SóProvas


ID
1107994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na administração pública, há a tendência de substituição gradual dos métodos tradicionais de avaliação pelo que se denomina atualmente de gestão do desempenho. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Para reduzir os esforços e os erros no processo de avaliação, os indicadores comportamentais devem ser categóricos, a exemplo dos indicadores de capacidade de liderança, de iniciativa e de conhecimento de processos e rotinas.

Alternativas
Comentários
  • O conhecimento de processos e rotinas não é um indicador de comportamento.

    Não mede o comportamento do avaliado. 

  • Leme (2005) divide as competências em dois grupos: as técnicas e as comportamentais. A primeira refere-se aquilo que o profissional precisa saber para desempenhar sua função. E as competências comportamentais sao aquelas que demonstram o diferencial competitivo do profissional e têm impacto em seus resultados. Criatividade, flexibilidade, foco em resultados e no cliente, liderança são exemplos de competências comportamentais. Já as ferramentas, conhecimento técnico, sistemas de computação, idiomas são competências técnicas. Para Dantas (2004), as competências comportamentais são as ações e operações mentais de caráter cognitivo, sócio-afativo ou psicomotor que mobilizadas e associadas a saberes teóricos ou experiências — competências técnicas — geram habilidades, ou seja, um saber fazer, um saber ser ou saber saber (DANTAS, 2004)

    http://tcc.bu.ufsc.br/Adm292330

  • "NOVAS ABORDAGENS NA AVALIAÇÃOV DO DESEMPENH0

    6:A avaliação do desempenho se baseia em processos não-estruturados, sem os antigos rituais burocráticos baseados no preenchimento de formulários  e  na  comparação com  fatores de avaliação genéricos e abrangentes. Uma total desburocratização  e  desregulamentação" ( Gestão de Pessoas - Chiavenato)

  • categóricos não, flexíveis.

  • Cada um justificou de uma forma e não consegui entender, alguém poderia ser mais claro e objetivo em explicar a questão?
    obrigado.

  • Acho que essa questão é cheia de erros que eu nem sei explicar, só soa errada pra mim. Por exemplo, eu nunca ouvi falar de indicadores de capacidade de liderança. Não soa errado para vocês? Liderança não parece ser algo mensurável com indicadores.

  • A questão é um monstrengo, não tem explicação. Gab errado

  • Onde está o Wally?... Digo, onde está o erro?
    Acho que a explicação mais válida é a do Wanderson que em síntese diz:
    "Eu não sei explicar o erro da questão, só sei que reconheço uma questão tão errada quando vejo uma..."

  • Um exemplo do erro é na avaliação por pesquisa de campo. Ela não é taxativa, direta... quando existe dúvidas pode ir até o supervisor e perguntar..



  • A palavra "categóricos" significa, no sentido da questão, em índices objetivos, diretos. Notem que os exemplos citados como indicadores não são objetivos, diretos, ou seja, seriam difíceis de serem medidos. Como medir: "capacidade de liderança, de iniciativa e de conhecimento de processos e rotinas."??

    Um exemplo fácil de ser medido: absenteísmo. isso é categórico, não os exemplos dados na questão.

  • Tem questões como essa que você só responde no "feeling", porque ninguém consegue achar realmente onde está o erro. Administração Geral e Pública tem um monte de assim também.

  • ERRADO. A questão parece apresentar uma contradição conceitual interna. Indicadores comportamentais categóricos seriam objetivos, isto é, sem margem para a subjetividade. Creio não ser possível ter um indicador de capacidade de liderança totalmente objetivo.

  • Não devem ser categóricos, os indivíduos são adaptáveis e flexíveis, ninguém se comporta de maneira igual, sendo assim, não há como mensurar com exatidão dentro de uma rigidez, de um processo engessado.

  • Quantos devaneios...
    A questão está errada apenas porque "conhecimentos de processos e rotinas" não são indicadores comportamentais. Enquanto capacidade de liderança e de iniciativa sim, são.

  • ERRADA 

    iniciativa e de conhecimento de processos e rotinas não é exemplo de indicadores comportamentais e sim de tarefas .