-
Errado. A Teoria da Expectativa busca explicar como as recompensas levam a determinados comportamentos, focalizando os estados cognitivos interiores que provocam a motivação. Segundo essa teoria, as pessoas serão motivadas a ter um bom desempenho se acreditarem que seus esforços resultam em uma recompensa.
-
Só para deixar claro que a afirmativa não está totalmente errada. A afirmativa cita a expectação que está dentro da teoria da expectativa, porém para que a motivação seja efetiva, são necessários mais dois aspectos: instrumentalidade e valência.
Bueno detalha melhor a Teoria da expectativa especificando as três forças que influenciam o desempenho do indivíduo:
a) Expectação. É a relação entre esforço e desempenho. Refere-se à percepção que o indivíduo tem de si mesmo sobre sua capacidade de atingir um desempenho desejado;
b) Instrumentalidade. É a relação entre desempenho e recompensa. Pode significar para alguns, dentre outras opções, autonomia, possibilidade de iniciativa e incentivo à criatividade, variando de pessoa para pessoa.
c) Valência. É a relação entre recompensa e metas pessoais. O grau de satisfação que a pessoa obtém ao conquistar a recompensa almejada.
BUENO, M. As teorias de Motivação Humana e sua contribuição para a empresa humanizada: um tributo a Abraham Maslow. Revista do Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), ano 4, n. 6, 1º semestre, 2002.
-
Segundo a teoria da expectativa, se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho. ERRADO
Vroom define a motivação em três fatores simultâneos (valência, expectativa e instrumentalidade) e a questão define apenas expectativa, o que não é suficiente para caracterizar a motivação.
Vejamos:
Para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• Atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• Acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• Acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Ramalho - Editora Alumnus
-
Esta seria a Teoria da autoeficácia de Bandura. Acreditar no que se faz gera motivação.
Fonte: Andreia Ribas
-
Auto-eficácia e Motivação
De acordo com a teoria de Bandura (1986; 1989; 1993), os julgamentos de auto-eficácia de uma pessoa determinam seu nível de motivação da seguinte forma: é em função desses julgamentos que essa pessoa tem um incentivo para agir e imprime uma determinada direção a suas ações pelo fato de antecipar mentalmente o que pode realizar para obter resultados.
Portanto, as crenças de auto-eficácia influenciam nas escolhas de cursos de ação, no estabelecimento de metas, na quantidade de esforço e na perseverança em busca dos objetivos. Esses efeitos foram descobertos nas pesquisas originais de Bandura e de seus colaboradores, com indivíduos sob tratamento clínico-psicológico de certas fobias e dependências (ver Pajares,1997).
FONTE: As Crenças de Auto-Eficácia e o seu Papel na Motivação do Aluno José Aloyseo Bzuneck
-
Errado.
A questão se refere a teoria da autoeficácia.
-
Autoeficácia: acredita em vc mesmo.
Expectativa/Expectancia: acredita que seu esforço levará a conseguir.
-
Bem, existem duas formas de se justificar o gabarito desta questão.
A primeira é saber que se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho é uma afirmativa VERDADEIRA, porém, segundo a teoria da AUTOEFICÁCIA (Banduras) e não da expectância.
A segunda é saber que a teoria da expectância considera 3 aspectos para alguém estar motivado: VALÊNCIA (o valor que se dá à recompensa), Expectância (expectativa de que é possível alcançar a meta) e INSTRUMENTALIDADE (relação entre valência e expectância). A questão afirma que segundo esta teoria, se a pessoa acredita que é capaz de concluir a tarefa (expectância), haverá motivação o que está ERRADO.
GAB: E
-
Complementando...
INCORRETO. Não é só isso. A motivação é produto não só da expectância, mas também da valência e da instrumentalidade.
M = V x E x I.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
bons estudos
-
ERRADO. É segundo a teoria da auto eficácia.
-
A motivação depende de 3 fatores (esforço+desempenho+resultado).
-
Essa acertiva diz respeito a teoria da Autoeficácia
A autoeficácia é a convicção que um individuo tem de que será capaz de realizar determinada tarefa.
Uma das quatro formas de aumentar a autoeficácia:
Excitação Emocional - A pessoa se sente mais autoeficaz quando está "animada" com a tarefa a ser realizada.
-
Teoria da autoeficácia – Brandura: a motivação para uma tarefa está relacionada ao fato de a pessoa acreditar ou não que é capaz de concluí-la com sucesso. Ou seja, baseia-se na crença que a pessoa tem sobre as próprias capacidades.
GAB ERRADO
-
Teoria da Expectativa Sua ideia central é a seguinte: os funcionários ficarão motivados para
um trabalho quando acreditarem que seu esforço gerará o desempenho
esperado pela organização e que esse desempenho fará com que ele receba
recompensas da organização, que servirão para a satisfação de suas metas
pessoais.
-
"(...) Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• atribua valor ao resultado advindo de fazê-la; (VALÊNCIA)
• acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada; DESEMPENHO-RESULTADO (INSTRUMENTALIDADE )
• acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la. (EXPECTÂNCIA)"
Andreia Ribas 2013
-
Como muitos colegas já disseram, a questão trata, na verdade, da teoria da Autoeficácia, do irmão do Thor (o LOCKE, Edwin), e não da teoria do Victor que acelera a moto (Vroom).
-
É TEORIA DEMAIS, MEU DEUS!!!!!!
-
Meu Deus, quanto mais eu faço essas questões, mais triste eu fico...pqp :(
-
Autoeficácia
E
-
Teoria de Bandura a respeito da autoeficácia (social cognitiva) relacionada a dois fatores:
1) as expectativas de resultados, que refletem a crença de que certos comportamentos são úteis para alcançar determinados objetivos;
2) as crenças de auto-eficácia, que se referem às percepções sobre a capacidade pessoal para executar os comportamentos necessários para alcançar determinados objetivos
- As pessoas com fortes crenças na eficácia pessoal estão convencidas de que possuem as competências necessárias para alcançar seus objetivos ou que são capazes de adquiri-las
- A evitação das situações desafiadoras, que ocorre com frequência no caso dos indivíduos com baixas crenças de auto-eficácia, acaba por limitar suas possibilidades dedesenvolvimento pessoal, criando um quadro de “profecia auto-realizadora”.
Fonte: excertos PDF Ponto dos Concursos Prof. Marcelo Camacho
-
Gab: Errado
Questão: Segundo a teoria da AUTOEFICÁCIA, se uma pessoa acredita ser capaz de concluir uma tarefa com êxito, isso a torna mais motivada para o trabalho.
Teoria da Autoeficácia: é a convicção que um indivíduo possui de q será capaz de realizar determinada tarefa. Quanto mais autoeficaz, maior sua confiança de que poderá realizar a tarefa com sucesso.
Teoria da Expectativa (expectância): o indivíduo fica motivado quando acredita que seu esforço gerará o desempenho esperado pela organiação e que esse desempenho fará com que ele receba recompensas.
-
Teorias de Processo
=> Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom. - A Teoria da Expectativa (também chamada de Expectância), de Victor Vroom, é uma das teorias da motivação mais amplamente aceitas para o contexto organizacional atual.
Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objetivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objetivos. “O termo expectativa refere-se à probabilidade de que um esforço chegue a um resultado”. Esta teoria consiste numa abordagem cognitiva, que considera que o comportamento e o desempenho são resultado de uma escolha consciente, sendo que geralmente o comportamento é escolhido.
No modelo multiplicativo de Victor Vroom são consideradas três variáveis determinantes da motivação do indivíduo – valência, instrumentalidade e expectância – e a capacidade individual de distinção entre eles (característica do cognitivismo).
Assim, de acordo com a teoria da expectativa, para que uma pessoa esteja motivada a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:
a) atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa;
b) acredite que fazendo essa coisa receberá a compensação esperada; e
c) acredite que tem condições de fazer essa coisa.
-
Calma Adriana. Siga em frente!
-
morro e não aprendo isso!
Meu Deus do Céu!
-
A assertiva descreveu a Teoria da Autoeficácia, segundo a qual quanto maior a autoeficácia do funcionário (ou seja, quanto maior a crença do funcionário de que ele é capaz de desempenhar determinada tarefa), maior será a sua motivação.
-
-
-
❌Errado.
A assertiva descreveu a Teoria da Autoeficácia, segundo a qual quanto maior a autoeficácia do funcionário (ou seja, quanto maior a crença do funcionário de que ele é capaz de desempenhar determinada tarefa), maior será a sua motivação.
Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa. ❤️✍