SóProvas


ID
1107943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base em gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.

Ao prescrever aspectos da estrutura, gestão e operação de empresas, o modelo de excelência da gestão (MEG) estimula as organizações a observarem necessidades e expectativas das diferentes unidades organizacionais para melhor elaborar planejamentos estratégicos, táticos e operacionais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Enrolação total! Olha só, o erro da questão está em falar que as organizações devem observar a necessidade e expectativa das "diferentes unidades organizacionais" quando o foco do MEG é a qualidade para o cliente/usuário. Pode-se até indagar que as unidades organizacionais devem ser levadas em consideração, mas o PRINCIPAL foco do MEG é mesmo o compromisso com o resultado. Para aprofundamento, ler todos os princípios e critérios do MEG.

    fonte: FNQ website

    Bons Estudos!

  • O MEG não é prescritivo, e sim uma referência que visa a estimular as organizações a estarem atentas às necessidades e expectativas das diversas partes interessadas, utilizando essas informações para formular o seu planejamento estratégico e desdobramentos.

  • CARACERÍSTICAS DO MEG:

     

    Não é prescritivo:

     

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    fonte: http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • GAB. ERRADO

     

    CESPE - O Modelo de Excelência em Gestão® (MEG) é considerado um modelo de referência e aprendizado no qual existe prescrição para a implementação de práticas de gestão.  ERRADO

     

    - O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado no qual NÃO EXISTE prescrição para a implementação de práticas de gestão.

     

    - Não é prescritivo

     

    - O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

  • MEG não é prescritivo

  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: ANCINE

    No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados. CERTO.

  • Ler com atenção!!!!
    MEG é descritivooooo!

     

     

  • O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa. Suas principais características são:

    - Modelo Sistêmico

     

    - Não é prescritivo

     

    - Adaptável a todo tipo de organização

  • QUESTÃO RECORRENTE NOS ÚLTIMOS 4 ANOS NA CESPE. 

     

    TROCANDO DESCRITIVA POR PRESCRITIVA.

  • Ja de início, Peguei a maldade da Cespe no ar kkkk 

  • Tipo de questão pra vc rezar Pra cair em sua prova .

     

    como disse os colegas o MEG não é prescritivo.

     

    Definição do MEG: O Modelo de Excelência em Gestão é uma metodologia composta por ferramentas e práticas que ajudam a empresa a atingir o nível de excelência em gestão.Sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. 

     

    Características do MEG:

    - Modelo Sistêmico

    Possui um conceito de aprendizado e melhoria contínua, pois seu funcionamento é inspirado no ciclo do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). 

     

    - Não é prescritivo

    O MEG é considerado um modelo de referência e aprendizado, no qual não existe prescrição na sua implementação de práticas de gestão. O modelo levanta questionamentos, permitindo um exercício de reflexão sobre a gestão e a adequação de suas práticas aos conceitos de uma empresa classe mundial.

     

    - Adaptável a todo tipo de organização

    O MEG permite às organizações adequar suas práticas de gestão aos conceitos de uma empresa classe mundial, respeitando a cultura existente. O modelo tem como foco o estímulo à organização para obtenção de respostas, por meio de práticas de gestão, sempre com vistas à geração de resultados que a tornem mais competitiva.

     

    - Estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização

    Para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

     

  • Pelo que percebi, em Administração praticamente todas as questões do Cespe que foram para esse rumo de "prescrever" estão incorretas, independentemente de não ser sobre o MEG.

  • Gabarito - Errado.

    MEG -- Não prescritivo.

  • ERRADA

    O MEG estimula as organizações a observarem os desejos e necessidades dos clientes (e não das diferentes unidades organizacionais).

  • Ao prescrever aspectos da estrutura, gestão e operação de empresas, o modelo de excelência da gestão (MEG) estimula as organizações a observarem necessidades e expectativas das diferentes unidades organizacionais para melhor elaborar planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Resposta: Errado.

    Nem continue lendo.

  • Gestão da qualidade - DICAS que sempre caem em prova:

    ISO 9000:

    Não garantem/asseguram a gestão da qualidade;

    Não existe prazo de ou para certificação;

    Não varia de acordo com a região ou com o tamanho da organização;

    MEG (Modelo de Excelência em Gestão) - Fundação Nacional da Qualidade

    Não é prescritivo!

    Fundamento = pensamento sistêmico (compreender as interdependências)

    Compromisso com os stakeholders

    Ciclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn)

  • Os modelos de qualidade não são prescritivo , visto que isso não é algo estático , não dá pra seguir um padrão ….