-
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional
entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas
apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As
variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis
independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de
técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é ativa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.
Segundo Chiavenato (Chiavenato, Idalberto; Administração: Teoria,
Processo e Prática, 3ª Edição, pág. 22), "as empresas bem sucedidas são
aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais."
As características das organizações dependem das características do
ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as
organizações.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia
-
ASSERTIVA CORRETA!
-
Gabarito: Certo. Uma importante contribuição da teoria contingencial foi justamente a de deixar
claro que as pessoas devem estar alinhadas à organização para que o sucesso seja
alcançado. É por isso que a gestão de pessoas busca criar condições para este
alinhamento através das práticas de recursos humanos.
Fonte: http://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2014/07/2.pdf
-
(Cespe/Abin/Agente Técnico de Inteligência/2010) Um dos princípios universais da gestão de pessoas ampara-se no seu caráter contingencial.
Gabarito: errado. Não existem leis ou princípios universais, muito menos regras imutáveis, tudo depende das contingências do ambiente.(Andrea Ribas)
-
Certo. Uma importante contribuição da teoria contingencial foi
justamente a de deixar claro que as pessoas devem estar alinhadas à
organização para que o sucesso seja alcançado. É por isso que a gestão de
pessoas busca criar condições para este alinhamento através das práticas de
recursos humanos.MATERIAL ESTRATEGIA CONCUSOS PROFESSOR CARLOS XAVIER.
-
Complementando...
CHIAVENATO diz: "A visão contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente e definir padrões de relações ou configuração de variáveis. Ela enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas."
(CESPE – MTE / ADMINISTRAÇÃO – 2008) Na teoria da contingência, são enfatizados modelos organizacionais mais flexíveis e orgânicos, como a estrutura em redes. C
-
Comento:
Os estudos sobre a teoria da contingência foram desenvolvidos com o intuito de
destacar que não existe um modelo de estrutura para todas as organizações,contrariando a escola clássica da administração, a qual
enfatizava que uma única estrutura organizacional era eficaz para qualquer tipo de empresa, seja ela de pequeno, seja de
médio ou grande porte (DONALDSON,1999).
Os
pesquisadores Woodward (1958), Burns & Stalker (1960) e Lawrence &
Lorsch (1967) foram os propulsores da teoria da contingência na metade
do século passado. Esses autores realizaram estudos demonstrando que a performance econômica das empresas era altamente afetada pela sua estrutura organizacional,pela tecnologia e pelo ambiente externo.
-
Modelo contingencial
0 modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar tres
variaveis simultan~amente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organiza~ao. 0 nome contingencial decorre
da adequa~ao do desenho do cargo a essas tres variaveis. Como essas tres variaveis assumem caracteristicas
diferentes, o resultado e relativo e contingente e nao fixo ou padronizavel.Chievenato Pag 206.
-
Questão semelhante
CESPE - 2014 - SUFRAMA - ADMINISTRADOR
A gestão de pessoas tem como função estratégica alinhar objetivos organizacionais e individuais por meio de políticas e práticas de administração de recursos humanos. CERTO
Gabarito: E
-
Uma importante contribuição da teoria contingencial foi justamente a de deixar claro que as pessoas devem estar alinhadas à organização para que o sucesso seja alcançado. É por isso que a gestão de pessoas busca criar condições para este alinhamento através das práticas de recursos humanos.
-
E a neoclássica?
-
Legou vem do verbo legar. O mesmo que: comunicou, enviou, expediu, remeteu, transmitiu.
-
Gabarito Correto.
Embora esse assunto seja de certa forma mais superficial em termo de gestão de pessoas e é bem mais explicado na administração geral sobre as escolar ela engloba perfeitamente o conceito de gestão de pessoas que veio evoluindo da era da revolução industrial até chegar a era da informação, sabendo-se que as últimas escolas da ADG são a sistêmica e contingencial englobando já a busca das metas e objetivos organizacionais. Citarei aqui algumas das escolas mais importantes.
*Principais escolas administrativas são:
1°A Administração Científica ( Taylor).
2°A Administração Clássica, ( Fayol):
3° Teoria burocrática (Max Weber)
4°Abordagem humanista (Elton Mayo)
5°Abordagem comportamental
6°Abordagem sistêmica
7°Abordagem contingencial: nessa abordagem, as organizações passam a ser vistas como em uma reação contínua ao seu ambiente, e é assim também que o ser humano deve ser - adaptável à realidade que se coloca, pronto para a mudança
-
CERTO
Abordagem contingencial: nessa abordagem, as organizações passam a ser vistas como em uma reação contínua ao seu ambiente, e é assim também que o ser humano deve ser - adaptável à realidade que se coloca, pronto para a mudança.
Teoria contingencial --> deixa claro que as pessoas devem estar alinhadas à organização para que o sucesso seja alcançado. É por isso que a gestão de pessoas busca criar condições para este alinhamento através das práticas de recursos humanos.
-
Teoria contingencial- As práticas de recursos humanos devem se adequar aos objetivos organizacionais de cada organização.