-
CERTA
Q80385 Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área de Administração
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Organizações Formais Modernas; O modelo organizacional racional preconiza a adequação dos meios aos fins, base da teoria da burocracia, a qual se apoia no entendimento de que as pessoas podem ser pagas para agir e se comportar de maneira preestabelecida.
GABARITO: CERTA
-
Gabarito: CERTO
São características da Administração Burocrática:
Formalismo, impessoalidade, foco nas tarefas, rigidez estrutural, controle a priori dos procedimentos para combater corrupção, desconfiança e meritocracia.
Me estranhou um pouco a utilização do termo "referencial de gestão", tentativa da Cespe de balançar o candidato. Ademais, a questão está correta.
fonte: Chiavenato
Bons Estudos!
-
Acredito que essa questão possa ser explicada pelas DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA:
"Segundo Merton, o homem (excluído dos estudos de Max Weber, que descreveu um sistema social desumano e mecanicista), quando participa da burocracia, faz com que toda a previsibilidade do comportamento, que deveria ser a maior consequência da organização, escape ao modelo preestabelecido. Verifica-se, então, o que Merton chamou de disfunções da burocracia." (Chiavenato - Adm. Geral e Pública - p. 43)Disfunções da Burocracia1) Internalização das regras e apego aos regulamentos2) Excesso de formalismo e de papelório3) Resistência às mudanças4) Despersonalização do relacionamento5) Categorização como base do processo decisório6) Superconformidade às rotinas e aos procedimentos**** 7) Exibição de sinais de autoridade8) Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público
**** Superconformidade às rotinas e aos procedimentos: "A Burocracia baseia-se em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera. (...) Com o tempo, as regras e as rotinas tornam-se sagradas para o funcionário. O impacto dessas exigências burocráticas sobre a pessoa provoca profunda limitação em sua liberdade e espontaneidade (...)"
-
Uma das disfunções da Burocracia é Superconformidade às rotinas e aos procedimentos
-
(CERTA)
Rotinas e procedimentosA burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo:
-O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça;
-a disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações;
-todas as atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
-
Colegas, ao meu ver a expressão "referencial de gestão", tornaria a questão errada, uma vez que foge totalmente das características da Burocracia. Abraço
-
Principais pontos da Teoria Burocrática
- As regras e regulamentos devem estar subordinadas a lei, considerada um ponto de equilíbrio;
- A hierarquia é uma ação importante dentro da empresa com divisão entre superiores e subordinados;
- Os funcionários são escolhidos conforme sua capacidade técnica, ou seja, é necessário a avaliação de diplomas e exames para que um empregado seja admitido;
- O funcionário deve ser sempre formal para agilizar o cumprimento de seus afazeres e funções;
- O salário está em acordo com o tempo de trabalho e a função exercida pelo funcionário;
- O funcionário, de acordo com a Teoria Burocrática, não é dono do posto de trabalho que ocupa;
- Os funcionários dessa teoria possuem uma carreira regular.
Completa Previsibilidade do Funcionamento
Na teoria burocrática, as entidades trabalham de maneira previsível e rotineira.
Rotinas e Procedimentos Padronizados
A burocracia impõe o que um funcionário faz dentro de uma organização. Conforme são estabelecidos procedimentos, o funcionário deve segui-los de maneira disciplinar de forma a obter o máximo de sua produtividade.
-
As atribuições ,na teria da burocracia, pertence ao cargo. Não cabe análise de conveniência e oportunidade do funcionário no exercício. Ele tem fazer o que está disposto em norma interna. Há uma separação entre função e pessoa.
-
Rotinas e procedimentos;
Comportamento pré-estabelecido
-
Principais caracteristicas da Burocracia, segundo Weber:
f. Rotinas e procedimentos padronizados - A burocracia e uma organizacao que fixa regras e normas tecnicas para o desempenho de cada cargo. O ocupante de um cargo nao faz o que quer, mas o que a burocracia impoe que ele faca. As regras e normas tecnicas regulam a conduta do ocupante do cargo, cujas atividades sao executadas de acordo com rotinas e procedimentos.
-
As pessoas fazem o que é imposto pelas leis!
-
Rodrigo Inacio, tbm apoio o Bolsonaro , mas suas publicações estão sendo desnecessárias ,em todas as questões tem comentários desse tipo -_-
-
O modelo burocático é rígido, ou seja, o servidor só faz o que foi ensinado, ficando com receio de fazer algo novo e reformudador.
O modelo burocrático de organização, em que predominam as rotinas e procedimentos estabelecidos nos cargos, constitui referencial de gestão em que as pessoas fazem o que lhes é imposto e não o que preferem.
CERTO.
-
Gabarito: C de Certo que o Brasil vai ganhar as olimpíadas e neymar vai fazer dois gol na final um de falta e um de pênalti. Escreve ai
-
O André Bottura citou as características da Adm. Burocrática, segundo chiavenato, mas acredito que o André deve ter errado no final das caracterísitcas, pois lá ele escreveu ''...combater a meritocracia.'' Acredito que esse final deve estar errado, já que a meritocracia deve ser buscada e não combatida. Se eu estiverrado, comentem, por favor.
-
Modelo burocrático busca a eficiência através da racionalização e previsibilidade, normatizando os processos (tudo previamente estabelecido)
-
GABARITO: CERTO
o modelo burocrático é dito como Explicativa e Descritiva, tudo nela é previsto, planejado e executado de acordo com regras pré-estabelecidas, de forma impessoal e racional.
-
Uma das disfunções da teoria da burocracia é a superconformidade às rotinas e procedimentos.
-
CERTO. "A burocracia, que é a organização eficiente por excelência, consiste no uso da racionalidade para a busca de eficiência máxima na organização. É possível dizer que, em alguma medida, todas as organizações formais são verdadeiras burocracias. Assim, na burocracia tudo é previsto, planejado e executado conforme regras e regulamentos, de forma impessoal e racional".
Fonte: Prof. Carlos Xavier
-
Gabarito: CERTO.
O modelo burocrático tem como uma de suas características o estabelecimento de Rotinas e procedimentos padronizados. A burocracia e uma organizacão que fixa regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo.
PONTO DOS CONCURSOS.
-
Uma característica deste modelo de organização responde esta pergunta.
IMPESSOALIDADE DAS RELAÇÕES: As atividades serão distribuidas de forma IMPESSOAL, ou seja, serão distribuidas em relação aos CARGOS e FUNÇÕES, e não em relação as PESSOAS.
"...constitui referencial de gestão em que as pessoas fazem o que lhes é imposto e não o que preferem." Logo, uma pessoa quando for lotada em um cargo, fará as atividades que as NORMAS e REGULAMENTOS determinaram para aquele cargo. (cargos e tarefas bem definidos)
-
GABARITO – CERTO
Uma das características da burocracia é: normas e procedimentos padronizados como forma de evitar que os funcionários atuem de maneira independente, e cumpra aquilo que foi imposto pela burocracia.
NORMAS E PROCEDIMENTOS PADRONIZADOS: Na burocracia deve existir para cargo da empresa um conjunto de normas e procedimentos padronizados, de forma a evitar que os funcionários ajam de maneira independente, como queiram ou ainda como acharem melhor, e cumpra aquilo que foi imposto pela burocracia.
-
Vemos isso claramente na realidade do Brasil. Quer mais arcaico e burocrático do que o Poder Judiciário? E que escolha temos? Nenhuma! O processo é lento, cheio de regras e vc tem que seguir. Gostando ou não...
-
Certo.
Na burocracia as pessoas fazem o que a lei as impõe. Logo, elas não fazem o querem, e sim o que a lei pede.
Instagram: sergioo.passos
-
GABARITO CORRETO
Livro - TGA - Chiavenato (9º edição/2014) - Pag. 264
A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O
ocupante de um cargo – funcionário – não faz o que deseja, mas o que a burocracia impõe que ele faça.
Espero ter ajudado.
-
As relações no modelo burocrático são impessoais, mecanicistas e profissionais de acordo com as normas e procedimentos internos. Assim, é feito “ o que lhes é imposto e não o que preferem”.
Gabarito: CERTO
-