SóProvas


ID
1107973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir.

As estratégias para o sucesso de mudanças organizacionais devem incluir a compreensão de uma série de causas relativas aos contextos externo e interno às organizações e às características dos indivíduos e grupos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Conforme BRUNO-FARIA, 2000, a mudança organizacional é qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização, decorrente de fatores internos e/ou externos à organização que traz algum impacto nos resultados e/ou nas relações entre as pessoas no trabalho.

    Creio que o erro consiste na inclusão da característica do indivíduo como variável para a mudança organizacional

     

  • Não sei, mas creio que o erro não existe na questão. Isso se chama Cespe fazendo fundamentação em livros "empresariais". 

  • Sinceramente não consegui identificar o erro na questão... 

  • Para mim os indivíduos são peças que devem ser consideradas. Imagina se a maioria é resistente a mudanças? A mudança será prejudicada.

  • Se essa questão está errada, então está em contradição com essa aqui:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Analista Judiciário - Área Administrativa

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Mudança organizacional

    No que se refere aos processos de mudança nas organizações, julgue os itens subsequentes.

    Para que o grupo que constitui a organização seja usado eficazmente como instrumento de mudança organizacional, os componentes do grupo devem estar aptos a mudar e as pessoas que exercem influência na mudança devem ter desenvolvido intenso sentimento de pertencimento ao grupo

  • Resposta: certa

  • ??????????

  • Galera, acho que encontrei o erro da questão. A questão ficou errada simplesmente pela palavra "DEVEM" . Em Administração nada é tão absoluto. 

  • GABARITO: ERRADO

    Justificativa: porque o CESPE quis que fosse errado.




  • Incluir a compreensão de  causas relativas ao ambiente externo e externo e às características individuais do individuo e do grupo, incluir tudo isso nas estratégias, creio que não,  acho que não seja incluir as causas e sim elaborar estratégias que combate (pontos fracos e ameaças) ou fortalece ( pontos fortes ou oportunidades) essas causas para se obter sucesso em um processo de mudança organizacional, veja um conceito :

    Ao implementar a estratégia, segundo Luzio (2010, p. 186), sempre haverá barreiras a vencer que naturalmente surgem em processos de mudanças. Esse processo exigirá muito trabalho, dedicação e comprometimento, independente da organização ou do setor. Diante das dificuldades que podem surgir e provocar a ineficácia e a ruptura de desempenho planejado, o autor destaca seis causas principais para esse fracasso, sendo elas: plano de ações fraco e limitado; dissociação dos ciclos de planejamento e orçamentário; barreiras comportamentais; excesso desgastante de intervenções ou iniciativas; falta de produtividade das reuniões de comitês estratégicos; e ambiente organizacional inconsistente. 

    LUZIO, F. Fazendo a estratégia acontecer: como criar e implementar as iniciativas da organização. São Paulo: Cengage Learning, 2010.



  • Essas bancas deveriam ser obrigadas a publicar a justificativa para a resposta.

  • Acredito, que o erro da questão esta em dizer que o que se deve levar em consideração são as características dos indivíduos.AS CARACTERISTICAS DO INDIVIDUO NO CASO SERIA O QUE??? MAGRO, BAIXO, INTELIGENTE...

    As principais FONTES DE RESISTÊNCIA são as seguintes:

    1. Fontes INDIVIDUAIS (levam em cosideração o INDIVIDUO) de resistência às mudanças

    D  Hábitos

    D  Segurança

    D  Fatores econômicos

    D  Medo do desconhecido

    D  Processamento informacional seletivo (a informação completa não é repassada, gerando uma fonte de resistência).


  • É complicado uma questão que só aqui no Qconcursos mais de 1000 pessoas fizeram
    e dessas cerca de 810 erraram e ninguém sabe explicar o porquê!
    .
    Me junto a vocês que erraram e talvez nunca saibam o motivo! kkk

  • Será que o QC não se equivocou na hora de colocar o gabarito dessa questão?

  • Kezy ✌✌✌, acredito que assim como eu, muitas pessoas entenderam o termo "características dos indivíduos" como a Personalidade que cada pessoa tem, e, desta forma, prejudicando (ou não) o rendimento das atividades dentro da organização. Enfim, errei a questão, e o jeito é aceitar o gabarito da banca.

    Estudar, estudar, estudar.

  • "O primeiro passo está em mudar o comportamento individual para posteriormente ter condições de mudar o comportamento organizacional." (CHIAVENATTO)


    Se a mudança do comportamento individual é pré-requisito para a mudança do comportamento organizacional, segundo Chiavenatto, como é que aquela poderá ser mudada sem a compreensão dos contextos externos e internos inerentes às características dos indivíduos e aos grupos de trabalho?


    Fique tranquilo, pois se você errou todo mundo errou.

  • Vamos indicar para comentário!!!

  • Essa questão vai para a minha pasta "CESPE CESPANDO"

  • Desânimo total por responder e errar tantas questões nessa matéria :(

  • Será que a resposta para essa questão não é porque os itens citados não constituem estratégias de mudança e sim parte do diagnóstico? a estratégias seriam a educação, comunicação, coerção...

  • Características dos indivíduos não influencia  a organização a fazer  Mudanças organizacionais . Imagine uma apple ter que mudar para se adaptar a características dos seus funcionários . Mais fácil acontecer o contrário . Às vezes, é preciso sair da realidade dos livros para identificar o erro  . 

  • Essa nem o administrador, cargo exigido pelo certame, acerta, nem mesmo Djalma e Chiavenato.

    AFFFFFFFFFF. SUBJETIVIDADE É MATO!!!!

    Gabarito errado porque o cespe quis;
    gabarito certo porque o cespe quis.

  • As estratégias para o sucesso de mudanças organizacionais devem incluir a compreensão de uma série de causas relativas aos contextos externo e interno às organizações e OS COMPORTAMENTOS dos indivíduos e grupos de trabalho. CERTO

  • Quem tá dentro dos 80% que botou como certo e errou, tamo junto :/

  • cadê o amigo Lhama para responder ?

  • Errado

    Nem sempre é necessário conhecer os contextos externo, interno e as características dos indivíduos e grupos de trabalho, uma vez que depende de qual mudança será implementada.

    Lílian Quintao -Ponto dos concursos

  • Quando falamos em mudança organizacional, pensamos em comportamento social - e não em características individuais.

    As estratégias para o sucesso de mudanças organizacionais devem incluir a compreensão de uma série de causas relativas aos contextos externo e interno às organizações e às características dos indivíduos e grupos de trabalho.

    Basil & Cook (ref, 267) consideram que os principais elementos da Mudança Organizacional são a tecnologia, o comportamento social e as instituições e estruturas

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rae/v32n3/a09v32n3.

    Como definido por DEL-CLARO (2004), o comportamento social é qualquer interação direta entre indivíduos da mesma espécie, geralmente aparentados e vivendo em grupo.

    Fonte: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37623/000794570.pdf?sequence=1

    Resposta: errado.

  • Quando eu acho que to entendendo.......