SóProvas


ID
1108318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A legislação concede à administração poderes extraordinários, necessários para que o Estado alcance os seus fins. Em relação aos poderes da administração pública, julgue os itens seguintes.

Em decorrência do poder de polícia, a administração pode condicionar ou restringir os direitos de terceiros, em prol do interesse da coletividade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Poder de Polícia, segundo Hely Lopes Meirelles (1996, p. 115), é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado.

    Q361521 Prova: CESPE - 2014 -PGE-BA - Procurador

    Disciplina: Direito Administrativo 

    Constitui exemplo de poder de polícia a interdição de restaurante pela autoridade administrativa de vigilância sanitária.

    GABARITO: CERTA

  • Assertiva CORRETA. 


    O poder de polícia (adm. pune o particular) pode ser usado para preservar interesse coletivo. Imaginem um louco à solta e a PC prende ele. A PC (órgão da união) está agindo em defesa do direito à segurança da população. 
  • Certo.

    Uma das características do poder de polícia é a atividade restritiva

    Atividade restritiva: ao contrário do serviço público e do fomento que são ampliativos, as atuações administrativas incluídas no poder de polícia representam limitações à atuação particular, restringindo a esfera de interesses dos indivíduos.

    Segundo Diogo de Figueiredo Moreira Neto, as funções de polícia destinam-se “à harmonização do exercício das liberdades e dos direitos individuais com os interesses gerais”.

    Fonte: Alexandre Mazza. 

  • Não seria o correto: condicionar o exercício de direito dos terceiros e não o direito propriamente dito??

  • limitar direitos individuais, restringido-os ou condicionando-os em benefício do interesse público

  • A expressão "restringir os direitos de terceiros" parece possuir caráter repressivo, o que anularia a questão.

  • Sédio Júnior, já errei questão Cespe considerando o que li em autores mais modernos, como o Gasparini, de que na verdade é o exercício do direito que é restringido (isso que você citou), e não o direito em si. Contudo, pelo que vi, a banca gosta mesmo de manter em certas questões o entendimento de autores como Hely, de que o poder de polícia incide sobre direitos do administrado. 


  • Questão Correta 

    Hely Lopes Meireles conceitua poder de polícia como " a faculdade que dispõe a administração pública como " a faculdade que dispõe a administração pública para condicionar , restringir o uso , o gozo de bens , atividades e direitos individuais , em benefício da coletividade ou do próprio Estado ".

    Força guerreiros ! 

  • a velha filosofia, meu direito acaba onde começa o do meu próximo. 

  • Certo 

    Poder de Polícia visa sempre a coletividade .

  • O poder de policia condiciona o exercício de direitos individuais em prol do bem-estar coletivo.

  • Restrinção: 

    Liberdades (direitos individuais) → em prol do Interesse Público


                                                                                                                                                                                                  

  • Certo. O poder de polícia recai sobre os bens, atividades e direitos para que o interesse particular não cause prejuízo ao interesse público. 

  • Poder de polícia

    Interfere na esfera privada

    Sem vinculo específico com a administração pública

     

    Poder disciplinar

    Interfere na esfera pública

    Com vinculo especifico com a administração pública 

     

    #valeapena

  • Esse é o conceito! #firmeeforte!!!!

     

  • POLÍCIA ADMINISTRATIVA                            #                             POLÍCIA JUDICIÁRIA

     

    B.A.D = BENS, ATIVIDADES, DIREITOS.                                              P = PESSOAS, PENAL

     

    PODE SER PREVENTIVO OU REPRESSIVO.

     

     

    GABARITO CERTO

  • Poder de Polícia - o administrador é dotado de supremacia. Por esse motivo, ele pode restringir interesses particulares em prol da coletividade. 

  • Certo.

    Os atos decorrentes do poder de polícia são passíveis de controle administrativo. A existência de vício de legalidade resultará na invalidação do ato. Já o controle de mérito, que leva em conta a conveniência e oportunidade, poderá ocasionar a revogação do ato, se o interesse público assim o exigir.

    O poder de polícia pode ser:

    a) preventivo - ex.: fiscalização.

    b) repressivo - ex.: interdição de estabelecimento comercial.

    Segundo Alexandre MAZZA - p.318: "[...] O poder de polícia, pelo contrário representa uma atividade estatal restritiva dos interesses privados, limitando a liberdade e a propriedade individual em favor do interesse público. [...] a noção de poder de polícia engloba quaisquer atividades estatais de fiscalização. Desse modo, vigilância sanitária e fiscalização de trânsito são exemplos de manifestação do poder de polícia [...]"

    Atributos do Poder de polícia>>Mnemônico: DAC

    Discricionaridade: 

    - é discricionário, mas tem como limites: lei, razoabilidade e proporcionalidade; (doutrina), Portanto, discricionariedade não é característica fundamental do exercício do poder de polícia.

    - só pode ser exercido por pessoas de direito público;

    - não pode ser delegado aos particulares;

    - é exercido por meio de atos gerais e atos concretos;

    - pode gerar cobranças de taxas.

    Autoexecutoriedade: está frequentemente presente nas medidas de polícia onde a Administração pode executar suas próprias decisões sem interferência do Poder Judiciário. Tal atributo apenas existe quando há lei permitindo ou situações urgentes, a exemplo de apreensão de alimentos inviáveis ao consumo. Em tais situações emergenciais, a doutrina admite, inclusive, a figura do contraditório diferido.

    Coercibilidade: possibilidade de uso da força.

  • poder de polícia é BAD da PRF

    ele vai condicionar, restringir ou limitar.

    Bens

    Atividades

    Direitos

    de maneira

    Preventiva

    Repressiva

    Fiscalizatório

    PARAMENTE-SE!

  • A legislação concede à administração poderes extraordinários, necessários para que o Estado alcance os seus fins. Em relação aos poderes da administração pública, é correto afirmar que:  Em decorrência do poder de polícia, a administração pode condicionar ou restringir os direitos de terceiros, em prol do interesse da coletividade.

  • QUESTÕES DE FIXAÇÃO

    Em decorrência do poder de polícia, a administração pode condicionar ou restringir os direitos de terceiros, em prol do interesse da coletividade.

    A autoexecutoriedade, atributo do poder de polícia, confere à administração pública a execução de suas decisões por meios próprios, desde que autorizada por lei ou que seja verificada hipótese de medida urgente, sem a necessidade de consulta prévia ao Poder Judiciário.

    ✓ Em sentido amplo, poder de polícia significa sempre uma ação restritiva por parte do Estado com relação a direitos individuais.

    ✓ O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o qual se refere à própria atividade administrativa exercida pelo Estado.

    ✓ O poder de polícia autoriza a Administração Pública a condicionar ou restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade.

    ✓ A restrição oriunda do exercício do poder de polícia também encontra restrições, notadamente por parte dos direitos e das garantias individuais.

    ✓ Os poderes‐deveres conferidos à Administração Pública são importantes instrumentos conferidos aos agentes públicos para a defesa do interesse público.

     A limitação administrativa, mesmo que advinda de normas gerais e abstratas, decorre do poder de polícia propriamente dito.

    ✓ O denominado poder de polícia da administração pública tanto pode ser discricionário quanto vinculado.

    A multa, como sanção resultante do exercício do poder de polícia administrativa, não possui a característica da autoexecutoriedade.

    [...]

    '' Se baixar a guarda o CESPE acerta o queixo ''

  • certoo!!!!!