SóProvas


ID
1107865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.

O modo de estruturação das organizações públicas brasileiras passou por mudanças que levaram à extinção do modelo patrimonialista de administração e ao surgimento de um modelo burocrático de organização que se mostrou efetivo para os objetivos do Estado na atualidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A evolução da administração pública em nosso país passou por três modelos diferentes: a administração patrimonialista, a administração burocrática e a administração gerencial.

    Essas modalidades surgiram sucessivamente ao longo do tempo, não significando, porém, que alguma delas tenha sido definitivamente abandonada.

    Na administração pública patrimonialista, própria dos Estados absolutistas europeus do século XVIII, o aparelho do Estado é a extensão do próprio poder do governante e os seus funcionários são considerados como membros da nobreza. O patrimônio do Estado confunde- se com o patrimônio do soberano e os cargos são tidos como prebendas (ocupações rendosase de pouco trabalho). A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

    A administração pública burocrática surge para combater a corrupção e o nepotismo do modelo anterior. São princípios inerentes a este tipo de administração a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a idéia de carreira pública e a profissionalização do servidor, consubstanciando a idéia de poder racional legal.

    A administração pública gerencial apresenta-se como solução para estes problemas da burocracia. Prioriza-se a eficiência da Administração, o aumento da qualidade dos serviços e a redução dos custos. Busca-se desenvolver uma cultura gerencial nas organizações, com ênfase nos resultados, e aumentar a governança do Estado, isto é, a sua capacidade de gerenciar com efetividade e eficiência. O cidadão passa a ser visto com outros olhos, tornando-se peça essencial para o correto desempenho da atividade pública, por ser considerado seu principal beneficiário, o cliente dos serviços prestados pelo Estado.

    A administração gerencial constitui um avanço, mas sem romper em definitivo com a administração burocrática, pois não nega todos os seus métodos e princípios.

    http://www.editoraferreira.com.br/Medias/1/Media/Professores/ToqueDeMestre/LucianoOliveira/LucianoOliveira_toque_27.pdf

  • Não dá para se dizer que foi extinto o modelo patrimonialista de organização. Por isso a afirmativa esta errada.

    Gabarito ERRADO

  • A adm. patrimonialista não foi extinta entre nós, é só vermos os ministérios sendo criados pela atual presidente. Cargos comissionados, etc. Isso é patrimonialismo. 

  • O erro da questão está em dizer que estamos no modelo burocrático, quando na verdade estamos no GERENCIAL.

  • Há 2 erros na questão:

    Erro 1: "extinção do modelo patrimonialista" - O que temos hoje são resquícios do modelo Patrimonialista, logo, não foi extinto.
    Erro 2: "modelo burocrático na atualidade" - Atualmente estamos no modelo Gerencial.

  • Se estamos na era gerencial é porque a burocracia NÃO se mostrou efetiva para os objetivos do Estado na atualidade!

  • Quem dera se o patrimonialismo fosse extinto.

  • O modelo patrimonialista não se extinguiu da administração brasileira. 

  • Parei na hora que li "extinção do modelo patrimonialista". Nunca foi extinto!

  • Os modelos teóricos de Administração Pública (Patrimonialista, Burocrático e Gerencial): se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

    Apostila: Prof. Rafael Razavolo

  • ERRADO

     

    Errou a afirmar que modo de estruturação das organizações públicas brasileiras passou por mudanças que levaram à extinção do modelo patrimonialista... na verdade, nunca foi superada tanto a patrimonialista como a burocrática.

  • Percebi dois erros na questão 1 - Quando diz que o modelo burocrático levou a extinção do modelo patrimonialista. (existem traços do modelo patrimonialista até os dias de hoje) 2 - Quando diz que o modelo burocrático se mostrou EFETIVO para os objetivos do Estado na atualidade (eu trocaria esse efetivo por eficiente)
  • TODA questão que disser que o Modelo Patrimonialista foi extinto do Brasil estará errada! Infelizmente esse tipo de administração ainda persiste nesse país.

  • Infelizmente até os dias atuais ainda persiste.