-
A questão trata da função de controle, que conceitualmente é dividida em três modelos:
Controle como função restritiva e coercitiva: Utilizado para restringir ou coibir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos. A ela é atribuída um caráter negativo e restritivo, de controle social.
Controle como um sistema automático de regulação: Utilizado para manter o funcionamento de um sistema. O mecanismo destaca possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação para voltar à normalidade. Como exemplo temos o processo automático das fábricas, controle cibernético.
Controle como função administrativa: Utilizada o controle como parte integrante do processo administrativo como o planejamento, a organização e a direção. Desse modo, monitora e avalia os resultados.
Assim, a questão em comento está ERRADA, pois como podemos observar a função de controle aqui utilizada foi a referenciada na FUNÇÃO ADMINISTRATIVA, utilizada para avaliar e monitorar resultados.
-
Bruno, qual a sua fonte?
-
O comentário de Bruno Luz foi perfeito, mas essa palavra coercitiva deixa meio que na cara a resposta, né não?
-
Angélica Angélica, o comentário do Bruno Luz foi retirado do livro do Chiavenato.
-
Obrigada Paula.. ;)
-
Chiavenato, página 377:
(...) o controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos.
Administração Geral e Pública - Teoria e Questões com Gabaritos. 2ª edição - 2008. Editora Elsevier - Campus.
http://www.chiavenato.com/publicacoes/administracao-geral-e-publica-teoria-e-questoes-com-gabaritos-312.html
-
Essa é a pior materia que existe, muito complexa. Nem deveria cair esse tipo de matéria em prova...
Mas, a questão fala da função administrativa de controle, e não o controle como restrição e coerção.
-
Errado.
----------
A questão descreve a função administrativa do controle, e não o controle como restrição e coerção.
----------
At.te, CW.
(Prof. Carlos Xavier. Aula 01 - Processo Administrativo - TRE/PE. Estratégia concursos, 2016)
-
Errado. Essas características fazem parte dos processos de controle.
-
Controle como automação: mantem o funcionamento do sistema, verificando não conformidades de um processo para que volte à normalidade de maneira automática.
Controle como restrição e coerção: busca restringir ou coibir desvios, sendo atribuído um valor social negativo aos desvios, que passam a ser considerados erros.
Controle como função administrativa: é a função do processo administrativo que verifica o que foi planejado, apontando para meios de correção de rumos.
-
Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo restritivo-coercitivo de gestão com padrões pré-definidos. Coercitivo é quando há monitoramento e controle com a seguinte frase: ''atinga um valor x de vendas ou produção em y tempo, caso não alcance vc é convidado a cair fora''.
-
Quanto mais estudo esta matéria, menos aprendo. Impressionante!
-
A questão corrigida: Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de uma função administrativa de gestão com padrões pré-definidos.
-
-
A Cespe cisma em vim com esta pegadinha que o processo Administrativo do Controle é uma punição ao colaborador, toda vez que ela inferir ou mesmo dizer isso a questao esta errada, pois controle serve pra medir o desempenho do colaborador e não para punir lo
-
Marquei errada, pois a função controle do processo adminsitrativo para ser eficaz precisa reuniralguns aspectos:
1- orietação estratégica para resultados;
2- compreensão;
3- orientação rapida para as excessões;
4- flexibilidade;
5- autocontrole;
6- natureza positiva : O controle deve enfatizar o desenvolvilmento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições. eu marquei errado porque lembrei desse aspecto do controle, no qual não enfatiza um modelo restritivo-coercitivo, não enfatiza as penalidades e peunições.
7- clareza e objetividade.
esses aspectos estão no livro de Chiavenato.
-
Temos aí o controle como uma função administrativa e não como uma função restritiva e coercitiva.
-
Ao falar-se em questões corretivas, nao há como associar aos padrões PRÉ-DEFINIDOS, pois, estará corrigindo algum erro que ocorreu.
ERRADA
-
ERRADO.
De fato, a ocorrência da função CONTROLE pode ser observada na organização que:
-Estabelece os padrões esperados de desempenho,
-Monitora os diversos tipos de desempenho,
-Avalia os resultados
-Adota ações corretivas
Portanto, se a organização adota todos esses procedimentos, podemos dizer que ela exerce a função controle. Só que o modelo de controle adotado não seria o modelo citado pela assertiva (restritivo-coercitivo).
A função CONTROLE é dividida em 3 modelos:
Controle como função administrativa: neste modelo, o controle é utilizado como parte integrante do processo administrativo. Aqui os padrões esperados de desempenho são estabelecidos, os desempenhos são monitorados, os resultados são avalidados e são adotadas açoes corretivas.
Controle como função restritiva e coercitiva: neste modelo, o controle é utilizado para restringir ou coibir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos.
Controle como um sistema automático de regulação: neste modelo, o controle é utilizado para manter o funcionamento de um sistema.O mecanismo proporciona automaticamente a regulação diante de possíveis erros.
Percebe-se que a assertiva se refere ao controe administrativo e nao ao controle coercitivo.
ERRADO.
-
Até a professora, que é doutora no assunto, dá uma gaguejada e precisa ler o conceito, o que sobra para nós?
-
ERRADO.
Conceitos pré-definidos é diferente de ações restritivas-coercitivas.
-
Gab: ERRADO
Marquei errado por entender que o fato de a organização monitorar, avaliar, medir, adotar ações corretivas, não quer dizer que ela seja restritiva-coercitiva, ou seja, tradicional. Na verdade, as ações descritas na questão faz com que ela monitore e tenha retorno/feedback das operações, sendo característico de organizações modernas. Sendo assim, gabarito errado!
-
Chiavenato (2003), ao discorrer sobre as funções administrativas (Planejamento, Organização, Direção e Controle), considera que a palavra controle pode assumir vários significados em Administração, a saber:
1. Controle como função restritiva e coercitiva. Utilizado no sentido de coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos. Nesse sentido, o controle apresenta um caráter negativo e limitativo, sendo muitas vezes interpretado como coerção, delimitação, inibição e manipulação. É o chamado controle social aplicado nas organizações e na sociedade para inibir o individualismo e a liberdade das pessoas.
2. Controle como um sistema automático de regulação. Utilizado no sentido de manter automaticamente um grau constante de fluxo ou de funcionamento de um sistema. É o caso do processo de controle automático das refinarias de petróleo, de indústrias químicas de processamento contínuo e automático. O mecanismo de controle detecta possíveis desvios ou irregularidades e proporciona automaticamente a regulação necessária para voltar à normalidade. Quando algo está sob controle significa que está dentro do normal.
3. Controle como função administrativa. É o controle como parte do processo administrativo, como planejamento, organização e direção.
Portanto, corrigindo o item, temos:
Em uma organização que estabeleça os padrões esperados de desempenho, monitore os diversos tipos de desempenho, avalie os resultados e adote ações corretivas, pode ser observada a ocorrência da função de controle por meio de um modelo (ADMINISTRATIVO) de gestão com padrões pré-definidos.
TECCONCURSOS
-
Pessoal, Administração Geral é muito complexa, a gente precisa de um tempo para assimilá-la, até a explicação da professora a gente precisa ter base pra poder entender.
-
Pessoal, Administração Geral é muito complexa, a gente precisa de um tempo para assimilá-la, até a explicação da professora a gente precisa ter base pra poder entender.