SóProvas


ID
1108384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das funções e do processo da administração, julgue os itens que se seguem.

No planejamento das organizações, a definição de políticas e procedimentos de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais e individuais de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Estabelecimento de objetivos

    O planejamento é um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançálos. O estabelecimento dos objetivos a serem alcançados é o ponto de partida do planejamento. A fixação dos objetivos é a primeira coisa a ser feita: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir. São alvos escolhidos que se pretende alcançar em um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis. Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.

    Desdobramento dos objetivos

    Os objetivos das organizações podem ser visualizados em uma hierarquia que vai desde os objetivos globais da organização (no topo da hierarquia) até os objetivos operativos ou operacionais, os quais envolvem simples instruções para a rotina cotidiana (na base da hierarquia). Em decorrência da hierarquia de objetivos surgem os desdobramentos dos objetivos. A partir dos objetivos organizacionais, a empresa pode fixar suas políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Enquanto os objetivos organizacionais são amplos e genéricos, a focalização torna-se cada vez mais restrita e detalhada à medida que se desce em seus desdobramentos.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAjtYAH/administracao-rh


    O desdobramento dos objetivos segundo CHIAVENATTO

    Objetivos organizacionais

    Estabelecimento dos objetivos da organização

    Políticas

    Colocação dos objetivos como guias para a ação

    Diretrizes

    Linhas mestras e genéricas para a ação

    Metas

    Alvos a atingir a curto prazo em cada órgão

    Programas

    Atividades necessárias para cada meta

    Procedimentos

    Modos de execução de cada programa

    Métodos

    Planos de ação para a execução de tarefas

    Normas

    Regras para cada procedimento

    http://eteavare.com.br/arquivos/499_1894.pdf PÁG. 29

  • Gabarito: ERRADO

    Tbm errei, essa prova tá cheia de marra, Cespe sacaneando mais uma vez.

    Vamos tentar justificar a banca, mas lembre-se de qua a prova é recente e o gabarito pode ser alterado, já que a galera vai cair matando nessa questão.

    Realmente, a definição de políticas e procedimentos de gestão representa o pilar do desdobramento dos objetivos, porém, para mim, é incorreto dizer que existem objetivos departamentais e individuais de desempenho. À medida em que o planejamento é amplo, generalizado, o objetivo deste desdobra-se em planejamentos táticos e operacionais, e estes estipulam metas, tarefas e procedimentos de acordo com o objetivo maior. Dessa forma, o desempenho individual é referenciado de acordo com as metas, previsões, índices, no contexto do planejamento em que está inserido: tático ou operacional. E tudo, ao final, deve estar em harmonia com o objetivo organizacional. Se pensarmos assim, a questão está errada mesmo.

    Bons Estudos!


  • Não sei não. Para mim o erro estar na palavra "individuais", pois deveria ter dito "operacionais", pois, se estar falando de planejamento organizacional, deve-se tratar dos objetivos das partes que formam a organização (setores, departamentos e etc.), e não das pessoas físicas individualizadas.

  • ERRADO

    Acredito que o erro seja o "procedimentos", que na realidade deveria ser diretrizes:

    No planejamento das organizações, a definição de políticas e procedimentos de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais e individuais de desempenho.


    "Como conseqüências da hierarquia dos objetivos surgem os desdobramentos dos objetivos, que podem ser fixados pela empresa em políticas organizacionais, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas. Com base nos objetivos almejados, a organização define a estratégia para alcançá-los."


  • Onde está o erro?

  • Para quem ficou na dúvida, o erro da questão está no fato de classificar políticas e procedimentos de gestão como pilares de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais. Os pilares desses desdobramentos são as políticas, as diretrizes e as metas. 


    Além disso, há uma impropriedade ao afirmar que as políticas afiguram-se como objetivos departamentais e individuais de desempenho, uma vez que as políticas são voltadas para todas as partes da organização.


  • Pessoal, ''definição de políticas e estratégias'' é uma tarefa ligada ao Planejamento Estratégico da Organização. Planejamento estratégico define políticas de longo prazo e envolvem o futuro da organização como um todo, e esse tipo de planejamento é o menos detalhado, vindo acompanhado do Planejamento Tático (de médio prazo, mais ou menos detalhado, que são os ''objetivos departamentais'' referidos na questão) e por último o Planejamento Operacional (o mais detalhado, de curto prazo, que são os objetivos individuais de desempenho, como disse o enunciado). Portanto, ''definição de políticas e procedimentos'' - o planejamento estratégico -, não é  ''pilar de sustentação'' de objetivos individuais de desempenho, por exemplo. Esses se referem a Planejamento Operacional, e objetivos departamentais, a Planejamento Tático.  

    Questão errada.  

  • Um objetivo é uma situação desejada pela organização. Algo que é

    desejado pela empresa, onde queremos chegar. Estes objetivos podem ser

    abrangentes ou específicos.


    Um objetivo pode ser o de conseguir reduzir em 15% os gastos com

    material de escritório, por exemplo. Ou contratar duzentos servidores. Só

    que o objetivo não especifica “quando” chegaremos lá.


    Quando especificamos um número e uma data que este objetivo deve

    ser alcançado, geramos uma meta. Assim, a contratação de duzentos

    servidores até o final do ano é uma meta!


    Desta maneira, as metas são desdobramentos dos objetivos. Um

    objetivo pode ter diversas metas intermediárias, de modo que estas

    somadas levariam a empresa a alcançar o objetivo.


    Já um plano de ação seria uma relação de ações e passos

    necessários para que os objetivos sejam atingidos20. Um plano é o resultado

    concreto de um processo de planejamento – uma descrição de como o

    planeja


    Apostila Estratégia Concursos - Professor: Rodrigo Rennó

  • Dica para acertar as questões do CESPE: você julga o item, se achar que está certo, marca errado. Se achar que está errado, marca certo. (Sarcasmo?)

  • Errado. 
    Corrigindo: No planejamento das organizações, a definição dos objetivos organizacionais representa o pilar de sustentação do desdobramento das políticas e procedimentos de gestão em objetivos departamentais e individuais de desempenho.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    É exatamente o oposto, os OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS é que são o PILAR DE SUSTENTAÇÃO de todo o resto.

     

    No planejamento organizacional, os OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS orientarão -----> a definição das políticas, os procedimentos de gestão, os objetivos departamentais e individuais e todos os demais procedimentos da organização...  

     

     

  • A REDAÇÃO ESTÁ IVERTIDA.

     

    ''No planejamento das organizações, a definição de políticas (NÍVEL TÁTICO) e procedimentos (NÍVEL OPERACIONAL) de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais (NÍVEL ESTRATÉGICO) em objetivos departamentais e individuais de desempenho.''

     

    O PILAR, A PREMISSA, O PONTO DE PARTIDA É O PLANEJAMENTO ESTRATÉTIVO, OU SEJA OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.

    O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SE DESDOBRA EM PLANEJAMENTO TÁTICO QUE, POR SUA VEZ, SE DESDOBRA EM PLANEJAMENTO OPERACIONAL. MELHOR DIZENDO: NÃO TEM COMO DEFINIR POLÍTICAS SEM A DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

    CORREÇÃO: 

    A definição dos objetivos organizacionais (NÍVEL ESTRATÉGICO) representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais EM políticas (NÍVEL TÁTICO) e procedimentos (NÍVEL OPERACIONAL) de gestão (objetivos departamentais e individuais de desempenho, respectivamente).

     

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

    Quanto ao termo ''individuais'', está correto. Faz referência aos objetivos operacionais. Chiavenato: ''O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas operações individualmente.''

  • Chiavenato (2014) ao tratar dos tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional), apresenta alguns planos importantes de cada um desses tipos de planejamento, vejamos:

    Políticas: constituem exemplos de planos táticos que funcionam como guias gerais de ação. Elas funcionam como orientações para a tomada de decisão. As políticas constituem afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e visam a oferecer rumos para as pessoas dentro da organização.

    Quanto aos planos operacionais definiu-se quatro tipos:

    1.      Procedimentos: relacionados a métodos

    2.     Orçamentos: relacionados a dinheiro.

    3.      Programas ou programações: relacionados a tempo.

    4.     Regulamentos: relacionados a comportamentos das pessoas.

    Consolidando essas informações teríamos, a partir da lição de Chiavenato (2014), o seguinte cenário:

    Voltando à questão percebemos que o enunciado afirma que “a definição de políticas (nível tático) e procedimentos (nível operacional) de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais (nível tático) e individuais de desempenho (nível operacional)”.

    As políticas, de fato, desdobram os objetivos organizacionais em objetivos departamentais. Além disso, os procedimentos são desdobramento dos métodos em nível operacional dos objetivos organizacionais. Ou seja, vemos coerência nesse ponto do enunciado.

    Contudo, a banca considerou que o enunciado está errado. Duas possibilidades para a bancar interpretar o enunciado como incorreto:

    a) pilar significa base, alicerce, nesse sentido, os desdobramentos que formam o alicerce, a base são os em nível administrativo mais baixo, ou seja, nível operacional, assim, estaria incorreto incluir as políticas como pilar de sustentação já que são desdobramentos em nível tático.

    b) a segunda possibilidade é que o enunciado foi considerado errado por estar incompleto, pois aponta apenas como pilar do nível operacional a definição dos procedimentos, sendo que nesse nível temos, além dos procedimentos, mais três tipos de planos: orçamentos, programas (programações) e regulamentos.

    Por não apresentar um erro explícito e sim uma omissão, questão difícil de ser respondida.

    Gabarito: Errado

  • entendi nada kkk.
  • Os objetivos departamentais e individuais de desempenho são representados pelos objetivos táticos e operacionais, e são desdobramentos dos Objetivos Estratégicos. O que a questão afirmou foi que a definição de políticas e procedimentos seriam a base (o pilar de sustentação) desses dois objetivos, o que não é verdade, pois a definição de políticas ocorre no nível estratégico.

    Equipe Rafael e Stefan - Estratégia Concursos

  • Errado , porque os objetivos são coletivos ( a empresa em si ) e não individuais .

  • Faltou interpretação da minha parte, gente, leia, releia quantas vezes julgar necessário até entender.

  • O enunciado afirma que “a definição de políticas (nível tático) e procedimentos (nível operacional) de gestão representa o pilar de sustentação do desdobramento dos objetivos organizacionais em objetivos departamentais (nível tático) e individuais de desempenho (nível operacional)”.

    As políticas, de fato, desdobram os objetivos organizacionais em objetivos departamentais. Além disso, os procedimentos são desdobramento dos métodos em nível operacional dos objetivos organizacionais. Ou seja, vemos coerência nesse ponto do enunciado.

    Contudo, a banca considerou que o enunciado está errado. Duas possibilidades para a bancar interpretar o enunciado como incorreto:

    a) pilar significa base, alicerce, nesse sentido, os desdobramentos que formam o alicerce, a base são os em nível administrativo mais baixo, ou seja, nível operacional, assim, estaria incorreto incluir as políticas como pilar de sustentação já que são desdobramentos em nível tático.

    b) a segunda possibilidade é que o enunciado foi considerado errado por estar incompleto, pois aponta apenas como pilar do nível operacional a definição dos procedimentos, sendo que nesse nível temos, além dos procedimentos, mais três tipos de planos: orçamentos, programas (programações) e regulamentos.

    Por não apresentar um erro explícito e sim uma omissão, questão difícil de ser respondida.

    Gabarito: Errado

    Marcelo Soares| Direção Concursos

  • São apresentados pilares "a definição de políticas e procedimentos de gestão " e não o pilar (esse inexiste, pois são vários).

  • O erro da questão tá na cabeça do examinador.

  • Para resolvermos a questão, precisamos entender o que é política e o que é procedimento de gestão.

    Por política, entende-se a norma que orienta, de forma macro, determinado macroprocesso organizacional. Por exemplo, uma Política de Gestão de Pessoas orienta todas as ações empresariais relacionadas à gestão de pessoas. Por outro lado, os procedimentos de gestão relacionam-se a práticas ou ferramentas gerenciais utilizadas no processo decisório.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois os pilares desses objetivos organizacionais são: o planejamento estratégico, o planejamento tático, o planejamento operacional, o mapeamento de processos, o mapeamento de competências e a matriz de competência de uma empresa.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • #Respondi errado!!!

  • Que ódio dessa matéria!