SóProvas


ID
1107937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a aspectos de liderança e motivação nas organizações, julgue os próximos itens.

Uma pessoa com o status de celebridade terá provavelmente um alto poder de referência, podendo liderar pessoas na realização de determinado objetivo em comum.

Alternativas
Comentários
  • O Poder de Referência é baseado no magnetismo ou carisma pessoal. Em muitos casos, as pessoas se identificam com outra devido a certos traços pessoais ou características de personalidade. Ele se desenvolve da admiração por alguém ou de um desejo de ser como aquela pessoa. Esse carisma pode influenciar até mesmo pessoas que não se encontrem sob controle direto ou formal daquela.http://www.ebah.com.br/content/ABAAABDjAAE/poder-nas-organizacoes

    Paz de Cristo.

  • Uma das mais utilizadas classificações das bases de poder é a de French e Raven (1968), voltada primordialmente ao estudo do poder interpessoal. Segundo eles, as cinco bases do poder são:

    - poder de recompensar - oferecer aos outros algo em troca do trabalho que se deseja

    - poder especializado, ou poder competente,ligado ao conhecimento específico, especial e privilegiado do detentor.

    poder legítimo ou formal, ligado à posição legal ou de autoridade; é o que vem da posição hierárquica.

    poder referente,ou poder carismático; ligado à identificação do receptor com o detentor, tentando comportar-se como e em acordo com ele; / Influência exercida pelo líder em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele.

    - poder coercitivo - ligado à capacidade de punir; poder de penalizar alguém, coerção.

  • Bases de Poder - French e Raven


    Segundo French e Raven, existem cinco bases ou fontes de poder, a saber:

    * Coerção: é aquela baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

    * Recompensa: baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Vista como oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.

    * Legítimo: representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

    * Talento: é a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.

    * Referência: baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

  • Liderança carismática

  • CERTO. Existem os seguintes tipos de poder: poder coercitivo, poder de recompensa, poder legítimo, poder referente e poder de competência. O poder referente, também chamado de carismático, é decorrente de uma percepção positiva das pessoas sobre alguém, geralmente um herói, um líder. Como muitos admiram sua personalidade, suas ideias, são influenciadas por esta pessoa.

    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó

  • CERTO. Poder de referência é o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.

  • É  o poder exercido por uma pessoa que possua características desejadas por outras pessoas.Assemelha-se ao CARISMA.

     

    DEUS É FIEL!

  •  

     PROFESSOR MARCOS FERRARI  CITA COMO  EXEMPLO DE PODER DE REFERÊNCIA  O EX-PRESIDENTE LULA , QUE MESMO TENDO SOBRE ELE DIVERSAS ACUSAÇÕES , AINDA SIM TEM MUITOS SEGUIDORES QUE O CONSIDERAM UM BOM LIDER, ISSO ACONTECE  PORQUE ELE TEM O PODER DE REFERÊNCIA,É DIZER TEM CARISMA O QUE FAZ COM ELE SE TORNE UM LIDER-ÍDOLO.

     

  • Tipos de Poder

    Etzioni (apud Hersey,1986) faz a diferença entre poder pessoal e poder de posição. Ele sustenta que o poder deriva de uma função organizacional, de influência pessoal ou de ambos. Os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder sobre”, portanto possuem o poder de posição; e os que derivam seu poder dos seus subordinados, influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”, portanto o poder pessoal. Para o autor, a melhor situação para os líderes é quando eles possuem os dois tipos de poder: pessoal e de posição.

    French e Raven (apud Aguiar,1997) desenvolveram estudos das fontes de poder social, ou seja, a capacidade de exercer influência interpessoal. Os três primeiros tipos de poder têm como base o poder de posição, enquanto nos outros três as bases de poder são pessoais. Eles consideram como base do poder:

    1. Poder de recompensa: é o poder de dar alguma recompensa por determinado tipo de comportamento ou meta atingida, servindo como reforço; Controle sobre resultados compensadores

    2. Poder legítimo: é o poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional; Ocupação de posição de autoridade legitimada

    3. Poder coercitivo ou punitivo: representa a possibilidade de agir coercitivamente na aplicação de punições, visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela organização; Controle sobre resultados punitivos

    4. Poder de especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados; Experiência, conhecimento, talento

    5. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referência em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões; Atração, carisma

    6. Poder de informação: trata-se do poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações. Para que haja esse poder, a informação detida pelo líder tem que ser pouco ou nada conhecida.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Comentário

    Correta. O poder de referência ocorre quando o indivíduo transmite confiança, admiração e influência através do que faz. As pessoas se espelham nesse indivíduo e querem ser como ele. É a típica relação celebridade-fã.

    Gabarito: C

  • Quando você ver na questão : Poder de referência, lembra de Ivete Zangalo e tá tudo certo. Kkk

  • Um das fontes/bases de poder é o poder de referência. O poder de referência é baseado na identificação dos subordinados com o líder no que diz respeito a recursos ou traços de personalidade desejáveis. Trata-se, portanto, do tipo de poder que as celebridades possuem de influenciar outros indivíduos.

    Gabarito: CERTO