consigo associar a palavra CONVERSÃO à bridge, se alguém tiver alguma coisa com fonte, por favor, ficarei grato.
  • 'Bridge' ou 'ponte' é o termo utilizado em informática para designar um dispositivo que liga duas ou mais redes informáticas que usam protocolos distintos ou iguais ou dois segmentos da mesma rede que usam o mesmo protocolo, por exemplo, ethernet ou token ring.

    wikipédia.
  • http://www.itinstock.com/ekmps/shops/itinstock/images/hp-c7200-66539-fibre-channel-scsi-controller-card-for-hp-tape-library-220-11811-p%5Bekm%5D288x151%5Bekm%5D.jpg

    Segue a foto de um conversor de scsi para FC, também chamado de ponte.
  • A data router is a different beast altogether. It is a device used as a bridge to
    connect SCSI devices to Fibre Channel devices in a SAN, or iSCSI connected servers over an IP network to a Fibre Channel SAN. (Note: Other terms that many people use interchangeably for data routers are gateways and bridges.)

    Fonte: Storage Area Network For Dummies

    Há, portanto, duas respostas para a questão.

    • Bridges Fibre Channel-SCSI:
      As chamadas bridges em uma SAN são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel.


    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/san/hardware.htm


ID
110755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma SAN (Storage Area Network) é uma arquitetura que permite a conexão de computadores a dispositivos de armazenamento, como arrays de discos. Sobre a SAN, são feitas as afirmativas a seguir.

I - Permite que servidores executem o seu processo de boot através da própria SAN.
II - Utiliza protocolos baseados em arquivos como o NFS para disponibilizar informações.
III - Por ser uma rede de alta velocidade, não suporta RAID 5, e os cabos de conexão devem ter no máximo 1 metro de comprimento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Comparativo entre SAN(Storage Area Network) e NAS(Network Attached Storage)

    Protocolos:
    1 - SAN: SCSI, iSCSI ou Fibre Channel
    2 - NAS: NFS/CIFS, TCP/IP

    Compartilhamento:
    1 - SAN: Drives de discos e fitas
    2 - NAS: Sistema de arquivos

    -------------------------------------------------------------------------

    Com essas informações podemos eliminar:
    II - SAN não utiliza o protocolo NFS
    III - SAN trabalha com discos, possibilitando a utilização de RAID e seus cabos podem superar 1m a exemplo de fibras.

    Adicionalmente, para validar a afirmação I, temos[referencia]:

    "Outros benefícios incluem a habilidade de permitir que servidores efetuem boot pelo próprio SAN. Isto permite uma rápida e fácil reposição de servidores defeituosos, uma vez que o SAN pode ser reconfigurado para que o servidor de reposição use o LUN (Logical Unit Number, ou número lógico de unidade) do servidor defeituoso."

  • E sobre boot pela SAN, vários sistemas de virtualização suportam esta feature, de formas que o servidor nem ao menos precisa de um disco local.

  • nossa fui por eliminação, na informática nada é impossível, ou seja, III errada. arquivo é NAS

     

    so sobrou a I

    kkk, afff

  • Gabarito A

    Com todo respeito ao amigo Manoel... Copiando sua resposta para melhor vizualização;

    Comparativo entre SAN(Storage Area Network) e NAS(Network Attached Storage)

    Protocolos:
    1 - SAN: SCSI, iSCSI ou Fibre Channel
    2 - NAS: NFS/CIFS, TCP/IP

    Compartilhamento:
    1 - SAN: Drives de discos e fitas
    2 - NAS: Sistema de arquivos

    -------------------------------------------------------------------------

    Com essas informações podemos eliminar:
    II - SAN não utiliza o protocolo NFS
    III - SAN trabalha com discos, possibilitando a utilização de RAID e seus cabos podem superar 1m a exemplo de fibras.

    Adicionalmente, para validar a afirmação I, temos[referencia]:

    "Outros benefícios incluem a habilidade de permitir que servidores efetuem boot pelo próprio SAN. Isto permite uma rápida e fácil reposição de servidores defeituosos, uma vez que o SAN pode ser reconfigurado para que o servidor de reposição use o LUN (Logical Unit Number, ou número lógico de unidade) do servidor defeituoso."

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
119278
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes de armazenamento de dados com arquitetura Storage Area Network (SAN), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Storage Area Network ou rede de armazenamento de dados é uma rede de alta velocidade dedicada a fornecer benefícios diversos relacionados ao acesso a dados. Vem popularizando-se enormemente no meio corporativo nos últimos anos por trazer vantagens como altas taxas de transferência para o acesso aos dados, redundâncias que garantem a continuidade dos negócios em caso de falhas e facilidade para aumentar o espaço em disco destinado aos servidores integrantes da rede.Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/san/
  • a) podem ser utilizados hosts remotos para elaboração de backup

    b) Essa opção é um bom resumo sobre SANs

    c) Utilizando a topologia point-to-point, utilizando o Fibre Channel pode atingir longas distâncias

    d) Esta rede trabalha com acesso a discos, não trabalhando com arquivos( as NAS trabalham com arquivos).

    e) Uma das características da SAN é a utilização de Fibre Channel e Gigabit Ethernet

  • Segue um complemento das letras D e E

    d)O tipo de informação que trafega nesta rede é o arquivo.  (ERRADO)

    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"[...] e o dado a ser transportado é do tipo bloco."

    e)Redes baseadas em Fibre Channel e Gigabit Ethernet com TCP/IP não podem ser utilizadas nessa arquitetura. (ERRADO)

    Segundo Manoel Veras (2009, p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet [...]"


    Bibliografia:
    DATACENTER- Componente Central da Infraestrutura de TI
    Autor: Manoel Veras
  • Bom mesmo é não precisar responder ao acaso, mas somente uma dica para o caso de alguém precisar "chutar" uma questão como essa... Quando uma alternativa aparece totalmente desbalanceada em relação às demais, desconfie. Em muitos casos, ela é a resposta da questão.

    Abs,

    MRB

  • Pior é que isso costuma acontecer mais com bancas de menor expressão.

     

    Isso também porque essa questão já tem 6 anos.


ID
148501
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os recursos coligados entre si de modo a formar uma rede local, para gerenciamento e acesso de armazenamento de dados, separada da LAN, representam um método denominado

Alternativas
Comentários
  • DAS está descartada uma vez que seus recursos coligados não formam uma rede local. Mas...

    Não vejo muita informação que distingua uma NAS de uma SAN na questão. Seria o termo ", separada da LAN, " o termo-chave da questão?

    Pois para os casos de NAS poderíamos ter uma outra rede (seja local ou não) de forma a não interferir na rede de dados. Inclusive, esta solução é muito utilizada em storages comerciais de baixo custo.

    Grato,

  • Na verdade temos duas informações com as quais podemos resolver a questão: "Os recursos coligados entre si de modo a formar uma rede local" e "separada da LAN". No DAS temos uma unidade de fita ou um conjunto de discos fisicamente conectados ao servidor e este conectado à LAN. Dessa forma, não tem como os recursos estarem conectados diretamente à rede. Já no caso de uma SAN, temos um storage, por exemplo, conectado à rede diretamente, independente de qualquer servidor, formando assim uma "rede" diferente da rede local.

  • acredito que a própria definição de NAS e SAN possa responder a essa pergunta:

    1. NAS (Network-Attached Storaged), ou seja, eh um storage anexado à rede
    2. SAN (Storage Area Network), ou seja, é uma rede de armazenamento
  • Os conceitos de NAS, SAN e DAS são bem parecidos mas diferem pois o:
    DAS - Direct-Attached storage é u SISTEMA de armazenamento ligado a um SERVIDOR ou ESTAÇÃO, sem intermediários.
    NAS - Network Attached storage é um DISPOSITIVO de armazenamento em rede. Geralmente ele tem seu próprio sistema operacional e HDs independentes.
    SAN - Storage Area Network é um REDE de armazenamento completa ligada a uma LAN.
    ------------------------------------------------------
    RAID - Redundante Array of Independente Drives é um sub-sistema de armazenamento composto por vários discos individuais executando a mesma tarefa e cuja finalidade é garantir a segurança e o desempenho. Um exemplo seria dois HD em que o segundo serviria para backup do primeiro.
  • -- O DAS é ligado diretamente a um dispositivo, como um servidor

    -- O NAS é um componente de armazenamento ligado a uma LAN, com aplicações através das quais os terminais poderão acessa-lo, mas ainda não é considerada um rede

    --O SAN é como se fosse uma rede separada da LAN, uma rede esta composta por dispositivos de armazenamento. É um rede de armazenamento conectado a uma rede LAN

ID
153520
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Questão sem noção o cara começa a falar sobre NAS, DAS E SAN e termina falando sobre SAS????
  • Serial Attached SCSI ou SCSI anexado serial é um protocolo de gerenciamento e armazenamento de dados (por exemplo discos rígidos de computadores). Foi espelhado no sistema SATA.

    O SAS é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao SCSI, mas superior ao SATA, portanto sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e atualmente as taxas atingem 1200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores a uma única porta SAS. A configuração típica é de um enorme rack com os discos SAS, que pode ser posicionado até 5 metros do servidor. O rack permite que os discos sejam gerenciados de maneira mais eficiente e até mesmo trocados sem a parada do servidor (hotswap), sendo as informações restabelecidas via RAID diretamente pelas controladoras SAS, geralmente instaladas no barramento PCI Express do servidor.

    fonte: Wikipedia

  • Todas estão corretas. Essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
    http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
  • Considero o item II incorreto por afirmar que uma máquina NAS roda um sistema operacional "completo". Dizer "completo" é algo subjetivo e um sistema operacional completo provavelmente vem com uma série de drivers de vídeo, suporte a vários protocolos de rede, desde PPP a FCP, ou ainda, suporte a impressoras, etc. O sistema que se roda nessas máquinas costuma ser uma versão enxuta de um Linux ou FreeBSD, otimizado e customizado para as funções do aparelho, longe de ser um sistema operacional "completo" no sentido de que suporta apenas o mínimo necessário, contendo as bibliotecas e drivers específicos para o uso.
  • Pesquisem pela questão Q33802, da prova para Auditor da Receita do Estado SEAD-AP de 2010 dessa mesma banca(FGV).

    A questão é completamente a mesma. Os caras copiaram e colaram é a primeira vez que vejo isso.
  • A outra questão cita barramento paralelo, essa diz barramento serial
  • e-

    dispositivos de armazenamento ligados diretamente aos servidores - Direct Attached Storage

    ligados via rede LAN da empresa com velocidade - Network Attached Storage


ID
155473
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É uma característica da arquitetura de armazenamento de dados SAN:

Alternativas
Comentários
  • Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI). O servidor se encarrega então de distribuir os dados para os clientes da rede ou fornecê-los para aplicativos específicos, como no caso de um cluster de servidores web, que utilizam a SAN para armazenar um grande banco de dados usado para atender às requisições dos clientes.

    Além da maior capacidade de armazenamento e de recursos de redundância, a principal diferença de uma SAN e um NAS ou um servidor de arquivos tradicional é que o SAN se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. Ou seja, é como se você conectasse um único HD de 100 TB (por exemplo) no servidor, diferente de um NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

    Apesar disso, na grande maioria dos casos, o objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, mas sim obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas. Imagine o caso de um cluster de servidores responsáveis pelo site de um grande portal. As páginas são montadas a partir de um enorme banco de dados, armazenado na SAN, que é acessado de forma conjunta por todos os servidores do cluster. As unidades de armazenamento combinam um grande número de HDs em RAID, o que as torna capazes de atender a um grande volume de requisições por segundo, o que permite atender aos muitos visitantes simultâneos. Além do desempenho e do armazenamento centralizado, temos também a questão da redundância, que garante que o sistema funcione de forma contínua, sobrevivendo a falhas em componentes diversos.

    Os componentes básicos de uma SAN são um ou storage racks (as unidades de armazenamento, com os arrays de discos), um switch Fibre Channel, os cabos e o servidor ao qual a SAN é conectada. Apesar disso, é comum o uso de dois switchs e dois servidores, de forma a oferecer um sistema redundante (o segundo servidor fica a postos para assumir o lugar o primeiro em caso de falha). Os componentes são ligados como na figura abaixo, de forma a garantir que o sistema continue funcionando caso qualquer um dos componentes falhe. O próprio array de discos é constituído por componentes redundantes, incluindo o uso de fontes e outros circuitos redundantes e RAID:

  • Pode surgir dúvida na alternativa A, mas é sanada com esse texto:

    Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes, enquanto em uma SAN os dados são dependentes do sistema operacional.

    http://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/san/

  • Segue um link bastante interessante para quem quiser aprender um pouco mais sobre SAN

    http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_e.html

    Bons estudos!
  • Eu acredito que essa questão está errada, ou melhor, deveria ser anulada, pois há 2 respostas. Ainda mais por se tratar da banca (FCC) que é mestre em fazer questÕes porcas.

    Em relação ao link do Janielton, eu discordo, até pq, se trata de um mero artigo acadêmico, e temos que ter muito cuidado ao nos basearmos por esses artigos, coisa que a FCC ADORA fazer (por isso digo que as questões dela são um lixo, e em boa parte, estão erradas, apesar de não serem anuladas).

    A minha argumentação parte do pressuposto que Java independe de sistema operacional por que? Por que existe uma JVM para cada sistema operacional, criando uma camada que iguala todas as plataformas. Com uma camada de middleware, qualquer sistema vai independer de sistema operacional. Se vale pra JVM, vale aqui tb, pois o princípio, o conceito de funcionamento é o mesmo.

    Além do mais, SAN usa o protocolo o iSCSI, que usa o mesmo conjunto de comandos SCSI sobre TCP/IP (e, tipicamente, Ethernet). Nesse caso, os switches, cabos e hubs seriam de protocolo TCP/IP." Ora essa solução roda sobre TCP/IP em redes Ethernet, logo, independe de plataforma e de Sistema Operacional.
  • Pessoal, alguém poderia me dizer por que não é a letra a?

  • Apenas um adendo em relação ao comentário do colega Marcelo Guimaraes:

    Os artigos acadêmicos possuem cunho científico, ou seja, existe fundamentação teórica e, portanto, de experimentação. Tenho diversas restrições e críticas a muitas questões da FCC, inclusive já vi questões baseadas em propagandas e em fóruns de discussões, mas quanto àquelas que se baseiam nas pesquisas acadêmicas, aceito como baseadas em fontes fidedignas.

    Abs,

    MRB

  • NAS que é independente de SO, posso usar windows com SMB/CIFS ou posso usar linux com NFS. SAN trabalha a nível de bloco, logo devo definir qual o SO vai utilizar.

  • SAN se comporta como se fosse um grande HD, logo existe sim dependência entre o SO e o storage, só lembrar que é o próprio sistema operacional que formata e define o sistema de arquivos da SAN. Logo não posso simplesmente plugar outro SO de uma família diferente e esperar conseguir ler alguma coisa. 

    Imagina que essa storage tenha sido formatada em ext3, como o Windows conseguirá lê-lo? Se usarem um servidor de arquivos em cima do sistema operacional que utiliza tal storage aí sim, mas nesse caso estamos falando de outra camada de abstração.
  • Resposta:

    Letra D

     


ID
177985
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes SAN, um protocolo que permite o estabelecimento de um túnel, através de uma rede IP, no qual o tráfego Fibre Channel é encapsulado e desencapsulado nos terminais é denominado

Alternativas
Comentários
  • Fibre Channel over IP (FCIP or FC/IP, also known as Fibre Channel tunneling or storage tunneling), is an Internet Protocol (IP) was created by the Internet Engineering Task Force (IETF) as storage technology.

    An FCIP Entity functions to forward Fibre Channel frames after encapsulating them and viewed from an IP Network perspective, these entities are peers that communicate using TCP/IP.

    The main advantage of FCIP is that it overcomes the distance limitations of native Fibre Channel, and its ability to enable geographically distributed devices to be linked using the existing IP infrastructure, while keeping fabric services intact.

  • Definições:
    FC:           É o protocolo utilizado. Uma SAN é uma rede que usa um protocolo serial SCSI para transferir dados.
    FCP:        É um protocolo de transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de bloco de dados em redes FC;
    FCIP:       FC over IP – permite a conexão de dois FC-SANs interligando switches através de TCP/IP. Um túnel ponto-a-ponto é criado através de uma rede IP e o tráfego FC é encapsulado/desencapsulado nos terminais. Quando um túnel é estabelecido, dois FC-SANs se juntam para formar uma só FC-SAN virtual. Todos os switches em cada lado do túnel vêem os outros switches como se fossem locais.
    iFCP:       internet FCP é um protocolo gateway-to-gateway que interliga dispositivos do FC através da rede IP/Ethernet;
    FCoE:      FC over Ethernet – o quadro nativo é mapeado no ethernet.
  • LETRA B

    Segundo Manoel Veras(2009,p.190),"O FCIP é um protocolo de tunelamento que possibilita que múltiplas SANs baseadas no protocolo FC possam ser interligadas através de uma rede padrão IP. No FCIP os frames são encapsulados dentro do pacote IP."



    Fonte:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • b-

    Fibre Channel over IP, or FCIP, is a tunnelling protocol used to connect Fibre Channel (FC) switches over an IP network, enabling interconnection of remote locations. From the fabric view, an FCIP link is an inter-switch link (ISL) that transports FC control and data frames between switches.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel_over_IP


ID
177988
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, considere:

I. A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional.

II. A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.

III. Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor.

IV. O desempenho está atrelado ao trabalho adicional no tratamento dos dados, pois os protocolos são voltados à movimentação de arquivos.

As afirmações I, II, III e IV, referem-se, respectivamente a

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: C

    I - Controle de distribuição dos dados nos discos do storage:
    SAN
    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir dados nos discos lógicos criados no storage é do sistema operacional do servidor
    NAS
    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, independe do sistema operacional do servidor

    II - Distâncias entre servidores e dispositivos de armazenamento de dados
    SAN
    · FCP – Limitado a dezenas de Kms
    · iSCSI – Praticamente ilimitado, pode ir até onde IP chegar, porém estará limitado em latência
    NAS
    Praticamente ilimitado, pode iraté onde IP chegar, porémestará limitado em latência

    III - Escalabilidade das áreas de armazenamento do storage para os servidores
    SAN
    Crescimento das áreas de armazenamento deve ser coordenado com ações no sistema operacional do servidor. Uma vez aumentada a área não é possível sua diminuição
    NAS
    Tanto creascimento quanto diminuição das áreas de armazenamento podem ser realizados sem o ações no sistema operacional do servidor

    IV - Desempenho
    SAN
    Alto desempenho, protocolos voltados a movimentação de blocos de dados
    NAS
    Médio desempenho, pois os protocolos são voltados a movimentação de arquivos, o que traz um trabalho adicional no tratamento dos dados

  • Como poderia ser a letra C? Se o primeiro item se refere ao SAN e não ao NAS? Vai entender essas bancas.
  • Senhores, a assertiva I refere-se a NAS.

    No NAS, a responsabilidade é do próprio storage, e não do SO.

    Para complementar:

     

    NAS (Network Attached Storage)

    Protocolos de arquivo

    Roda um SO completo

    Servidor de arquivos

    Ligado diretamente na rede, local ou remota

    Responsabilidade do próprio storage, e NÃO do SO

    Utiliza os protocolos NFS ou CIFS/SMB ou até mesmo FTP

    Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede

    Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede

    Topologia: Linear

     

    Vamos na fé.

  • Complementando o enunciado para esclarecimento

     

    I. A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional do servidor conectado na rede que faz acesso ao storage.

    III. Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor conectado na rede que faz acesso ao storage.


ID
188791
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao armazenamento de dados, uma das principais diferenças entre a arquitetura SAN e NAS reside

Alternativas
Comentários
  • Carlos chagas adora essas questões retiradas de livro.

    Questão deveria ser anulada. Quase tudo pode ser diferente principalmente o hardware e não só o tipo de dado.

  • DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externos ligados diretamente ao servidor (ou outro micro), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA  ou a portas USB, por exemplo.
    NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
    SAN (Storage Area Network) é utilizada em empresas que precisam de muito mais do que 10 TB de espaço de armazenamento. Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada.
    Fonte: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html.
  • Seguinte, quando se utiliza SAN ele trafega blocos inteiros e quando utiliza NAS trafega arquivos.
  • O que eu não concordo nas questões é quando coloca apenas a sigla no enunciado e não sua definição tbm. Vide questão Q51171.
  • LETRA D.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • Acho no mínimo estranho o tipo de dado transferido ser uma diferença mais notável que o hardware envolvido. No SAN tem um switch só para esta arquitetura, o Fibre Channel, e usa fibra ótica. O tipo de dados é diferente mas na rede vira tudo bits.

    Essa coisa de "principal" é bem relativo.

  • Concordo com o Luciano, algumas questões são elaboradas a partir de cópia de trechos de livros (por isso muitos, "maldosamente", apelidam a FCC de Fundação Copia e Cola).
    Quanto à cópia em si, não vejo problema, desde que bem feita.
    O problema é maior quando a questão é elaborada por quem não entende do assunto (não são todas as questões), nesses casos são colocadas frases isoladas, fora do contexto, que dão margem a várias interpretações, principalmente por aqueles que estão melhores preparados, e consequentemente nivelando por baixo os candidatos, transformando a questão num mero caso de sorte ou azar.

  • Meodeos, não sei se choro ou se corro. Tipo de dado leva o candidato a pensar no que? Em dado e não em como ele trafega na rede. Que perguntinha mais maldosa essa viu.


ID
195472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias de
armazenamento DAS, NAS e SAN.

As tecnologias SAN são redes com velocidade de transmissão de dados da ordem de gigabits por segundo ou superior formadas por dispositivos de armazenamento e servidores que acessam tais dispositivos.

Alternativas
Comentários
  • SAN (Storage Area Network). Basicamente é um equipamento remoto com vários discos e um sistema operacional para gerenciar tais discos. Os demais servidores acessam o servidor de disco (Storage) por meio da SAN (ex.: Fibre Channel) para ter acesso a um local onde armazenar dados críticos que necessitam de redundância (fornecida por Storages de mercado).

  • Leoh, acredito que SAN não utiliza sistema operacional e apenas armazenamento. A topologia que utiliza sistema operacional é NAS. se alguém puder fomentar mais....
  • SAN (Storage Area Network) não é nada mais que uma rede de alta velocidade que conecta dispositivos de armazenamento e servidores.

    Fonte: http://www.webopedia.com/TERM/S/SAN.html

    Peço aos colegas que incluam uma referência que embase o comentário. Grato.
  • Gabarito Certo

    Uma Storage Area Network (SAN) é uma rede de armazenamento dedicada que oferece acesso a informações consolidadas. As SANs são usadas principalmente para fabricar dispositivos de armazenamentos como array de discos, ficando acessiveis a servidores e estes dispositivos aparecem como se estivessem conectados localmente ao sistema operacional. Uma SAN normalmente tem sua própria rede de dispositivos de armazenamento que geralmente são são acessiveis através da rede regular por meio dos dispositivos tradicionais.

    A SAN sozinha não fornece a abstração do sistema de arquivos, apenas operações no nível de bloco. Por isso é necessário que seja construído um sistema de arquivos sobre a SAN, esses são conhecidos com sistema de arquivos SAN  ou sistemas de arquivos compartilhados em disco.

    Os computadores que tem acesso a SAN possuem por conseguinte uma interface de rede especifico ligado ao SAN, além da sua interface de rede tradicional.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • SAN é uma “rede” separada e dedicada a dispositivos de armazenamento. Um SAN consiste em um “banco” de discos que oferecem espaço compartilhado de armazenamento, que pode ser acessado por muitos servidores ou sistemas.


ID
195475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias de
armazenamento DAS, NAS e SAN.

As tecnologias DAS são soluções de armazenamento voltadas para grandes instalações com centenas de usuários.

Alternativas
Comentários
  • DAS é abreviação de "Direct Attached Storage" e refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB,

    Apesar de ser simples de implementar e relativamente barato, não possui escalabilidade e portanto não é indicado para instalações com centenas de usuários.

  • É o mais comum tipo de armazenamento. Assim como o nome sugere, implica que todos os discos e dispositivos de armazenamento estejam no servidor, ao invés de um dispositivo separado. Tem uma bola relação custo-benefício, principalmente para pequenas e médias empresas.

    Essa técnica é mais adequada para pequenos servidores que oferecem acesso a arquivos para diversos PCs ou usuários de um pequeno escritório. É uma forma confiável para armazenar aplicações que rodam em um servidor.

    No entanto,essa arquitetura tem algumas limitações em relação à escalabilidade, uma vez que os servidores suportam um número limitado de discos. Isso significa que se a sua empresa precisar de mais espaço, a única alternativa é utilizar discos de alta capacidade.

    QUESTÃO ERRADA

  • Basta lembrar do HD externo... Ele é um DAS. com isso ele não a função de trabalhar em ambientes distribuidos.

  • e-

    grande conselho do colega Paulo Luiz Almeida dos Reis: comece a chamar hd externo de DAS (direct attached storage)

  • O DAS é somente um equipamento de armazenamento conectado a um computador na rede.

    Lidar com dezena de usuários ainda vai, mas quando falamos de centenas.... devemos considerar um NAS, ou mesmo uma SAN, que seria o ideal.

    Item errado.

    • DAS (Direct Attached Storage):

    Conectado diretamente ao computador;

    Nível de bloco.


ID
214201
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um projeto de SAN (Storage Area Networks), qual topologia de Fibre Channel deve ser utilizada para garantir que mais de 20 dispositivos possam comunicar-se sem compartilhamento de banda?

Alternativas
Comentários
  • In the Fibre Channel switched fabric topology (called FC-SW), devices are connected to each other through one or more Fibre Channel switches. This topology allows the connection of up to the theoretical maximum of 16 million devices, limited only by the available address space (224). Multiple switches in a fabric usually form a mesh network, with devices being on the "edges" ("leaves") of the mesh. While this topology has the best scalability properties of the three FC topologies, it is also the most expensive, the only one requiring a costly fibre channel switch.

    Visibility among nodes in a fabric is typically controlled with zoning.

    Most Fibre Channel network designs employ two separate fabrics for redundancy. The two fabrics share the edge nodes (devices), but are otherwise unconnected. One of the advantages of this topology is capability of failover, meaning that in case one link breaks or a switch is out of order, datagrams can use the second fabric.

    fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Switched_fabric

    imagem:

    http://idc.nic.in/images/fabric-switch.gif

    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Switched-fabric.svg
     

     

  • Exitem basicamente três topologias para redes SAN:

    1. Ligação ponto-a-ponto (point-to-point): os servidores são ligados diretamente ao storage, sem nenhum equipamento intermediário, como hub ou switch. O número máximo de servidores envolvidos é igual ao número de portas que o storage possui.

    2. Loops ou anéis (chamados de Fibre Channel Arbitrated Loop): nesta topologia, utiliza-se hub, cuja largura de banda de no máximo 100 MB/s é compartilhada por todos os seus membros. Teoricamente suporta loops com até 126 dispositivos, mas na prática este número é bem menor.

    3. Malha (Switched fabric ou apenas fabric): nesta topologia utiliza-se switches Fibre Channel, o que permite um grande número de dispositivos interconectados. Dedica larguar de banda integral a cada uma das portas e permite transferências de dados simultaneamente para um único nó.
    Possibilita mais escalabilidade e crescimento.
  • A arquitetura Fibre Channel é implementada basicamente em três tipos de topologias de transporte: ponto a ponto, laço arbitrado, e fabric.
    1. Na configuração da topologia ponto a ponto, a conexão entre dois dispositivos é dedicada;
    2. Já na topologia laço arbitrado, o meio é compartilhado, permitindo que dois ou mais dispositivos possam se comunicar;
    3. A topologia Fibre Channel fabric permite múltiplas e coexistente conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.
    Vale lembrar que existe uma variação da Topologia Fibre Channel fabric, a Fabric zoning, que permite a criação de setores, restringindo o acesso a certos nós/recursos.

  • Na topologia Switched Fabric é permitido um grande número de dispositivos conectados, e a todos esses dispositivos é oferecido largura de banda integral a cada uma das porta. Logo, resposta E - Fabric Switched.

  • Na realidade o Arbitraded Loop permite até 127 dispositivos, sendo 126 hosts e um switch pela  porta FL. Já o Fabric Switched no máximo 239 devido a limitação do endereçamento.


  • Conforme já falado pelos colegas, o FC tem as seguintes 3 topologias:



    Um link em FC consiste em duas fibras unidireccionais que transmitem em direcções opostas. Cada fibra está ligada a uma porta emissor (TX) e numa porta receptora (RX). Quando existe um Fabric a fibra pode ser ligada uma porta node (N_Port) e a uma porta do Fabric (F_Port).
    Point-to-Point (FC-P2P) Dois dispositivos ligados directamente. Esta é a topologia mais simples.
    Arbitrated Loop (FC-AL) Nesta topologia todos os dispositivos estão ligados em loop ou anel. Adicionar ou remover dispositivos obriga a ser interrompida toda a actividade. A falha num dispositivo quebra o anel. Existem Hubs Fibre Channel que permitem ligações múltiplas entre dispositivos.
    Switched Fabric (FC-SW) Todos os dispositivos FC estão ligados a switches (Fabric), numa ligação similar às redes Ethernet actuais.
    Adicionalmente, o FC possui 5 camadas na sua composição:

     



    Visto de outra maneira: 



    FC0 Camada física - inclui cabos, conectores, parametros opticos e eléctricos, etc;
      FC1 Camada de ligação de dados - implementa a codificação e descodificação do sinal e controle de erros;
    FC2 Camada de rede - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;
    FC3 Camada que implementa funções auxiliares; - Striping - Multiplica largura de banda usando multiplas N_ports; - Hunt groups - Habilidade de mais do que uma porta responder a um mesmo endereço (diminui as hipoteses de procurar N_port ocupadas); - Multicast - Uma transmissão para várias portas destino. (p.e. todas as N_Ports de um Fabric (broadcast) ou apenas para um subconjunto de N_Ports num Fabric)
    FC4 Camada da aplicação - define interfaces com vários protocolos de nivel superior; responsável pelo encapsulamento das várias camadas;
    FC0, FC1 e FC2 são também conhecidas por FC-PH - Camada Fisica do FC.

    Fonte:http://book.soundonair.ru/hall2/ch23lev1sec2.html
    http://hsi.web.cern.ch/hsi/fcs/spec/overview.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel

ID
238543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as características de uma SAN e os protocolos
normalmente utilizados em uma SAN, julgue os itens que se
seguem.

Fibre channel é uma interface paralela que possui grande largura de banda e, por isso, permite que um elevado número de dispositivos sejam conectados a ela simultaneamente, cada um podendo se comunicar com velocidade superior a 2 GBpS.

Alternativas
Comentários
  • Na tecnologia Fibre Channel é possível a comunicação acima de 2 Gbps (até 10 é possível) e um grande número de dispositivos podem ser conectados, mas esta tecnologia não utiliza a interface paralela (usa fibra ótica). Logo, assertiva errada.

  • Acho que o colega se confundiu com definições de meio fisico de transmissão e método usado na transmissão.

    "Em uma transmissão serial, os dados fluem rapidamente por um canal bit a bit, em série, “um atrás do outro” por assim dizer. De outro lado, temos a transição paralela, que consiste em grupos de bit´s sendo enviados juntos, simultaneamente em um meio compartilhado."

    Portanto, a transmissão é serial sim. E também é fibra ótica (mas pode operar sobre cabos de cobre).

    Como dica, a maioria das transmissões rápidas atuais são seriais. Transmissões paralelas estão saindo de moda. (Serial: USB, SAS, SATA, etc...)

  • "Fibre Channel is a serial data transfer protocol, meaning it transfers data one bit at a time."

    Fonte: http://unylogix.com/data_storage/raid_san/PDFs/White_Paper_Fibre_Channel_Fundamentals.pdf
     

    Fibre channel não é uma interface de transmissão pararela, e sim serial. Este é o erro da questão.

  • Gabarito Errado

    Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada em armazenamento de dados em rede. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 do INCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizar principalmente fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.

    O disco Fibre Channel é o irmão mais novo dos discos SCSI e concorrente do SAS. Estes discos são definidos como parte dos discos SCSI-3. Permite maiores velocidades e um maior número de discos. O nome deve a sua origem ao fato de estes discos serem criados originalmente para operar com canais de fibra óptica. Embora também possa trabalhar com cablagem de cobre.

    FC é um conjunto de protocolos. As implementações actualmente usadas destes protocolos é o Fibre Channel Arbitrated Loop (FC-AL) e o Switched Fabric (FC-SW).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados,

    Fiber channel é um canal de 2 vias, 2 fibras unidirecionais  em direções opostas, ligadas a porta emissor ( TX ) e receptor ( RX ), sendo que sua comunicação é serial e não paralela.

    Portanto a questão está errada.
  • ERRADO.

    Fibre Channel é um padrão/modelo de comunicação que define uma arquitetura.

    Questão cespe: "A arquitetura Fibre Channel (FC), que forma a construção fundamental da infraestrutura SAN, é uma tecnologia de rede de alta velocidade que funciona em cabos de fibra óptica (preferidos para conectividade front-end da SAN) e cabos seriais de cobre (preferenciais em conectividade back-end de disco)." C


ID
238546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando as características de uma SAN e os protocolos
normalmente utilizados em uma SAN, julgue os itens que se
seguem.

Em uma SAN, elementos como storage, switch fibre channel e HBA devem ser compatíveis entre si, porque, uma vez que as fibras estejam interconectadas, a taxa de transferência segue o padrão NFS ou CIFS.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Fibre Channel segue uma pilha de protocolos específica, com 5 camadas distintas, e não utiliza NFS/CIFS. Quem utiliza esta última é o NAS.

  • Isso mesmo que o colega Guilherme falou...
    E o padrão NFS ou CIFS são usados pelas NAS, geralmente usando-se cabos par-trançado (UTP, STP, FTP, etc).
  • Em uma SAN, elementos como storageswitch fibre channel e HBA devem ser compatíveis entre si, porque, uma vez que as fibras estejam interconectadas, a taxa de transferência segue o padrão NFS ou CIFS (ERRADO, que usa padrão NFS, CIFS, DAFS é o NAS).

    Questão errada!

    bons Estudos ;)
  • Típica pegadinha tentar induzir o candidato a confundir SAN (Storage Area Network) com NAS (Network Attached Storage). Enquanto o primeiro trabalha com um conjunto de protocolos dependentes da tecnologia (FCIP, IFCP, ISCSI, etc.) o segundo (e somente ele) é capaz de trabalhar com os protocolos NFS e CIFS.
  • Complemento nas palavras de Manoel Veras.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"As principais diferenças entre redes NAS e redes SAN são as seguintes:

    - Protocolo: as redes SAN utilizam o protocolo serial SCSI-3, as redes NAS utilizam o NFS(Linux) e o CIFS(Windows)."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • Prezados,

    Protocolos NFS e CIFS são aplicados a uma NAS ( network attached storage ), e não em uma SAN.

    Portanto  a questão está errada.
  • e-

    DAS - IDE/SCSI

    NAS - TCP/IP

    SAN - Fiber Channel / Gigabit Ethernet


ID
240583
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as características abaixo.

(I) Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente.
(II) Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções.
(III) Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

A correta associação das características explícitas em I, II e III com SAN e NAS, é respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • SAN ou Storage Area NetWork, é uma rede cujo objectivo é a interconexão de unidades de armazenagem, e que tem ligação a servidores, permitindo a cada um destes aceder directamente em protocolo de entrada-saída a qualquer uma daquelas unidades.

    Um NAS ou Netork Attached Storage é uma unidade ou servidor de armazenamento que se liga, como qualquer outro servidor à rede da empresa, onde tem a função de servidor de ficheiros. Um servidor NAS entende vários protocolos de rede (NFS, CIFS, HTTP…), adapta-se a vários tipos de rede (Ethernet, ATM, FDDI…) e sabe dialogar com sistemas como UNIX, NT ou Netware.

    Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos com a inteligência de uma pequena unidade de processamento.  Todos estamos familiarizados com o conceito de “impressora de rede”, ou seja aquela onde qualquer utilizador pode imprimir. Do mesmo modo o NAS é uma unidade partilhada através da LAN e todos os utilizadores com os direitos adequados podem montar sistemas de ficheiros directamente sem ter que veicular os dados através do servidor.

     

    ALTERNATIVA C

  • Algumas características do SAN:

    - Pertence a um único computador
    - Usa os mesmos protocolos usados para leitura de disco local como SCSI
    - Permite a obteção de blocos específicos de dados.

    NAS

    - Usado por muitos computadores
    - Roda um sistema operacional completo
    - Atende a vários protocolos: NFS, CIFS/SMB, FTP e etc...
  • (I) Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, 
    que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. (SAN)
     
     
     Além da maior capacidade de armazenamento e de recursos de redundância, 
    a principal diferença de uma SAN e um NAS ou um servidor de arquivos 
    tradicional é que o SAN se comporta como se fosse uma única unidade de 
    armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. 
    Ou seja, é como se você conectasse um único HD de 100 TB (por exemplo) no servidor, 
    diferente de um NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado 
    simultaneamente por vários clientes. 
     
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
     
    ------------------------------------------------------------------------------------------
     
    (II) Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são 
    ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos 
    dados, RAID e outras funções. (SAN)
     
    Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados 
    a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, 
    RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma 
    interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel 
    quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet 
    (usando o iSCSI).
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
     
    -----------------------------------------------------------------------------------------
     
    (III) Processa um sistema operacional completo e funciona como um 
    servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado 
    simultaneamente por vários clientes. (NAS)
     
    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional 
    completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • I - Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. - Não sei explicar ao certo, mas este trecho sobre SAN, principalmente no FCC, é recorrente.

    II - Acredito que em NAS tem-se um SO completo e ele é responsável pelo acesso aos dados e outras funções. Já o SAN usa a controladora.

    III - NAS tem sistema operacional completo e pode ser acessado por vários clientes. Já SAN não tem o SO e cada dispositivo pertence a um cliente.

  • As bancas precisam se atualizar. Esse papo de "usa um sistema operacional completo" já não é mais a realidade de hoje em dia.

    Um Storage da NetApp(SAN) usa FreeBSD "tunado", da mesma forma que o FreeNAS utiliza.

    O Storage da série VNX da EMC tem Windows por baixo dos panos, e sua camada de software de configuração por cima.

    É uma decoreba que, pra quem já trabalha na área de infraestrutura, é meio chato de engolir.


ID
240817
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Em uma SAN, periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade.

II. As aplicações de gerenciamento de armazenamento existentes podem ser portadas para a configuração SAN utilizando Canais de Fibras Ópticas.

III. Os Canais de Fibras Ópticas na configuração SAN podem encapsular o protocolo SCSI legado.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Item I
    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Itens II e III
    A tecnologia mais comum para SAN é a rede de fibra óptica com o conjunto de comandos SCSI. Um canal de fibra óptica SAN padrão é feita de alguns switches que estão interligados, formando uma rede.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Storage_area_network

  • Alternativa III - Correta. Mas para que haja esta interoperabilidade entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, é necessário a utilização de Bridges Fibre Channel-SCSI, que são equipamentos que realizam a conversão entre tipos de dispositivos diferentes, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos.
  • Se alguém tiver o livro Sistemas de Banco de dados do Navathe, 4ª Edição, pode olhar na página 321 que vai saber de onde os caras tiraram essa questão!
  • Só transcrevendo o que está no livro...

    Em uma SAN, perifericos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados (attached) e desconectados (detached) dos servidores de maneira bastante flexível. 


ID
252214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos às tecnologias de
armazenamento de dados.

SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho, que transfere dados entre servidores e dispositivos de armazenamento, separada da rede local.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Vejam a diferença entre SAN e NAS.
    SAN NAS Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo umarede própria separada do rede local,possui uma grande dimensão Utiliza ligações TCP/IP, esta ligado a própria rede local,pequena dimensão Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de ficheiros ao cargo do cliente Oferece armazenamento e sistema de ficheiros, oferece e gere tudo que é necessário para a correcta disponibilização dos dados de forma totalmente autónoma O acesso aos dados é de“baixo nível”idêntico ao usado em discos ATA, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto “block-level” O acesso aos dados é de “alto nível” pois os clientes pedem uma porção de um determinado ficheiro abstracto em vez de um bloco de dados de um disco, é“file-level” Caro e complexo de implementar e gerir, necessita de mão obra especializada. Só justificada em grandes organizações com grandes redes de computadores Simples e barato, fácil de gerir,normalmente é possível gerir um sistema NAS por uma interface WEB de forma simples e rápida
    cuidado com a sopa de letrinhas!
  • SAN (Storage Area Network) poderia ser definida como uma rede de 
    alta velocidade, comparada à LAN (Local Area Network), que 
    permite o estabelecimento de conexões diretas entre os dispositivos de 
    armazenamento e processadores (servidores) centralizados à extensão 
    suportada pela distância das fibras óticas.  
     
    A SAN pode ser vista como uma extensão do conceito que permite que os 
    dispositivos de armazenamento sejam compartilhados entre servidores e 
    interconectados entre si. Uma SAN pode ser compartilhada entre servidores ou 
    dedicada a um servidor local ou remoto. 
     
    A SAN (Storage Area Network), basicamente, é uma arquitetura que permite 
    conectar dispositivos de armazenamento de dados remotos de diferentes tipos, 
    a servidores, de maneira a que os dispositivos pareçam que estão ligados 
    fisicamente ao servidor.  
  • Gabarito Certo

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage(armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco e e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo iSCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI 444 e também 4450.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
260368
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos sistemas de armazenamento de dados SAN (Storage Area Network) e NAS (Network Attached-Storage), considere:

I. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

II. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

III. Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

IV. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

V. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.

Os itens I, II, III, IV e V referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • SAN

    NAS

    Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo uma rede própria separada do rede local,possui uma grande dimensão

    Utiliza ligações TCP/IP, esta ligado a própria rede local,pequena dimensão

    Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos ao cargo do cliente

    Oferece armazenamento e sistema de arquivos, oferece e gere tudo que é necessário para a correta disponibilização dos dados de forma totalmente autônoma

    O acesso aos dados é de“baixo nível”idêntico ao usado em discos ATA, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto “block-level”

    O acesso aos dados é de “alto nível” pois os clientes pedem uma porção de um determinado arquivo abstrato em vez de um bloco de dados de um disco, é“file-level”

    Caro e complexo de implementar e gerir, necessita de mão obra especializada. Só justificada em grandes organizações com grandes redes de computadores

    Simples e barato, fácil de gerir,normalmente é possível gerir um sistema NAS por uma interface WEB de forma simples e rápida

  • SAN - Compartilhamento de arquivos, o filesystem fica no servidor de compatilhamento
    NAS - Mais um disco para os dispositivos/hosts de rede, o filesystem está em cada dispositivo
    Agora sim,
    I) Serviços dearamazenamento para outros dispositivos de rede > compartilhar > NAS
    ii) disponibilizar armazenamento e o sistema de arquivos > filesystem no servidor > NAS
    iii) o cliente vai lidar com o sistema de arquivos > filesystem no cliente > SAN
    iv) cada dispositivo (de aramazenamento é de propriedade de um computador > mais um disco para o cliente > SAN
    V) Compartilahmento novamente, NAS
    http://www.nas-san.com/slides/images/confusion2.gif

  • questão parece estar meio mal elaborada....

    A afirmação IV se alguem entender explique please

    Obrigado
  • Imagem interessante postada pelo paulo:


  • Rodrigo, 

    As áreas de disco do SAN, podem por exemplo conter um SO para dar boot em um servidor, ou um sistema provedor de serviços WEB (apache ou iis, por exemplo). Imagina dois servidores acessando e escrevendo dados simultaneamente neste área? Não iria funcionar.  

    Não sei se ajudei ou piorei. 

  • I. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    A NAS não tem funcionalidade exclusiva de armazenamento. Não podemos falar somente como se fosse um FTP. Posso aplicar um NAS em servidores de EMAIL fazendo desses servidores serviço e armazenamento. Outro detalhe da palavra "exclusivo" está na questão de rede. A SAN é exclusiva em rede e transporta dados em bloco não importando com o sistema ou serviço.

  • c-

    SAN - Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente. Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados,RAID e outras funções.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    NAS - Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    NAS faz o file system; no SAN é o client que o faz


ID
266788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos conceitos de banco de dados, storage e RAID, julgue
os itens seguintes.

O storage do tipo SAN (Storage Area Network) é embasado em redes de armazenamento dedicadas e escaláveis que conectam servidores e dispositivos.

Alternativas
Comentários
  •  Questão correta

    Definição

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage (armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo SCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI.444 e tambem 4450

    Fonte de Pesquisa:Wikipedia

  • Gabarito Certo

    Uma rede SAN (Storage Area Network, em inglês) é uma rede de armazenamento completa. Desta forma, a SAN tem uma arquitetura completa que reúne uma rede de débito muito elevado no Fiber Chanel (Canal de fibra) ou SCSI e equipamentos de interconexão dedicados (switch - interruptor e alternador, pontes, etc.), além dos elementos de armazenamento (discos rígidos) em rede.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
311779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.

II. Os tipos de redes usadas nesta arquitetura são as redes que permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das locais. Atualmente, as redes baseadas em Gigabit Ethernet e TCP/IP são as mais comuns.

III. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.

As características apresentadas em I, II e III correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • SAN:
    - Utiliza protocolos utilizados internamente na comunicação com o disco, como o SCSI.
    - Obtêm blocos específicos de dados (  I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados.)
    - Pertence a um único computador

    NAS:
    - Utiliza os protocolos NFS ou CIFS/SMB (Mesmo utilizado no SAMBA!) ou até mesmo FTP.
    - É como se fosse um computador na rede dedicado ao armazenamento de arquivos, por isso pode ser utilizado por vários computadores. (III Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede. )

  • I. O tipo de informação que trafega neste tipo de rede é o bloco de dados. (SAN)
     
    Uma SAN é implementada tipicamente para acelerar as operações de backup e arquivo, 
    permitir que elas possam decorrer em simultâneo com a operação normal e aumentar a 
    resiliência do armazenamento no âmbito de um plano de alta disponibilidade. O que circula 
    entre os servidores e as unidades de armazenagem são blocos de dados em protocolo 
    de entrada/saída (tipo SCSI); a visão lógica dos dados mantêm-se ao nível dos servidores 
    de aplicações.
     
    Fonte: http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art5.htm
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
     
    II. Os tipos de redes usadas nesta arquitetura são as redes que 
    permitem trocas de arquivos entre seus nós, como é o caso das locais. 
    Atualmente, as redes baseadas em Gigabit Ethernet e TCP/IP são as mais comuns. (NAS)
     
    Um NAS ou Network Attached Storage é uma unidade ou servidor de armazenamento que se liga, 
    como qualquer outro servidor à rede da empresa, onde tem a função de servidor de arquivos. 
    Um servidor NAS entende vários protocolos de rede (NFS, CIFS, HTTP…), adapta-se a vários 
    tipos de rede (Ethernet, ATM, FDDI…) e sabe dialogar com sistemas como UNIX, NT ou Netware.
     
    Fonte: http://www.dotecome.com/infoimagem/infoimagem/info28/28art5.htm
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
     
    III. Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor 
    de arquivos, ligado diretamente na rede. (NAS)
     
    Um NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional 
    completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede.
     
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
     
    -------------------------------------------------------------------------------------
  • Como prova é tempo, compartilho como resolvi essa questão em 10 segundos... Como resolvi essa questão...

    A afirmativa I diz que "o tipo de informação que trafega nesse tipo DE REDE"

    Está afirmando que se trata de uma rede, portanto, só pode ser SAN (Storage Area NETWORK).

    Assim, a resposta já fica entre A e B.

    A partir daí, a afirmativa II nem precisa ser lida, pois só pode ser NAS.

    A afirmativa III diz: "ligado diretamente NA REDE"

    O que se liga NA REDE é um Storage, então é um NAS.


ID
326242
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Você está avaliando uma infraestrutura para consolidar vários servidores de armazenamento ultrapassados em um único servidor. Seu primeiro passo é determinar se o acesso ao armazenamento de recursos será baseado em blocos (block-level) ou em arquivos (file-level). Tendo como base o cenário acima, quais as afirmativas abaixo são corretas?

I. Se alta vazão de acesso (access throughput) é um requisito necessário, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS (network attached storage) é adequada.
II. Se acesso baseado em blocos é um requisito necessário para a solução, então a tecnologia de armazenamento conectado à rede NAS tradicional seria inaceitável.
III. Se acesso baseado em arquivos é aceitável, então uma solução de armazenamento conectado à rede NAS pode ser utilizada, uma vez que é mais econômica que uma solução de redes de área de armazenamento SAN (storage area network).
IV. Se backups baseados em Ethernet são inaceitáveis, porém backups são um requisito necessário, então a utilização de armazenamento conectado à rede NAS será inaceitável.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • 1 opcao errada. se temos um throughput grande,  tecnologia Nas e muito devagar, pois ainda temos uma rede para causar o gargalo, o ideal seria a implantacao de uma rede SAN, onde o throughput e maior.
    2 opcao correta. A tecnologia Nas nao analisa blocos, mas file system saoentregues para os servidores

    3opcao correta. NAS e bem mais barato do que Sas.
    4 opcao errada. e possivel fazer backup a partir do proprio servidor nas.
  • Gabarito B

    Falou em acesso baseado em blocos, automaticamente pode se lembrar de redes SAN.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    file-level - hd, NAS (network-attached storage), etc. simples. menos custo. home desktops & pequenas redes. configura com storage protocol NFS ou SMB/CIFS

    block-level - SAN, controle indireto por SO server-based


ID
327112
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São características das redes de armazenamento de dados (Storage Area Network – SAN):

Alternativas
Comentários
  • O Storage SAN (Storage Area Network) é um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada geralmente baseada em Fibre Channel (Alta velocidade). A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade.

    A SAN move os recursos de armazenamento da rede de usuário comum para uma rede independente e de alto desempenho. Isso permite a cada servidor acessar um armazenamento compartilhado, como se fosse uma unidade diretamente ligada a ele. Quando um host deseja acessar um dispositivo de armazenamento no SAN, ele envia um pedido de acesso baseado em bloco para o dispositivo de armazenamento.

    http://www.infortrendbrasil.com.br/storage-san/


ID
334693
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No sistema de armazenamento de dados SAN é o protocolo que permite que a distância entre servidores e dispositivos de armazenamento de dados dependa apenas do alcance da rede TCP/IP:

Alternativas
Comentários

ID
334696
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:
I. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos.

II. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores.

III. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação.
Em relação a sistemas de armazenamento de dados, os itens I, II e III, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    fonte: http://www.gemelostorage.com/portuguese/contenidos/utiles/glosario.asp

     
    Diferenças entre SAN e NAS

    SAN's e NAS' se diferenciam de várias maneiras devido a seus protocolos de acesso. A tecnologia de fiber channel das SANs proporciona tempo de resposta muito melhor. Os dispositivos de storage residem detrás dos switches da SAN, que estão conectados com os servidores. O switch da SAN faz com que a informação seja muito mais acessível e o storage mais escalável que com as tecnologias tradicionais de SCSI. Em um desenvolvimento SAN, um volume qualquer de storage é acessível passando só por um servidor. Os desenvolvimentos SAN de alta disponibilidade requerem dois HBAs em cada servidor e o software correspondente para falhas e redundância.
     

    Os volumes armazenados na SAN se associam aos servidores usando o protocolo SCSI. Este protocolo SCSI faz com que o espaço armazenado apareça como se estivesse diretamente conectado ao servidor. Isto implica que a entrada / saída de dados é manejada pelo sistema operacional do servidor em nível de blocos. O espaço armazenado da SAN poderá fazer funcionalmente todas as operações que o sistema operacional permita como se estivesse utilizando um disco tradicional.
     

    Por outro lado, o NAS tem estrutura cliente-servidor, portanto seus comandos de I/O são feitos através de uma conexão IP standard. O administrador de arquivos (file system) maneja a colocação da informação. Como resultado, o NAS permite compartilhar arquivos entre distintos usuários e sistemas operativos através dos protocolos: Network File System (NFS - para Unix) e Common Interface File System (CIFS - para NT). 
     

    Múltiplos servidores podem "ver" o sistema de arquivos de forma simultânea. De toda maneira, estar conectado diretamente à LAN tradicional gera algumas preocupações com respeito ao throughput. Geralmente, a NAS é utilizada para aplicações que tenham tarefas de leitura intensivas. Nestes casos, muitos clientes podem acessar de forma simultânea os mesmos volumes dando menor latência e melhor performance.
     

    As NAS requerem como hardware de interconexão a placa tradicional de conexão à rede Network Interface Cards (NICs).

     
      SAN SAN
    Protocolo Bloco Arquivo (NFS, CIFS)
    Latência Baixa Standard IP
    Segurança Alta - não é compartilhada Compartilhada, com controles
    Aplicações A informação não se compartilha Compartilhada
    Hardware no servidor HBAs NICs
     
     
  • Simples mas didático:http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

  • LETRA B. NAS, NAS e NAS.

    Senhores, segue o meu raciocínio amparado pelas palavras de Manoel Veras. Vou deixar a I(a primeira) por último.

    II- Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"NAS são acessados por clientes e servidores em uma rede IP."

    III-Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"O NAS utiliza seu próprio sistema operacional normalmente dedicado ao trabalho de servir arquivos, ou seja, para otimizar o I/O para vários sistemas operacionais."

    I- Para responder a primeira questão tomei como base a terceira questão(III) tanto nas palavras de Manoel Veras como a própria questão da prova que afirma que "o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos(aqui ele está se referindo ao próprio SO do NAS)", portanto, na questão I(UM) o servidor de aplicação não tem controle algum sobre o subsistema de discos. Essa responsabilidade é gerenciada pelo sistema operacional do NAS.

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS








  • Para ser sincero, só concordei com o gabarito por entender que NAS é um dispositivo e SAN é uma rede, o que faz a letra B ser a única plausível.

  • Olha minha gente... sinceramente... existem tantas diferenças entre SAN e NAS que não deve ser fácil encontrar 3 características que podem ser de ambos os recursos de rede de armazenamento de dados.

    Tudo bem que, pensando com a cabeça do examinador, no final das contas vamos marcar NAS NAS NAS, mas vejamos:

    I - eu pergunto: o servidor de aplicação, em uma SAN, tem controle e conhecimento de como é a estrutura do subsistema de discos?

    Entendo que, se não há esse controle e conhecimento com a utilização de um NAS, muito menos tais controles existem em uma aplicação do tipo SAN. Sendo assim, a afirmativa I serve para os dois recursos.

    II - Naturalmente, no cotidiano, a nossa tendência é associar a palavra dispositivo a um aparelho que nos dê uma resposta em especial, por exemplo, um celular, uma bomba e, até mesmo, uma caneta. No entanto, todo aparato (ou artefato) é um dispositivo. E quem pode afirmar que uma rede, um carro, um avião, um motor não são também exemplos de dispositivos?

    Ademais, qual o impedimento de se conectar uma rede tipo SAN a uma rede local, ou remota, ou, ainda, compartilha-la com outra rede de computadores?

    Mais uma vez, essa afirmativa, na minha opinião, serve tanto para SAN quanto para NAS.

    III - Da mesma forma que as anteriores, atende ambas especificações. No frigir dos ovos, quem controla o sistema de armazenamento são os SO e, em ambas aplicações, há a desoneração do servidor de aplicação.

  • Considere:

    I. O servidor de aplicação não tem controle, nem conhecimento, de como é a estrutura do subsistema de discos.

    SAN. O NAS tem sistema operacional próprio e conexão TCP/IP. Outro detalhe é que no NAS eu trabalho com o arquivo completo e por isso tenho que trabalhar com o mesmo sistema de arquivos. PÉSSIMA AFIRMATIVA PARA COMPARAÇÃO.

    II. O dispositivo pode ser ligado a uma rede local, ou remota, compartilhada com a rede de computadores. A ÚNICA CORRETA PORQUE A SAN NÃO COMPARTILHA A REDE. A SAN TEM UMA REDE EXCLUSIVA.

    III. Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos, desonerando o servidor de aplicação. OUTRA COMPARAÇÃO PÉSSIMA. A SAN VAI FAZER ISSO TAMBÉM E DE FORMA MUITO MAIS EFICIENTE QUE A NAS.

  • b-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
400036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de armazenamento e
cópias de segurança.

Por meio de uma SAN (storage area network), cuja função é ajudar no gerenciamento de dados armazenados, independentemente dos equipamentos de acesso a esses dados, podem-se prover recursos relacionados com redundância e tolerância a falhas.

Alternativas
Comentários
  • SAN (Storage Area Network):

    Normalmente, servidores de arquivos possuem discos de alta capacidade(SCSI) para acesso concorrente. Redes SAN usam Fibre Channel que conecta servidores e dispositivos de armazenamento. Os dispositivos de armazenamento não são conectados aos servidores, como os SCSI, mas à própria rede, sendo visíveis a todos os servidores na rede.

    Trata-se de uma rede que vincula servidores ou estações de trabalho aos dispositivos, tipicamente por Fibre Channel, um transporte versátil e de alta velocidade. O modelo de rede de armazenamento (SAN) coloca o armazenamento em sua própria rede dedicada, removendo o armazenamento de dados do barramento SCSI de servidor para disco e da rede principal do usuário. A rede de armazenamento inclui um ou mais hosts que fornecem um ponto de interface com os usuários da LAN, assim como (no caso de SANs grandes) um ou mais comutadores de malha e hubs SAN para acomodar um grande número dispositivos de armazenamento.

    Fonte[1]: http://www.symantec.com/pt/br/security_response/glossary/define.jsp?letter=s&word=san-storage-area-networkhttp://www.adonai.eti.br/wordpress/2011/04/san-storage-area-network-area-de-armazenamento-em-rede
    Fonte[2]: http://www.adonai.eti.br/wordpress/2011/04/san-storage-area-network-area-de-armazenamento-em-rede/

     

  • Seguem as vantagens que o uso da SAN pode oferecer:

    1) Mais disponibilidade: Armazenamento independente de aplicações acessíveis através de caminhos alternativos de dados;
    2) Alta performance: Os dados são descarregados do servidor e movidos para uma rede independente;
    3) Armazenamento centralizado e consolidado: Gerenciamento mais simples, escalabilidade, flexibilidade e disponibilidade;
    4) Transferência e armazenamento: Cópia remota de dados habilitada para proteção contra falhas e desastres;
    5) Gerenciamento centralizado mais simplificado: A imagem simples do meio de armazenamento simplifica o gerenciamento.

    A questão está correta.
  • Minha única dúvida na questão é referênte a afirmação
    "...independentemente dos equipamentos de acesso..."

    SAN não é indepêndente de equipamento de acesso, afinal é necessário que os hosts suportem o protocolo Fibre Channel.

    Alguem sabe me explicar porque a banca considerou essa afirmativa correta?
    Obirgado
  • O "independentemente" serve apenas para você não levar em consideração, na hora de avaliar os outros quesitos da questão, quais equipamentos de acesso aos dados são (ou podem ser) usados.
  • CESPE realmente gosta de complicar. Tbm caí na pegadinha do "independentemente".
  • Cabe o "independente" porque o acesso é através do Servidor SAN, o qual utiliza o protocolo Fibre Channel ou SCSI, por exemplo, para acessar os discos, após retorna os dados ao host que fez a solicitação no protocolo TCP/IP.
  • Questão capciosa. Entretanto, eu avaliei da seguinte maneira: como uma SAN ajuda no gerenciamento do armazenamento dos dados, podendo prover redundância e tolerância a falhas, os equipamentos de acesso a esses dados são irrelevantes.

    Qdo li o comando pensei dessa maneira e respondi CERTO.

  • Eu acho que "equipamentos" não engloba protocolos. E apesar de ela usar fibra ótica para aumentar a velocidade, é possível colocar um RAID independente do equipamento usado.


ID
444100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os sistemas de armazenamento podem se dividir entre os que estão diretamente conectados e aqueles conectados por rede. Para a escolha da tecnologia a ser utilizada em um sistema de armazenamento, é necessário definir o formato em que os arquivos serão armazenados, assim como a confiabilidade e capacidade dos meios a serem utilizados. Acerca de sistemas de armazenamento e suas tecnologias, julgue os itens a seguir.

I Hierarquia de armazenamento se refere à alocação de arquivos em diferentes tipos de armazenamento em função da sua frequência de uso.

II A tecnologia SMART (self-monitoring, analysis, and reporting technology) permite que um driver seja monitorado por si mesmo, de tal forma que possam ser enviadas alertas em caso de declínio no desempenho ou funcionamento inesperado.

III A tecnologia SCSI é muito utilizado para arrays de disco de alto desempenho e seu uso é abrangente nas instalações tipo NAS (networked attached storage), SAN (storage area network) e com maior preponderância nas instalações tipo DAS (direct attached storage).

IV A tecnologia SAN utilize as tecnologias fibre channel e iSCSI.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários

  • I Hierarquia de armazenamento se refere à alocação de arquivos em diferentes tipos de armazenamento em função da sua frequência de uso.
    CORRETO

    II A tecnologia SMART (self-monitoring, analysis, and reporting technology) permite que um driver seja monitorado por si mesmo, de tal forma que possam ser enviadas alertas em caso de declínio no desempenho ou funcionamento inesperado.
    CORRETO

    III A tecnologia SCSI é muito utilizado para arrays de disco de alto desempenho e seu uso é abrangente nas instalações tipo NAS (networked attached storage), SAN (storage area network) e com maior preponderância nas instalações tipo DAS (direct attached storage).
    ERRADO

    IV A tecnologia SAN utilize as tecnologias fibre channel e iSCSI.
    CORRETO
  • Marquei letra B, pois achei incorreto o seguinte termo do ítem II:  "permite que um driver (DRIVE) seja monitorado por si mesmo"
  • Também não entendi(driver).
  • eu a princípio marquei que a letra B pensando que a desrição do  smart estava errada. porem ao dar uma olhada no wikipedia, ele fala a mesma coisa, e até mesmo mostra os indicadores de problemas que possam ser implementados, como a análise de performance conforme mencionado na questão.

    http://en.wikipedia.org/wiki/S.M.A.R.T.
  • I Hierarquia de armazenamento se refere à alocação de arquivos em diferentes tipos de armazenamento em função da sua frequência de uso.

    II A tecnologia SMART (self-monitoring, analysis, and reporting technology) permite que um driver seja monitorado por si mesmo, de tal forma que possam ser enviadas alertas em caso de declínio no desempenho ou funcionamento inesperado.

    III A tecnologia SCSI é muito utilizado para arrays de disco de alto desempenho e seu uso é abrangente nas instalações tipo NAS (networked attached storage), SAN (storage area network) e com maior preponderância nas instalações tipo DAS (direct attached storage).

    IV A tecnologia SAN utilize as tecnologias fibre channel e iSCSI.


    Na minha opinião, a asseriva I é  incorreta, pois 1º) a hierarquia de armazenamento não diz respeito apenas a arquivos e 2º) os tipos não são definidos pela frequência de uso, mas pela velocidade de acesso, capacidade de armazenamento e - até - custo financeiro (veja figura). Nas demais assertivas não encontrei erro.

    http://ivairsouza.com/hierar1.jpg
  • A I está correta. 

     

    Basta você se lembrar das aulas de arquitetura de computadores. Existe uma hierarquia de memórias nas arquieturas modernas justamente para armazenar os arquivos de acordo com sua função e frequência de uso.

     

    Começamos com memória cache para arquivos mais utilizados, depois vamos para a memória RAM, depois podemos ir para um SSD, em seguida para um Disco rígido e por fim backups em fitas ou dispositivos de massa mais baratos. 

     

    Importante salientar que a hierarquia tem função precípua de otimizar os custos e facilitar o acesso aos dados, com base na sua importância e frequência de utilização. 

  • A hierarquia existe em função da velocidade, e não da frequência de uso. A II, III e IV estão corretas.

  • III está errada. SCSI não é usado em maior peproderância em DAS. DAS, em computadores e notebooks por exemplo, usam PATA e SATA prepoderantemente. 

  • ( CESPE ) As tecnologias SAN são redes com velocidade de transmissão de dados da ordem de gigabits por segundo ou superior formadas por dispositivos de armazenamento e servidores que acessam tais dispositivos. C

    ( CESPE ) SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho, que transfere dados entre servidores e dispositivos de armazenamento, separada da rede local. C

    ( CESPE ) O storage do tipo SAN (Storage Area Network) é embasado em redes de armazenamento dedicadas e escaláveis que conectam servidores e dispositivos. C

    ( CESPE ) Por meio de uma SAN (storage area network), cuja função é ajudar no gerenciamento de dados armazenados, independentemente dos equipamentos de acesso a esses dados, podem-se prover recursos relacionados com redundância e tolerância a falhas C

  • c-

    DAS - IDE/SCSI

    NAS - TCP/IP

    SAN - Fiber Channel / Gigabit Ethernet


ID
628003
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A blade is literally a self-contained server, which collectively fits into an enclosure with other blades. Sometimes known as a chassis, this enclosure provides the power, cooling, connectivity, and management to each blade. The blade servers themselves contain only the core processing elements, making them hot-swappable. A single blade contains hot-plug hard-drives, multiple I/O cards, memory, multi-function network interconnects, and Integrated Lights Out remote management. For additional storage, blades can connect to another storage blade or to a network attached SAN.
Com base no texto acima, é correto afirmar que blades

Alternativas
Comentários
  • O gabarito indica item "e" como correto mas a condicional depois da vírgula não está presente no texto. O texto afirma que as blades contém apenas elementos de processamento essenciais ("core" aqui não é central) e isso os faz substituíveis durante operação.

    Eu entraria com recurso nessa questão.
  • A pessoa que fez essa questão certamente não sabe o que é uma Blade. Já vi isso várias vezes. Eles pegam um cara que é da área de informática e devem mandar ele elaborar a prova de TI toda. Aì, se o cara é um especialista em desenvolvimento ele acaba criando estas questões de Suporte sem pé nem cabeça...

    Trabalho com blade tenho condiçoes de fazer alguns comentários:

        a) são literalmente servidores interdependentes.

    OK. As blades são independentes e não INTERdependentes como diz a questão. ERRADO

        b) compartilham energia, refrigeração e conectividade oferecida pelo gabinete.

    Claro que está correto. Estes recursos mencionados são providos pela enclosure. Agora, enclosure=chassi, mas enclosure=gabinete? Na minha opinião obviamente sim. CERTO

        c) utilizam os mesmos cartões de E/S, memória e interconectores de rede.
    ERRADO
       d) podem ser conectados apenas em blade de armazenamento do tipo SAN.
    ERRADO
        e) podem ser trocados individualmente com o sistema em operação, se tiverem apenas elementos de processamento central.
    Mal escrito mas CERTO

    Portanto B e E estão corretas
    Recurso! (que será ignorado como sempre :)
  • Alternativa B correta.

    Alternativa E, gabarito, terrivelmente traduzida. No texto base, onde está o "se" (condicional) transcrito pelo examinador?

    Aí fica difícil...

  • Muito bom o comentário do nosso colega "Saia http: ...".

    Acabei indo na "B", mas a banca com todo o seu know-how técnico e perfeita redação considerou apenas a "E".

    Essas provas de tecnologia da informação são quase umas piadas ...

  • Recurso na questão, mal formulada induzindo o cadidato ao erro. Como todos disseram, a B está certa, a E certa com ressalvas de escrita...

  • e) podem ser trocados individualmente com o sistema em operação (hot-swappable), se tiverem apenas elementos de processamento central (contain only the core processing elements).


ID
630892
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre redes SAN, considere:
I. O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de cinco camadas para o transporte dos dados pela rede, cabendo às camadas inferiores, FC-1 e FC-0, o real transporte dos dados através da rede.

II. Fibre Channel pode trabalhar com várias classes de serviço, entre as quais, um serviço de conexão dedicada entre dois pontos com confirmação de entrega do quadro e outro onde a conexão não é dedicada e não há confirmação de entrega do quadro.

III. Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados, tornando a transação entre os clientes e alvos no iSCSI bastante similar à transação do FCP.

IV. O SAN é uma rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamento, através de múltilplos caminhos que protegem contra falha de um caminho entre cliente e um dispositivo de armazenamento.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Pelo visto questão tirada daqui : http://www.concursopedia.com/Arquitetura_de_Armazenamento.


    Eu masquei a resposta A, porque na questao IV ele fala "conectam vários clientes", mas não seriam servidores ?  Se alguém puder confirmar, agradeço.
  • Isaú, o termo "clientes" e "servidores" no cenário descrito na questão são sinônimos e tanto um quanto outro pode ser usado sem problemas.

    Em questões de concurso, quase sempre (infelizmente) somos obrigados a abstrair os detalhes.
  • Marquei a letra A, por entender que para ser SAN não precisa ser através de múltiplos caminhos como é o caso da topologia Ponto a Ponto. Isso é o que dá em procurar chifre em cabeça de cavalo.    Em nenhum momento, a questão afirmou que para existir SAN precisa ter caminhos múltiplos.
  • Quais as camadas do Fibre Channel que fazem o transporte através da rede. Em alguns lugares texto vi que é da FC0 a FC2 e aqui diz que é apenas a FC0 e FC1.
    Alguém saber dizer se é o entendimento da banca ou a teoria é essa mesmo.

    Desde já agradeço pela ajuda.
  • Na verdade, a questão foi tirada do site:  http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/index.html
  • Camadas do Fibre Channel
    O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de múltiplas camadas para o transporte dos dados pela rede. No total são cinco camadas, numeradas de FC-0 a FC-4. A camada superior estabelece a interface entre o Fibre Channel e aplicativos de nível superior. O FC-3 está em desenvolvimento e poderá incluir funções para criptografia e compressão de dados. A camada FC-2 define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma seqüência de quadros para serem repassados para a camada de transporte. Essa camada inclui ainda classes de serviços e mecanismo para controle de fluxo. As camadas inferiores, FC-1 e FC-0, concentram-se no real transporte dos dados através da rede. O FC-1 é responsável pela codificação e decodificação de dados para que seja transmitida a velocidade gigabits e define a estrutura de comandos para o acesso do meio. FC-0 estabelece padrões para vários tipos de meios, extensão permitida, e sinalização
    Classes de Serviços
    Para assegurar um transporte de dados apropriado, aplicações podem requer diferentes tipos de garantia de entrega, largura de banda disponível e conectividade entre dois pontos comunicantes.
    Classe 1 é um serviço de conexão dedicada entre dois pontos comunicantes com confirmação de entrega do quadro, acknowledgment (ACK).
    Classe 2 é um serviço onde a conexão não é dedicada entre os pontos comunicantes, mas é confirmada a entrega do quadro.
    Classe 3 é um serviço onde a conexão não é dedicada e nem é confirmada a entrega do quadro.
    Classe 6 é um serviço multicast, transmissão simultânea para várias estações de trabalho, com acknowledgment.
    Classe F é usada em comunicações switch-to-switch ou switch-to-bridge.
    iSCSI
    O Internet SCSI (iSCSI) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino através de redes TCP/IP.
    Como o FCP no Fibre Channel, a tarefa básica do iSCSI é encapsular os comandos SCSI, estados, e os dados. A transação entre os clientes e alvos no iSCSI e bastante similar a transação do FCP.
    O Que É SAN?
    Um storage area network (SAN) é um rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamentos. Portanto, no SAN existem vários caminhos disponíveis para o transporte de dados entre dois pontos.
     
    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_a.html

  • FC4 – Protocol-mapping layer, in which application protocols, such as SCSI, IP or FICON, are encapsulated into a PDU for delivery to FC2.

    FC3 – Common services layer, a thin layer that could eventually implement functions like encryption or RAID redundancy algorithms; multiport connections;

    FC2 – Network layer, defined by the FC-PI-2 standard, consists of the core of fibre channel, and defines the main protocols; port to port connections;

    FC1 – Data link layer, which implements line coding of signals;

    FC0 – PHY, includes cabling, connectors etc.;


ID
638290
Banca
FUMARC
Órgão
PRODEMGE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afrmativas sobre arquiteturas de armazenamento de dados.
I. Network Attached Storage (NAS) são dispositivos de armazenamento de dados que executam um sistema operacional e são acessíveis através da rede.
II. Implementações comuns de SAN (Storage Area Network) sempre dispõem de RAID, mas isso não ocorre para dispositivos do tipo NAS.
III. SAN são construídos em uma infra-estrutura especialmente projetada para suportar grande tráfego de dados. Assim, eles proporcionam um acesso mais rápido e estável do que protocolos de alto-nível como os NAS.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Analisando a questão, somente o item II está incorreto, pois os dispositivos tipo NAS podem e fazem uso do RAID.

    Fonte de pesquisa: Sitio "Guia do Hardware" (links: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/ e http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html) acessado em 16/01/2012.

  • Tanto o SAN quanto o  NAS  podem ou não implementar RAID. 
    Tudo depende da resiliência exigida no projeto
  • "Um exemplo de NAS é Buffalo TeraStation Pro II, que permite o uso de 4 discos, que podem ser configurados em modo RAID 0, 1, 10 ou RAID 5"

    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • Gabarito: B.

     

    Se tivesse uma outra alternativa marcando apenas a I como correta, eu ia ficar numa dúvida do caramba.


ID
639508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.
  • O item E também está errado. Essa não é a definição de SAN, ela apenas em geral é construída com fibra ótica e SCSI. 
  • O NAS disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos, contrastando com o SAN (Storage Area Network), que só realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. A principal distinção entre os dois sistemas de armazenamento é que o NAS fornece protocolos de arquivo, e o SAN protocolos de camada. Raramente vê-se o sistema SAN sendo utilizado fora de grandes redes de computadores.

    Equipamentos NAS estão sendo usados pelo mundo corporativo há algum tempo, porém com a redução dos custos destes dispositivos e com a popularização de redes domésticas, diversos produtos NAS surgiram para o mercado pessoal. Estes dispositivos NAS de uso doméstico são baseados em processadores baratos rodando uma versão embarcada de Linux. Além do baixo custo, estes aparelhos têm baixo consumo de energia e têm uma instalação relativamente simples. Existem alternativas open source para implementações caseiras de NAS, como o FreeNAS, o Openfiler e o NASLite.

  • LETRA D NAS PALAVRAS DE MANOEL VERAS.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.191),"As principais diferenças  entre redes NAS e redes SAN  são as seguintes(entre outras):

    Compartilhamento: as redes SAN compartilham discos e unidades de fita, as redes NAS compartilham sistemas de arquivos."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009

  • d-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
640450
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às redes de armazenamento de dados SAN e NAS, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O protocolo ATA over Ethernet foi desenvolvido pela Brantley Coile que atualmente a empresa chama-se Coraid. Este protocolo foi desenvolvido para acesso à unidades de storages através da rede padrão Ethernet. Podendo assim criar as famosas SANs ( Storage Area Networks).


    Que Deus nos abençoe.
  • Realmente, AoE é considerado uma tecnologia SAN (alto desempenho) de baixo custo e usa tecnologia padrão (Ethernet) e realmente não usa pilha TCP/IP, acredito que o erro esteja em dizer que é uma solução alternativa ao iSCSI, ou outras tecnologias SAN.

    Encontrei algumas informações nos sites abaixo, acho que é confiável, embora não tenho conhecimento sobre o assunto:
    Informações gerais:
    http://es.wikipedia.org/wiki/Ata_over_ethernet

    Informações gerais e um pouco de comparação com o iSCSI:
    http://www.ranzes.com.br/artigos/3-linux/11-criando-uma-storage-baseada-em-aoe-ata-over-ethernet
    https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/tem_dsco_na_rede_ata_over_ethernet?lang=en
  • "protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS."

    NFS e CIFS são Sistemas de Arquivos e não protocolos de comunicação... e agora?
    será que o termo "protocolos de comunicação" vale para Sistemas de Arquivos?
  • NFS e CIFS são protocolos TCP/IP, da camada de aplicação.

    Excelente referência: 
    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
  • O erro está em dizer que AoE evita a utilização de TCP/IP. Ele apenas não usa IP (layer3).
  • O protocolo AoE (ATA over Ethernet) é uma tecnologia que encapsula comandos ATA em frames Ethernet e evita a utilização do TCP/IP, constituíndo-se, portanto, em uma alternativa de alto desempenho e de custo muito baixo ao armazenamento de dados do tipo (erro: NAS)  SAN

    Veja:
    ... capacidade de construir redes de armazenamento ( 
    SAN ) a baixo custo, ...
    http://es.wikipedia.org/wiki/Ata_over_ethernet



  • acho que o pessoal tem que colocar informações mais confiáveis, não que o o wikipedia não seja, mas pode conter erros. o site http://www.coraid.com/solutions/tech é o site da empresa que desenvolveu o AoE. lá diz que é uma tecnologia SAN e que trabalha em L2.

    http://www.coraid.com/solutions/tech
  • Opa Galera, estou vendo varios erros nos comentários que podem levar os estudantes a erros, só complementando o que já falaram: 

    1) o AToE é concorrente ao iSCSI e ao Fibre Channel

    2) Não usa nem TCP nem IP, nem nenhum protocolo de niveis 3,4, atua somente no nível 2 (L2 - padrão Ethernet)

    3) É para SAN não para NAS.

    4) NFS e CIFS são protocolos TCP/IP, da camada de aplicação, não são sistemas de arquivos. Estes protocolos podem ser utlizados com vários sistemas de arquivos, NFST, FAT32, EXT2, EXT3, etc...

     

     

     

  • c-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.

    http://www.nas-san.com/slides/images/confusion2.gif


ID
644569
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de cinco camadas para o transporte dos dados numa rede SAN. Definir como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros para serem repassados para a camada de transporte, e habilitar mais de uma porta para responder a um mesmo endereço, são propriedades específicas e respectivas das camadas

Alternativas
Comentários
  • A pilha de protocolos FC está dividada em 5 camadas:
     As 4 camadas mais baixas definem as técnicas fundamentais de comunicação; FC0 até FC3
    A FC4, camada superior, define como os protocolos de aplicação serão mapeados na rede FC.

    O padrão FC define 3 diferentes topologias: Fabric, arbitrated loop e point-to-point.

    Camadas FC:
     FC-0: cabos, plugs e codificação do sinal;
     FC-1: codificação 8b/10b, coverte um caracter 8-bit que será transmitido em um caracter 10-bit. Tb usado em Gigabit Ethernet;
     FC-2: sinalização (frame / controle de fluxo);
     FC-3: Common Services (stripping, hunt group, multicast)
     FC-4: Provê protocolos específicos; iSCSI, FCIP.  

     As 3 camadas mais baixas do FC (FC-0 ~ FC-2) englobam o padrão físico do FC. Definem as características de transmissão física do FC.
     As 2 camadas superiores (FC-3 e FC-4) englobam características da interface do FC com os protocolos de rede e as aplicações.

    www.redbooks.ibm.com/redbooks/pdfs/sg245470.pdf


  • O modelo Fibre Channel não mapeia de modo ordenado em referência ao modelo OSI. Uma comparação grosso modo entre as camadas do modelo Fibre Channel com as camadas do modelo OSI poderia ser feita da seguinte forma:
       FC-4 mapeia nas camadas de aplicação e apresentação do modelo OSI.
       FC-3 e FC-2 mapeiam nas camadas de sessão, transporte, e enlace do modelo OSI.
       FC-1 e FC-0 mapeiam na camada física do modelo OSI.
    Ter o conhecimento do modelo OSI é a forma mais simples e rápida de entender o funcionamento de outros modelos e resolver as questões.

  • P complemento...


    FC-2: Essa camada define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros para serem repassados para a camada de transporte, independentemente das camadas superiores. A camada FC-2 tem capacidade de autoconfiguração e suporta ambientes ponto-a-ponto, de laço arbitrado e switched.

    Os dados são transmitidos em ordered sets de quatro bytes, contendo os caracteres de controle e os dados. Através dos ordered set de dados é possível realizar a sincronização, que também estabelece a fronteira do alinhamento. O protocolo usado para garantir a segurança é o FCIP (Fibre Chanel over IP), que cria um tunelamento de FC. O FCIP utiliza o IPSEC.

    FC-3: Essa camada define funções auxiliares, que podem afetar múltiplas portas em um único nó ou em um fabric. As funções suportadas geralmente incluem:

    *  Hunt Groups: Esta função tem por objetivo diminuir a latência do sistema. Para isso, a cada nó é atribuído um hunt group. Um hunt group é um conjunto de N_Portas conectadas a um único nó. A este conjunto é atribuído um identificador, cujo propósito é permitir que frames que contenham o identificador sejam redirecionados para qualquer N_Porta disponível do conjunto;

    * Striping: Utiliza N_Portas em paralelo para transmitir uma informação através de diversas conexões, aumentando, consequentemente, a largura de banda;

    * Multicast: Realiza a transmissão para várias portas de destino. Também inclui a habilidade de transmitir em broadcast para todos os nós ou subconjunto de nós.


    Alternativa: B


ID
662347
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos ambientes SAN (Storage Area Networks) e NAS (Network Attached Storage), é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O ambiente NAS utiliza o conceito de arquivos diferentemente de uma SAN, em que é utilizado o conceito de bloco de disco. Na alternativa B o examinador afirma que os dados trafegados em um ambiente NAS são similares aos dos dispositivos ATA ou SCSI, que são HDS e utilizam em suas estruturas blocos de discos. Sendo assim, a alternativa está incorreta.

  • "...ela não é desenvolvida para tarefas computacionais em geral." Como não?

  • @chico Bioca, o dispositivo de storage NAS é construído para um propósito específico: prover acesso a dados em uma rede. A alternativa A informa corretamente que, apesar de possível executar softwares não dedicados ao armazenamento de dados em rede (i.e. tarefas computacionais em geral), esse não é o objetivo do dispositivo.

  • b-

    NAS :

    A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional.

    Tanto o crescimento quanto a diminuição das áreas de armazenamento podem ocorrer sem ações no sistema operacional do servidor.

    O desempenho está atrelado ao trabalho adicional no tratamento dos dados, pois os protocolos são voltados à movimentação de arquivos.

    Processa um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes.

    ________________________________________________________________________________________________________________________________

    SAN:

    Comporta-se como se fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente, de forma transparente.

    Usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções.

    Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.


ID
717397
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No ambiente SAN (Storage Area Network), o modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de múltiplas camadas para o transporte dos dados pela rede, numeradas de FC-0 a FC-4. A camada que define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros, a fim de serem repassados para a camada de transporte, incluindo ainda classes de serviços e mecanismo para controle de fluxo, é a camada

Alternativas

ID
717403
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. Utiliza o protocolo CIFS sobre rede Ethernet/TCP-IP.

II. Bloco de dados é o tipo de informação que trafega na rede entre servidores e storage.

III. Independe do sistema operacional do servidor; é responsabilidade do próprio storage formatar, particionar e distribuir informações nos seus discos.

IV. A segurança dos dados na rede é alta, implementada numa rede não compartilhada.

As características de arquiteturas de armazenamento de dados apresentadas nos itens I a IV, correspondem correta e respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • [A] - NAS, SAN, NAS, SAN.

  • a-

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede,

    _______________________________________________________________________________________________________________________________________

    Utilizando protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, sistemas NAS podem centralizar a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.


ID
781555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de estrutura SNA (systems network architecture), e de protocolos de implantação de serviço SNA e TCP/IP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão dificil.. mas vamos lá...

    A estrutura SNA é propriedade da IBM, esta estrutura foi criada nos anos 70 e melhorada ao longo dos anos, é amplamente utilizada em main-frames.. grande parte de instituições bancárias, quem aqui conhece o famoso terminal, T3270? Pois bem vamos lá..

    (A) - Correto

    (B) - Errado -  Pois redes TCP e SNA possuem na sua camada de transportes protocolos para que tanto trafego partindo de uma para a outra seja aceitável, logo esses pacotes fluem normalmente.

    (C) - Errado - Pois o SDLC opera independentemente do link, o SDLC pode operar em um link ponto-a-ponto, multi-ponto, circuitos de 2 fios (two-wire) e 4 fios (four-wire) tanto em half quanto full duplex. Além do que o SDLC possui habilidade para trabalhar em conexão de uma estação two-wire com estações de four-wire, logo não existe restrição do SDLC entre transmissão half-duplex para redes comutadas por circuitos.

    (D) - Errado - LLC (controle logico de enlace) tipo 3  oferece suporte a transferência com emprego de confirmações mas não é orientado.. logo não obriga conexões lógicas para a transferencia de dados.

    (E) - Errado - O HDLC foi baseado no SDLC , a pegadinha da questão está quando é citado o NRM que só pode ser feito para conexões desbalanceadas, onde a estação primária envia o comando e a secundária envia as respostas. Para conexões balanceadas é utilizado o ARM (Modo balanceado Assincrono) onde elas ficam combinadas que tanto estação primária quanto secundária podem transmitir comandos e respostas.

ID
801388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistema de storage embasado em SAN e às técnicas
que podem ser utilizadas para aumentar a segurança desse sistema,
julgue os itens de 59 a 62.

A criação de zonas (zoning) em uma SAN permite isolar determinados dispositivos e sistemas em uma rede com fibre channel. Por exemplo, para sistemas Unix, por meio de configurações de zoning, é possível isolar o acesso a dados em sistemas Windows em um storage.

Alternativas
Comentários
  • A explicação abaixo mata a questão:

    SAN zoning is a method of arranging Fibre Channel devices into logical groups over the physical configuration of the fabric.

    SAN zoning may be utilized to implement compartmentalization of data for security purposes.

    Each device in a SAN may be placed into multiple zones.

    Fonte: http://www.sansecurity.com/faq/san-zoning.shtml

  • Há algumas formas de se implementar uma SAN. Atualmente, a topologia mais utilizada é em malha, e, com isto, a técnica do zoneamento (zonning) tornou-se bastante popular. Esta técnica consiste em definir grupos de dispositivos que se enxergam, o que chamamos de zona. Isto permite alocar o storage adequadamente para cada hosts, pois as necessidades de espaço em disco, e mesmo de redundâncias, são diferentes entre os membros de uma SAN. Entre as diversas formas de se definir uma zona, a mais comum é utilizando-se os WWNs dos hosts.

    O zoneamento é feito no switch. Atualmente, a maioria dos switches possui algum utilitário gráfico que auxilie a fazer os zoneamentos e outras tarefas próprias de cada um, mas pode-se fazer também se conectando no switch via telnet e utilizando o sistema próprio dele
  • O zoneamento (Fabric zoning) permite a separação de dispositivos baseados: na função, separação de departamentos, ou potenciais conflitos entre sistemas operacionais. De forma simplicada, o zoneamento restringe o acesso a certos nós/recursos.

    O zoneamento pode ser configurado de duas maneiras:

    Estaticamente, configuração por portas. Dinamicamente, configuração baseada em World-Wide Name (WWN)Zoneamento por porta é mais seguro que zoneamento baseado em WWN, pois o intruso não consegue enganar a porta manipulando as informações do quadro Fibre Channel.
    No zoneamento baseado em WWN, a zona é designada ao dispositivo. Isso facilita o translado dos dispositivos mas é mais vulnerável a intrusões.
  • CERTO

    Segundo Manoel Veras(2009,p.180),"O zoning é uma função desempenhada pelos switches SAN que possibilita que os nós dentro do fabric sejam controlados e segregados. Em resumo, o zoning permite fazer o controle de acesso à topologia SAN. Zonas compreendem um conjunto de membros que têm acesso uns aos outros. Uma porta ou um nó pode ser membro de mais de uma zona. Somente uma zona pode estar ativa em certo momento em um fabric."

    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS


ID
801391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistema de storage embasado em SAN e às técnicas
que podem ser utilizadas para aumentar a segurança desse sistema,
julgue os itens de 59 a 62.

Por meio da tecnologia VSAN (virtual SAN), é possível criar, em um mesmo switch fibre channel, vários switches lógicos, fazendo a segmentação entre os mesmos, o que permite o isolamento de tráfego.

Alternativas
Comentários
  • O texto da questão é quase uma cópia do wikipedia:

    VSAN
    From Wikipedia, the free encyclopedia

    In computer networking, a virtual storage area network (VSAN) is a collection of ports from a set of connected Fibre Channel switches, that form a virtual fabric. Ports within a single switch can be partitioned into multiple VSANs, despite sharing hardware resources. Conversely, multiple switches can join a number of ports to form a single VSAN.
    VSANs were designed by Cisco, modelled after the virtual local area network (VLAN) concept in Ethernet networking. In October 2004, the Technical Committee T11 approved VSAN technology into the American National Standards Institute (ANSI) as the standard.
    A VSAN, like each FC fabric, can offer different high-level protocols such as FCPFCIPFICONiSCSI. Each VSAN is a separate self-contained fabric using distinctive security policies, zones, events, memberships, and name services. Traffic is also separate.
    Unlike a typical fabric that is resized switch-by-switch, a VSAN can be resized port-by-port.
    The use of VSANs allows traffic to be isolated within specific portions of the network. If a problem occurs in one VSAN, that problem can be handled with a minimum of disruption to the rest of the network. VSANs can also be configured separately and independently.
  • CERTO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.231),"A tecnologia VSAN permite aos usuários criar uma ou mais SANs virtuais em um única topologia física que contém switches e ISLs. Esta tecnologia melhora a capacidade de expansão,disponibilidade e segurança da rede de área armazenamento(SAN). Estes benefícios são derivados da separação de serviços de Fibre Channel em cada VSAN e do isolamento do tráfego entre VSANs."

    Bibliografia:

    LIVRO ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-2011-SOMASUNDARAM.


ID
801397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a sistema de storage embasado em SAN e às técnicas
que podem ser utilizadas para aumentar a segurança desse sistema,
julgue os itens de 59 a 62.

O zoning pode ser implementado em hardware ou em software. Na implementação em software, acontece o mascaramento do LUN (logical unit number), o que a torna mais segura e eficiente que o zoning implementado em hardware.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta por inverter os conceitos.

    O Hard zoning é recomendado quando o quesito Segurança é rigidamente necessário, ou seja, o zoning entre Initiator e Target são dependentes de portas específicas, e o switch fiber-channel garante por hardware que não haverá transferência de dados entre portas não autorizadas.
    Por outro lado, quando o quesito necessário é a flexibilidade, recomenda-se o Soft zoning (o mais utilizado). Nele o mapeamento entre Initiator e Targets é feito por meio de WWN (World Wide Name) e WWPN (World Wide Port Name), que são basicamente o endereço físico da placa de fibra (HBA) e o endereço físico da porta específica na placa de fibra. Assim é possível trocar determinadas fibras de uma porta para outra sem ter que alterar o zoning. No entanto, não há garantia fornecida pelo switch de que não ocorram transferências entre membros não autorizados no zoning.

    Fonte: http://goo.gl/ZsKqC
  • Zoneamento por porta (hardware) é mais seguro que zoneamento baseado em WWN (software), pois o intruso não consegue enganar a porta manipulando as informações do quadro Fibre Channel. Entretanto, a zona permanece com a porta e não com o dispositivo. Se houver uma mudança de um servidor de uma porta para outra, o servidor não mais pertencerá a zona que era designado. No zoneamento baseado em WWN, a zona é designada ao dispositivo. Isso facilita o translado dos dispositivos mas é mais vulnerável a intrusões.


ID
805603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolos, fibre channel e correspondentes aplicações, julgue o  item a seguir. 

Para a interligação de hosts em uma SAN, é comum o uso de HBA (host bus adapter), possuindo cada HBA um identificador único, conhecido como world wide name (WWN).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. 

    Segundo Somasundaram(2011,p.157),"Cada dispositivo do ambiente FC recebe um identificador único de 64 bits chamado WWN(World Wide Name, nome mundial). [...] Diversas definições de configuração em uma SAN usam WWN para identificar dispositivos de armazenamento e HBAs. "

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-EMC EDUCATION SERVICES.

  • HTTP Concurseiro, não entendi porque tu disse que está ERRADO sendo que o texto que tu colocou aí é exatamente o que diz a questão. Oxi!


ID
813046
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre as redes SAN (Storage Area Network), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a)uma das vantagens desse tipo de rede é que sua capacidade de armazenamento pode ser aumentada. 

     

    b)um SAN possui diversas formas de aumentar a disponibilidade,contudo, se houver falha em alguns discos, o funcionamento da rede não é interrompido. 

     

    c) o SAN possui uma interface especifica devido ao grande fluxo de informações que trafega por ela. 

     

    d)os computadores que têm acesso ao SAN, além da interface de rede tradicional, possuem uma interface específica para a conexão nesse tipo de rede.(CORRETO)

     

    e)os desempenhos das redes SAN são dependentes da topologia de rede utilizada, tornando essa a sua principal desvantagem


ID
828097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de deduplicação em storage é caracterizado

Alternativas
Comentários
  • A deduplicação é uma forma de reduzir a duplicação de dados para reduzir o espaço ocupado pelos dados. Alguns servidores disponibilizam esse recurso nativamente, como, por exemplo, o Windows Server 2008 R2. Dessa forma, evita-se que se tenha o mesmo arquivo replicado várias vezes no HD, ocupando desnecessariamente espaço.
  • Gabarito: letra d).
    Como o próprio nome diz, deduplicação (ou desduplicação) é o processo de encontrar dados duplicados, reduzir o número de cópias e assim economizar espaço.

    Fonte: http://itweb.com.br/blogs/deduplicacao-migrando-para-o-storage-primario/
  • LETRA D.

    Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."

    *Portanto, um dos objetivos da deduplicação é eliminar a duplicidade de dados, o que condiz com a afirmação da alternativa D

    fonte: 
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS
  • GABARITO D!

    .

    .

    A deduplicação in-line elimina os dados redundantes durante o processo de backup, antes mesmo de serem gravados. O processo geralmente é mais demorado visto que os dados serão armazenados somente após a deduplicação dos mesmos.

    Na deduplicação pós-processo, o backup completo é realizado normalmente e a analise e remoção das redundâncias nos dados são efetuadas em um processo posterior separadamente do backup. Isso garante um backup mais rápido porém necessita de mais espaço de armazenamento.

     A deduplicação na origem remove os dados redundantes em ambiente de produção, antes mesmo de serem enviados para o servidor de backup.


ID
837355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de armazenamento de dados.

As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

Alternativas
Comentários
  • SAN: Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos ao cargo do cliente

    NAS: Oferece armazenamento e sistema de arquivos, oferece e gere tudo que é necessário para a correta disponibilização dos dados de forma totalmente autônoma


    Resumindo, a frase estaria correta se não tivesse mencionado NAS.

  • Gabarito Errado

    Na SAN tudo bem... agora no NAS não.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sabe aquele errado pela metade, típico CESPE?

    Pois é, o SAN deixa a cargo do cliente lidar com o sistema de arquivos, mas o NAS não, pois o NAS tem sistema operacional instalado, então o cliente não precisa se preocupar com o sistema de arquivos do NAS. Item errado.

  • e-

    NAS-. Funcionalidade exclusiva de prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede.

    NAS-. Disponibiliza armazenamento e sistema de arquivos.

    SAN- Realiza armazenamento e deixa ao cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

    SAN-. Cada dispositivo é de propriedade de um único computador.

    NAS. Permite que vários computadores acessem ao mesmo conjunto de arquivos em uma rede.


ID
900904
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma SAN (Storage Area Network) pode ser usada em uma LAN (Local Area Network) de modo a permitir o compartilhamento de dispositivos de armazenamento.

Uma das características das arquiteturas de armazenamento de dados em uma SAN é que, na arquitetura

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra "A": LAN free, os dados de backup são movidos através da SAN, permitindo um maior uso da largura de banda da LAN para outras necessidades do negócio.

    Nesse caso, todo o tráfego do backup é realizado na rede SAN, através das tecnologias FC, ISCSI a nível de bloco, sem a utilização da rede local.

  • Um backup LAN-free é um backup de servidor de dados para um compartilhado dispositivo repositório central sem enviar dados sobre a local area network(LAN). É normalmente usado pela storage area network(SAN).


    A meta do backup LAN-free é reduzir o tempo gasto para completar o backup. Oferecendo uma maneira alternativa de backup do que simplesmente copiando dados para o network-attached storage(NAS) sobre a LAN.

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/LAN-free_backup

  • a-

    LAN-free backups allow a SAN to share one of the most expensive components of the backup and recovery system —the tape or optical library and drives within it. When most backups were done to locally attached tape drives, this worked fine when data centers were small. Once the management of dozens (or even hundreds) of individual tapes became too much or when servers would no longer fit on a tape, data centers started using backup software that allowed them to use a central backup server and back up their servers across the LAN.

    https://www.oreilly.com/library/view/using-sans-and/0596001533/ch04.html


ID
909964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a
seguir.

Em uma SAN, é possível manter um dispositivo de storage, que apresenta, para um servidor, um volume com vários discos, que utilizam RAID do tipo 6. Esse tipo de arranjo de disco contém um disco de paridade para o arranjo.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, dois erros na questão.
    1º em dizer um dispositivo storage é uma SAN, pois uma SAN caracteriza-se por uma rede de armazenamento de alta velocidade, um conjunto completo e não apenas um dispositivo.
    2º RAID 6  não possui um disco de paridade, a paridade está pulverizada em todos os discos.
  • Corrigindo o comentário da colega, o RAID 6 possui dois discos de paridade e não apenas 1. Ele permite que mais de um disco falhe no arranjo, sem que haja perda de informações. No caso do RAID 5, este permite que apenas um disco falhe sem que haja perda de informações.
  • Na verdade, o RAID6 utiliza dois blocos de paridade distribuídos através de todos os discos do arranjo e não em um disco só, como diz a assertiva. Questão Errada

    File:RAID 6.svg

    Fontes:  Wikipédia (inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Standard_RAID_levels
    Clube do Hardware: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Vantagens-do-RAID6-Sobre-o-RAID0-e-o-RAID5/1006/2
  • Afirmar que o RAID 6 contem 1 disco de paridade não é errado. Realmente ele possui 2, mas dizer que possui 1 não torna o item errado.

    Se o erro da questão for só esse, ela foi muito mal elaborada
  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    RAID 0 - striping;

    RAID 1 - espelhamento;

    RAID 5 - distribuição com paridade;

    RAID 6 - distribuição com paridade dupla;

    RAID 10 - combinando espelhamento e striping.


ID
909967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a
seguir.

Uma SAN suporta protocolos ISCSI (Internet small computer system interface) e FCP (fibre channel protocol).

Alternativas
Comentários
  • Correto.  SANs podem ser implementadas utilizando interfaces, de diferentes tipos. Os protocolos suportados por SAN são os seguintes:

        FCP: Fibre Channel Protocol
        FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
        IFCP: Internet Fibre Channel Protocol
        SCSI: Small Computer System Interface
        ISCSI: Internet Small Computer System Interface
        ISNS: Internet Storage Name Service
        SAS: Serial Attached SCSI

    Atualmente, Fibre Channel é o padrão utilizado na maioria das SANs. Fibre Channel é uma interface serial que possui uma alta largura de banda e permite que um grande número de dispositivos possam ser anexados a ela de uma vez. Os dispositivos Fibre Channel são conectados, principalmente, a um cabo de fibra ótica, mas pode ser utilizado também em cabos de cobre. As velocidades das SANs atuais vão até 2 Gb/s.

    A Fibre Channel pode se comunicar com vários protocolos diferentes, incluindo SCSI, e até mesmo IP. Os dispositivos do Fibre Channel são identificados por um número de ID fisicamente gravado denominado World Wide Name, análogo a um endereço de Ethernet MAC.
  • SAN– Storage Area Network – Tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso a dados, RAIS e outras funções). Essa controladora é ligada a um servidor por meio de uma interface dedicada (Fibre Channel, Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando iSCASI)). O servidor se encarrega de distribuir os dados para os clientes da rede.
    Podemos dizer, de forma simplificada, que SAN é uma rede dedicada ao armazenamento de dados, onde dispositivos armazenadores de discos (storages) são conectados aos servidores da rede
    Também podemos definir SAN como uma infraestrutura que permite que diversos servidores tenham acesso a discos externos de modo rápido e confiável.
    A principal diferença entre um SAN e um NAS é que o SAN comporta-se como fosse uma única unidade de armazenamento, que o servidor pode acessar diretamente de forma transparente. É como se o SAN fosse um único HD de 100 TB no servidor. Diferente do NAS, que se comporta como um servidor de arquivos e pode ser acessado simultaneamente por vários clientes. As SANs provêem alta disponibilidade e confiabilidade.
  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    O Storage Area Network, é formado pelo isolamento do sistema de estocagem da rede, ou seja, cria-se uma rede apenas para o armazenamento, utilizando storages e servidores.

    Nesse sistema é possível destacar duas tecnologias:

    Fibre Channel: associada à rede de armazenamento que atua como via de alta velocidade, sendo que o sistema FC pode chegar até 16 Gbps sem configurações de maximização de velocidade. Nesse protocolo, os servidores são conectados aos equipamentos de armazenamento de modo direto, ou com a aplicação de Switches.

    Ethernet: a partir desse protocolo iSCSI, é possível empregar uma rede de menor custo para o armazenamento, conseguindo mesmo assim, altas velocidades, as quais podem alcançar a marca de 10 Gbps.

    .

    .

    http://www.infortrendbrasil.com.br/dicas/diferencas-entre-nas-das-e-san/

  • A SAN UTILIZA:

    • a tecnologia mais utilizida é a arquitetura fibre channel
    • comunicação em alta velocidade, uma uma vez que normalmente são requeridas janelas curtas para realização do backup
    • utilizam tambem o iSCSI (Internet Small Computer System Interface)
    • protocolo na camada de transporte em uma rede TCP/IP. Desenvolvido pela IBM, esse serviço permite que comandos SCSI sejam enviados através de uma rede LAN (Local Area Network), WAN (Wide Area Network) ou via internet.
    • Por tratar-se de um protocolo orientado a conexão, para que haja comunicação entre dois dispositivos é necessário instalar um iniciador iSCSI no  que "aponte" para um alvo de armazenamento válido disponível, também conhecido como LUN (logical unit number).
    • LUNs ou Logic Unit Numbers são essencialmente endereços previamente configurados em áreas de discos rígidos ou  (alvos) que o aplicativo iniciador iSCSI busca estabelecer a conectividade.
    • alternativa de baixo custa ao l
    • ao contrário do , não necessita de uma infraestrutura especializada e dedicada, podendo funcionar sobre uma rede IP convencional.

    fonte: meus resumos

  • SAN é um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada, geralmente baseada em Fibre Channel (FC). A SAN move os recursos de armazenamento da rede de usuário comum para uma rede independente e de alto desempenho. É uma rede completamente separada da rede dos usuários e com sua arquitetura pensada exclusivamente ao armazenamento de arquivos onde os servidores são que quem desempenham o papel de interface entre a rede de dados (Fibre Channel) e a rede dos usuários (Ethernet). Algumas particularidades da SAN: (1) Realiza pedido de acesso baseado em bloco; (2) opera em baixo nível; (3) utiliza iSCSI ou FC; (4) separada da LAN/Intranet; (5) rede de armazenamento de alto desempenho; (6) opera apenas com armazenamento de arquivos, ao contrário do NAS.

    Uma SAN não suporta o uso de cabeamento categoria 6 com protocolo ISCSI, por isso é necessária a utilização, nessa rede, de fibra óptica e protocolo FCIP (fibre channel over Internet protocol). (E)

    Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento. (C)

    SAN é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI. (C)

    A tecnologia SAN permite que haja consolidação de armazenamento e que este seja compartilhado por diversos servidores, mas não permite que as organizações conectem servidores e armazenamento geograficamente dispersos. (E)

    Em uma SAN, cada servidor possui um conjunto próprio de dispositivos de armazenamento. Os protocolos da SAN impedem que servidores acessem os dispositivos de outros servidores, garantindo, assim, a segurança das informações armazenadas. (E)

    Assim como outros mecanismos de armazenamento de dados em rede, a rede SAN acessa os dados em processos de alto nível. (E)

    Qualquer equívoco, pode me corrigir por favor


ID
909970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a SAN (storage area network), julgue os itens a
seguir.

Uma HBA (host bus adapter) fibre channel é capaz de conectar dispositivos externos a um computador. Quando um servidor necessita se comunicar com uma storage e com switches fibre channel, esse tipo de recurso é utilizado em uma SAN.

Alternativas
Comentários
  • Correto.
    Os principais componentes de hardware das  SANs são: Servidor de discos:
    Servidores de discos, também chamados de storages ou frames, são dispositivos que armazenam discos compartilhados pelos hosts da rede. Eles possuem, em geral, diversas áreas diferentes, com esquemas de RAID diferentes ou discos específicos para a realização de espelhamentos para backup, os chamados BCV (business continuance volumes). Os BCVs facilitam muito tanto o backup quanto a restauração dos dados. O seu conteúdo é sincronizado com o conteúdo do disco principal, até que se faça uma quebra do sincronismo, o chamado split. Neste momento, o BCV guarda uma imagem do disco antes do split, e pode ser usado para backup, enquanto o servidor continua trabalhando, sem impactos na produção. Este procedimento pode ser feito com a freqüência mais conveniente para o usuário e, em muitos casos, o BCV é utilizado também para restauração de dados perdidos, que é muito mais rápido do que acessar fitas de backup.
    Muitos storages, além de discos, possuem também uma espécie de processador e memórias nvram e/ou flash, onde é armazenado o firmware do equipamento. Hubs; Switches:
    Switches fibre channel são bem mais complexos que os hubs, tanto em seu projeto quanto em funcionalidade. Enquanto os hubs são apenas um concentrador de cabos para um segmento compartilhado, um switch é um dispositivo de rápido roteamento dos dados e possui uma taxa de transferência de dados exclusiva para cada porta. As taxas de transferência variam bastante dependendo do switch, que vêm evoluindo rapidamente. Atualmente, a velocidade máxima está em 400 MB/s para cada porta.
    Enquanto os hubs não participam de atividades no nível do protocolo Fibre Channel, os switches participam ativamente, tanto para fornecer serviços quanto para supervisionar o fluxo de frames entre a origem e o destino. Bridges Fibre Channel-SCSI;
    As chamadas bridges em uma SAN são equipamentos que realizam a conversão entre dispositivos SCSI e Fibre Channel, interfaces de diferentes padrões elétricos e diferentes protocolos. Isto permite a manutenção dos dispositivos SCSI na SAN, como drives de fita de backup, integrando-o aos novos ambientes de tecnologia Fibre Channel. HBA (Host Bus Adapter):
    Uma HBA é um dispositivo capaz de conectar dispositivos externos a um servidor. Por exemplo: para conectarmos um disco SCSI a um micro (barramento interno PCI), será necessário utilizar uma HBA SCSI-PCI. No caso da SAN, é necessário instalar em todos os servidores participantes dela uma HBA Fibre Channel, que se encarregará de fazer as conversões dos diferentes meios internos e externos ao servidor.
    As HBAs FC possuem, ainda, uma espécie de processador (um chip) capaz de fazer a conversão de protocolos para poupar a CPU do servidor deste trabalho.
  • Muito bom o comentário do colega acima.
    Seguem algumas considerações para complemento:
    - Uma HBA (Host-bus-adapter) em uma SAN é como se fosse uma placa de rede em uma rede ethernet normal. Geralmente há HBAs com 1 ou 2 portas de fibra ótica (HBA single, HBA Dual). 
    - Pode-se conectar diretamente um storage à placa HBA de um servidor(point-to-point), mas essa topologia já está entrando em desuso. Ou pode-se conectar a HBA do servidor a um switch fiber channel (Switched fabric), topologia mais utilizada e recomendada.
    - Atualmente, já foram lançados switches 8Gb/s (Brocade DCX, por exemplo)

ID
923683
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

São benefícios de uma Storade area Network (SAN), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Baneficios

    A seguir será apresentado os principais beneficios proporciondos por uma arquitetura de SAN:

    • Alta performance no acesso aos dados: A taxa de transferência nas SAN mais modernas atualmente pode chegar até 10 GB. Além disso, dependendo do arranjo dos discos (RAID), pode haver grande ganho de performance na leitura e/ou escrita.
    • Alta disponibilidade e confiabilidade: Uma SAN possui diversas formas de aumentar a disponibilidade dos dados de modo que, mesmo em caso de falha de alguns discos, o funcionamento não é interrompido. Opções como caminhos redundantes para acesso aos dados e espelhamento de dados em tempo real pode assegurar a disponibilidade dos dados e aplicações.
    • Escalabilidade: capacidade de adicionar mais capacidade de armazenamento e outros recursos à infraestrutura já existente. Isto é feito facilmente dentro da uma SAN, geralmente sem precisar desligar o sistema.
    • Descongestionamento da LAN: Geralmente a rede local é lenta devido ao grande fluxo de informações que trafega por ela. Com uma SAN o fluxo é bastante reduzido, o que beneficia os usuários.
    Fonte: http://www.adonai.eti.br/wordpress/2011/04/san-storage-area-network-area-de-armazenamento-em-rede/
  • O único ponto fraco de uma rede SAN é justamente o altissimo custo se comparado às demais opções de storage

    Tudo sobre DAS, NAS e SAN: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

  • Gabarito D

    Montar uma rede SAN não é barato....

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
923686
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes sentenças.

I. Toda SAN tem como bloco de montagem os discos rígidos tradicionais que são ligados a uma unidade controladora.

II. O objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, é também obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas.

III. ASAN não permite o uso de Fibre Channel devido as longas distâncias necessárias para inter l igação ent re os disposi t ivos de armazenamento sendo, neste caso, utilizado a tecnologia iSCSI.

É(são) verdadeira(s), somente:

Alternativas
Comentários
  • Toda SAN tem como bloco de montagem HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora (que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções) e é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI).[...] Apesar disso, na grande maioria dos casos, o objetivo de usar uma SAN não é simplesmente obter um grande espaço de armazenamento, mas sim obter ganhos de desempenho e de confiabilidade para aplicações críticas

    ipsis literis:
    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html

  • Gabarito D

    Fibre Channel Protocol (FCP) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino em redes FC, Figura 2.16. No modelo de redes FC, FCP é um protocolo da camada FC-4. Além disso, para o uso do FCP nenhuma modificação especial é necessária no FC e no SCSI, pois utiliza o mesmo formato de quadro e de serviços definidos pelas especificações do FC e a arquitetura SCSI já existente. Com isso, uma explicação básica do funcionamento do FCP já foi dada em Características Essenciais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
923689
Banca
FUNCAB
Órgão
CODATA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes de armazenamento SAN, as topologias “ponto a ponto”, “arbitrated loop” e “switched fabric” são suportadas pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Existem três topologias de Fibre Channel: Ponto-a-ponto (dois dispositivos ligados diretamente), Arbitrated loop (onde os dispositivos são ligados uns aos outros, formando um anel) e Switched fabric (onde os dispositivos são ligados a um switch central, de forma similar ao que temos em uma rede de par trançado). 

    Fonte: http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html
  • Gabarito B

    Fibre Channel Protocol (FCP) é um Protocolo de Transporte SCSI e que foi desenvolvido para facilitar a comunicação de blocos de dados entre origem-destino em redes FC, Figura 2.16. No modelo de redes FC, FCP é um protocolo da camada FC-4. Além disso, para o uso do FCP nenhuma modificação especial é necessária no FC e no SCSI, pois utiliza o mesmo formato de quadro e de serviços definidos pelas especificações do FC e a arquitetura SCSI já existente. Com isso, uma explicação básica do funcionamento do FCP já foi dada em Características Essenciais.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    Fibre Channel (FC) is a high-speed data transfer protocol providing in-order, lossless delivery of raw block data, primarily used to connect computer data storage to servers in storage area networks (SAN). Fibre Channel networks form a switched fabric because the switches in a network operate in unison as one big switch. Fibre Channel typically runs on optical fiber cables within and between data centers, but can also run on copper cabling.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel


ID
927388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos de SAN (storage area networks),
NAS (network attached storage) e FC (fibre channel), julgue os
itens subsequentes.

Em uma SAN, periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados (attached) e desconectados (detached) dos servidores de maneira bastante flexível, apresentando velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS.

Alternativas
Comentários

  • http://errorstream.wordpress.com/2009/02/19/san-e-nas-o-que-sao/

  • Galera só achei de onde tiraram a primeira parte da questão. 

    Segundo Navathe(2011,p.418),"Em uma SAN, os periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados e desconectados dos servidores de maneira bastante flexível."

    Bibliografia:

    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-6 EDIÇÃO 2011-NAVATHE.

  • Com relação ao armazenamento de dados, julgue o item a seguir.

    Em uma NAS (Network Attached Storage) a responsabilidade pelo armazenamento de dados é do próprio storage já em uma SAN (Storage Area Network) a responsabilidade é atribuída ao sistema operacional do servidor.

    certo

  • Falou FFF pelo link


    muito bom

  • Esta flexibilidade mencionada pela questão se refere ao fato de que a configuração física da rede SAN é relativamente estável, as alterações são feitas na configuração lógica das redes SAN através do zoning.


    O zoning permite a segmentação lógica da rede em grupos que podem se comunicar uns com os outros. Assim, um storage pode ser mapeado ou deixar de ser mapeado para host apenas alterando a configuração de zoning.

  • O SAN é, de fato, uma infraestrutura de armazenamento em rede, complexa, cara, e que apresentará maior velocidade e flexibilidade do que à NAS, que é "somente" um dispositivo acrescentado à rede.

  • c-

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede,

    A flexibilidade de um SAN permite que a configuração do software elimine ou reduza a necessidade de reorganizar os cabos quando é feita alguma modificação no projeto.

  • O uso do NAS é indicado quando se busca simplicidade no compartilhamento de dados, particularmente entre computadores e sistemas de diferentes tipos.

    Já o uso de SAN é aconselhado quando se deseja alto desempenho na taxa de I/O entre o cliente e o servidor. 

    Portanto, o SAN por ser independente, de alto desempenho e possuir uma maior segurança no tráfego de dados posssui siiim a capacidade de "apresentar velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS", como afirmou a questão.

    GAB: CERTO

    Fonte: meus resumos + https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/danielle/tecnologias.html


ID
927394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos de SAN (storage area networks),
NAS (network attached storage) e FC (fibre channel), julgue os
itens subsequentes.

Os discos SCSI (small computer system interface), utilizados em redes NAS e SAN, foram substituídos pelos discos FC (fibre channel), que são empregados para a transferência de grande volume de dados e podem atingir velocidade de transferência de, no máximo, 1 Gbps.

Alternativas
Comentários
  • Fibre Channel, ou FC, é uma tecnologia de comunicação de alta velocidade que é utilizada pararedes de armazenamento. O Fibre Channel é um padrão homologado pelo Comitê Técnico T11 doINCITS, ligado ao ANSI. A tecnologia é utilizada principalmente para interligar servidores a sistemas de armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network). Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico.

    O disco Fibre Channel é o irmão mais novo dos discos SCSI e concorrente do SAS. Estes discos são definidos como parte dos discos SCSI-3. Permite maiores velocidades e um maior numero de discos.

    O nome deve a sua origem ao fato de estes discos serem criados originalmente para operar com canais de fibra óptica. Embora também possa trabalhar com cablagem de cobre.

    FC é um conjunto de protocolos. As implementações actualmente usadas destes protocolos é o Fibre Channel Arbitrated Loop (FC-AL) e o Switched Fabric (FC-SW).

    Os produtos Fibre Channel estão disponiveis a velocidades de 1 Gbit/s, 2 Gbit/s, 4 Gbit/s e 8 Gbit/s. Já existe o padrão de 10 Gbit/s, mas não existem ainda produtos que usem este padrão.

    Produtos baseados nos padrões 1, 2, 4 e 8 Gbit/s deverão ser interoperaveis , mas o padrão de 10 Gbit/s precisa de uma mudança ""radical"".

    Conforme o texto em destaque o erro da questão está em afirmar que a velocidade máxima é de 1Gbps, logo gabarito: ERRADO

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel

  • Outro erro é afirmar categoricamente que ''foram substituídos'', podem ser, serão, estão sendo, até cabe na frase. Mas foram substituídos é demais, nem nas estruturas do google já devem ter sido todos substituídos...

  • Os discos SCSI (small computer system interface), utilizados em redes NAS e SAN,

     

    SCSI é utilizado em NAS?

    Se não, acredito que o erro seja este.

  • Sei não...tenho la minhas duvidas. Esta fonte[1] diz o seguinte:

    O uso das redes SAN, baseadas no protocolo FC, possibilitou a ligação dos discos SCSI aos servidores, aumentando a velocidade e o número de dispositivos permitidos. Atualmente, com o surgimento de novas funcionalidades e dispositivos, as redes FC estão consolidadas.

    O protocolo FC é, de longe, o protocolo mais utilizado nas redes do tipo SAN. O padrão FC pode operar em modo full-duplex chegando, neste caso, a 100MB/s.

    Conclu que FC não são discos, mas tecnologia de transporte/protocolo de dados em redes SAN.

    E vc, o q acha???

    Fonte:

    [1] Manoel Veras

  • DAS - IDE/SCSI

    NAS - TCP/IP

    SAN - Fiber Channel / Gigabit Ethernet


ID
927403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos FCP (fibre channel protocol), CIFS
(common Internet file system) e NFS (network file system), julgue
os itens seguintes.

O CIFS foi criado juntamente com as redes de armazenamento do tipo SAN para gravar dados mediante diversos storages, que são configurados como nós para o armazenamento tanto em redes Windows como em redes Linux.

Alternativas
Comentários
  • O CIFS é um exemplo de NAS configurados como nós para o armazenamento tanto em redes Windows como em redes Linux.
  • The CIFS was formerly known as Server Message Block (SMB). SMB was developed by IBM and Microsoft to support file sharing in DOS. As the protocol became widely used in Windows, the name changed to CIFS.

    CIFS teve sua criação independente do SAN. Além disso, é o NAS que suporta os protocolos NFS, CIFS, HTTP.


  • e-

    NAS -

    file-level

    tcp/ip

    cifs(microsoft)

    NFS (Unix)

    SAN -

    block level

    iSCI, fiber channel, gigabit ethernet


ID
928687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a storage area networks (SAN), julgue os itens
subseqüentes.

Uma SAN é uma rede de alta velocidade que tem, por principal objetivo, transferir dados entre sistemas de computação e elementos de armazenamento. Nas SANs, elementos de armazenamento não precisam ser conectados aos barramentos de servidores, podem ser conectados diretamente à rede.

Alternativas
Comentários

  • CERTO
    Uma SAN pode ser compartilhada entre servidores ou dedicada a um servidor local ou remoto.
    Além disso, a SAN pode ser usada para contornar os conhecidos gargalos de rede, pois suporta diretamente altas velocidades de transferência de dados entre os servidores e dispositivos de armazenamento nas seguintes formas:
    Servidor para storage. Servidor para servidor. Storage para storage 
  • SAN (Storage Area Network) -> é uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador. Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos ao dispositivo solicitando blocos ou segmentos de dados de discos específicos. O dispositivo acessa o bloco desejado e envia os dados pela rede.
    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como o SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como sendo o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O computador intermediário determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.
    Fonte: wiki
  • fiquei com dúvida com relação a este trecho: "... Nas SANs, elementos de armazenamento não precisam ser conectados aos barramentos de servidores, podem ser conectados diretamente à rede."

    isso não seria característica de um NAS ?

  • 'Pepi Legal',

     

    Marquei E por esse motivo. Lembrei-me de que a SAN é ligada ao servidor, separada da rede local.

     

    Como você colocou, o que é ligado diretamente à rede é NAS. Não sei se tem algum erro conceitual nessa análise.

  • Embora o mais comum seja a utilização de Switches fabric para otimizar o desempenho, é possível a utilização de topologia ponto-a-ponto, na qual os dispositivos de armazenamento são ligados diretamente aos equipamentos da rede. 

  • Essa galera que sai colocando definições aleatórias e sem relação com a questão deveria ser banida.


ID
928693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a storage area networks (SAN), julgue os itens
subseqüentes.

Switches e directors possibilitam a conexão em uma arquitetura FC. Os switches são capazes de rotear quadros e podem ser conectadas via inter switch links (ISL). Enquanto um core switch é parte do backbone de uma SAN, um edge switch conecta sistemas de computação ou de armazenamento na SAN.

Alternativas
Comentários
  • In the computer storage field, a Fibre Channel switch is a network switch compatible with the Fibre Channel (FC) protocol. It allows the creation of a Fibre Channel fabric, that is currently the core component of most storage area networks (SAN). The fabric is a network of Fibre Channel devices which allows many-to-many communication, device name lookup, security, and redundancy. FC switches implement zoning, a mechanism that disables unwanted traffic between certain fabric nodes.

    Fibre Channel director is, by current convention, a switch with at least 128 ports. It does not differ from a switch in core FC protocol functionality. The term itself initially soaked from old ESCON technology.

    Fibre Channel switches may be deployed one at a time or in larger multi-switch configurations. SAN administrators typically add new switches as their server and storage needs grow, connecting switches together via fiber optic cable using the standard device ports. Some switch vendors now offer dedicated high-speed stacking ports to handle inter-switch connections (similar to existing stackable Ethernet switches), allowing high-performance multi-switch configurations to be created using fewer switches overall.



    http://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel_switch

ID
930907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de armazenamento de dados, julgue os itens subsequentes.

Uma SAN (storage area networks) permite conexão a qualquer componente em toda a rede, por meio de elementos de interconexão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Uma Storage Area Network (SAN) é uma rede de armazenamento dedicada que oferece acesso a informações consolidadas. As SANs são usadas principalmente para fabricar dispositivos de armazenamentos como array de discos, ficando acessiveis a servidores e estes dispositivos aparecem como se estivessem conectados localmente ao sistema operacional. Uma SAN normalmente tem sua própria rede de dispositivos de armazenamento que geralmente são são acessiveis através da rede regular por meio dos dispositivos tradicionais.

    A SAN sozinha não fornece a abstração do sistema de arquivos, apenas operações no nível de bloco. Por isso é necessário que seja construído um sistema de arquivos sobre a SAN, esses são conhecidos com sistema de arquivos SAN  ou sistemas de arquivos compartilhados em disco.

    Os computadores que tem acesso a SAN possuem por conseguinte uma interface de rede especifico ligado ao SAN, além da sua interface de rede tradicional.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • conexão a QUALQUER COMPONENTE em TODA A REDE é meio forçado....


ID
930910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de armazenamento de dados, julgue os itens subsequentes.

Uma SAN restringe a quantidade de dados que um servidor pode acessar. Essa limitação é dada pelo número de dispositivos de armazenamento conectado a um servidor individual.

Alternativas
Comentários
  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 

    creindeuspai

  • Pode ser feita uma restrição baseada no zoneamento

  • Complementando a resposta do Turetto:

    A limitação é dada pelo zoneamento.

    Há algumas formas de se implementar uma SAN. A topologia mais utilizada é em malha, e, com isto, o zoneamento (zonning) tornou-se bastante popular. Esta técnica consiste em definir grupos de dispositivos que se enxergam, o que chamamos de zona. Insto permite alocar o Storage adequadamente para cada hosts, pois as necessidades de espaço em disco, e mesmo de redundância, são diferentes entre os membros de uma SAN.

    https://pt.slideshare.net/fernando.palma/san-storage-area-network


ID
933115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao armazenamento de dados, julgue os itens a seguir.

Uma das vantagens da SAN (storage area netword) é não ser necessária a preocupação com os nomes, as zonas, a denominação das zonas e o conteúdo, já que tais parâmetros são transparentes para esse tipo de tecnologia.

Alternativas
Comentários
  • Em redes SAN com protocolo FC, é necessário configurar os switchs para permitir que os dispositivos sejam visualizados com segurança.

    Em geral, recomenda-se criar uma zona para cada par target/initiator (que pode ser feito pela porta do switch ou pelo wwpn das HBAs). Isso isola o tráfego desse par em uma zona garantindo maior segurança. Se não for configurada, o storage pode não localizar o WWN do servidor que se pretende mapear.

    Sendo assim a questão seria incorreta, pois é necessário planejar essas configurações antes de utilizar um dispositivo na SAN e também mapear as LUNs de um storage para o servidor através do WWN do servidor.

    Do ponto de vista do S.O. pode até ser transparente, já que depois de instalado a HBA a mesma pode acessar, após a configuração da SAN, os discos alocados para ela como uma controladora local.


    http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg245470.html?Open


ID
946468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do armazenamento de dados, julgue os itens subsequentes.

Para conectar processadores paralelos a centros remotos de arquivamento de dados (data vaults) e a servidores de armazenamento escaláveis devem ser utilizadas redes da área de armazenamento denominadas SAN(storage area networks).

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Storage_area_network

  • De fato, para o proposito descrito na questão, só pode ser usada redes SAN, visto que na redes NAS o storage fica na propria rede e não remotamente, como e o caso de SAN.

    Já quanto ao DAS, pior ainda...esse eh q tá frito(pra nao dizer outra palavra q tbm começa com a letra "F"), já q o armazenamento fica "attachado" ao proprio servidor.

  • Li "data vaults" como "Deus Vult". @CT tá maluco kkkk


ID
947383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

Redes SAN podem ser implementadas utilizando-se diferentes topologias com base nos tipos mesh, core-edge ou linear.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!
    A arquitetura 
    Fibre Channel é implementada em três tipos de topologias de transporte: ponto a ponto, laço arbitrado, e fabric. Na configuração da topologia ponto a ponto, a conexão entre dois dispositivos é dedicada. Já na topologia laço arbitradoo meio é compartilhado, permitindo que dois ou mais dispositivos possam se comunicar. Um conjunto especial de comandos é empregado para controlar o acesso do meio pelos dispositivos. A topologia Fibre Channel fabric permite múltiplas e coexistente conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.

    Obs.:
    1- linear = ponto a ponto
    2- mesh pode ser entendido como fabric

    FONTE: 
    http://pt.kioskea.net/contents/639-san-storage-area-network
  • Existem basicamente três topologias possíves mas a topologia switches fabric domina o uso comercial.




    Ponto-a-Ponto: Topologia onde dois dispositivos são conectados diretamente um ao outro. É a mais simples de todas, desde que os dispositivos não sejam compartilhados fora dessa topologia. 

    Loop Arbitrário: Nesta topologia todos os dispositivos estão ligados em loop ou anel. Adicionar ou remover dispositivos obriga a interrupção de toda a atividade. A falha num dispositivo quebra o anel. Existem Hubs Fibre Channel que permitem ligações entre múltiplos dispositivos e podem contornar a falha. 


    Switched Fabric: é uma topologia onde os dispositivos são conectados através de switches. Conceitualmente é similar a implementações Ethernet. Essa topologia permite teoricamente a conexão de até 16 milhões de equipamentos, limitado somente pelos espaço de endereço disponível. Enquanto esta topologia tem as melhores propriedades de escalabilidade é também a mais cara, necessitando de no mínimo um switch para estabelecer uma conexão entre dispositivos. É a topologia padrão utilizadas nas redes SAN. Os produtos Fibre Channel estão disponíveis em 1 Gbit/s, 2 Gbit/s e 4 Gbit/s. O padrão de 8 Gbit/s está em fase final de desenvolvimento. Já existe um padrão de 10 Gbit/s mas este é apenas usado na interconexão de switches e não é compatível com dispositivos mais lentos. Em DATACENTERS construídos há alguns anos é comum encontar ilhas de pequenas SANn. Boa parte das SANs existentes (cerca de 80%) possuem até no máximo quatro switches. O servidor de uma pequena ilhas SAN só consegue se conectar a um storage da outra ilha normalmente via LAN. Uma alternativa para melhorar a performance é construir uma outra camada de switches (directors) que promovam a integração das pequenas SANs existentes.

  • **ERRADO. Acredito que só CORE-EDGE e MESH são arranjos para o fabric e topologias.

    Segundo Manoel Veras(2009,p. 180-181),"O fabric é a configuração de múltiplos switches baseados no protocolo fibre channel para trabalharem juntos. A configuração de múltiplos switches IP que possibilitam a conectividade ao storage IP é um fabric iSCSI. Arranjos utilizados para o fabric: CORE-EDGE FABRIC e MESH."

    Amigos o colega acima esqueceu de citar a fonte. Como encontrei vou compartilhar para facilitar o estudo. Eu também retirei deste livro p. 180

    Ele retirou do livro "DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI. AUTOR: MANOEL VERAS"
    PÁGINA 179, CAPÍTULO 6-SERVIÇOS DE ARMAZENAMENTO


    **CASO MINHA IDEIA ESTEJA ERRADA, FAVOR SINALIZAR PARA QUE OS DEMAIS COLEGAS NÃO SEJAM PREJUDICADOS!
  • Eu errei essa questão, mas o gabarito é E mesmo.

     

    NAS (Network Attached Storage) - topologia: Linear

    SAN (Storage Area Network) - topologia: Core-Edge, Dual-Core e Mesh

     

    Vamos na fé.

  • Errado, 

    Não tem linear no SAN

    https://www.computerweekly.com/answer/Storage-area-network-SAN-fabrics-Mesh-versus-core-edge-topology

  • NAS (Network Attached Storage) - topologia: Linear

    SAN (Storage Area Network) - topologia: Core-Edge, Dual-Core e Mesh

  • Conforme afirma[1], a topologia de uma SAN pode ser de duas formas: mesh e core-edge.

    Mas se vc souber, pelo menos conceitualmente, sobre NAS e SAN, vc consegue matar essa parada.

    Linear vem de linha...topologia linear significa q a topologia é válida pelo simples fato de vc usar uma linha (no caso, uma ligacao fisica entre o cliente e o servidor). Imagine a figura abaixo:

    Topologia NAS:

    C

    |

    |

    S ---------- A

    |

    |

    B

    Para adicionar um novo usuario, basta uma "linha" entre ele e o servidor.

    Isso não é possível em redes SAN, pois elas ficam isoladas em uma rede propria.

    Fontes:

    [1] Information Storage and Management: Storing, Managing, and Protecting, EMC Education Services

  • RESPOSTA E

    LINEAR É NAS E NÃO SAN

  • E o Tonhão segue copiando e colando...

    o Ctrl + c /// Ctrl + v do teclado dele deve estar quebrado já


ID
947386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

Directors fiber channel são switches de alta capacidade com grande número de portas e tolerância a falhas, utilizados em SAN fiber channel.

Alternativas
Comentários
  • Por convenção, um FC Director é um switch FC de maior porte, com mais de 128 portas, tal como o equipamento abaixo:


    Fonte:
    http://www.itinstock.com/emc-emc2-ed-140m-connectrix-fc-director-100-620-011-4661-p.asp
  • Segundo Manoel Veras(2009,p.178),"As redes SAN FC possuem os seguintes componentes:
    Dispositivos de interconexão: [...] Switches são os componentes centrais de uma rede SAN e possuem função similar aos switches de LAN. Directors têm função similar aos switches mas possuem um maior número de portas e maior robustez.

    "

    Bibliografia:
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI. AUTOR: MANOEL VERAS
  • Apesar de ter já realizado esta questão ainda acho estranho a seguinte afirmação: 'Directors fiber channel ==(são) switches', quando de acordo com as bibliografias que li, ambos são dispositivos de interconexão diferentes. SEGUE OUTRA FONTE, além da de Manoel Veras!


    Segundo Somasundaram(2009,p.146),"Hubs,switches e directors são dispositivos de interconexão mais comuns empregados em SAN. (...) A função dos directors é semelhante à dos FC switches, mas os directors têm mais capacidade de contagem de portas e tolerância a falhas."

    Bibliografia:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM- EMC EDUCATION SERVICES-2009.



ID
947389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

Por meio do uso de ISLs (inter switch link), é possível remover os switches de uma SAN.

Alternativas
Comentários
  • Inter-Switch Link é um protocolo proprietário da Cisco usados em um enlace tronco.

     

    Foi criado pela cisco muitos anos antes do padrão IEEE 802.1Q..(também chamado .1Q) Atualmente os Switches mais novos ,incluindo o Switch 2960, não aceitam mais este padrão, sendo agora usado o padrão IEEE 802.1Q.


    Gabarito: ERRADO
  • O ISL é um protocolo para ligar switches em uma SAN (similar ao 802.1Q, mas ele faz um tunelamento invés de adicionar um campo ao quadro ethernet), logo o seu uso não irá acarretar na retirada de switches! Não faz sentido falar isso.

  • Gabarito Errado

    Inter-Switch Link é um protocolo proprietário da Cisco usados em um enlace tronco.

     

    Foi criado pela cisco muitos anos antes do padrão IEEE 802.1Q..(também chamado .1Q) Atualmente os Switches mais novos ,incluindo o Switch 2960, não aceitam mais este padrão, sendo agora usado o padrão IEEE 802.1Q.


    Quando o swicth está configurado para usar este protocolo, ele encapsula os pacotes que saem pela interface trunk com um cabeçalho e um trailer característico do protocolo. De forma que qualquer outro switch (Cisco) que seja conectado a essa porta trunk e esteja configurado com o ISL, consiga desencapsular o pacote e encaminhá-lo para a VLAN correta. O ISL adiciona no Header do pacote um quadro chamado de VLAN ID, que é preenchido pelo ID da Vlan o qual o quadro pertence.

    Esta nova Tag incluída no Frame usa 12 Bits para tipo, 3 para prioridade, 1 para Flag e 12 para a VLAN ID.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • As portas sao o modulo básico de uma rede FC. As portas do switch podem ser dos seguintes tipos:

    N_port: (...)

    NL_port: (...)

    E_port: Porta FC que compoe a conexao entre dois FC switches. A E_port em um FC switch se vincula à E_port de outro FC switch no fabric a partir de uma conexao chamada de inter-switch link (ISL). As ISLs sao usadas para transferir dados do host para o armazenamento, bem como mudar o trafego de gerenciamento do fabric de um switch para outro. A ISL também é um dos mecanismos de redimensionamento na conectivida-de SAN.

    F_port: (...)

    FL_port: (...)

    G_ post: (...)

    Fonte:

    [1] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, G. Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services


ID
947392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

A função Zoning é utilizada em SAN para limitar o tráfego de notificações de atualização de estado, de modo que apenas os dispositivos pertencentes à zona de interesse recebam as notificações.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Segundo Manoel Veras(2009,p. 180),"O zoning é uma função desempenhada pelos switches SAN que possibilita que os nós dentro do fabric sejam controlados e segregados. Em resumo, o zoning permite fazer o controle de acesso à topologia SAN. Zonas compreendem um conjunto de membros que têm acesso uns aos outros. Uma porta ou um nó pode ser membro de mais de uma zona. Somente uma zona pode estar ativa em certo momento em um fabric. O fabric é a configuração de múltiplos switches baseados no protocolo fibre channel para trabalharem juntos."

    Bibliografia:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI. AUTOR: MANOEL VERAS
  • No protocolo Fibre Channel, uma Notificação de alteração de estado registrada (a registered state change notification - RSCN)  é uma notificação do Fibre Channel Fabric switch enviada para todos os nós especificados em caso de alterações importantes no Fabric. Isso permite que os nós obtenham imediatamente conhecimento sobre o Fabric e reajam de acordo.
    A implementação dessa função é obrigatória para cada Fibre Channel switch, mas é opcional para um nó. Esta função pertence a um segundo nível do protocolo, ou FC-2 .

    Alguns eventos que disparam notificações são:

    - Nós (HBA) ligando ou deixando o Fabric (uso mais comum)
    - Switches ligando ou deixando o Fabric
    - Alterando o nome do Switch
    Os nós que desejam ser notificados dessa forma precisam se registrar primeiro no Fabric Controller , que é um endereço virtual padronizado do FC presente em cada switch.

    Se uma malha tiver algumas zonas configuradas para segurança adicional, as notificações não cruzarão os limites da zona se não forem necessárias. Simplesmente, não há necessidade de notificar um nó sobre uma mudança que ele não pode ver de qualquer maneira (porque aconteceu em uma zona separada).

    Exemplo
    Por exemplo, vamos supor que haja um fabric com apenas um nó, ou seja, um HBA compatível com FC do servidor. Primeiro, ele se registra para notificações. Em seguida, um administrador humano conecta outro nó, como uma matriz de disco, ao fabric. Esse evento é conhecido inicialmente apenas por um único switch, o que detectou que uma de suas portas está on-line. O switch, no entanto, tem uma lista de nós registrados (atualmente contendo apenas o nó HBA) e notifica cada um deles. Conforme o HBA recebe a notificação, ele escolhe consultar o switch mais próximo sobre a lista atual de nós. Ele detecta uma nova matriz de disco e começa a se comunicar com ela em um nível SCSI, solicitando uma lista de LUNs SCSI. Então ele notifica  o sistema operacional do servidor, que há um novo destino SCSI contendo alguns LUNs. O sistema operacional configura automaticamente esses novos dispositivos de bloco, prontos para uso.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Registered_state_change_notification

  • Meu nome é Janete, moro num kitnet, tenho uma mobilete...(bem o resto vcs já sabem).

    Mas a razão desse comentário é pra chamar a atenção mesmo...! Prefiram sempre comentario com fonte consolidada do q esse ai q citou wikipedia!!!


ID
947395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

A função Zoning, utilizada em SAN, pode ser categorizada em quatro tipos: port zoning; WWN zoning, fiber zoning e mixed zoning.

Alternativas
Comentários
  • O zoneamento pode ser configurado de duas maneiras:

    • Estaticamente, configuração por portas -  port zoning
    • Dinamicamente, configuração baseada em World-Wide Name (WWN) - WWN zoning

    Gabarito : ERRADO
  • Na verdade, são 2 tipos e 2 implementações": hard e soft zoning e port e WWN zoning.
    No soft zoning, o que se restringe é o acesso ao serviço de consulta a nomes de dispositivos, mas essa restrição pode ser burlada manualmente. No hard zoning, o acesso é restringido de fato. 
    Há duas possibilidades de implementação: no lado do switch, onde a zona é definida pela sua porta e, desta forma, quando um dispositivo conectado é movido, ele perde a conexão; outra do lado do dispositivo (name zoning ou WWN zoning), em que o dispositivo pode ser movido sem perder o acesso. 
  • ERRADO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.162),"O zoneamento pode ser categorizado em três categorias:

    -Zoneamento de portas;

    -Zoneamento WWN;

    -Zoneamento misto."


    Correção(Traduzam aí senhores):

     **A função Zoning, utilizada em SAN, pode ser categorizada em TRÊS tipos: port zoning; WWN zoning e mixed zoning.

    Bibliografia:

    LIVRO ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-2011-SOMASUNDARAM.

  • Há apenas 2 tipos de zonas, conforme afirma [1], que são as seguintes: Baseado em software e Baseado em hardware.

    Caso alguém ainda não esteja satisfeito, vou pipocar com outra fonte (fazemos qqr negócio....ao gosto do freguẽs!!!)

    Segundo[2] , "Há dois modelos de zoneamento caracterizados por sua flexibilidade de implementaqäo: o rigido e o flexivel".

    Fontes:

    [1] Designing Cisco Network Service Architectures (ARCH): Foundation Learning Guide, John Tiso, Keith T. Hutton, Diane Teare, Mark D. Schofield

    [2] Informática para Concursos Públicos de Informática, Marcio Roberto Miranda Assis · 2017


ID
947398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do gerenciamento de informações, julgue os itens que se seguem.

Uma SAN (storage area network) é uma rede dedicada, de alta velocidade, formada por servidores e dispositivos de armazenamento compartilhados.

Alternativas
Comentários
  • SAN (Storage Area Network):
    • São blocos de montagens (HD tradicionais) que são ligados a uma unidade controladora que é ligada a um servidor através de uma interface dedicada.
       
    • Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo uma rede própria separada da rede local
       
    • Possui uma grande dimenção e oferecendo apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de ficheiros a cargo do cliente
       
    • acesso as dados é de "baixo nível" idêntico ao usado em discos ATA, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto "block level"
       
    • Implementação e gestão é cara e complexa sendo viável para grandes organizações com grandes redes 
  • Um storage area network (SAN) é um rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamentos (Figura 01). Portanto, no SAN existi vários caminhos disponíveis para o transporte de dados entre dois pontos.

    Esta característica de múltiplos caminhos do SAN permite flexibilidade, disponibilidade, e escalabilidade.

    • Flexibilidade: A configuração do software elimina ou reduz a necessidade de reorganizar os cabos quando é feita alguma modificação no projeto.

    • Disponibilidade: Múltilplos caminhos protegem contra falha de um caminho entre cliente e um dispositivo de armazenamento.

    • Escalabilidade: Permite uma maior quantidade de dispositivos serem conectados do que o DAS permite.

    A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade, Figura 2.0.

    Exemplo esquemático do FC-SAN
  • CERTO. Achei a questão parecida com o assunto contido no livro do Manoel Veras.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.176),"O armazenamento do tipo SAN(Storage Area Network) é baseado em redes de armazenamento dedicadas e escaláveis que conectam servidores e dispositivos de storage usualmente no nível de bloco(dados de aplicação)."

    Bibliografia:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI- MANOEL VERAS- 2009


ID
991018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da rede SAN (storage area network), julgue os itens subsecutivos.

Uma SAN suporta o armazenamento centralizado de dados, que podem ser disponibilizados para diversos dispositivos capazes de processá-los.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    É para isto que existe a SAN (Storage Area Network), normalmente encontrada em redes de grande porte.


  • A SAN permite consolidação do storage, gerenciamento centralizado, alta performance, confiabilidade e reconfiguração rápida.

     
    Fonte: Virtualização - 2ª Edição: Tecnologia Central do Datacenter - Manoel Veras de Sousa Neto

  • MAIS GENÉRICO QUE PARACETAMOL.

  • SAN é fodona... alto desempenho, independente, maior segurança, possui rede de dados dedicada, unifica recursos e... "SUPORTA o armazenamento centralizado de dados" → ela suporta, isso não quer dizer que seja feita para isso!

  • Para o pessoal não assinante:

    CORRETO.


ID
1126252
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre sistemas de armazenamento de arquivos.

I. O armazenamento do tipo NAS (nominal attached storage) funciona como uma extensão lógica do armazenamento interno consistindo de um rack de discos rígidos externos utilizados por hosts para expandir a sua capacidade nominal de discos.

II. O armazenamento do tipo DAS (distributed attached storage) é baseado em redes e primariamente utilizado para compartilhamento de arquivos. Quando comparado ao armazenamento interno ou ao NAS é mais escalável e possui melhor disponibilidade, além de ser mais fácil de gerenciar. Neste caso os protocolos de transporte mais utilizados são o NFS e o CIFS.

III. O armazenamento do tipo SAN (storage area network) é baseado em redes de storage dedicadas que conectam hosts e dispositivos de armazenamento usualmente no nível de bloco (dados de aplicação). O protocolo Fibre Channel (FC) está entre os mais usados nas redes do tipo SAN.

Está correto o que consta APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • O armazenamento do tipo NAS (NETWORK attached storage)

  • Colegas,

    Partindo do significado das siglas, as duas primeiras assertivas estão erradas (não sendo necessário, sequer, ler as breves explicações sobre os recursos de armazenamento de dados postos na sequencia).

    N = Network (em vez de Nominal)

    D = Directly (ao contrário de Distributed)

    Abs,

    MRB

  • em minha opinião, conceito da alternativa I é das e II nas, invertido os conceito na alternativa, 

  • I. O armazenamento do tipo NAS (nominal ...pare de ler aqui. Errada.

    II. O armazenamento do tipo DAS (distributed ...pare de ler aqui. Errada.


  • Entendo que as siglas estejam sim erradas...e estao!

    Porem, parar de ler so por isso nao eh garantia de acerto.Interessante é continuar lendo o conceito do que a questao esta propondo(conceito de DAS, NAS e SAN) e ver se o argumento bate com oque ela diz.

    Vai que a banca insiste que tá certo e indefere seus recursos por entender que "isso nao prejudica o entendimento da questao".
    E ai?

  • Nami Beneditto, assino embaixo!

    A primeira está errada por falar que NAS é uma extensão do armazenamento interno do servidor e a segunda está errada em dizer que DAS é mais escalável, disponível, fácil de gerenciar e usa NFS ou CIFS.

  • e deu certo... nem li estelionato na questão...

  • DEU MESMO

  • ódio!

  • E não é que eu pensei que era peculato culposo mesmo.

  • eu só vi o estelionato agora kkkkk

  • cai nessa kkk

  • e caimos! ahuhuahuahua

  • e caimos! ahuhuahuahua


ID
1159600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A implantação de uma rede SAN (Storage Area Network) apresenta vantagens como o alto desempenho, a escalabilidade e a redução de custos em relação à manutenção das informações armazenadas. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

     

    A - Errado. Uma rede SAN pode suportar tanto iSCSI como Ethernet por meio dos protocolos iSCSI e FCoE respectivamente.

    O iSCSI é um protocolo encapsula comandos SCSI no TCP/IP transportando-os através de uma rede IP.

    O Fibre Channel over Ethernet (FCoE) permite a convivência unificada entre redes IP e FC. Combina o quadro FC e um transporte físico
    Ethernet (converge as duas redes em uma única infraestrutura Ethernet).


    B - Errado. A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.


    C - Errado. O consumo de rede é alto; Em regra, a SAN é uma rede de alta velocidade segregada da LAN.

     

    D - Errado. Não existe essa recomendação.


    E - Certo. Embora volumes sejam entregues a servidores, o armazenamento não deixa de ser centralizado em sua infraestrutura.


ID
1182427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com base em serviços de armazenamento e tecnologias de backup, julgue os itens subsecutivos.

Com o uso de FCoE, é possível agregar servidores, switches e dispositivos com tecnologias FC. É o caso de redes SAN, em que, em geral, os servidores possuem adaptador Ethernet para tráfego de dados e HBA (host bus adapter) para tráfego de armazenamento de dados. Com o FCoE, esses dois adaptadores podem ser substituídos por um CNA (converged network adapter), que é compatível com ambos.

Alternativas
Comentários
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel_over_Ethernet

    Computers can connect to FCoE with converged network adapters (CNAs), which contain both Fibre Channel host bus adapter (HBA) and Ethernet Network Interface Card (NIC) functionality on the same adapter card. CNAs have one or more physical Ethernet ports. FCoE encapsulation can be done in software with a conventional Ethernet network interface card, however FCoE CNAs offload (from the CPU) the low level frame processing and SCSI protocol functions traditionally performed by Fibre Channel host bus adapters.

  • Adaptador de Rede Convergente (CNA)

     

    Definição - O que significa o Adaptador de Rede Convergente (CNA) ?

     

    Um adaptador de rede convergida (CNA) é uma peça única de hardware que suporta duas funções diferentes, oferecendo um adaptador de barramento de host de canal de fibra para conectar um servidor a uma rede de área de armazenamento (SAN) e uma conexão Ethernet para conectar o mesmo servidor a uma rede local (LAN) envolvendo estações de trabalho e outras peças operacionais de hardware.

     

    Fonte: https://www.techopedia.com/definition/304/converged-network-adapter-cna


ID
1217596
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As topologias comumente utilizadas pelo Fibre Channel para a implantação de redes de armazenamento (SAN) são:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E. Marquei essa alternativa apesar de desconhecer o termo malha comutada. 

    Segundo Manoel Veras(2009,p.179),"As três topologias SAN do tipo FC são descritas abaixo:

    -Ponto-a-Ponto(Point-to-Point);

    -Loop Arbitrário(Arbitrated Loop);

    -Switched Fabric"


    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009


  • O mesmo aconteceu comigo, não conhecia o uso dessa tradução. A gente acaba lidando o tempo todo com os termos originais em inglês, que quando vemos a tradução de termos consagrados pelo uso, sentimos certa estranheza. Embora a tradução seja praticamente literal.


    Mas pesquisando descobri que esse termo é comum nas traduções (inglês-português) da documentação de grandes fornecedores, como IBM, DELL, Symantec:


    http://www-01.ibm.com/support/knowledgecenter/SSGSG7_6.4.0/com.ibm.itsm.tshoot.doc/r_pdg_hats_sanconfig.html?lang=pt-br

    http://www.symantec.com/business/support/index?page=content&pmv=print&impressions=&viewlocale=pt_BR&id=HOWTO24287

    http://www1.la.dell.com/content/products/productdetails.aspx/switch-brocade-825?c=br&cs=brcorp1&l=pt&s=corp&~tab=specstab&~wsf=tabs


    • Explicações um pouco mais detalhadas encontradas no blog: http://competnet.blogspot.com.br/2009/07/seguranca-da-informacao-7.html

    • Point-to-Point - É a topologia de nível básico do Fibre Channel, sendo utilizada quando há necessidade de alta performance no armazenamento de dados para um host. Nesta topologia, uma unidade de disco ou um conjunto de discos é ligado diretamente ao host e toda a banda disponível fica dedicada a ele;
    • Arbitrated Loop (FC-AL) – Trata-se de uma topologia de nível intermediário, que permite ligar até 126 dispositivos de rede em anel. As portas em um Arbitrated Loop devem possuir as funções da porta tipo N e tipo F, denominadas de portas NL. O controle de acesso ao meio desta topologia funciona de maneira bem semelhante à rede Token Ring;
    • Fabric Switch (FC-SW) – é uma topologia de nível avançado, que permite a conexão de um número ilimitado de dispositivos, oferecendo uma banda completa para cada conexão por meio de um switch usado para interconectar certo número de portas do tipo N.

  • GABARITO: LETRA E

    A questão exigiu conhecimento sobre Fibre Channel.

    As topologias utilizadas para a implementação de redes de armazenamento SAN (Storage area network) são:

    Ponto a ponto (FC-P2P)

    • É a topologia mais simples, composta por dois dispositivos conectados entre si diretamente.

    Loop Arbitrado (FC-AL)

    • A topologia física é em estrela e a topologia lógica é em anel utilizando um hub como elemento central.
    • A ordem de transmissão é arbitrada, somente um nó transmite utilizando a largura de banda máxima.
    • Sem roteamento.

    Malha comutada (FC-SW)

    • A topologia é com switches que conecta os sistemas finais ao storage.
    • Dois nós conseguem transmitir simultaneamente utilizando portas diferentes (transmissão não bloqueante).
    • Existe roteamento.


ID
1226935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às redes SAN (storage area network), Switches e Directors Fiber Channel, ISL (inter switch link), trunk e zoning, julgue os próximos itens.

As conexões entre switches, ou ISL, são realizadas em portas tipo N_port.

Alternativas
Comentários
  • Portas de Fiber Channel:

    N_port: Porta em um lado do fabric. Também é conhecida como porta de nó. Geralmente, é uma porta de host(HBA) ou de storage array conectada a um switch em um switched fabric.

  • ERRADO. Tais conexões ocorrem através de portas fibre channel    E_port, e NÃO através de N_port.

    Segundo Somasundaram(2011,p.151),"E_port: Porta FC que compõe a conexão entre dois FC switches. Esta porta também é conhecida como a porta de expansão. A E_port em um FC switch se vincula à E_port de outro FC switch a partir de uma conexão chamada de inter-switch link(ISL)."

    Bibliografia:

    LIVRO ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-2011-SOMASUNDARAM

  • Errada.

    __

    E_port: Porta FC que permite a conexão de dois switches.

    N_port: Ponto final do switch fabric.

    F_port: Uma porta no switch que se conecta a uma porta N_port.

    G_port: Porta genérica qe pode operar como E_port ou F_port.

     

  • N_Port (Node port) tipicamente é uma porta HBA(Host Adapter) que conecta um Switch F_Port (Fabric port) ou mesmo a outro N_Port

     

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel


ID
1226938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às redes SAN (storage area network), Switches e Directors Fiber Channel, ISL (inter switch link), trunk e zoning, julgue os próximos itens.

Trunk é um agregado de enlaces entre switches, o qual pode apenas ser criado usando-se ISLs de mesma capacidade.

Alternativas
Comentários
  • O processo de interligar mais de uma VLAN através de um link único é chamado de trunking. O link é denominado tronco.

    Um link de tronco é um canal switch-switch ou switch-roteador, por onde passam informações originadas por e destinadas a mais de uma VLAN. O link de tronco não pertence a nenhuma das VLANs individualmente.

  • Um trunk é um link ponto-a-ponto que envia e recebe tráfego entre switches, ou entre switches e roteadores. Os trunks carregam tráfego de múltiplas VLANs e podem extender uma VLAN através de toda a rede.

  • agregado de enlaces entre switches = LINK AGGREGATION e não TRUNK.

  • Trunk é um agregado de enlaces entre switches, o qual pode apenas ser criado usando-se ISLs de mesma capacidade.

    Por partes...

    Primeira parte: Link aggregation também é chamado de Port Trunking, assim a primeira parte do enunciado está correta já que existe de fato um tipo de trunk que é um agregado de enlaces entre switches.

    Já na segunda parte reside o erro na minha humilde opiniao. ISL é o nome de um protocolo proprietário da Cisco para estabelecimento de VLANs em redes Ethernet. O examinador usa ISL como sinonimo de Switch e isso está incorreto. No link aggregation, a IEEE exige que os enlaces sejam FULL DUPLEX e que tenham a mesma capacidade, assim se a redacao fosse "switches da mesma capacidade", pra mim estaria correta.

  • link aggregation é diferente de Trunking, o colega @JOAO MONTES se equivocou.

     

    Ethernet bonding, regulado pela norma IEEE 802.3ad com o título link aggregation é uma técnica em redes de computadores usada para o acoplamento de dois ou mais canais ethernet em paralelo para produzir um único canal de maior velocidade e/ou aumentar a disponibilidade e redundância desse canal.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ethernet_bonding

     

    Trunking

    Marcação de quadro (frame-tagging) - 802.1Q: Modifica a informação contida dentro do quadro da camada 2, de modo que os switches possam identificar as VLANs de origem e destino e encaminhar o tráfego da forma adeqüada. O quadro Ethernet aumenta de tamanho para comportar o campo adicional, e quando sai do switch o campo é retirado.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_LAN

     

     

  • @Kenshin X: Quem se equivocou foi o senhor.

    "Network bonding (also known as port trunking) consists of aggregating multiple network interfaces into a single logical bonded interface that correspond to a single IP address."

    - https://en.wikipedia.org/wiki/Link_aggregation

    "Port Trunking, also known as LACP (Link Aggregation Control Protocol), allows you to combine multiple LAN interfaces for increased bandwidth and load balancing for multiple clients. It also provides failover capabilities to maintain network connectivity if a network port fails."

    - https://www.qnap.com/en-in/how-to/tutorial/article/set-port-trunking-on-your-qnap-nas-to-increase-the-bandwidth-via-802-3ad-protocol

    "Network bonding (also known as port trunking) consists of aggregating multiple network interfaces into a single logical bonded interface that correspond to a single IP address."

    -  Guijarro, Manuel; Ruben Gaspar; et al. (2008). "Experience and Lessons learnt from running High Availability Databases on Network Attached Storage" (PDF). Journal of Physics: Conference Series. Conference Series. IOP Publishing. 119 (4): 042015. doi:10.1088/1742-6596/119/4/042015. Retrieved 2009-08-17. 

    What is link aggregation? Link aggregation allows you to combine multiple Ethernet links into a single logical link between two networked devices. Link aggregation is sometimes called by other names: .... Port trunking

    - https://kb.netgear.com/000051185/What-are-link-aggregation-and-LACP-and-how-can-I-use-them-in-my-network

     

     

     

     

  • Pois eh, meus camaradas, nessa, eu tbm capotaria no soco com recurso de voadeira, tesoura....até de rabanada!!!

    Links de Transporte (trunk links): Também denominados uplinks, podem carregar informações sobre múltiplas VLANs, sendo usados para conectar switches a outros switches, routers ou mesmo a servidores.

    Para identificar a VLAN à qual um determinado frame Ethernet pertence, os switches Cisco suportam duas diferentes técnicas: ISL (Inter-Switch Link Protocol) e 802.1q.

    Etherchannel é uma forma de agrupar links redundantes de forma a criar um canal virtual cuja banda equivaleria a soma da banda dos links que o compõem. Existe a versão Cisco do EtherChannel, chamada de Port Agregation Protocol (PAgP), e a versão do IEEE (802.3d), chamada de Link Agregation Control Protocol (LACP).

    Fontes:

    [1] Fillipetti

  • EXISTEM DOIS TIPOS DE PORTAS TRUNK:

    Trunk ISL: Todo tráfego que passa por uma porta trunk ISL (Inter-Switch Link) deve ser encapsulado em um frame ISL. Se um frame não encapsulado chega a uma porta trunk ISL ele é descartado. O ISL é um padrão criado pela Cisco, mas não são todos os switches Cisco que suportam ISL.

    Trunk 802.1Q: As portas trunk 802.1Q (padrão do IEEE) aceitam tráfego com e sem tag. Caso um frame seja tagueado ele será encaminhado para a VLAN referida. Se um pacote chegar sem tag à porta trunk ele será encaminhado para a VLAN default (por padrão é a VLAN 1, mas pode ser definida pelo usuário).

  • Um ISL Trunk é um ISL lógico que provê uma largura de banda maior, agrupando conexões físicas (de mesma capacidade ou de capacidades diferentes).

    O que torna a questão errada é afirmar que só pode ser criado com ISLs de mesma capacidade. P

  • Eu dei errado pois considero Trunk a utilização de apenas uma porta que carrega várias VLANS, se fosse mais de uma seria link agregartion.

    Trunk

    A trunk connection is used to pass traffic from multiple VLANs between two switches across an ISL (Inter-Switch Link). All trunks use the IEEE 802.1Q standard. This link can be a single wire or one of the aggregations methods in .

    Cloud Pak System Software supports the following aggregation methods for the connections on the customer data network:

    Etherchannel

    Etherchannel links are formed when two or more links are bundled together to aggregate available bandwidth and to provide a measure of physical redundancy. Etherchannel is the term that is used by Cisco, also known as static grouping or Cisco "mode on". Other vendors might call this method: port trunking, trunking, bonding, teaming, or aggregation.

    LACP

    The standard-based negotiation protocol, which is known as IEEE 802.1ax Link Aggregation Control Protocol (LACP), is a way to dynamically build an Etherchannel. The "active" end of the LACP group sends out special frames, which advertise the ability to form an Etherchannel. Typically, both ends are set to an "active" state. After these frames are exchanged, and if the ports on both sides agree that they support the requirements, LACP forms an Etherchannel. This method is also known as dynamic grouping or Cisco "mode active" or "mode passive".

    https://www.ibm.com/docs/en/cloud-pak-system-w3500/2.3.1.0?topic=settings-network-configuration-overview


ID
1226941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às redes SAN (storage area network), Switches e Directors Fiber Channel, ISL (inter switch link), trunk e zoning, julgue os próximos itens.

Ao configurar o zoneamento em uma rede SAN, os dispositivos localizados fora de determinada zona não serão visíveis para os dispositivos que pertencem a essa zona, de modo que o tráfego dentro da referida zona passará a ser isolado das demais zonas.

Alternativas
Comentários
    1. Uma rede na qual o propósito principal é a transferência de dados entre computadores e dispositivos de armazenamento. Uma SAN consiste em uma infra-estrutura de comunicação que provê conexões físicas com uma camada de gerenciamento, que organiza as conexões, os dispositivos de armazenamento e os computadores, tornando a transferência de dados robusta e segura.
    2. Um sistema de armazenamento formado por dispositivos de armazenamento, computadores e/ou aplicações, e todo um controle via software, comunicando-se através de uma rede de computadores.

  • Segundo Manoel Veras(2009,p. 180),"O zoning é uma função desempenhada pelos switches SAN que possibilita que os nós dentro do fabric sejam controlados e segregados. Em resumo, o zoning permite fazer o controle de acesso à topologia SAN. Zonas compreendem um conjunto de membros que têm acesso uns aos outros. Uma porta ou um nó pode ser membro de mais de uma zona. Somente uma zona pode estar ativa em certo momento em um fabric. O fabric é a configuração de múltiplos switches baseados no protocolo fibre channel para trabalharem juntos."

    Bibliografia:

    DATACENTER- COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI. AUTOR: MANOEL VERAS

  • • Infraestrutura de rede baseada no padrão FC ou Gigabit Ethernet; 

    • Armazenamento baseado em redes dedicadas e escaláveis; 

    • Storage usualmente no nível de bloco (assim como o DAS); 

    • Zoneamento: um dispositivo ou grupo de dispositivos só “enxerga” outro dispositivo/grupo que esteja na mesma zona (semelhante a uma VLAN), o que garante a segurança nas redes SAN.


ID
1226944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere às redes SAN (storage area network), Switches e Directors Fiber Channel, ISL (inter switch link), trunk e zoning, julgue os próximos itens.

Uma rede SAN dispensa o uso de soluções de rede dedicadas — como as redes com base em Fiber Channel —, pois os servidores, ao utilizarem as redes de dados comuns da organização, como, por exemplo, uma rede Gigabit Ethernet, passam a ter, com a SAN, acesso direto aos dispositivos de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Erradíssimo

    Fiber Channel é um dos protocolos que é usado para comunicação dos HWs do SAN.

  • Outra forma de arrumar a questão é trocar SAN por NAS

  • Bom dia. 
    O erro da questão está em afirmar que a SAN dispensa rede dedicada. Ela até pode dispensar o FC, pois pode rodar em outras estruturas como Gigabit Ethernet, mas obrigatoriamente necessita de rede dedicada.

  • Errado.

    Ela não dispensa o uso de soluções de redes dedicadas, porque ela É UMA REDE DEDICADA!

    Usa-se o Fiber Channel na comunicação entre os dispositivos da SAN.

    Agora é possível ter acesso a essa rede por meio de outro protocolo que não seja apenas FC? Sim, via iSCSI.

  • Errado. Dispensa o uso de redes dedicadas?!

  • Rede SAN é um sistema de armazenamento compartilhado em rede dedicada geralmente baseada em Fiber Channel. A combinação efetiva das vantagens do SAN junto com o Fibre Channel se tornou a solução de armazenamento que mais vem sendo adotada na atualidade. A infraestrutura de rede pode basear-se em Fibre Channel ou em Gigabit Ethernet. Ademais, o armazenamento se baseia em redes dedicadas e escaláveis que conectam servidores e dispositivos de storages usualmente no nível de bloco.


ID
1248205
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma Storage Area Networks (SAN) é uma arquitetura que tem por finalidade conectar servidores aos dispositivos de armazenamento de dados, de modo que eles pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor. Uma maneira de implementar essa tecnologia é utilizar um protocolo de transporte baseado na pilha TCP/IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que representa o nome desse protocolo.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.

    Galera o problema nessa questão é o trecho do mal "[...] um protocolo de transporte", mas acredito que ele foi usado com o intuito de descrever uma grande característica do iSCSI, que é transportar de forma encapsulada dados e comandos SCSI.

    Segundo Somasundaram(2011,p.199),"iSCSI é um protocolo de camada de sessão que inicia uma sessão confiável entre um dispositivo que reconhece comandos SCSI e TCP/IP. A interface da camada de sessão iSCSI é responsável pela manipulação do log-in,autenticação,detecção de destinos e gerenciamento de sessão. O TCP é usado com iSCSI na camada de transporte para fornecer um serviço confiável."

    Quem lembrar que redes SAN usam ou o Fibre Channel ou o iSCSI já reduz as alternativas da banca IADES para duas.

    Bibliografia:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES -EMC EDUCATION SERVICES-SOMASUNDARAM-2011.


  • GABARITO= LETRA C

    iSCSI (Internet Small Computer System Interface), é um protocolo de transporte que transporta comandos  entre um computador anfitrião (initiator) e um dispositivo de destino (target). É um protocolo tipicamente usado no contexto de uma SAN, (sigla de Storage Area Network) () mas que, ao contrário do , não necessita de uma infraestrutura especializada e dedicada, podendo funcionar sobre uma rede IP convencional.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ISCSI

    iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo na camada de transporte em uma rede TCP/IP. Desenvolvido pela IBM, esse serviço permite que comandos SCSI sejam enviados através de uma rede LAN (Local Area Network), WAN (Wide Area Network) ou via internet.

    Fonte: https://www.controle.net/faq/iscsi-o-que-e-como-funciona

    Fiz um grupo de estudos no DISCORD. 

    Lá você encontra pessoas com o mesmo objetivo e pode ajudar e ser ajudado. Pode treinar e melhorar suas habilidades ensinando alguém. 

    Link para participar:

     https://discord.gg/FmcW6mAhR4

    "O trabalho duro substitui o talento natural".


ID
1257874
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma Storage Area Networks (SAN) é uma arquitetura que tem por finalidade conectar servidores aos dispositivos de armazenamento de dados, de modo que eles pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor. Uma maneira de implementar essa tecnologia é utilizar um protocolo de transporte baseado na pilha TCP/IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que representa o nome desse protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    iSCSI.

    sigla de Internet Small Computer System Interface, é um protocolo de transporte que transporta comandos SCSI entre um computador anfitrião (initiator) e um dispositivo de destino (target) .

  • SAN -Storage Area Network
    •Unidades: blocos de disco
    •Área de armazenamento visível como se fosse um HD para máquinas requisitantes
    •Rede de alta velocidade segregada
    •A tecnologia mais comum para SAN é a rede de fibra óptica com o conjunto de comandos iSCSI, apesar de admitir também FC
    •Têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada
    •Sistema de arquivos é de responsabilidade da máquina requisitante
    •A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.

     

    http://www.provasdeti.com.br/aoc-para-concursos.html

  • SAN é uma rede que precisa ser de alta velocidade e utiliza, normalmente, iSCSI  e FC (FCP) para comunicação entre servidores e dispositivos.

     

    Fisicamente, o meio de comunicação entre os dispositvos da rede SAN pode ser implementado de duas maneiras: 
    - Por meio de Fibre Channel (Fibra óptica) e suas variações
    - Por iSCSI (Par trançado), sendo que o iSCSI trabalha encapsulando os comandos SCSI dentro do TCP/IP e transportando-os através de uma rede IP.

  • Antes de falar sobre o Storage iSCSI, vamos explicar o que significa esse protocolo. O iSCSI é um SCSI sobre uma rede IP. O SCSI (Small Computer System Interface) engloba o protocolo, comandos e especificações das propriedades físicas dos dispositivos como placas controladoras, unidades de fitas e discos. O SCSI integra os dispositivos Initiators e Targets, responsáveis por iniciar e fazer uma transação SCSI e atualmente, atua com outras tecnologias, a arquitetura Fibre Channel, por exemplo, opera comandos SCSI.

    O iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo de rede comum às conexões para Storages, Servidores e Estações de Trabalho, pois, torna mais fácil a transferência de informações e ainda realiza gerenciamento remoto de Storages. O iSCSI é usado tanto em redes locais (LAN, Local Area Network) quanto pela internet (WAN, Wide Área Network). Este protocolo envia comandos SCSI através de uma rede IP.

  • c-

    É possível montar uma pequena rede SAN apenas com um array de discos iSCSI, ligado diretamente a uma placa Gigabit Ethernet no servidor.

    Uma rede SAN utiliza normalmente ligações físicas Fibre Channel e encapsulamento SCSI enquanto um NAS normalmente faz uso de ligações Ethernet e TCP/IP, utilizando protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS.

    Enquanto uma rede SAN lida com blocos de dados, um NAS opera ao nível do arquivo e é acessível a qualquer usuário com privilégios de acesso, daí a necessidade de gerenciar privilégios de usuários, bloqueio de arquivos e outras medidas de segurança.

    Alguns tipos de servidores podem ser tanto usados em uma SAN, conectados via iSCSI ou Fibre Channel quanto trabalharem ligados diretamente na rede, como um NAS.

    a diferenca pincipal de ISCSI e fiber channel é que o iSCSI é protocolo de transporte, enquanto que fc é uma tecnolgoia de rede


ID
1271221
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às arquiteturas de armazenamento de dados, considere as afirmações abaixo.
I. No armazenamento do tipo DAS (Direct Attached Storage), o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como interno ou externo, dependendo da localização do dispositivo em relação ao servidor.
II. O armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network) é baseado em rede dedicada, normalmente de alta velocidade, composta por servidores e por dispositivos de armazenamento organizados em blocos de dados, isto é, sem oferecer um sistema de arquivos.
III. O armazenamento do tipo NAS (Network Attached Storage) oferece um meio físico de armazenamento com um sistema de arquivos e emprega protocolos de redes para seu acesso.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é que servidores NAS utilizam transferência em nível de arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.


    Fonte:http://luanmorenodba.wordpress.com/2011/08/12/conceitos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san/

  • do meu ponto de vista o gabarito esta incorreto.

    A firmação "I" informa que:

    o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como INTERNO ou externo, 

    As bibliografias que encontrei fazem referencia apenas a armazenamentos EXTERNOS.

    " .... Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo. ...."

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

     

     

     

     

  • e-

    Network Attached Storage (NAS) são dispositivos de armazenamento de dados que executam um sistema operacional e são acessíveis através da rede.

    SAN são construídos em uma infra-estrutura especialmente projetada para suportar grande tráfego de dados. Assim, eles proporcionam um acesso mais rápido e estável do que protocolos de alto-nível como os NAS.

    DAS é um hd externo


ID
1284394
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sistemas de armazenamento de backup são primordiais para assegurar a integridade dos dados em sistemas computacionais. O sistema de armazenamento caracterizado por ser disponibilizado na rede de computadores e passível de montagem para uso no computador, e um exemplo de tecnologia utilizada nesse sistema de armazenamento, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Common Internet File System (CIFS) é a maneira padrão que os usuários de computador compartilhar arquivos através de intranets corporativas e na Internet
    Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso heterogêneo aos dados para os clientes desta rede.
  • Alguém poderia comentar cada alternativa?

  • Caro colega Marlo e outros que quiserem uma explicação simples e completa a respeito do NAS, DAS, SAN e suas tecnologias, segue um artigo muito bom a respeito:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/


  • Cadê o erro da letra "D"??

  • Alguém pode me explicar o erro da letra A, visto que o SAN também utiliza a rede para conectar dispositivos, em especial Fibre Channel e GB ethernet

  • Dyego, posso estar errado, mas ao meu ver, uma SAN convencional trabalha com o protocolo iSCSI e usa a tecnologia FibreChannel exclusivamente (embora possa usar switchs convencionais, com suporte a Ethernet, por exemplo) . Já um NAS pode usar CIFS, SMB, NFS, etc como protocolos e as tecnologias são mais variadas... 

  • Analisando cada item:


    a)  SAN e NFS: SAN não utiliza esse protocolo. Utiliza FC-based ou iSCSI!


    b) SAN e FoE: Estaria correto se invés de FoE fosse FCoE (Fibre Channel over Ethernet)!


    c) NAS e CIFS: Resposta correta!


    d) NAS e Fibre Channel: NAS não utiliza protocolos FC-based, mas sim CIFS/SMB e NFS!


    e) DAS e NFS: DAS (Directed Attached Storage) não utiliza um protocolo com NFS, já que ele está ligado diretamente no host

  • Não precisa fazer "overthinking". A banca deixou claro que o sistema de arquivos precisava ser montada numa estação de trabalho. Controladoras HBA não são coisas comuns de se ter em estações de trabalho, portanto, qualquer teoria envolvendo SAN, FC, LUNS, STORAGE, etc cai por terra.

    Bastava pensar num NAS e um Sistema de Arquivos.

  • http://infob.com.br/das_nas_san/

  • O sistema de armazenamento caracterizado por ser disponibilizado na rede de computadores e passível de montagem para uso no computador:

     

    O único que faz isso nas opções é o NAS. O SAN é uma rede e não um sistema de armazenamento. O DAS é local.

     

    , e um exemplo de tecnologia utilizada nesse sistema de armazenamento, são, respectivamente

    Nessa opção poderia ser o NFS ou CIFS

     

  • c-

    NAS - dispositivo para storage remoto

    CIFS - common internet file system- é umk protocolo de sistema de arquivos em rede para acesso compartilhado a arquivos e impressoras entre hosts na rede. permite ler, executar, modificar e remover arquivos remotos


ID
1306087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

A função zoneamento (zoning) em SAN pode ser classificada em três tipos: WWN zoning, soft zoning e hard zoning. Em uma soft zoning, a informação da zona deve ser atualizada sempre que o administrador realizar qualquer mudança nas portas de um switch.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Segundo Somasundaram(2011,p.162),"O zoneamento pode ser categorizado em três categorias:

    -Zoneamento de portas: O zoneamento de portas também é chamado de zoneamento hard.

    -Zoneamento WWN: O zoneamento WWN também é chamado de zoneamento soft. Uma vantagem importante do zoneamento WWN é sua flexibilidade. Ele permite que a SAN seja recabeada sem reconfigurar as informações da zona. Isto é possível porque o WWN é estático na porta do nó.       

    -Zoneamento misto."


    Portanto, vamos aos  2 erros:

    1) WWN zoning == soft zoning, e na questão faltou mencionar foi o zoneamento misto.


    2) A  informação da zona não precisa mudar com a mudança nas portas/ cabeamento.


    Bibliografia:

    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES- EMC- SOMASUNDARAM-2011

  • Temos um problema, porque há fontes, como [1][2], que afirmam haver apenas 2 tipos de zonas, que são as seguintes:

    Baseado em software e Baseado em hardware.

    Tomem cuidado! Redes é uma disciplina que muda muito de um ano pra outro. Esse livro da EMC tem quase 10 anos e tá superdesatualizado.

    Fontes:

    [1] Designing Cisco Network Service Architectures (ARCH): Foundation Learning Guide, John Tiso, Keith T. Hutton, Diane Teare, Mark D. Schofield

    [2] Informática para Concursos Públicos de Informática, Marcio Roberto Miranda Assis

  • É no zoneamento por portas que é necessário atualizar as informações da zona toda vez que um switch é adicionado ou retirado. São 5 tipos de zoneamento:

    Classificação 1: Soft ou Hard

    Classificação 2: WWN, por portas ou misto


ID
1306090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

Uma SAN pode ter sua capacidade de armazenamento aumentada de maneira quase ilimitada. Entretanto, o comprimento dos cabos de fibra óptica deve ser limitado a, no máximo, 100 metros, para que não haja comprometimento do throughput.

Alternativas
Comentários
  • Visto que as soluções SAN tendem a ser estruturadas dentro do mesmo ambiente, o normal é fibras multimodo. Este tipo de fibra opera em distância de até 300m. Questão errada

  • ERRADO.

    Sobre redes SAN.

    Segundo Navathe(2011,p.418),"As principais vantagens alegadas são:

    - Até 10 km de separação entre um servidor e um sistema de armazenamento usando cabos de fibra ótica apropriados."


    **Portanto, a casca de banana da questão consiste no termo: no máximo, 100 metros.


    SISTEMAS DE BANCO DE DADOS-NAVATHE-2011-6 EDIÇÃO.

  • Gabarito Errado

    Até 10 km de separação entre um servidor e um sistema de armazenamento usando cabos de fibra ótica apropriados.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Complementando...

     

    É possível utilizar cabos de fibra óptica de até 50 km, utilizando cabos monomodo, mas o mais comum é que sejam usados cabos multimodo (mais baratos e suficientes para a maioria das situações), que oferecem um alcance de até 300 metros. Tipicamente, os cabos são curtos, com de 2 a 10 metros, de forma que a questão do alcance raramente é um problema.

     

    Fonte: https://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/pagina2.html

  • Usou umas paradinhas ilixitas pra fazer a questão.
  • Dica CESPE: quando ver o DEVE já imagine que a questão esteja errada e leia novamente
  • Uma SAN pode ter sua capacidade de armazenamento aumentada de maneira quase ilimitada. Entretanto, o comprimento dos cabos de fibra óptica deve ser limitado a, no máximo, 100 metros, para que não haja comprometimento do throughput.

    Tenho crtza q a maioria q respondeu a essa questão, ao ler a primeira parte(quase ilimitado), ficou aliviado qdo leu a segunda(limitado a 100m)...como se diria na minha cidade do interior...escapei fedendo..rdsss


ID
1306099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos sistemas de armazenamento de redes de comunicação, julgue os próximos itens.

SAN (storage area network) é uma rede de armazenamento de dados de alto desempenho que se comporta como se fosse uma única unidade de armazenamento, mesmo que possua um array com centenas de discos iSCSI.

Alternativas
Comentários
  • "discos iSCSI"... Eu marquei 'Certo' devido ao fato de entender o "jeito CESPE" de fazer questões simples de forma completamente sem noção, mas eu nunca tinha ouvido falar em "discos iSCSI"... pelo que sei iSCSI é um protocolo, não um disco. Aff... acho que estudei demais por hoje kkk.

  • Foi o que pensei Adriano. Li e concordei com tudo na questão mas quando chegou na parte discos iSCSI, marquei errado. Complicado.. Será que caberia um recurso? Se influenciasse minha nota a ponta de tal, o faria..

  • Certo


    A SAN (Storage Area Network), basicamente, é uma arquitetura que permite conectar dispositivos de armazenamento de dados remotos  de diferentes tipos, a servidores, de maneira a que os dispositivos pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor.


    Características:

     

    - Utiliza fibra óptica nas ligações, tendo uma rede própria separada da rede local, possui uma grande dimensão.

    - Oferece apenas armazenamento de dados, deixando o sistema de arquivos a cargo do cliente.

    - O acesso aos dados é de “baixo nível”, pois o servidor pede blocos de dados, é portanto “block-level”.

    - Caro e complexo de implementar e gerir, necessita de mão obra especializada. Só justificada em grandes organizações com grandes redes de computadores.

    - Protocolo serial SCSI-3.

    - Permite diferentes servidores acessarem o mesmo drive de disco ou fita de forma transparente para o usuário final.


    Fonte: PROFESSORA PATRÍCIA LIMA QUINTÃO

  • Gabarito Certo

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage(armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo iSCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI 444 e também 4450.

    As SANs porém tendem a aumentar a capacidade de armazenamento, uma vez que múltiplos servidores podem compartilhar a mesma reserva de crescimento.

    Outros benefícios incluem a habilidade de permitir que servidores efetuem boot pelo próprio SAN. Isto permite uma rápida e fácil reposição de servidores defeituosos, uma vez que o SAN pode ser reconfigurado para que o servidor de reposição use o LUN (Logical Unit Number, ou número lógico de unidade) do servidor defeituoso. Esse processo pode levar pouco mais de 30 minutos e é uma ideia relativamente nova que está sendo implantada em novos data centers.

    As SANs também tendem a ser mais eficazes em processos de recuperação de dados. Uma SAN pode replicar dados de vários servidores para uma área de armazenamento secundária, que pode ser remota ou local.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O termo discos SCSI não está errado! Segue uma carrada de autores q usam esse termo[1][2][3][n].

    Pode não ser o termo mais correto a utilizar, mas q tal usar o bom senso, meus jovens?

    Fonte:

    [1] Armazenamento e Gerenciamento de Informações, G. Somasundaram, Alok Shrivastava, EMC Education Services

    [2] OCP Oracle Database 11g: Novos Recursos para Administradores, Sam Alapati

    [3] Falando Sobre Hardware, Eduardo R. S. Popovici

    (...)

    [n] Windows Server 2008: Administración y explotación, Philippe FREDDI


ID
1339810
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes de armazenamento de dados (SAN), com base em Fibre Channel são utilizados dois principais protocolos em conjuntos.que são:

Alternativas
Comentários
  • Protocolos do SAN

    Há dois grandes protocolos da SAN:

    Fibre Channel: usado para comunicação dos Hws(e não entre as aplicações que executam os HW's)

    SCSI: usado para aplicação para conversar com as unidades de disco.

    HW'S= hardwares


    Fonte: Storage Area Networks For Dummies, 2nd Edition

    search.oreilly.com/?q=data+storage+networkingdata storage networking



ID
1339813
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No âmbito de redes de armazenamento de dados (SAN), um método que encapsula blocos de dados Fibre Channel e em seguida transporta-os sobre uma rede TCP é:

Alternativas
Comentários
  • Fibre Channel over IP (FCIP) permite a conexão de dois FC-SANs interligando switches através de TCP/IP. Um túnel ponto a ponto é criado através de uma rede IP, e o tráfego Fibre Channel é encapsulado e desencapsulados nos terminais. Quando um túnel é estabelecido, dois FC-SANs se juntam para formar um só FC-SAN virtual. Todos os switches em cada lado do túnel ver os outros switches como se fossem locais

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_e.html

  • Gabarito A

    FCIP – Fiber Channel over IP

    Esse protocolo, também uma evolução do protocolo FC, também funciona em redes ethernet assim como o seu “primo” FCoE porém tem uma aplicação bastante peculiar, o mesmo é utilizado para conexões entre redes SANs diferentes, uma vez que o mesmo é encapsulado via TCP/IP de uma rede a outra e suporte toda a gama de características de uma rede TCP/IP como roteamento, QoS (Quality of Service). Devido a sua característica é muito utilizado para backup e replicação entre sites diferentes para utilização de soluções de recuperação de desastres.

    O FCIP é muito utilizado para complementar a interconexão entre diferentes redes SAN que utilizam iSCSI. Enquanto o iSCSI é o responsável por conectar localmente os hosts ao storage, o FCIP interconecta as redes iSCSI, permitindo que o servidor de uma das redes acesse o storage da outra e vice-versa.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1372573
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias de armazenamento de dados DAS,NAS e SAN, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra, um NAS não faz nada que um PC tradicional não possa ser configurado para fazer. Um número surpreendente deles utilizam processadores x86, rodam Linux e compartilham os arquivos com a rede utilizando o Samba. Ou seja, nada mais são do que PCs compactos, otimizados para a tarefa.

     

    Fonte: Guia do hardware 

  • Prezados,

    O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

    Portanto a alternativa correta é a letra E


ID
1395937
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As tecnologias de armazenamento vêm evoluindo para fornecer uma ligação mais aberta da informação e quebrar os entraves que se desenvolveram nas arquiteturas tradicionais.

Assinale a opção que descreve corretamente uma SAN (Network Area Storage).

Alternativas
Comentários
  • Direct Attached Storage - DAS Também conhecido como Server Attached Storage – SAS. É o método tradicional de conectar localmente o armazenamento a servidores através de um caminho de comunicação dedicado entre o servidor e o armazenamento. A DAS é normalmente implementada como uma ligação SCSI ou outra interface. O armazenamento DAS pode ser unidades de disco, um subsistema RAID, ou outro dispositivo de armazenamento.

    Network Attached Storage - NAS Com a arquitetura de servidor NAS, uma grande quantidade de dados armazenados, com um sistema de arquivos próprio é diretamente ligado à rede que é sensível a interfaces de um sistema de arquivos de rede de padrões industriais como NFS do UNIX e SMB/CIFS do Windows NT and Windows® 2000 até LAN
    Storage Area Network - SAN É uma rede de armazenamento criada especificamente para ligar os dados armazenados, os dispositivos de backup e os servidores. Estas redes de armazenamento podem ser consolidadas num único compartimento ou alcançar um grande número de sistemas e de localizações geográficas diferentes. Uma SAN está ligada por trás dos servidores e como as DAS, apresenta uma block-level interface ao sistema de armazenamento (CSA 2002).
    Comparativo entre NAS e SAN Qual a melhor solução: NAS ou SAN ? 
    As duas soluções são complementares e uma está convergindo em direção à outra, devido as tendências tecnológicas. A rápida evolução das redes no que se refere à velocidade é um dos elementos que levam a essa convergência. A velocidade das redes está ultrapassando a velocidade dos dispositivos de armazenamento. Em pouco tempo, a diferença entre Gigabit Ethernet e Fibre Channel deverá ser fator de pouca importância na hora de implantar um sistema de armazenamento o que deixa a questão da velocidade fora da opção por NAS ou SAN. Um sistema NAS é essencialmente uma solução de armazenamento plug-and-play baseada em arquitetura padrão de rede e conectada a uma LAN, MAN ou WAN. Sua estrutura elimina gargalos de I/O de servidores em redes heterogêneas, oferecendo armazenamento e compartilhamento de arquivos com ótima relação custo-benefício. Por outro lado, um sistema SAN de uma arquitetura fibre channel aberta e escalável que interconecta sistemas de armazenamento, dispositivos de backup e servidores a alta taxas de transferência com maior custo de investimento. A principal diferença entre NAS e SAN, está no sistema de arquivos. Na tecnologia NAS, um sistema de arquivos central controla o armazenamento de dados a partir de um dispositivo NAS. Já numa SAN, o sistema de arquivos constitui parte dos sistemas operacionais, que residem em múltiplos servidores. A existência de múltiplos servidores implica em que os dados precisam ser armazenados em diversos sistemas de arquivos e formatos. 
  • Fiquei entre C e A... porque a A não é certa? Será o "tradicional" nessa frase?


  • Bruno, acredito que o erro da alternativa esteja principalmente no termo "localmente", pois descaracteriza completamente a característica principal de uma SAN, que pode ser definida como uma "rede de dispositivos que conectam vários clientes e dispositivos de armazenamentos".

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_a.html
    No link além de informações acerca da SAN, é possível a leitura de conteúdo com considerável profundidade acerca dos seguintes tópicos DAS, NAS e SAN.
  • A letra A esta errada pois, conectar localmente o armazenamento trata-se de DAS

    A letra C, esta correta, pois rede de armazenamento criada especificamente, entende se uma rede segregada, a parte. Uma Rede SAN.

    Logo, creio que a resposta seria a letra C.


ID
1449808
Banca
SRH
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as tecnologias de armazenamento em redes de computadores “Network Attached Storage” (NAS) e “Storage Area Network” (SAN), a tecnologia SAN se destaca por:

Alternativas
Comentários
  • a) aumenta bastante o custo e complexidade

    b) aumenta bastante o custo e complexidade e maior flexibilidade e adaptabilidade

    c) acesso à nível de blocos. Quem utiliza e a tecnlogia NAS

    d) NAS trabalha com os protocolos: CIFS/SMB, FTP, NFS e TCP/IP e o SAS utiliza os protocolos: FC e iSCSI

    Bons estudos.

  • [B] - ter um elevado custo de implementação e de gestão, quando comparado à outra tecnologia

  • b-

    Em uma SAN, periféricos de armazenamento on-line são configurados como nós em uma rede de alta velocidade e podem ser conectados (attached) e desconectados (detached) dos servidores de maneira bastante flexível, apresentando velocidade e capacidade de armazenamento de dados superiores à NAS. Com infraestrutura de comunicação, geralmente baseada em fibre channel, um ambiente SAN provê conexões físicas com uma camada de gerenciamento que organiza as conexões, os dispositivos de armazenamento e os computadores.

    NAS utiliza protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, podendo centralizar a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    resumo:

    NAS é um dispositivo e SAN é uma rede.

    file-level: NAS

    block-level: SAN


ID
1470256
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre os componentes e as tecnologias usadas em Storage Area Networks, é CORRETO dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    LUN (Logical Unit Number) - número utilizado para se referir a um disco ou partição.  

     

    FC (Fibre Channel) - protocolo da SAN. Permite maiores velocidades e um maior número de discos.


ID
1480687
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre armazenamento de rede, afirma-se:

I DAS (Direct Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento externo ligado diretamente ao servidor ou estação de rede, como é o caso das gavetas de HDs ligadas via porta USB ou eSATA.

II SAN (Storage Area Network) é uma área reservada, em um dos discos rígidos de um servidor de rede, para o armazenamento de arquivos que podem ser acessados via rede.

III NAS (Network Attachment Storage) é uma solução de armazenamento de dados que executa seu próprio sistema operacional, funcionando como um servidor de arquivos via rede.

IV Para soluções de armazenamento de rede é comum o uso de um dos tipos de RAID (Redundant Array of Independent Drives) de acordo com o nível de redundância desejado.

Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • "DAS é abreviação de "Direct Attached Storage". Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor"
    "NAS (Network Attached Storage), por sua vez, roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, ligado diretamente na rede."
    "Toda SAN usa HDs tradicionais como blocos básicos de montagem, que são ligados a uma unidade controladora, que se encarrega do acesso aos dados, RAID e outras funções. A unidade de armazenamento é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI). O servidor se encarrega então de distribuir os dados para os clientes da rede ou fornecê-los para aplicativos específicos, como no caso de um cluster de servidores web, que utilizam a SAN para armazenar um grande banco de dados usado para atender às requisições dos clientes."
    (Carlos E. Morimoto, Servidores Linux, Guia Prático)

  • II. SAN (Storage Area Network) é uma área reservada, em um dos discos rígidos de um servidor de rede, para o armazenamento de arquivos que podem ser acessados via rede. Errada. Acredito que o erro seja a palavra arquivo, pois a SAN trabalha com blocos de disco. Quem trabalha com arquivos é a NAS.

    "Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a se transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."

    Bibliografia: DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS

  • b-

    SAN é a rede. DAS é um hd externo, ssd (solid state drive etc), toda memoria secundaria que se conecta ao pc.

    NAS Utiliza protocolos NFS, CIFS/SMB e FTP, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e, assim, liberar recursos de outros servidores desta rede.


ID
1495327
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia do Fibre Channel para a implantação de Redes de Área de Armazenamento (SAN), que se c aracteriza por ter seus dispositivos conectados em forma de anel, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • A topologia Fibre Channel de Laço Arbitrado , no inglês Arbitrated Loop (FC-AL), é mais indicada para aplicações de armazenamento. Trata-se de um laço de até 126 nós que é gerenciado e compartilhado por um barramento. O tráfego flui em uma direção, transportando frames de dados e primitivas através do laço. 

    Fonte: http://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/danielle/topologias.html

  • Gabarito: C.

     

    Topologias de Fibre Channel

     

    Ponto-a-ponto - dois dispositivos ligados diretamente

    Arbitrated loop - dispositivos são ligados uns aos outros, formando um anel

    Switched fabric (malha comutada) - dispositivos são ligados a um switch central, de forma similar ao que temos em uma rede de par trançado. Permite um grande número de dispositivos interconectados, dedica largura de banda integral a cada uma das portas e possibilita transferências de dados simultaneamente para um único nó.


ID
1500055
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A SAN (Storage Area Network) é um sistema de armazenamento de uso compartilhado, acessado normalmente por meio de uma rede específica e originalmente construído com dispositivos de armazenamento, como conjunto de discos e fitas. A forma de acesso padrão para a SAN é por meio do formato

Alternativas
Comentários
  • aparentemente este é o ANO do SAN na FCC


    Ano: 2015

    Banca: FCC

    Órgão: TRT - 15ª Região

    Prova: Analista Judiciário – Tecnologia da Informação

    Resolvi errado

    Dentre os sistemas de armazenamento de dados, conhecidos pelas siglas SAN, NAS e DAS, as grandes empresas costumam adotar o SAN, pois

    a)

    utiliza o esquema de armazenamento em blocos, o que lhe confere maior desempenho se comparado com o NAS

    b)

    permite o acesso múltiplo, ou seja, por vários usuários, uma vez que é implementado com um sistema operacional completo.

    c)

    utiliza o esquema de transferência de arquivo, o que lhe confere facilidade de operação com diversos sistemas operacionais.

    d)

    é conectado diretamente ao servidor, em racks com discos, o que lhe confere maior desempenho devido à proximidade com o servidor.

    e)

    incorpora o recurso de espelhamento de disco, implementado em seu sistema operacional, o que lhe confere maior confiabilidade.

    letra A


  • LETRA D.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode FC ou Gigabit Ethernet e o dado a ser transportado é do tipo bloco."


    Bibliografia:

    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009.

  • Complementando as respostas dos colegas....


    A forma padrão de acesso das SANs é do tipo bloco de dados. Dois protocolos são usados neste tipo de acesso na SAN: NFS e iSCSI.

    Cuidado para não confundir forma padrão com protocolo (este é a implementação da forma padrão).

  • SAN utiliza o conceito de bloco de dados ou bloco de discos.


ID
1526713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de rede deve fazer uma análise de três ambientes de storage de empresas que prestam esse tipo de serviço, a fim de escolher um ou mais ambientes que estejam de acordo com o padrão Storage Area Network (SAN). De cada um desses três ambientes, ele observou as seguintes características:

• No ambiente 1, o servidor vê os drivers do storage como locais, usa-se um protocolo orientado a canal e trabalha-se com aplicações que possuem seus próprios discos.
• No ambiente 2, existe acesso a diferentes topologias, ocorre o gerenciamento de snapshots, usam-se proto- colos do tipo IPSec e trabalha-se também com protoco- lo NetBios.
• No ambiente 3, um ambiente com serviço de impressão centralizado, usam-se os protocolos NFS e IP, armazenam-se dados de voz de forma distribuída e utilizam-se os storages como drivers remotos.

O(s) ambientes(s) selecionado(s) deve(m) ser APENAS o(s)

Alternativas

ID
1617424
Banca
ZAMBINI
Órgão
PRODESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Hoje, o gestor de TI pode contar com várias arquiteturas e soluções de Storage. A arquitetura de storage em rede visa o maior planejamento e segurança dos dados armazenados em ferramentas para NAS (network attached storage) e SAN (storage area network). Porém a economia mundial foi duramente impactada pela crise e uma das preocupações dos gestores de TI tem sido enxugar gastos com adoção de alternativas criativas e ferramentas especializadas. Vindo ao encontro dessas expectativas, destaca-se o conceito de arquitetura Open Storage. Diante disso, analise as afirmativas a seguir sobre Open Storage e julqueas verdadeiras (V) ou falsas (F).


I - Open Storage, que é o armazenamento de dados com código aberto.


II - Ao adotar o conceito Open Storage, a empresa terá um custo inicial menor para montar sua infraestrutura.


III – A arquitetura não ficará presa a um fornecedor, podendo assim inserir software e componentes que se encaixam às suas necessidades.


IV - Além de garantir economia e permitir evolução, o conceito Open Storage ainda contribui com a preservação do meio ambiente. Uma empresa ao adotar esse modelo de armazenamento diminui o consumo de energia e as demais variáveis ambientais e assegura uma política “Green IT” consistente.


Assinale a alternativa que cita corretamente a seqüência do julgamento dos conceitos de Open Storage

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada deste site:

    https://imasters.com.br/cloud/open-storage-e-mais-do-que-economia-e-o-futuro

    Mas convenhamos:

    I. Correta, ok! Open código

    II. Correta, se não pagaremos por um software proprietário, obviamente será mais economico.

    III. Correta, novamente, é Open, posso adapta-lo ao meu uso;

    IV. DUVIDOSA! Contribui com a preservação do meio ambiente?... assegura uma politica Green IT? Palavras muito enfáticas, alternativa bem duvidosa.. mas, segue o jogo.

    GABARITO ALTERNATIVA E


ID
1643323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de tecnologias e arquitetura de DataCenter.

Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados. Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP). Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

Alternativas
Comentários
  • ERRADO:

    SAN utiliza iSCSI ou FC. NAS faz uso de CIFS ou NFS.
  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: INPI

    Prova: Analista de Planejamento - Infraestrutura em TI

    Resolvi errado

    texto associado   

    O CIFS foi criado juntamente com as redes de armazenamento do tipo SAN para gravar dados mediante diversos storages, que são configurados como nós para o armazenamento tanto em redes Windows como em redes Linux. 

    errada

  • A questão já peca quando fala "são redes dedicadas de armazenamento". Nem sempre um NAS tá numa rede Ethernet separada. 

    Claro, pode ter rotas específicas, segmentação em vlan, mas redes dedicadas de armazenamento forçou a barra pro NAS.
  • ERRADO.

    Segundo Manoel Veras(2009,p.175),"Nas redes SAN a infraestrutura de rede pode ser FC ou Gigabit Ethernet e o dado a ser transportado é do tipo bloco. Nas redes NAS a infraestrutura é quase sempre Gigabit Ethernet e o dado a ser armazenado é do tipo arquivo."


    -DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI-MANOEL VERAS-2009.

  • Alguns comentários sobre os comentários abaixos:

    Mr Robot: SAN não usa CIFS nem qualquer outro sistema de arquivos. Essa definição que vc deu é de redes NAS.

    Nicolas, normalmente, em uma rede NAS, o armazenamento compoe a propria LAN, apenas em servidores de arquivos separados.

    Agora, analisando a questão por partes:

    Network attached storage (NAS) e storage area network (SAN) são redes dedicadas ao armazenamento e ligadas às redes de comunicação de um centro de dados.

    Errado. Apenas SAN são redes dedicadas.

    Na primeira, os computadores e aplicativos acessam os dados por meio do compartilhamento de uma rede que usa protocolos de Internet (IP).

    Certo.

    Na segunda, cada dispositivo na SAN tem seu próprio endereço IP exclusivo e os arquivos são acessados por meio dos CIFS (common Internet file system) ou NFS (network file system).

    Errado, como SAN não lida com armazenamento em alto nivel(de arquivos), não se pode falar em FS. Quem trata dessa questão são os sevidores de aplicação que requisitam os arquivos aos storages SAN.

  • Ao "Concurseiro Quase Nada!": compoe tem acento, ou seja, compõe.

  • ISCSI/FC = BAIXO NÍVEL;

    CIFS/NFS = ALTO NÍVEL.


ID
1682857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de subsistemas de armazenamento de dados e compartilhamento de arquivos, julgue o item subsequente.

Em uma SAN, cada servidor possui um conjunto próprio de dispositivos de armazenamento. Os protocolos da SAN impedem que servidores acessem os dispositivos de outros servidores, garantindo, assim, a segurança das informações armazenadas.


Alternativas
Comentários
  • Uma inversão total de conceitos. A ideia é justamente se obter um ambiente de armazenamento que possibilite o uso compartilhado dos storages.

  • ERRADO. 

    Segundo Somasundaram(2011,p.141),"Uma SAN possibilita a consolidação do armazenamento e permite que ele seja compartilhado por vários servidores."



    ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-SOMASUNDARAM-EMC EDUCATION SERVICES.

  • Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

     

    Fonte: http://infob.com.br/das_nas_san/

     

    Portanto se um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de compartilhamento em vários servidores, a questão está completamente equivocada.


ID
1753048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os sistemas de armazenamento de dados atuais podem ser categorizados como SAN, NAS e DAS. Considerando as características gerais de como são conectados, a ordem decrescente de desempenho de taxa de transferência de dados é dada por 

Alternativas
Comentários
  • Rede DAS - Directed Attached Storage - Para versatilidade para armazenamento de grandes volumes de dados e alta capacidade para aplicativos simples e complexos com baixo consumo de energia.

    Rede SAN - Storage Area Network - Consolide e gerencie os dados da rede com a tecnologia simples, acessível, confiável e de nível empresarial iSCSI.Adicione storage Fibre Channel altamente eficiente e de alta taxa de transferência ao seu data center, incluindo a mais recente tecnologia Fibre Channel de 16 Gbit.

    Rede NAS - Network Attached Storage - Gerenciamento eficaz de dados, arquivos e blocos com software avançado para compartilhamento de dados eficiente e adaptável. Pronto para cluster, oferece implantação e integração eficientes com alta disponibilidade para simplificar o gerenciamento de dados.


  • Letra A. Em ordem decrescente de taxa de desempenho. DAS, SAN, NAS.p_q

  • Ainda não tinha visto uma questão desse tipo, comparando os tipos de armazenamento de rede no quesito desempenho de taxa de transferência.

     

    Pelo material que eu tenho, imaginei que o melhor desempenho fosse da SAN. Tenho que pesquisar mais um pouco para entender melhor os motivos desse gabarito.

     

    Vamos na fé.

  • Nenhum desepenho será superior a de um dispositivo conectado diretamente a máquina. Por isso o DAS é o mais rápido.

  • Questão muito relativa... Depende do equipamento que está sendo utilizado como DAS

  • QUESTÃO BOA! 

    ordem decrescente de desempenho de taxa de transferência de dados:

    DAS é conectado diretamente no computador e a transferencia é feita por bloco, direto no disco.

    SAN a transferencia tambem é feita em bloco porém não esta conectado diretamente ao computador apesar de funcionar como se assim estivesse. SAN utiliza meios fisicos como Fibre Channel,Gigabit Ethernet e 10Gigabit Ethernet além dos barramentos do computador.

    NAS é como se fosse uma maquina compartilhando uma pasta, a transferencia é via sistema de arquivo e depende diretamente dos meios fisicos. 

  • Questão maldosa da Banca e gabarito duvidoso.

    Performance. SANs are the higher performers for environments that need high-speed traffic such as high transaction databases and ecommerce websites. NAS generally has lower throughput and higher latency because of its slower file system layer, but high-speed networks can make up for performance losses within NAS.

    NAS: Generally has lower throughput and higher latency because of its slower file system layer

    SAN: A higher performer for environments that need high-speed traffic

  • O trecho "Considerando as características gerais de como são conectados" indica que a banca quer uma resposta mais genérica e que não leve em consideração aspectos variáveis, por exemplo: os dispositivos de armazenamento, os cabos, os protocolos etc. Quando a banca não dá detalhes, tem que pensar dessa forma.

    Eliezer, o SAN tem o maior desempenho (perceba que é higher, não highest) em relação ao NAS. O dispositivo conectado diretamente é a configuração mais simples e rápida (mas menos eficiente e pouco adequada para vários casos).

  • a-

    das > san > nas

    a arquitetura NAS se baseia em dispositivos de armazenamento de dados que se comunicam com os servidores através dos protocolos de compartilhamento de arquivos na rede


ID
1757965
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma SAN é uma área de redes voltada ao armazenamento de dados. Um dos equipamentos essenciais para o armazenamento de dados em uma solução de SAN é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

    Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage (armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

    Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

    A maioria das SANs usam o protocolo SCSI para a comunicação entre servidores e dispositivos, embora não usem o baixo nível da interface SCSI.444 e tambem 4450.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Storage Área Network - SAN


ID
1770655
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias para disponibilização de armazenamento de dados aos sistemas computacionais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Uma SAN é ligada a um servidor através de uma interface dedicada, que pode ser tanto uma interface Fibre Channel quanto uma interface de rede Gigabit Ethernet ou 10 Gigabit Ethernet (usando o iSCSI)

    b) ERRADA. Na arquitetura DAS, o dispositivo é ligado diretamente ao servidor. DAS (Direct-Attached Storage)

    c) CORRETA.

    d) ERRADA. Troca de arquivo é feita pelo NAS. SAN trabalha com armazenamento em nível de bloco

    e) ERRADA. Essa é uma restrição do DAS.

  • Fiquei entre a a) e a c), e marquei a errada.

    Não fui com confiança. Temos que dominar a prova, e não sermos dominados por ela.

    Vamos na fé.

  • Gabarito B

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    A tecnologia NAS permite o compartilhamento de arquivos entre servidores, mesmo com diferentes sistemas operacionais.


ID
1804984
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

SAN é uma rede dedicada e de alta velocidade de servidores e dispositivos de armazenamento compartilhados, que permite a consolidação e o compartilhamento do armazenamento por múltiplos servidores. As implantações mais comuns de SAN são:

Alternativas
Comentários
  • O File Daemon (bacula-fd.conf) representa uma espécie de agente, rodando em cada máquina que for participar de um trabalho de backup. Em resumo, todo cliente deverá ter rodando esse daemon, estabelecendo uma comunicação com o Director (parte principal do sistema), que por sua vez gerencia todas essas comunicações.
  • Acho que esse comentário é para outra questão, não?

    Vamos na fé.

  • http://www.storcenter.com.br/nas-storage-das-storage-san/

    As principais tecnologias implantadas em redes SAN são:
    FC – Fibre Channel: Rede com protocolo FC de alta velocidade onde os Servidores são conectados diretamente as controladoras dos Storages ou através de Switches FC. As velocidade atuais FC são de 4, 8, 16Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;
    Ethernet – iSCSI: Através do protocolo iSCSI é possível criar uma rede SAN (também chamada de SAN-IP) com baixo custo e mesmo assim conseguir desempenho excelente. Pode-se ainda, utilizar a conexão 10G do padrão Ethernet e melhorar ainda mais esse desempenho. . As velocidade atuais Ethernet são de 1 e 10Gbps ou configurações de trunkig que multiplicam essas velocidades;

  • Artigo muito esclarecedor: http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_g.html


ID
1813948
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia SAN que utiliza switches Fibre Channel, permite um grande número de dispositivos interconectados, dedica largura de banda integral a cada uma das portas e possibilita transferências de dados simultaneamente para um único nó é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Topologias de Fibre Channel

     

    Ponto-a-ponto - dois dispositivos ligados diretamente

    Arbitrated loop - dispositivos são ligados uns aos outros, formando um anel

    Switched fabric (malha comutada) - dispositivos são ligados a um switch central, de forma similar ao que temos em uma rede de par trançado.

  • Gabarito E

    Na topologia Fiber Channel Switched Fabric ( FC-SW-6 ), os dispositivos são conectados entre si através de um ou maisswitches Fibre Channel . Embora esta topologia tenha a melhor escalabilidade das três topologias do FC (as outras duas são Arbitrated Loop e ponto-a-ponto ), é a única que necessita de switches, que são dispositivos de hardware dispendiosos.

    A visibilidade entre dispositivos (chamados nós ) em um tecido geralmente é controlada com zoneamento Fibre Channel .

    Múltiplos interruptores em um tecido geralmente formam uma rede de malha , com dispositivos sendo nas "bordas" ("folhas") da malha. A maioria dos projetos de rede Fibre Channel empregam dois tecidos separados para redundância . Os dois tecidos compartilham os nós de borda (dispositivos), mas são desconectados. Uma das vantagens dessa configuração é a capacidade de failover , o que significa que no caso de um link quebrar ou um tecido ficar fora de ordem, os datagramaspodem ser enviados através do segundo tecido.

    A topologia de tecido permite a conexão até o máximo teórico de 16 milhões de dispositivos, limitado apenas pelo espaço de endereço disponível (2 24 ).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !