- ID
- 7210
- Banca
- ESAF
- Órgão
- CGU
- Ano
- 2004
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Assinale a opção que indica corretamente as principais funções do processo administrativo.
Assinale a opção que indica corretamente as principais funções do processo administrativo.
A ONG Pura Vida atua na defesa da produção de alimentos organicamente cultivados e, para tal, fornece aos produtores rurais de micro e pequenas unidades agrícolas a orientação gratuita para a produção orgânica, a distribuição e a venda desses produtos. Carla é a diretora dessa ONG. Acerca dessa situação hipotética e do processo organizacional, assinale a opção incorreta.
A acirrada concorrência requer das organizações a máxima eficiência operacional e a otimização de resultados, o que pode trazer vantagens para a administração, como o lucro, desde que haja planejamento de longo prazo. Sob esta ótica, uma empresa deve efetivar, no longo prazo, estratégias e metas desenvolvidas em seus planos estratégicos. A visão de futuro dessa empresa define o planejamento
Acerca do processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Para que sejam efetivas, as funções administrativas de planejamento, direção, organização e controle devem ser impessoais.
O Planejamento pode ser considerado a partir de diferentes abordagens. Ao se falar em planejamento participativo pode-se dizer que
I. envolve um contínuo processo coletivo, numa deliberada e amplamente discutida construção de um futuro, na qual um maior número possível de membros de todas as categorias que constituem a comunidade tomam parte ativa.
II. sua ação é conjunta e se assenta nas relações dos homens entre si e com a sociedade.
III. a visão de homem e de mundo vai informar novas valorações nas dimensões humana, cultural e política.
É correto o que se afirma em
Com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo,
inclusive no Brasil, surgem alguns fatores negativos sobre os
quais deverá se concentrar a atenção dos administradores.
Questões como reduzido crescimento econômico,
globalização, regulamentação governamental, inflação,
escassez de alguns recursos, alto custo do petróleo e
protecionismo internacional deverão alertar as organizações
para a utilização e o aperfeiçoamento dos mecanismos de
planejamento que fomentem a flexibilidade e adaptações da
organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens a
seguir.
Enquanto projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente imediato e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis. A projeção futura e o planejamento devem encontrar-se no ponto em que seja possível divisar uma estratégia de ação e traduzi-la em uma meta ou alvo.
Considerando que plano, projeto e programa são instrumentos do
processo de planejamento, julgue os itens a seguir.
Planejamento é um processo e, como tal, cada uma de suas fases requer orientação metodológica.
1) Planejamento: é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas.
2) Plano: é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.
3) Projeto: é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas. Trata-se de uma tendência natural e intencional do ser humano. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto representa o laço entre o presente e o futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro.
4) Programa: é constituído de um ou mais projetos de determinados órgãos ou setores, num período de tempo definido.
Existem duas metodologias para o desenvolvimento do planejamento estratégico nas empresas:
1. Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “aonde se quer chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar à situação desejada; ou
2. Primeiramente se define, em termos da empresa como um todo, “como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar”.
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Segundo Chiavenato, e de forma resumida:
Etapas ou PROCESSOS:
> Objetivos - onde quer chegar; também serve de base tanto para os outros departamentos quanto para as outras funções.
> Situação atual - distância do objetivo, onde se está atualmente.
> Premissas futuras - tentar identificar os cenários futuros.
> Analisar e escolher alternativas - relacionar e avaliar as ações a serem tomadas.
> Implementar o plano e avaliar o resultado - avaliar e assegurar o alcance dos objetivos
CORRETO
• Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar, dentre as variáveis incontroláveis, a recessão, a inflação, os acidentes e
Gabarito letra A
As variáveis incontroláveis são aquelas que independem da ação da empresa e provocam substanciais alterações de mercado. Representam um conjunto de oportunidades e ameaças. Exemplos; economia, tecnologia, legislação, cultura, política e governo.
Fonte: Administração e Planejamento estratégico. Paulo Sertek
PLANOS DE CONTIGÊNCIA
Definem as respostas da empresa a serem adotadas em caso de emergência ou contratempos. Para desenvolver planos de contingência, os planejadores devem identificar os valores incontroláveis, como a recessão, inflação, desenvolvimento tecnológico ou os acidentes, podem ser definidos para possíveis demissões, orçamento e esforço de vendas de emergência. Os estudos estimam que pouco menos de um quarto de todas as pequenas empresas sobrevive à perda do seu mais importante administrador - o fundador. Desenvolver um plano de contingência pode auxiliar os outros empregados da empresa a saber o que fazer para manter a companhia operando.
http://amigonerd.net/humanas/administracao/planejamento-3
Tendo sido empresário, acredito que a alternativa C também está correta. Os custos fixos são considerados variáveis incontroláveis, haja vista dependerem de influência externa, exemplo: custo de determinadas matérias-primas. Se a organização tiver que comprar um produto que tenha um só fornecedor com preço fixo, o comprador não terá controle sobre esta variável.
Gabarito LETRA A:
Desenvolvimento Tecnológico é considerado variável incontrolável porque estamos sujeitos as ferramentas da tecnologia e se essas "caem" ou dão pane leva tempo e custo para serem consertadas e toda uma produção pode ser prejudicada por conta disso.
LETRA A
Para responder a questão basta identificar variáveis controláveis e incontroláveis.
a) o desenvolvimento tecnológico. incontrolável
b) os benefícios. controlável
c) os custos fixos. controlável
d) as rotinas. controlável
e) as compras de matéria-prima. controlável
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
O desenvolvimento de um plano de metas genéricas para os próximos 20 anos, com aspectos de prevenção de doenças e construção de novos hospitais em todo o Brasil, é um exemplo de planejamento operacional.
ERRADA. É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL OU SEJA ABRANGE TODA A INSTITUIÇÃO SENDO ESSE PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO.
PLANEJAMENTO TÁTICO OU INTERMEDIÁRIO É MÉDIO PRAZO
PLANEJAMENTO OPERACIONAL OU SUPERVISÃO É CURTO PRAZO
Comentário:
Veja o que a questão disse:
• Plano de 20 anos;
• Todo o Brasil;
• Metas genéricas.
Ou seja, é um plano de longo prazo, com grande amplitude e visão genérica. Trata-se de um planejamento estratégico, e não operacional!
GABARITO: Errado.
Tipos de Planejamento
ESTRATÉGICO:
Mais amplo e abrangente da
organização, diz respeito a macro-ações, definições de objetivos, metas,
bugets e politicas da organização. É de Longo Prazo. Os outros tipos de
planejamento são subordinados ao estratégico;
TÁTICO:
Administrativo/gerencial, abrange os
departamentos e áreas funcionais, devem estar de acordo com os planos
estratégicos da empresa. É de Médio Prazo;
OPERACIONAL:
Menos abrangentes, dizem respeito as
tarefas do dia-a-dia. Determinam metas, programas, procedimentos e
normas. É de Curto Prazo.
Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/167-processo-administrativo#.VBbpJ2MaWUU
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GLOBAL, HOLÍSTICO, SINTÉTICO, GENÊRICO, DE LONGO PRAZO, BUSCA A EFICÁCIA (ênfase nos fins).
PLANEJAMENTO TÁTICO: UMA UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE, DE MÉDIO PRAZO.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: DETALHADO, ESPECÍFICO, ANALÍTICO, DE CURTO PRAZO, BUSCA A EFICIÊNCIA (ênfase nos meios).
GABARITO ERRADO
Quanto à questão do prazo, Chiavenato trouxe os seguintes:
- Estratégico: geralmente de 3 a 5 anos
- Tático: geralmente de 1 ano
- Operacional: geralmente de alguns meses.
1º - METAS NÃO SÃO GENÊRICAS, SÃO ESPECÍFICAS. O CORRETO SERIA TROCAR METAS POR OBETIVOS.
2º - 20 ANOS É MUITO TEMPO, LOGO ESTAMOS FALANDO DE OBJETIVOS DO NÍVEL ESTRATÉGICO.
GbRITO ERRADO
longo prazo - estratégico
médio prazo - tático
curto prazo - operacional
Planejamento com foco macro é propósito da área estrategica da administração.
O desenvolvimento de um plano de metas genéricas para os próximos 20 anos:=>planejamento estratégico,longo prazo...
planejamento operacional,curto prazo...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL ATÉ 2 ANOS (CURTO PRAZO)
20 ANOS É TEMPO PARA CARVALHO KKKK
LONGO PRAZO É ESTRATEGICO.
Coordenar as atividades -> organização
Coordenar as pessoas -> direção
Palavras-chave das fases do processo admininstrativo ou processo organizacional:
Planejamento: definir, estratégias, prever, prevenir, programar, antecipar, reduzir a incerteza etc.;
Organização: implementar o planejamento, distribuir, alocar, empregar, atribuir, formar, dividir o trabalho;
Direção: coordenação de pessoas, influenciar, persuadir, convencer, integrar e motivar, designar as pessoas;
Controle: definir padrões, monitorar desempenho, ação corretiva.
--
Gabarito: errado
Esse planejamento é estratégico.
GABARITO: Errado.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / INSTITUCIONAL >>>> longo prazo >>>> deve possuir habilidades conceituais >>>>estabelecer; definir; planejar os objetivos da organização.
PLANEJAMENTO TÁTICO / FUNCIONAL >>>> médio prazo >>>> deve possuir habilidades humanas >>> ênfase nas departamentalizações.
* departamento jurídico
* departamento de RH
* departamento de contabilidade
(...)
PLANEJAMENTO OPERACIONAL >>>> curto prazo >>>> deve possuir habilidade técnica >>>> executar tarefas.
ERRADO
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Errado
Planejamento
ESTRATÉGICO - Longo prazo
TÁTICO - Médio prazo
OPERACIONAL - Curto Prazo
ERRADO
ESTRATÉGICO - Longo prazo
Gab: ERRADO
Além do longo prazo ser característico do planejamento estratégico, as metas não são genéricas, mas sim, ESPECÍFICAS. Os objetivos que são genéricos!
Julgue os itens que se seguem, com relação ao processo administrativo.
A orientação rápida para as exceções deve ser uma prática adotada em um hospital que procure ser efetivo em seu processo de controle.
O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e os resultados alcançados para assegurar que o planejamento, a organização e a direção sejam bem-sucedidos.
A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Gabarito: correto.
CERTO
Um sistema eficaz de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:
ORIENTAÇÃO RÁPIDA PARA A EXCEÇÕES: o controle deve indicar os desvios rapidamente, através da uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
Outros aspectos:
ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA RESULTADOS;
COMPREENSÃO (dados compreensíveis)
FLEXIBILIDADE
AUTOCONTROLE
NATUREZA POSITIVA
CLAREZA E OBJETIVIDADE.
(CHIAVENATO, Administração Geral e Pública, p.379)
Josenildo, Robson,
o que está sendo orientado aqui não são as pessoas, mas sim a execução. o controle, como processo de identificação de problemas e promoção de ações corretivas, deve ter uma orientação rápida para as exceções, segundo chiavenato
O controle consiste em buscar naquilo que foi executado o que está em desacordo com o planejamento. Assim, trata-se de buscar a exceção, com base na regra. Item certo!
GABARITO: Certo.
Fonte: Carlos Xavier, Estratégia concursos.
Eu errei porque considerei EFETIVO(ligado a efetividade) como errado, será que é necessário ter efetividade, causar impacto ou ser apenas eficaz(atingir o objetivo).
Chiavenato fala que um sistema EFICAZ de controle precisa reunir alguns aspectos, dentre eles:
Orientação rápida para exceções.
Tem que haver cuidado com o uso desses termos, eficaz, eficiência e efetividade.
Acho que caberia anulação.
CARACTERÍSTICAS DO CONTROLE
1. Orientação estratégica para resultados : O controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização.
2. Compreensão: O controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dados em termos compreensíveis.O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas.
3. Orientação rápida para as exceções: O controle deve indicar os desvios rapidamente, por meio de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente.
4. Flexibilidade: O controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações.
5. Autocontrole: O controle deve proporcionar confiabilidade,boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.
6. Natureza positiva: O controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria.Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.
7. Clareza e objetividade: O controle deve ser imparcial e acurado para todos.Deve ser respeitado como um propósito fundamental a melhoria do desempenho.
Fonte: CHIAVENATO.
Errei por pensar exatamente igual ao Leandro. Essa questão ta esquisita!
TRATA-SE DE UM DOS PRINCÍPIOS DE TAYLOR:
- PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO E A EXECUÇÃO
- PRINCÍPIO DO PREPARO
- PRINCÍPIO DO CONTROLE
- PRINCÍPIO DA EXCEÇÃO: Deve-se preocupar com os desvios, sejam eles positivos ou negativos, para não fugir do padrão (necessário ao cliente)
A QUESTÃO NÃO ESTÁ DIZENDO QUE "FAZ PARTE" DO CONTROLE. ELA DIZ QUE, QUANDO O ADMINISTRADOR VISUALIZA UMA EXCEÇÃO (seja essa exceção positiva ou negativa) E FAZ SEUS AJUSTES, ISSO FACILITA PARA O CONTROLE LÁ NA FRENTE. ISSO PORQUE ESSA EXCEÇÃO SERÁ CORRIGIDA ANTES, OU SEJA, ELE NÃO VAI ESPERAR O PROCESSO DE ATUAÇÃO DO CONTROLE PARA FAZER A CORREÇÃO DO DESVIO. ISSO É COMUM EM HOSPITAIS QUANDO AS ENFERMEIRAS ATUAM EM PROCEDIMENTOS MÉDICOS BÁSICOS PARA CORRIGIR DE IMEDIATO UM DESVIO.
GABARIO CERTO
CERTO
O processo administrativo envolve cinco funções, quais sejam, o planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle. No que tange à função planejamento, assinale a opção incorreta.
Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, tornando possível perseguir e alcançar objetivos.
Segundo Chiavenato ( 2000:44)
A organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente.
A organização atua em meio ambiente e a sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Para tanto ele deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera.Dentro de uma abordagem mais ampla, as organizações são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, fim de atingir objetivos específicos. Isto significa que as organizações são propositada e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e SUJEITO À MUDANÇAS, inclusive no seu Planejamento Estratégico, como forma de se adequar as atuais conjunturas.
Bons estudos!!
a)CORRETO - O planejamento permite antever cenários e possibilita à empresa tomar atitudes proativas em relação ao futuro.
B) CORRETO - Como processo, podem-se destacar os dados de entrada, o planejamento em si e os produtos, quais sejam, os planos elaborados pela organização.
Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados, e quais atividades devem ser realizados.
c) CORRETO Como níveis de planejamento, tem-se os estratégicos, funcionais e operacionais.
Como níveis temos:
Planejamento estratégico - foco na organização como todo, forte orientação externa, orieentação de longo prazo e objetivos gerais e planos genéricos;
Planejamento tático (tamém chamdo de funcional, gerencial) - tem foco em unidades ou departamentos da organização, orientação de médio prazo e definem as principais ações a empreender para cada unidade;
Planejamento operacional (supervisão de 1linha) - foco em tarefas rotineiras, definem procedimentos e processos específicos, objetivos especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
d)ERRADO - Dado o custo da implantação do planejamento nas organizações, não deve ele, após encerrado, ser alterado, mesmo com a ocorrência de fatores antes não passíveis de consideração pela equipe encarregada de fazê-lo.
Níveis organizacionais:
* Estratégico/ organizacional/ corporativo/ institucional;
* Tático/ Funcional/ Departamental;
* Operacional.
Planejamento é flexível
Gab.: D
Concordo com o gabarito porque o erro da D é irrelevante, porem ate o momento não tinha conhecimento da nomenclatura ''funcional'', que foi utilizada na C para se referir a tático, pelo menos não há menção desse termo em nenhum dos livros que li, estudando e aprendendo.
Mapas Mentais de Administração para Concurso:
Funções/ processos administrativos 1: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-as-seis-funcoes-de-fayol.html
Funções/ processos administrativos 2: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/funcoes-administrativas-processo.html
Funções/ processos administrativos 3: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/tga-funcao-administrativa-03-visao-geral.html
Errei por n ver o INCORRETA, erro clássico pqp kspsksp
Parabéns Larissa Danielly pelos mapas mentais, eles são ótimos.
VLW
PLANEJAMENTO
Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas.
Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
FUNCIONAL SUA CASCA DE BANANA
Considere as seguintes afirmações em relação aos tipos de planos presentes no planejamento organizacional de uma empresa:
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.
Assinale
O nível do planejamento estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Gabarito Letra D- I e III corretas.
Vamos analisar:
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos. Correto. Pois aborda a organização como um todo, sua amplitude é macroorientada. Conteúdo genérico e sintético.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de longo prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos. Errado. A frase começou certo, mas depois ficou tudo errado. Rsrs. Na verdade essa parte final caberia para nível organizacional estratégico, pois o plano gerencial geralmente possui um horizonte de médio prazo, e é realizado pelos gerentes, no qual esses traduzem e interpretam as decisões da direção e as transformam em planos concretos dentro dos departamentos da empresa.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado. Correto. Pois aborda cada operação separadamente, sua amplitude é microorientada. Conteúdo detalhado e analítico.
Bye!
Wilian, pela sua explicação, temos que
Plano Gerencial = Plano tático ?
CORRETA: D
I: CERTO. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É ELABORADO NO ÂMBITO INSTITUCIOANAL, ENVOLVENDO TODA ORGANIZAÇÃO, DEFININDO OS RUMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DEVE TOMAR NOS ANOS SEGUINTES. POSSUI FOCO NOS OBJETIVOS GERAIS, FORTE ORIENTAÇÃO EXTERNA, POIS É O MECANISMO PELO QUAL A ORGANIZAÇÃO INTERAGE COM O AMBIENTE, ABRANGENDO ASSIM AS METAS GENÉRICAS. TB CHAMADO DE PALNEJAMENTO ORGANIZACIONAL DEVE SER FLEXÍVEL A PONTO DE RETROALIMENTAR O SISTEMA, COM VISTA AO SEU AJUSTAMENTO, AINDA QUE NO SEU TRANSCURSO.
II: ERRADO. O PLANEJAMENTO GERENCIAL OU TÁTICO: está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de MÉDIO prazo, abrange objetivos E PLANOS DEPARTAMENTAIS.
III: CERTO. O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É FOCADO NO CURTO PRAZO E NA ROTINA, ASSEGURANDO QUE TODOS EXECUTEM AS TAREFAS E OPERAÇÕES DE ACORDO COM QUE OS PROCEDIMENTOS ESTABELICIDOS PELA ORGANIZAÇÃO. TEM POR PREOCUPAÇÃO O ALCANCE DE METAS ESPECÍFICAS , É DETALHADO E ANALÍTICO. É CONSTANTEMENTE ADAPTADO.
ESPERO TER AJUDADO. QUE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO!
possui uma forte orientação externa???
Na III, constantemente adaptado? Como assim? E a padronização dos processos?
Ah vá!
Cabe recurso, o plaj. estratégio sim é que é constantemente adaptado. O planejamento operacional é voltado para tarefas e ROTINA.
Sem mimimi letra D
que loucura o item I afirmar possui uma forte orientação externa,
Sim, planejamento estratégico tem que considerar o ambiente externo. É mais fácil compreender pela visão do Marketing, ao definir um planejamento estratégico de um produto é importante observar os fatores do mercado, o macroambiente.
Vi em um outro comentário de uma outra questão que esse plano operacional pode ser revisto e é de curto prazo. Então está correto a afirmação de ser constantemente adaptado.
I. O plano estratégico, de modo geral, possui uma forte orientação externa, abrange objetivos gerais e planos genéricos.
II. O plano gerencial está focado em departamentos de uma organização, possui horizonte de médio prazo, abrange objetivos gerais e define planos genéricos.
III. O plano operacional define procedimentos e processos específicos, possui foco nas tarefas e é constantemente adaptado.
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
Em função das constantes mudanças nos ambientes de negócios, o planejamento estratégico possui caráter de curto prazo. Um claro exemplo disso é a constante revisão que a alta gerência executa semestralmente em algumas empresas.
O planejamento estratégico sempre se refere aos objetivos da empresa a longo prazo!
Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar
"O planejamento estratégico é feito tendo em vista o longo prazo.
Mesmo quando ele é revisto, seja semestralmente ou por causa de um evento crítico (o ataque de 11 de Setembro foi um deles, por exemplo) não muda seu caráter de longo prazo. Lembre que o Planejamento é um processo dinâmico, ou seja, pode e deve ser ajustado quando as condições do ambiente se alteram. "
Gabarito: Errado
Planejamento Estratégico = Longo Prazo.
O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.
Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03
GABARITO: ERRADO
Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens e passos cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento
longo prazo!
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários.
Comentários feitos pelo Prof. Rodrigo Rennó - Site Eu Vou Passar
" O desenvolvimento de cenários é importante para que o gestor esteja mais bem preparado para as ameaças e oportunidades futuras. A abordagem projetiva geralmente procura criar um único cenário baseado nos fatos passados. Já a abordagem prospectiva busca criar diversos cenários futuros possíveis baseada no estado atual, ou seja, no presente. "
Gabarito: Certo
São as abordagens prospectiva e projetiva consideradas as principais formas básicas de desenvolvimento de cenários? E a Abordagem Preditiva, em que o futuro tende a ser diferente do passado não é tão importante quanto, para o Cespe...? Ok. Banca falou, tá falado.
bordagens prospectiva e projetiva
Gab: Certo
PREVISÃO E PROJEÇÃO RESPECTIVAMENTE. O CENÁRIO CONSTITUI UMA FERRAMENTA NO ARSENAL DO ESTRATEGISTA E SE BASEIA NA SUPOSIÇÃO DE QUE, SE NÃO SE PODE PREVER O FUTURO ESPECULANDO SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS, PODE-SE, NO ENTANTO, APROXIMAR-SE E DO FUTURO CORRETO. ELE PRECISA DE CENÁRIOS SUFICIENTES PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO
ABORDAGEM PROJETIVA -> gera SOMENTE um cenário
ABORDAGEM PROSPECTIVA-> gera VÁRIOS cenários.
Abordagens de cenários:
PROJETIVA: leva em consideração o passado para explicar o futuro.
PROSPECTIVA: estrutura a estratégia organizacional a partir do presente, criando futuros desejáveis.
CERTO.
As abordagens são metodologias de geração de alternativas de ação, para que a organização se prepare para eventos e tendências do futuro.
Esta frase descreve uma classificação ou definição correta das abordagens de planejamento por cenários. A abordagem projetiva gera apenas um cenário, enquanto a abordagem prospectiva gera vários cenários.
Existem alguns autores que citam dois tipos de planejamento por cenários: o projetivo e o prospectivo. O primeiro seria basicamente, um processo de construir apenas um cenário futuro. Seu nome, projetivo, vem exatamente disto: seria um cenário baseado em uma “projeção”. Consideraria a tendência atual dos eventos. Sua utilização seria bem pobre, entretanto. Muitos autores reconhecidos nem consideram isto como planejamento por cenários. Mas fique esperto, pois cai em provas de concurso! Já o outro tipo, o prospectivo, não cria somente um cenário. A abordagem prospectiva busca gerar diversos cenários, de modo que o gestor possa ter uma visão de vários “estados futuros possíveis” da empresa.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS é uma das ferramentas que podem ser utilizadas no planejamento estratégico (assim como a análise SWOT, matriz GUT, Balanced Scorecard etc). A ideia por trás é a de que devemos estar preparados para sempre repensar nosso ambiente. Não devemos confiar somente em uma projeção das tendências atuais.
Quando falamos de cenários, estamos nos referindo a situações futuras, condições, em que a organização pode se encontrar. Os cenários são, portanto, estórias construídas para futuros possíveis. O planejamento por cenários é uma ferramenta relativamente nova que tem como objetivo analisar como nossas decisões atuais poderiam impactar nossa organização no futuro.
Os dois tipos principais de planejamento por cenários são:
Principais métodos para contrução de cenários:
Segundo Amyr Klink, para se chegar onde quer que seja não é
preciso dominar a força; basta controlar a razão. Tendo como
referência inicial essa assertiva, julgue os seguintes itens, acerca
do planejamento.
O processo de planejamento propicia o amadurecimento organizacional. Nesse sentido, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.
CERTO - Segundo Rennó: "Perfeito, quanto mais alto você se encontra em uma organização, mais variáveis devem ser analisadas e mais complexo fica o planejamento. Se você é o presidente da empresa deve levar em consideração as políticas econômicas, cambiais, evolução tecnológica, etc. Já se você está em uma posição operacional, normalmente têm menos variáveis para levar em consideração e seu planejamento é feito buscando a melhor execução de uma tarefa."
Responsabilidade e Autoridade são diretamente proporcionais ao nível do planejamento abordado;
O PROCESSO DE PLANEJAMENTO PROMOVE INTEGRAÇÃO MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM. É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE O RESULTADO FINAL QUE É O PLANO, POIS PERMITE QUE A ORGANIZAÇÃO VÁ ALÉM E SEJA AMBICIOSA QUERENDO CADA VEZ MAIS.
QUANTO À AUTORIDADE E À RESPONSABILIDADE, OS ADMINISTRADORES RECEBEM AUTORIDADE (direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos) COMPATÍVEL COM SUA RESPONSABILIDADE (dever de executar, dever de dar resultados).
GABARITO CERTO
CERTO
Na contemporaneidade para a Ciência da Administração os processos administrativos são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e ferramentas tecnológicas. Não obstante, tais técnicas de proceder devem ser devidamente elaboradas de acordo com as necessidades de cada empresa, devem ser modelados de maneira a aproveitar sua forma exata de aplicação, e a plena atualizados de tempos em tempos.
Segundo Rennó quanto mais alto você se encontra em uma organização, mais variáveis devem ser analisadas e mais complexo fica o planejamento. Se você é o presidente de uma empresa deve levar em consideração muitas variáveis, agora se você está em uma posição operacional, normalmente tem menos variáveis;
Então, as variáveis autoridade e responsabilidade são diretamente proporcionais ao nível de planejamento abordado.
Em uma organização, o planejamento
Resposta Letra B e aproveitando pra revisar na própria questão:
tático - é realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decisões da direção e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um médio alcance de tempo.
estratégico - estratégico é realizado nas funções mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decisões envolvidas englobam a organização como um todo.
operacional - é aquele que coloca em prática os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo.
| NIVEL ORGANIZACIONAL | TIPOS DE PLANEJAMENTO | CONTEÚDO | TEMPO | AMPLITUDE | CARACTERISTICAS |
| INSTITUCIONAL | ESTRATÉGICO | GENÉRICO E SINTÉTICO | LONGO PRAZO | MACROORIENTADO: ABORDA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO | MISSÃO VISÃO VALORES |
| INTERMEDIÁRIO | TÁTICO | MENOS GENÉRICO MAIS DETALHADO | MÉDIO PRAZO | ABORDA CADA UNIDADEORGANIZACIONAL EM SEPARADO (DEPARTAMENTALIZAÇÃO) | AÇÃO RESULTADOS METAS |
| OPERACIONAL | OPERACIONAL | DETALHADO E ANALITICO | CURTO PRAZO | MICROORIENTADO: ABORADA CADA OPERAÇÃO EM SEPARADO | PARA CADA TAREFA IMEDIATISMO PRODUTOS/SERVIÇO |
De acordo com Bateman e Snell (1998), as organizações podem ser divididas em três níveis: estratégico, tático e operacional, de acordo com o tipo de trabalho que é desenvolvido por cada nível.
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Foco no planejamento de médio prazo.
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Voltado para os objetivos de curto prazo.
Galera,
Pra quem ainda tem alguma dúvida a respeito de planejamento estratégico, tático e operacional dê uma memorizada nesse piramide q nunca mais ira esquecer rsrs !!!
fonte:http://leaodareceita.blogspot.com.br/2012/12/administracao-geral-planejamento.html
A) errada. Curto prazo.
B) correta.
C) errada. refere-se ao planejamento estratégico
D) errada. Médio prazo.
E) errada. operacional trata da execução cotidiana das tarefas e operações da empresa e é de curto prazo.
NÍVEIS ----------- HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO ------- PRAZOS
Estratégico ------- conceitual ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos --------- médio
Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -------------- curto
GABARITO ''B''
→ Nível estratégico: organização como um todo → LONGO PRAZO
→ Nível tático: determinado setor/unidade →MÉDIO PRAZO
→ Nível operacional: foca em área específica → CURTO PRAZO
Característica específica do planejamento organizacional tático é
Letra A -> "limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação"
O planejamento estratégico tem um elevado grau de incerteza, pois trata de um grade espaço de tempo. Como o planej. tático é a médio prazo, ele visa reduzir as incertezas e preencher as "lacunas" deixadas pelo planejamento a longo prazo.
;)
Característica específica do planejamento organizacional tático é: (a) limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação.
O planejamento tático aborda uma área especifica (como um departamento ou uma divisão da empresa), a médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária ao nível operacional. (...)
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 175.
(b) lidar com elevados graus de incerteza em face das coações e contingências que não pode prever. ESTRATÉGICO
O grau de incerteza do planejamento estratégico é elevado em face das coações e contingências que não pode prever.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 167.
--------
(c) incluir um grau reduzido de incerteza graças ao nível detalhado de programação e racionalização das atividades envolvidas. OPERACIONAL
O grau de incerteza do planejamento operacional é reduzido, graças à programação e à racionalização de todas as atividades.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 167.
--------
(d) desafiar os níveis elevados de incerteza através da mobilização de fatores como a criatividade e a inovação. ESTRATÉGICO
As mudanças no planejamento estratégico: A função planejamento nas organizações sempre foi reduzir incerteza sobre o futuro e o ambiente. Agora, a nova função do planejamento é aceitas a incerteza tal como ela é e se apresenta. Não dá para brigar com ela. e o que se busca hoje nas organizações para desafiar a incerteza é a criatividade e a inovação.
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 162.-------
(e) trabalhar com a lógica dos sistemas fechados visando alcançar elevado nível de regularidade e eficiência. OPERACIONAL
O nível operacional quase sempre trabalha dentro da lógica de sistema fechado para que alcance regularidade e certeza no seu cotidiano e funciona com a máxima eficiência possível.(...)
Fonte: Administração - Teoria, processo e prática - Chiavenato, pág. 177.
Prof. Carlos Xavier - estratégia.
Questão fortemente interpretativa sobre o desdobramento do planejamento estratégico em tático. Vejamos as alternativas:
A) Certo. No planejamento estratégico há muita incerteza – que tende a ser reduzida nos níveis abaixo, que começam a lidar com elementos mais objetivos.
B) Errado. Elevados graus de incerteza são características do planejamento estratégico.
C) Errado. O nível apropriado para se falar em grande detalhamento de programações é o operacional.
D) Errado. Não faz sentido nenhum falar em desafiar...
E) Errado. A lógica não é de sistemas fechados em nenhum nível do planejamento.
"O Planejamento Tático visa reduzir a incerteza do planejamento estratégico, limitando as variáveis envolvidas, através da programação de metas setoriais"
Complementado a assertiva correta.
''Limitar as variáveis envolvidas (OU SEJA, LIMITAR OS CENÁRIOS CONSTRUÍDOS) para reduzir a incerteza (DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO) e permitir a programação (DO PLANEJAMENTO TÁTICO).''
SE VOCÊ TIVER EM MENTE QUE UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO, VOCÊ CHEGA AO GABARITO.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO se desdobra no PLANEJAMENTO TÁTICO que, por sua vez, se desdobra em PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
GABARITO ''A''
Uma estratégia, na fase de implementação, desdobra-se em outros
planos e meios, nos quais os projetos ganham grande importância.
Acerca da conceituação dos projetos, julgue os itens a seguir.
O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.
GABARITO: CERTO
É a aplicação do princípio do planejamento permanente! Ele deve ser realizado de forma permanente para se ajustar às mudanças ambientais em curso.
10 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO (estratégico, tático ou operacional):
- SISTEMÁTICO
- PERMANENTE
- INTEGRADO
- PARTICIPATIVO
- CONTÍNUO
- DINÂMICO
- ADAPTATIVO
- FLEXÍVEL
- MOTIVACIONAL
- DE APRENDIZAGEM
GABARITO CERTO
GABARITO CORRETO
Compreender que os fundamentos da Administração são indispensáveis para atuação dos futuros administradores e gestores, torna-se imprescindível para demonstrar a necessidade do conhecimento para aplicação no mercado de trabalho, sendo um aspecto primordial para os profissionais.
Planejamento Organizacional
O planejamento tem cinco características principais:
✓ O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – Ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado;
✓ O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização neste futuro;
✓ O planejamento estratégico é compreensivo – desta forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos neste processo para que a organização tenha sucesso;
✓ O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado;
✓ O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – como a prática do planejamento, tanto a organização passa a se conhecer melhor, como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.
Rodrigo Rennó - Estratégia
Gabarito: CERTO
Uma das funções do administrador é planejar. O planejamento constitui a base para a ação da organização, seja no seu âmbito interno, como no seu âmbito externo. Nesse contexto, o planejamento
Resposta : Letra b)
Planejamento Estratégico :
- Genérico e sintético
- Longo Prazo
- Aborda a organização como um todo
Planejamento Operacional :
- Detalhado e analítico
- Curto Prazo
- Aborda cada operação em separado
Não foi mencionado nessa questão, porém é importante ressaltar o planejamento tático também chamado de planejamento intermediário:
É o nível composto pelos gerentes. Funciona como uma camada amortecedora dos impactos ambientais, pois recebe as decisões globais tomadas no nível institucional e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão tática e orientada para sua unidade de negócios.
Conteúdo: menos genérico e mais detalhado.
Extensão do tempo: médio prazo.
Amplitude: aborda cada unidade organizacional separadamente.
Nossa, colocaram ruim no comentário do companheiro abaixo, que esta certissimo, a banca vacilou em não citar o planejamento tático. Mas como devemos sempre seguir pela mais correta. è valido.
Discordo totalmente da resposta, o planejamento que tem ligação (faz análise ambiental) com o ambiente interno e externo é o plan estratégico (elaborado no nível institucional) e não o operacional. Resposta correta deveria ser a letra A, se faço essa prova com certeza entraria com recurso.
Fabio, o principal erro da alternativa A é que a primeira sentença não justifica a segunda. Além disso, o diagnóstico estratégico é composto da análise interna e externa da organização (Adm. Geral para Concursos - Rodrigo Renno, pag 52) e os planejamentos táticos e operacionais são o desdobramento do planejamento estratégico (mesmo livro, pag. 53), pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que os objetivos devam ser atingidos.
Não dá pra entender, tem questões que omitem e estão certas e tbm tem questões q omitem e estão erradas; Tem q usar o jogo de escolher a "menos errada"!
quem é acostumado a responder cespe anularia essa questão, a questão está incompleta.
NÍVEIS ----------- HABILIDADES ---- HIERARQUIA ----- FOCOS DE ATUAÇÃO -------- PRAZOS
Estratégico ------- conceitual ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos --------- médio
Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -------------- curto
GABARITO ''B''
A questão exige conhecimento sobre o planejamento organizacional.
Vamos à análise dos itens:
A- Incorreta. A alternativa está incorreta, pois sugere que o planejamento estratégico não influencia no desdobramento dos demais planejamentos. Na verdade, o planejamento elaborado no nível institucional, embora considere o ambiente externo, serve como base para os planejamentos táticos e operacional.
B- Correta. Pode sim ser estratégico ou operacional, como pode ser tático. Também pode ser otimizante, adaptativo, financeiro, participativo e etc. O termo "pode" está no campo das possibilidades e não no campo da obrigação como o "deve". Em relação ao planejamento realizados no três níveis organizacionais, o planejamento pode ser de três tipos:
Planejamento Estratégico:
Planejamento Tático:
Planejamento Operacional:
A questão apenas omitiu um dos planejamentos. Incompleta, porém correta.
C- Incorreta. O planejamento de longo prazo é o planejamento estratégico, vide comentário da alternativa "b".
D- Incorreta. O planejamento é mutável, sobretudo, devido às incertezas do ambiente.
E- Incorreta. Não há tal possibilidade. As 4 funções são essenciais. O planejamento está ligado à função controle e vice e versa. Os objetivos são definidos no planejamento e os padrões são definidos, de acordo com a maioria dos autores, na função controle.
GABARITO: LETRA B
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de planejamento contempla a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
O processo de planejamento é a primeira função administrativa, serve de base para as demais funções e determina antecipadamente os objetivos que de devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los, se define onde pretende chegar, o que e quando deve ser feito.
De acordo com Chiavenato, as premissas do planejamento apresenta a visão e o conhecimento do presente, onde estamos através da situação atual, e do futuro através do planejamento e dos planos aos objetivos que pretende chegar.
Galera!!!!
Segundo a aula da professora Giovanna Carranza do site EUVOUPASSAR.
Se a questão falar de PROCESSO ORGANIZACIONAL (PODC), quem avalia e controla resultados é o CONTROLE. Mas se a questão falar de PROCESSO DO PLANEJAMENTO, haverá sim....implementação e avaliação de resultados.
A questão fala de PROCESSO DO PLANEJAMENTO, logo.....está correto afirmar que existe CONTROLE!!!
Pessoal,
A justificativa do Patrick Siqueira está excelente. É exatamente aquilo que ele descreveu. Processo de Planejamento é um processo contínuo e contempla tudo que possa anteceder, desenvolver e proceder ao que se planeja. Como o processo é cíclico e contínuo, ele não vai partir do 0 (zero), mas irá contemplar uma situação ocorrida anteriormente para que possa estruturar uma melhoria ou manutenção para o próximo ciclo.
ESTAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
0º - ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES (somente no nível operacional)
1ª - DEFINIR OBJETIVOS
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
CHIAVENATO.
GABARITO CERTO
A atenção aqui não está no trecho “meios de acompanhamento e avaliação dos resultados”. Se assim fosse, estaríamos tratando da função de controle.
A palavra chave é “definição”. Note que o item destaca “a definição dos meios de acompanhamento e avaliação dos resultados”. Assim, se eu estou na fase do “definir”, eu estou exercendo o processo de planejar. É no planejamento onde eu defino “as coisas”! Note, por fim, que o escopo do que se define é amplo e envolve as próprias atividades de organização, direção e controle.
GABARITO CERTO
CERTO
No PLANEJAMENTO vamos definir(escolher) os meios de acompanhamento e avaliação dos resultados.
No CONTROLE esse monitoramento será colocado em prática.
questãozinha fudida essa....fui achando que era a função de controle e me ferrei!
Gabarito: CERTO.
Parece que não mas essa questãozinha é muito CAPCIOSA.
Se for retirada a palavra DEFINIÇÃO da questão, a resposta se torna ERRADA, pois, acompanhamento e avaliação de resultados é função de CONTROLE.
Quando eu DEFINO OS MEIOS que vão ser utilizados para fazer a avaliação, aí sim eu tenho um planejamento (estarei PLANEJANDO "definindo" como eu vou realizar o acompanhamento e a avaliação dos resultados).
Quando li a primeira vez achei meio estranho, mas depois que fui na DEFINIÇÃO DOS MEIOS, consegui pescar a questão.
Correto
"definição dos meios de acompanhamento e (meios de) avaliação dos resultados."
Para recordarmos, o planejamento abarca cinco fases:
definição dos objetivos
determinação da situação atual
desenvolvimento de premissas sobre o futuro (cenários)
análise e escolha de alternativas
implementação do plano e avaliação dos resultados.
Então a questão está certa sendo as duas propostas implícitas à fase de implementação e avaliação.
Questão com duplo gabarito
famosa : A CRITÉRIO DA BANCA
Projeção para curto prazo, envolvendo cada tarefa isoladamente, e preocupação com o alcance de metas específicas são características do planejamento
Gabarito: Item C.
Planejamento Operacional
É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:
- é projetado para o curto prazo, para o imediato.
- envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
- é definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
O planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
E= O que fazer (longo prazo)
T= Como fazer (médio prazo)
O= Ação (curto prazo)
LETRA C CORRETA
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Gabarito: C
Operacional: Curto prazo, voltado para tarefas ou operações. Pode ser de 4 tipos:
Procedimento: operações
Programas: tempo
Orçamento: dinheiro
Regulamento: comportamento.
Planejamento operacional
Administrar é tomar decisões. Entre as principais decisões está o planejamento, o qual consite em:
Letra D.
A administração pode ser resumida em quatro etapas: (POLC).
Planejar: determinar objetivos e recursos.
Organizar: alocar os recursos necessários
Liderar: coordenar equipes
Controlar: verificar os resultados.
Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
Os planos servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos. Eles darão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiaventato.
d)Determinar objetivos e recursos.
Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
Os planos servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com objetivos definidos. Eles darão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.
LETRA D CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
Na realização do processo de planejamento, a definição dos objetivos é realizada através do(a):
Letra E.
Os objetivos são definidos de acordo com a visão e missão futuras relativas a empresa. São determinados pela alta cúpula (CEOs, Diretores, etc...)
Para ampliar o conhecimento:
Missão: é a razão de ser de qualquer organização, é a sua filosofia de "vida".
Visão: é onde a organização quer estar no futuro.
Visão A visão é a forma através do qual a empresa se vê no futuro; onde ela quer estar; como ela quer ser vista e reconhecida; o que ela pretende vir a ser. Será através da visão que a empresa vislumbrará o lugar ou espaço que pretende ocupar no futuro e o quais ações devem ser realizadas no presente para que isso ocorra.
Missão A missão organizacional representa a razão de existência da empresa. A missão da empresa envolve aspectos essenciais do negócio e tem como objetivo definir precisamente o que fazer (produtos ou serviços), como fazer (tecnologia a ser utilizada) e, para quem fazer (mercado ou cliente) refletindo sempre a primazia do negócio.
Bons Estudos
Respondendo a pergunta:
A reposta C está errada porque o planejamento estratégico é orientado para uma visão MACRO,porém, quando diz do plano macro-econômico restringe a abrangência do planejamento, sendo que o estratégico engloba toda a organização e não é focado.
O correto seria se estivesse Macro-orientado, macro-estratégico, visão macro...
MISSÃO: define a estratégia organizacional e aponta o CAMINHO a ser seguido pela organização.
VISÃO: aquilo que a organização pretende ser e a compreensão das AÇÕES necessárias para torná-lo rapidamente um sucesso.
-> CAMINHO e AÇÕES são os objetivos, que ajudam a organização a alcançar a VISÃO e MISSÃO.
Missão: é como a empresa quer ser vista hoje.
Visão : como a empresa que ser vista no futuro.
o objetivo deriva , exatamente , da missão e visão.
Visão = o que a empresa quer alcançar.
Missão = o que a empresa é.
LETRA E CORRETA
NEGÓCIO: Principal atividade desenvolvida pela organização. É o que ela faz.
MISSÃO: é a razão de existir da organização na sociedade, incluindo elementos relacionados ao seu negócio e seu impacto na sociedade. Este impacto é uma verdadeira medida de eficiência das ações organizacionais.
VISÃO: é uma visão do futuro sobre como a organização se vê no futuro. Visualiza um ponto a ser atingido servindo de guia para orientar as decisões estratégicas ao longo tempo.
VALORES: são as pressuposições básicas que guiam o comportamento organizacionais.
OBJETIVOS: são declarações amplas sobre o que a organização deseja alcanças ou conquistar ao longo do tempo, podendo ser afirmações atemporais.
METAS: são os desdobramentos dos objetivos em partes a serem cumpridas ao longo do tempo por áreas e pessoas específicas da organização.
Tenho meu objetivo a partir da minha visão e missão.
Com relação ao processo organizacional, julgue os itens
subsequentes.
Planejamento refere-se diretamente a competência interpessoal e gestão de pessoas.
Errado: O Planejamento é muito mais amplo, ele se refere a organização e ao meio em que está inserida com uma visão sistêmica.
Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá
ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje ações
necessárias para melhor enfrentar os desafios de amanhã.
O Processo de planejamento:
São seis os passos do processo de planejamento:
1- Definição dos objetivos: Para onde queremos ir?
2- Qual a situação atual?: Onde estamos agora?
3- Quais as premissas em relação ao futuro?: O que temos pela
frente?
4- Quais as alternativas de ação?: Quais os caminhos possíveis?
5- Qual a melhor alternativa?: Qual o melhor caminho?
6- Implemente o plano escolhido e avalie os resultados: Como
iremos percorrê-lo?
Item errado.
Segundo Chiavenato:
Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.
Dirigir é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e os seus respectivos subordinados. É fazer as coisas acontecerem por meio das pessoas. ?
é Ou seja, o enunciado da questão se refere a função dirigir.
ERRADO
O planejamento refere-se a especificação dos objetivos a serem atingidos, definição da estratégia e de ações que permitam alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
GAB. ERRADO
O correto seria DIREÇÃO e não PLANEJAMENTO.
- A DIREÇÃO CONSTITUI EM UM PROCESSO INTERPESSOAL => enquanto as funções administrativas - planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.
A direção também condensa a área de Gestão de Pessoas pois abrange: liderança, motivação e comunicação.
Veja outros conceitos de direção conforme Chiavenato:
- A funçao administrativa de direçao esta relacionada à maneira pela qual os objetivos dever ser alcançados, isto, é, por MEIO da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos que compõem a organização.
- Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e das as intruções e a orientação sobre como executa-los a fim de garantir o alcance dos objetivos.
- A direção é o processo de guiar as atividades dos MEMBROS da organização pelos rumos adequados.
- A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal dos administrador com seus subordinados.
É A DIREÇÃO QUE É CONSIDERADA A FUNÇÃO MAIS COMPLEXA DO PROCESSO ORGANIZACIONAL, JUSTAMENTE DEVIDO AO SEU CARÁTER INTERPESSOAL, QUE ESTÁ RELACIONADO COM A ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS INDIVÍDUOS E ENTRE OS MEMBROS E A ORGANIZAÇÃO.
GABARITO ERRADO
ERRADO
Corrigindo: " DIREÇÃO refere-se diretamente a competência interpessoal e gestão de pessoas."
PRINCIPAIS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS SEGUNDO GIOVANNA CARRANZA (2016):
• Planejar (definir objetivos e metas, analisar, estabelecer estratégias, antecipar o futuro, prever, prevenir, programar, reduzir a incerteza);
• Organizar (distribuir, atribuir, empregar, alocar recursos financeiros, materiais, ambientais, humanos e tecnológicos);
• Dirigir (coordenar, liderar, comunicar e motivar as pessoas);
• Controlar (mensurar e avaliar).
A capacidade de planejar e construir sistemas que funcionem bem é necessária para a eficácia das organizações e para a qualidade de vida dos usuários e da sociedade de forma geral. Assinale a alternativa correta acerca dos elementos necessários para analisar ou planejar sistemas.
A capacidade de planejar e construir sistemas que funcionem bem é necessária para a eficácia das organizações e para a qualidade de vida dos usuários e da sociedade de forma geral. Assinale a alternativa correta acerca dos elementos necessários para analisar ou planejar sistemas.
essa questão está ambígua ...como um processo pode ter um ciclo..se existem processos continuados...projetos que tem inicio e fim determinador...sei que existe projetos dentro de processos...mas essa questão poderia ter sido anulada
pelo que entendi, o controle chamado de feedback ou retroalimentação atua no campo das ações, processos e procedimentos e não dos objetivos.
Enunciado: "...elementos necessários para analisar ou planejar SISTEMAS:"
No estudo de uma organização, uma ferramenta tem se mostrado de importância relevante: é a teoria geral dos sistemas. A questão que se coloca inicialmente é o que é um sistema?
b) Os objetivos reais ou pretendidos devem ser dimensionados e ajustados coerentes com os objetivos da organização, guardar proporção com as entradas, e representar o desejo do cliente
c)Os objetivos de um sistema dependem de seus componentes, sejam eles concretos ou abstratos. (não serve de base para analisar ou planejar sistemas)
d) O controle inspirado no princípio do feedback permite que os objetivos sejam ajustados à realidade.
Gab : D
Na verdade essa questão não faz parte de PLANEJAMENTO , mas sim da Abordagem Sistêmica da Administração
Julgue os próximos itens, relativos à prospecção em ciência,
tecnologia e inovação.
No desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, a prospecção contribui para o planejamento das políticas setoriais, para a organização de sistemas e para o estabelecimento de ações prioritárias.
Prospecção me lembrou planejamento por cenários: projetiva e prospectiva. A primeira se prepara para um único futuro e a segunda se prepara para vários futuros. Ou seja, prospecção estabelecimento de ações prioritárias. Resposta: C
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
As atividades de planejamento organizacional destinam-se, basicamente, a aumentar o nível de entropia negativa.
Gabarito Certo conforme o Cespe: palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
Questão de Concurso
(Cespe/Anatel/Técnico Administrativo/2012) A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia e a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
Gabarito: certo. A sinergia reduz a entropia e aperfeiçoa a utilização dos recursos.
A palavra coesão significa aderência, força (padrão comportamental compartilhado) que une e guia os membros de uma equipe.
Questão de Concurso
(Cespe/Ancine/Técnico Administrativo/2012) Pessoas motivadas e convencidas a permanecer em uma equipe constituem exemplo de coesão das equipes de trabalho.
Gabarito: certo. A coesão refere-se à aderência à equipe e influencia na motivação.
Questionável
As atividades de planejamento organizacional destinam-se, basicamente, a aumentar o nível de entropia negativa.
Esse "basicamente" foi cruel. Dá margem para entender que o foco do planejamento é aumentar a entropia negativa.
Entropia representa um processo de degeneração, ou seja, as organizações por conviverem com diferentes contingências podem perder mais ou menos energia dependendo de sua capacidade. A perda da energia pode levar a morte da organização se esta não buscar outras fontes para reabastecer o sistema em prol do equilíbrio dinâmico. Esse processo de reabastecimento é chamado de entropia negativa, ou seja, a organização lança forças contrarias ao processo de deterioração.
O sistema, nesse sentido,consegue armazenar energia para adquirir a entropia negativa.
https://fabianooliveira.wordpress.com/2015/05/16/entropia-e-entropia-negativa-teoria-dos-sistemas/
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENVOLVE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, É GENÊRICO, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, GLOBAL, PRODUZ SINERGIA. A ENTROPIA NEGATIVA É A REDUÇÃO/DEGENERAÇÃO DA AMEAÇAS INCONTROLÁVEIS DO AMBIENTE EXTERNO E AS FRAQUEZAS CONTROLÁVEIS DO AMBIENTE INTERNO. A SINERGIA PRODUZ UMA PARTE DO PRODUTO QUE É IMPLÍCITA E AGREGA AO OBJETIVO ALMEJADO DA ORGANIZAÇÃO. TORNANDO O TODO MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES, OU SEJA, 2+2=5. LOGO, A SINERGIA REDUZ O NÍVEL DE ENTROPIA.
O PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL (QUE PRODUZ SINERGIA) AUMENTO O NÍVEL DE ENTROPIA NEGATIVA.
GABARITO CERTO
Gabarito: Certo
Fonte: https://www.significados.com.br/entropia/
A entropia é uma grandeza na termodinâmica. De acordo com a Lei da Termodinâmica, quanto maior for a desordem de um sistema, maior será a sua entropia. Por exemplo, quando alguém entra na cozinha encontra todos os utensílios e ingredientes organizados, conforme vai cozinhando, as coisas começam a se desorganizar. Da mesma forma seria o sistema da entropia, ou seja, quanto maior o processo de alteração de um estado, maior será a sua desordem. As entropias são espontâneas, isso quer dizer que seguem princípios da natureza, sendo irreversíveis. Por exemplo, quando um copo com água cai no chão, o resultado da bagunça gerada é a entropia deste ato, no entanto, seria impossível fazer a água voltar para o copo, sendo impossível retroceder a entropia. Etimologicamente, o termo entropia se originou a partir do grego entropêe, que significa “em mudança”.
Entropia negativa
A entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência. O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”. A entropia negativa também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.
Se não souber o que significa ENTROPIA, dança.
entropia é: envelhecimento, desordem, desuso...
entropia negativa: não envelhecimento, não desuso.. a negação disso acima.
Visão sistêmica do planejamento:
- sinergia;
- resiliência;
- homeostase;
- entropia negativa;
- inovação;
- autoeficácia.
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
No planejamento operacional, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento tático.
Gabarito Errado. CHIAVENATO (2009) = 3 0.4»3 Planejamento operacional = O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o "como fazer” as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados
satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Errado
Cuidado com os detalhes!
Tem que ler a questão com muita concentração porque no decorrer da prova, se você estiver cansado (a) pode errar algo simples por mera desatenção. Vamos relembrar: Os objetivos, as estratégias e as políticas são elaboradas no processo de planejamento ESTRATÉGICO. Em seguida, o planejamento estratégico é desdobrado em planejamentos táticos enquanto estes se desdobram em planos operacionais para a sua realização.
objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização (outro erro isso é tatico)
Para assertiva ficar correta:
No planejamento TÁTICO, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento ESTRATÉGICO.
Ainda:
Organização: ESTRATÉGICO
Áreas/ Departamentos: TÁTICO
Seções: OPERACIONAL
Fonte: comentários de Tiago Costa e de Fabiana Pereira
Elaboradas no planejamento estratégico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: GLOBAL, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, TOTAL, PRODUZ SINERGIA...
PLANEJAMENTO TÁTICO: UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO, DE FORMA ESPECÍFICA, ANALÍTICA, DETALHADA...
GABARITO ERRADO
muito bom comentário seu Tiago Costa!
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: organizaçao -GLOBAL, SINTÉTICO, HOLÍSTICO, TOTAL, PRODUZ SINERGIA...
PLANEJAMENTO TÁTICO: areas departamentos- UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR, DISCIPLINA, PARTE...
PLANEJAMENTO OPERACIONAL: seçoes -ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO, DE FORMA ESPECÍFICA, ANALÍTICA, DETALHADA...
No planejamento tático, comumente adotado com o objetivo de aprimorar os resultados de determinada área da organização, detalham-se os objetivos, as estratégias e as políticas elaboradas no processo de planejamento estratégico.
GABARITO: E
bah, "determinada área" = departamento. Errando é que se aprende!!
Planejamento Estratégico ----> Resulta em um Plano Estratégico.
Planejamento Intermediário ou Tático ----> Resulta em Plano de Marketing, recursos humanos, financeiro. (ÁREAS, DEPARTAMENTOS)
Planejamento Operacional -----> Resulta em Planos operacionais ou Planos de ação
Julgue o item a seguir, referente a planejamento.
Entre as atividades características do planejamento operacional incluem-se a definição de responsáveis pela execução do projeto, o estabelecimento de prazos, a determinação de procedimentos básicos a serem adotados, a definição de produtos e resultados finais esperados e a elaboração de planos de ação.
Gabarito Certo. CHIAVENATO (2009) = 3 0.4»3 Planejamento operacional = O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o "como fazer” as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados
satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Certo
O planejamento operacional é elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa.
Assim, atividades como execução de projetos, estabelecimento de prazos, determinação de procedimentos básicos a serem adotados, definição de produtos e resultados finais esperados e, ainda, a elaboração de planos de ação setoriais são desenvolvidos dentro do planejamento operacional. Preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer” as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.
Fonte: https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/administracao-geral-para-mpu-parte-8
definição de produtos para mim é estratégico.
Definição de responsáveis pela execução do projeto: DEFINE OS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DA ATIVIDADE.
Estabelecimento de prazos: ESTABELECE UM CURTO PRAZO.
Determinação de procedimentos básicos a serem adotados: DETERMINA AS OPERAÇÕES BÁSICAS.
Definição de produtos e resultados finais esperados: DEFINIÇÃO DOS FINS.
Elaboração de planos de ação. PLANOS DE AÇÃO.
GABARITO CERTO
definição de produtos é operacional?????????
definir um produto é definir o ramo de negocio - logo planejamento estrategico - questão com gabarito tosco
Errei pq pensei que definição de produtos e resultados finais esperados já vinha pronto do planejamento estratégico, o operacional vai criar um produto do nada? WTF ¬¬
Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue o item subsequente.
A realização de plano de cargos e salários consiste em um dos produtos da área de planejamento tático.
Certo: íveis do Planejamento
O planejamento não ocorre da mesma forma em todos os níveis da organização. Dependendo do nível hierárquico, o planejamento terá características diferentes, com relação ao prazo, à abrangência e ao seu conteúdo.8
No nível estratégico, o enfoque deve ser global, ou seja, iremos analisar os grandes problemas que afetam a empresa como um todo. Nesse nível, a organização definirá seus objetivos gerais e genéricos. Depois, esses objetivos serão detalhados nos níveis abaixo (tático e operacional).
Imagine que você é o principal executivo de uma indústria de alimentos. Nesse caso, você, como ocupante do nível estratégico, terá de analisar o ambiente externo e decidir as diretrizes estratégicas para que a empresa tenha sucesso no longo prazo e sobreviva.
Quais serão os produtos que os consumidores desejarão nos próximos cinco anos? Que mercados crescerão mais? Será melhor investir em doces para crianças ou produtos dietéticos? Essas serão algumas das questões que você deverá analisar nesse nível.
Dessa forma, imagine que sua decisão foi investir em uma nova linha de barras de cereais para pessoas jovens e que sejam preocupadas com a estética. Para atingir esse objetivo, a empresa terá de montar uma fábrica nova e investir R$200 milhões.
Como veremos a seguir, essa decisão estratégica (de investir R$200 milhões em uma nova fábrica e entrar em um novo mercado) irá orientar o trabalho dos níveis inferiores.
Assim sendo, o nível abaixo – o tático ou gerencial – terá de tomar decisões e planejar seu próprio trabalho baseado nas decisões que o nível estratégico definiu.
Um gerente de Recursos Humanos dessa empresa, por exemplo, terá agora que iniciar seu plano tático, de forma a capacitar a empresa a abrir essa fábrica com pessoas contratadas, treinadas e motivadas para o trabalho, não é mesmo?
Portanto, esse gerente vai se basear nas decisões estratégicas para, na sua área, tomar as decisões que possibilitem à empresa atingir seus objetivos como um todo.
O mesmo acontecerá com um ocupante do nível operacional. Um supervisor de recrutamento e seleção terá o trabalho de mapear as áreas que necessitarão de funcionários e os perfis ideais de cada cargo, deverá buscar e selecionar essas pessoas na própria empresa ou no mercado de trabalho.
Portanto, ele irá planejar a execução daquela tarefa específica, daquela atividade de recrutamento, que foi derivada das decisões tomadas no nível estratégico e no nível tático.
Dessa forma, o planejamento estratégico se refere à organização de modo global e é focado no longo prazo.9 Esse tipo de planejamento tem uma visão forte no ambiente externo, ou seja, em como preparar a organização para os desafios do meio ambiente (economia, clientes, governos, concorrentes, fornecedores etc.). Os objetivos nesse nível devem ser mais gerais, ou seja, pouco detalhados.
Rennó (2013)
Pensei que os Planos de RH (da área do planejamento tático) fossem desdobrados em planos de cargos e salários (estes no planejamento operacional). Alguém saberia me responder isso?
LEMBREI-ME DAS POLÍTICAS QUE ESTÃO INSERIDAS NO PLANEJAMENTO TÁTICO. AS POLÍTICAS CONSTITUEM EXEMPLOS DE PLANOS TÁTICOS QUE FUNCIONAM COMO GUIAS GERAIS DE AÇÃO, ORIENTAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO. AS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS SÃO DIVIDIDAS EM POLÍTICAS DE CARGOS (carreira), DE SELEÇÃO (recrutamento), DE REMUNERAÇÃO, DE BENEFÍCIOS, DE TREINAMENTO, DE SEGURANÇA, DE SAÚDE...
GABARITO CERTO
A realização de plano de cargos e salários consiste em um dos produtos da área de planejamento tático. CORRETA
Se essa questão está correta, por que a questão abaixo também foi considerada correta?
Q277523 - Os planos relacionados à área de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, treinamento, plano de cargos e salários, promoções e capacitação são desdobramentos operacionais do planejamento estratégico. CESPE CORRETA 2012
Não consigo aceitar o gabarito.
realização de plano de cargos e salários é o RH que faz e RH é planejamento tático.
Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue o item subsequente.
Entre as atribuições do profissional de planejamento operacional inclui-se a elaboração de políticas e diretrizes para a organização.
ERRADO.: O planejamento tático deve observar as diretrizes gerais estipuladas no planejamento estratégico e determinar os objetivos específicos de cada unidade ou departamento.
Dessa forma, os gerentes devem detalhar os objetivos de cada setor (Gerência de Finanças, por exemplo) para que os objetivos estratégicos da empresa se realizem. Um planejamento tático costuma ser focado no médio prazo.
Já o planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante da organização. Seus objetivos são bem detalhados e específicos.
Esse planejamento também é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.
Vamos ver como isso já foi cobrado?
1. (Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
Não existe esse consenso. Como já mencionamos anteriormente, Chiavenato12 acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já Oliveira13 acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
Dessa forma, não existe um consenso sobre a ordem dessas fases. O gabarito é questão errada.
FONTE: 12 Chiavenato, 2010.
13 Oliveira, 2007.
Errado
Segundo Oliveira (1995), os objetivos, estratégias e políticas são estabelecidas no planejamento estratégico, que busca estabelecer um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente.
Elaboração de políticas e diretrizes é no planejamento estratégico.
Errado
A questão se refere ao planejamento estratégico.
POLÍTICAS E DIRETRIZES ESTÃO INSERIDAS NO PLANEJAMENTO TÁTICO.
Diretrizes. São princípios estabelecidos para possibilitar o alcance dos objetivos pretendidos pela organização. Como os objetivos são fins, as diretrizes servem para balizar os meios adequados para atingi-los e canalizar as decisões. Existem diretrizes de pessoal (como recrutar e selecionar candidatos), diretrizes de compras (como fazer seleção de fornecedores) etc.
Políticas. São afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e que funcionam como guias orientadores da ação administrativa. Proporcionam marcos ou limitações - embora flexíveis e elásticos - para demarcar as áreas dentro das quais a ação administrativa deverá se desenvolver. São genéricas e utilizam verbos como: manter, seguir, usar, prover, assistir etc. As mais comuns são as políticas de recursos humanos (como tratar os funcionários da organização), as políticas de vendas (como tratar a clientela), as políticas de preços (como manejar preços diante do mercado) etc.
TRATA-SE DO DESDOBRAMENTO DO NÍVEL ESTRATÉGICO.
GABARITO ERRADO
Fonte: Adm.Geral e Pública - Chiavenato 4ªed. 2016.
[ERRADO]
Políticas = Planejamento Tático
As ações compreendidas no planejamento tático de uma organização incluem a elaboração do plano de recursos humanos.
nivel estratégico - habilidades conceituais
nivel tático - habilidades humanas e TÉCNICA
nível operacional - habilidade técnica
TRATA-SE DE PLANOS TÁTICOS QUE ENVOLVEM:
PLANOS DE PRODUÇÃO: Envolvendo métodos e tecnologias necessárias para o trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos.
PLANOS FINANCEIROS: Envolvendo captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
PLANOS DE MARKETING: Envolvendo os requisitos de vender, distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
PLANOS DE RECURSOS HUMANOS: Envolvendo recrutamento, seleção, treinamento das pessoas nas várias atividades dentro da organização.
GABARITO CERTO
c ertíssima
Falou recursos humanos, lembra de planejamento tático
cai mto em prova, inclusive com pegadinha
nivel estratégico: habilidades conceituais
nivel tático: habilidades humanas e técnica
nível operacional:habilidade técnica
Gab: C
O PLANEJAMENTO TÁTICO é o desdobramento do plano estratégico, envolvendo um período de médio prazo e áreas funcionais como:
v Recursos Humanos,
v Financeiro,
v Material,
v Tecnologia da informação etc.
Fonte: Gran Cursos
Planejamento Estratégico ----> Resulta em um Plano Estratégico.
Planejamento Intermediário ou Tático ----> Resulta em Plano de Marketing, recursos humanos, financeiro.
Planejamento Operacional -----> Resulta em Planos operacionais ou Planos de ação.
Em relação à estrutura e ao processo organizacional e à organização administrativa, julgue o item a seguir.
A elaboração de indicadores é uma das atividades próprias do processo organizacional desenvolvidas na fase de planejamento.
O indicador é o núcleo de um planejamento, pois fornece a medida por meio da qual a organização, insituição ou área se guiará.Indicadores representam ferramentas de medição de determinado resultado, comunicando o mecanismo através do qual o desempenho do objetivo será mensurado.
O indicador, portanto, é o termômetro do desempenho.
A analogia pode ser esclarecedora. Como um profissional da saúde consegue verificar se um paciente encontra-se com febre? A resposta comporta diversas alternativas, sem, preliminarmente, um juízo de valor sobre qual seria a mais adequada: (1) Pelo exame das características faciais do pacientes (palidez, olhar arqueado, debilidade, prostração etc.); (2) Pelo nível da temperatura, obtida por meio do tato da mão do profissional junto à testa do paciente; (3) Pela utilização de uma ferramenta específica (termômetro).
Todos podem ser indicadores da verificação de febre num paciente, mas aquele que mensura com maior precisão se e qual a intensidade da febre do paciente é o termômetro. Portanto, este é o indicador recomendável para o objetivo de verificar a existência de febre.
Fonte: www.estrategiaemfoco.com.br
Conceitos de indicadores de desempenho:
"Um indicador de desempenho deve ser uma forma objetiva de medir a situação real contra um padrão previamente estabelecido e consensuado. Ele só deve fazer sentido e ser utilizado pelo profissional completamente responsável por ele". (Carvalho apud De Rolt, 1998).
"São aqueles que medem diretamente os desempenhos relacionados às necessidades dos clientes e dos diferentes processos da empresa". (SEBRAE, 1995).
"Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle". (Juran, 1992).
É tudo aquilo que se quer medir, ou seja, é a representação quantificada de uma informação". (Oliveira, Formoso e Lantelme, 1995).
"É o termômetro que permite à alta administração e aos acionistas ascultar o diálogo ambiente externo/empresas, particularmente aquele exercido entre as linhas de negócios e seus clientes/consumidores". (Gil, 1992).
"São sinais vitais da organização, ou é a quantificação de quão bem as atividades dentro de um processo ou de seu output atingem a meta específica". (Hronec, 1994).
"São elementos que medem níveis de eficiência e eficácia de uma organização, ou seja, medem o desempenho dos processos produtivos, relacionados à satisfação dos clientes". (De Rolt, 1998).
Um sistema de indicadores deve estar estruturado de forma a fornecer informações claras e concisas, adequadas ao usuário das mesmas. A chave do aperfeiçoamento é a medida do nível atual de qualidade e, a partir daí, o estabelecimento de um processo que efetivamente eleve este nível. Sistema de indicadores eficaz ajuda a desvendar o relacionamento entre a empresa ou o processo e seus clientes. A preocupação básica é saber se o cliente está satisfeito, e o que podemos fazer para melhorar.
Os indicadores de desempenho podem ser utilizados para:
Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009):
O indicador é uma medida, de ordem quantitativa ou qualitativa, dotada de
significado particular e utilizada para organizar e captar as informações
relevantes dos elementos que compõem o objeto da observação. É um
recurso metodológico que informa empiricamente sobre a evolução do
aspecto observado.
A EXECUÇÃO É NA FASE DO CONTROLE, MAS SUA ELABORAÇÃO É FEITA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO, EM QUE É ESTABELECIDO O CONTROLE DE AVALIAÇÃO.
PROCESSO DE UM PLABNEJAMENTO ESTRATÉGICO
FASE I: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
- IDENTIFICAÇÃO DA VISÃO
- DEFINIÇÃO DOS VALORES
- ANÁLISE EXTERNA
- ANÁLISE INTERNA
- ANÁLISE DOS CONCORRENTES
FASE II: MISSÃO DA ORGANIZAÇÃO
- ESTABELECIEMTNO DA MISSÃO
- ESTABELECIEMTNO DE PROPÓSITOS ATUAIS E POTENCIAIS
- ESTRUTURAÇÃO E DEBATE DE CENÁRIOS
- ESTABELECIMENTO DE POSTURAS ESTRATÉGICAS
- ESTABELECIMENTO DE MACROESTRATÉGIAS E MACROPOLÍTICAS
FASE III: INSTRUMENTOS PRESCRITIVOS E QUANTITATIVOS
- ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS, DESAFIOS E METAS
- ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS FUNCIONAIS
- ESTABELECIMENTO DE PROJETOS E PLANOS DE AÇÃO
- ESTABELECIMENTO DE PROJEÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS (ORÇAMENTO)
FASE IV: CONTROLE DE AVALIAÇÃO
- ESTABELECIMENTO DA ANÁLISE DE INDICADORES DE DESEMPENHO
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
- ANÁLISE DOS DESVIOS
- TOMADA DE DECISÃO CORRETIVA
GABARITO CERTO
O planejamento a longo prazo tende a ser mais preciso do que aquele feito a curto prazo, por causa dos procedimentos e das técnicas para predizer condições e eventos possíveis.
Gabarito: ERRADO
O Planejamento Operacional,(a curto prazo) é mais preciso. No Planejamento Estratégico existem variáveis incontroláveis, como por exemplo o ambiente externo, que podem levar riscos à organização, aumentando as incertezas e diminuindo a precisão...
Bons estudos!
Planejamento a longo prazo NÃO é mais preciso que o do curto prazo, haja vista as constantes transformações ,
gabarito ERRADO.
QUANTO MAIOR O PRAZO, MAIOR SERÁ O GRAU DE INCERTEZA E IMPREVISIBILIDADE.
GABARITO ERRADO
Sobre os planejamento e a relação com os níveis organizacionais, temos:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Visão: sistêmica, global;
prazo de execução: de longo prazo (voltado para o futuro);
assunto: genérico;
Risco: maior risco; Incerteza.
exemplos: missões, valores, diagnósticos, macropolíticas, visão.
PLANEJAMENTO TÁTICO
Visão: por unidades/setores/departamentos;
prazo de execução: médio prazo;
assunto: setorial;
risco: médio risco;
exemplos: planos funcionais: marketing, financeiro, RH e produção.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Visão: específico por operação;
prazo de execução: curto prazo (dia a dia)
assunto: específico;
risco: baixo risco;
exemplos: procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos.
Logo, de acordo com as características acima, os planejamento de longo prazo são mais genéricos que os planejamentos de curto prazo que por sua vez são mais específicos pois trabalham com as operações.
Gabarito: Errado
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
O plano de nível estratégico trabalha em cima das decisões dos executivos de alto nível, sendo o principal motor do pensamento a longo prazo.
A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também, com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento?
O nível estratégico compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomada de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral (BATEMAN, 1998, p. 30)
O planejamento, no nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)
O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.
Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. (BATEMAN, 1998)
Para mim, o que mata a questão é o que está em negrito abaixo, pois o planejamento estratégico já está feito e estão apenas seguindo as diretrizes dele, ou seja, planejamento tático.
A empresa Lojas Rick Ltda, é a terceira maior rede de lojas de
departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo
e qualidade. Sediada na região Nordeste do País, está presente também,
com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste. Possui uma cultura
corporativa sólida e uma gestão voltada para superar as expectativas
dos clientes com produtos de qualidade e preços acessíveis. Em sua
última reunião no mês de novembro de 2009, a Diretoria de marketing,
seguindo as diretrizes estabelecidas pela Companhia, elaborou o seu
plano de ação para, a partir do ano de 2010, penetrar também nos
mercados da região Sudeste. Estão previstas a forte utilização da mídia
televisiva e escrita, assim como a realização de vários eventos de moda
patrocinados pela marca. No que tange à abrangência do planejamento, a
diretoria de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de
planejamento?
Na boa, expansão é estratégico. Não importa o que diga na questão, para mim está errado. Quem define o mercado que a empresa entrará é a diretoria e não o nível médio (tático).
a Diretoria de marketing...
''a diretoria DO DEPARTAMENTO de marketing das Lojas Rick está desenvolvendo que tipo de planejamento? ' TÁTICO
GABARITO ''A''
Organizar, a exemplo de todas as funções da administração, é um processo que abrange a tomada de decisões. A propósito das etapas ou das decisões que envolvem a função de organizar, assinale a alternativa correta.
Letra A.
Achei estranho "contrapõe-se".
Questão sem nexo. Contrapõe-se???
pergunte se nos concursos lá fora têm questções vascilonas assim,,,
resposta A!
TNC= tomá no c...
De acordo com autor Idalberto Chiavenato, na obra Administração nos Novos Tempos, o planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de etapas; assim, é correto afirmar que
Adm. Geral e Pública - Chiavenato
Altieres Frances, acho que a análise de alternativas é uma etapa posterior à definição de objetivos e pode-se dizer derivada deles. As duas coisas são diferentes.
A alternativa A está errada porque a mesma misturou o 1º passo com o 4º como podemos observar abaixo.
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Fonte:http://www.faccamp.br/apoio/FranciscoCoelhoOliveira/TGA-PLANEJAMENTO.pdf
Não há consenso em relação às etapas de planejamento. Alguns autores informam que primeiro define-se os objetivos e depois as metas, já outros dizem exatamente o oposto. Primeiro as metas e depois os objetivos.
Eu concordo que primeiro deve-se definir o que se almeja ( metas) e depois o que e como fazer pra atingir o que se almeja ( objetivos).
Mas Chia é Chia. Um deus da administração...rsrs
FASES DO PLANEJAMENTO - Chiavenato
1° - define objetivos
2° - verifica situação atual em relação aos objetivos
3° - desenvolve
premissas quanto às condições futuras
4° - analisa
alternativas de ação
5° - escolhe um
curso de ação entre várias alternativas
6° - implementa
plano e avalia resultados
O Processo de Planejamento
O planejamento é um processo constituído de uma séria seqüencial de seis passos, a saber:
• 1º PASSO-DEFINIR OS OBJETIVOS.
O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
•2º PASSO-VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS.
Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
•3º-DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS.
Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos.
A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
•4º PASSO- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
•5º PASSO- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
•6ºPASSO-IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.
Utilizo o Mneumônico: DVDAEI
PROCESSO DE PLANEJAMENTO - PERGUNTA FEITA PELO ADMINISTRADOR:
- DEFINIR OS OBJETIVOS - para onde queremos ir?
- VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AOS OBJETIVOS - Onde estamos agora e o que precisa ser feito para chegar lá?
- DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS (PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS) - O que temos pela frante?
- ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO - Quais são os caminhos possíveis?
- ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE VÁRIAS ALTERNATIVAS - Qual o melhor caminho?
- IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS - Como podemos percorrê-lo?
A - ERRADO - PRIMEIRO SE ESTEBELECE OS OBJETIVOS PARA DEPOIS ANALISAR OS CAMINHOS POSSÍVEIS.
B - ERRADO - A ÚLTIMA FASE DO PROCESSO É A IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO E A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS.
C - CORRETO.
D - ERRADO - DEFINIR OBJETIVOS É ESTABELECER AONDE A ORGANIZAÇÃO QUER CHEGAR.
E - ERRADO - A PRIMEIRA COISA É DEFINIR O QUE VOCÊ QUER DA VIDA, OU SEJA, DEFINIR OBJETIVOS.
GABARITO ''C''
C - CORRETO.
Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.
As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizações.
NÃO TEM QUE SER LIGADAS POR RECOMPENSA......NECESSARIAMENTE....E ALGUNS ESTAO CONFUNDINDO....OBJETIVO E QUALITATIVO...EX:AUMENTAR AS VENDAS ENQUANTO QUE AS METAS: VENDER 100 MIL REAIS....
OBJETIVOS são GLOBAIS --> PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (envolve a organização como um todo de forma global/holística/genérica)
METAS são ESPECÍFICAS --> PLANEJAMENTO TÁTICO (envolve uma unidade/departamento/área/disciplina/setor da organização)
GABARITO ERRADO
As metas definidas no planejamento devem ser diretamente ligadas a recompensas e devem especificar o desempenho global que se espera de pessoas, departamentos e organizações.
as metas PODEM e não devem;
meta é desempenho especifico
Imaginem se em cada planejamento de governo meu eu ligasse diretamente as metas a premios aos ministros.
Dilma no STM!
Questão MUUUITO maldosa!
As metas não são GLOBAIS, são ESPECÍFICAS de cara departamento/área/setor.
A construção de metas inteligentes através de uma ferramenta chamada S.M.A.R.T. – acrônimo de Specific (específico), Meansurable (mensurável), Agreed (aceitável), Realistic (relevante), Timed (preciso)
Com relação ao planejamento organizacional, julgue os seguintes
itens.
Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Certo.
A APO tem como propósito a melhoria da eficácia, ela é lógica e sistemática. O que a difere dos métodos clássicos, é que nela ocorre a realimentação contínua no processo, isto é, os próprios empregados exercem a autocorreção e autocontrole dos resultados, ajustando-os aos objetivos pré-determinados. Enquanto que antes, a função administrativa de controlar era delegada aos inspetores.
Apesar de solucionar parte dos problemas, este processo de administração ainda possui uma série de defeitos, de modo que sua utilização se tornou inapropriada. Na época de seu surgimento, o contexto era outro. Antigamente era possível determinar objetivos estáticos futuros com extrapolações de dados do passado. As mudanças eram lentas, a competitividade era baixa, as descobertas científicas e as inovações tecnológicas fáceis de se absorver. Porém, hoje se percebe a generalização dos mercados pela globalização, inovações crescentes, e maior exigência por parte dos clientes.
Essas condições instáveis não constituem meios favoráveis para a aplicação da APO. Ela possui um caráter estático. Sua inflexibilidade provém da recusa em se alterar as metas após elas serem fixadas, mesmo quando elas se tornam obsoletas, por um determinado intervalo de tempo, em geral um ano.
Legal, só agora consigo entender o motivo de Deming vetar a administração por objetivo.
Essa explicação está dentre do cap.10 - Administração por Objetivos (APO).
A estratégia tem enormes vantagens e desvantagens. Para cada vantagem associada à estratégia corresponde uma desvantagem associada, a saber:
a. A estratégia fixa a direção e norteia as atividades da organização.
Vantagem: o papel primordial da estratégia é mapear o curso da organização para que ela possa navegar coesa por meio do seu ambiente de negócios.
Desvantagem: a direção estratégica pode se transformar em um conjunto de viseiras para ocultar perigos em potencial. Seguir um curso predeterminado em águas desconhecidas é a maneira perfeita para colidir com um iceberg. A direção é importante, mas é melhor movimentar-se para a frente olhando para cada lado, para poder modificar o comportamento de um instante para outro.
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração , CHIAVENATO pág 244
ESTRANHO...
A APO, HOJE, ATUA COM UMA ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA ENTRE GERENTES E SUBORDINADOS,QUE IDENTIFICAM OBJETIVOS COMUNS, DEFINEM AS ÁREAS DE RESPONSABILIDADE DE CADA UM EM TERMOS DE RESULTADOS ESPERADOS E UTILIZAM ESSES OBJETIVOS COMO GUIAS PARA A SUA ATIVIDADE. NELA A ELABORAÇÃO DOS PLANOS TÁTICO E OPERACIONAIS TEM COMO ÊNFASE NA MENSURAÇÃO E NO CONTROLE; POSSUI, TAMBÉM, UM SISTEMA CONTÍNUO DE AVALIAÇÃO, REVISÃO E RECICLAGEM DOS PLANOS E, ALÉM DA PARTICIPAÇÃO ATUANTE DA CHEFIA, ELA POSSUI UM APOIO INTENSO DO STAFF, PRINCIPALMENTE DURANTE OS PRIMEIROS PERÍODOS.
NO LIVRO DO CHIAVENATO (4ª Ed.2016), ELE ENFATIZA DIZENDO QUE A APO VEM DE UM PASSADO AUTOCRÁTICO. VEJO QUE HOJE MUDARIA O CONCEITO DESSE TIPO DE ADMINISTRAÇÃO. E - CONSEQUENTEMENTE - O GRABARITO DESTA QUESTÃO.
GABARITO CERTO
Obs.: Não houve recurso. O gabarito foi certo do preliminar ao oficial, sem alterações.
Apesar de a administração por objetivos ser um método de definição de metas muito utilizado em processos de planejamento nas organizações, ele dificulta a realização da estratégia da organização, por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas.
Resposta: Certo.
Comentário: na administração por objetivos existem desvantagens em relação à estratégia adotada, visto que seguir um plano previamente definido pode não surtir efeitos positivos em determinados mercados de atuação por ser voláteis e incontroláveis (ambiente externo).
Gente, que matéria confusa ein.Misericórdia!
A justificativa para a APO tornar as metas 'obsoletas" nao faz sentido nenhum a questao diz que , "por sofrer grande influência das mudanças ambientais, que podem tornar as metas obsoletas."
Como uma "grande" influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS pode tornar algo obsoleto ? se algo obsoleto é algo parado no tempo, ultrapassado.
Se sofre grande influencia das MUDANÇAS AMBIENTAIS então o efeito disso não seria exatamente o contrário ? As mudanças a enfluenciam e ela então NÃO se torna obsoleta ??
obsoleto
é,ê/
adjetivo
1.
que já não se usa; arcaico, antigo.
2.
fora de moda; ultrapassado, antiquado
Em 10/02/19 às 13:10, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 08/09/18 às 14:19, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 05/06/18 às 19:59, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 20/03/18 às 21:34, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 14/08/15 às 17:38, você respondeu a opção E.Você errou!
Em 12/03/2019, às 19:27:54, você respondeu a opção E.Errada!
Em 03/10/2018, às 21:42:18, você respondeu a opção E.Errada!
Em 28/09/2018, às 19:52:17, você respondeu a opção E.Errada!
Em 09/09/2018, às 15:46:15, você respondeu a opção E.Errada!
quando falam podem, não é taxativo, pode ser que sim ou que não, logo não dá pra desconsiderar
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens que se
seguem.
O planejamento nas organizações é feito em nível institucional e em níveis gerenciais inferiores, com cada gerente construindo o planejamento para a sua unidade.
ESTRATÉGICO --> Diretor Geral / Superintendente/ Gerente Geral
TÁTICO --> Gerentes de Núcleos-áreas / Diretores de áreas
OPERACIONAL --> Supervisores de setor/seção
O PLANEJAMENTO TÁTICO (gerencial/departamental) DEPENDE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (institucional/geral/sintético). DA MESMA FORMA QUE O PLANEJAMENTO OPERACIONAL (supervisional/detalhado/analítico) DEPENDE DO PLANEJAMENTE TÁTICO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO se desmembra no PLANEJAMENTO TÁTICO que se desmembra no PLANEJAMENTO OPERACIONAL.
GABARITO CERTO
O gerente é normalmente o responsável pelo planejamento tático de sua divisão
ou gerência. Esses planejamentos táticos devem definir como sua gerência
apoiará a organização em seu planejamento estratégico ou institucional
Ao meu ver a questão está incompleta, mas não errada. Faltou o planejamento a nível operacional.
Gab. certo
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas pelos seus autores, na teoria.
ERRADA.
O ponto da questão que está errado é ao afirmar que serão obtidos melhores resultados, vejamos:
Não há como garantir que serão obtidos melhores resultados para a organização se as metodologias de planejamento estratégico forem implementadas exatamente como foram estabelecidas, pois o ambiente é dinâmico e muitas vezes o que foi planejado anteriormente não será mais eficaz.
Na teoria tudo é lindo e perfeito, já na prática.....Questão pra FU%*#@ o candidato
Na boa, questão CORRETA - na teoria vale tudo. Cabe recurso.
Não, pq ela ficaria limitada. E uma empresa em um mercado de constantes mudanças, ela tem que ser flexível.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO LEVA EM CONSIDERAÇÃO O AMBIENTE EXTERNO, E, COMO ELE É INCONTROLÁVEL, O ADMINISTRADOR PODE ESTAR SUBMETIDO A MUDAR, ADAPTAR, FLEXIBILIZAR, AJUSTAR O SEU PLANEJAMENTO SEM ANTES ENTRAR EM EXECUÇÃO, OU SEJA, SEM ANTES SER IMPLEMENTADO.
GABARITO ERRADO
Nem sempre o que serve para um serve para todos. Não dá para todas as empresas adotarem, da forma EXATA como foram descritas, as teorias propostas pelos seus autores. As empresas devem adaptar essas teorias a sua realidade para obter melhores resultados.
Tá perguntando na teoria ou na prática? Deu a entender que o planejamento não serve pra nada então. Na teoria o planejamento deve ser seguido a risca.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização.
A questão está incorreta, pois não ocorre este consenso sobre a ordem das etapas do processo de planejamento entre os principais autores. Alguns postulam que o planejamento começa com a definição de objetivos, já outros creem que deve iniciar-se com o diagnóstico estratégico. O gabarito é questão errada.
Tô pra ver alguma coisa em administração que tenha consenso!
#### PROCESSO DO PLANEJAMENTO ####
1-2) Definir Objetivos/Metas
1-2) Analisar Situação Atual (diagnóstico)
a) Análise Swott
b) 5 Forças Competitivas de Porter
3) Estabelecer estratégias
a) Estabelecer Fatores Críticos de Sucesso
b) Matriz de Stevenson
c) Matriz de Ansoff
d) Estratégias de Porter
4) Implementar e executar;
5) Avaliar resultados;
Parei de ler em consenso ...
Não há consenso entre os autores.
PROCESSO DO PLANEJAMENTO
0º - ESTABELECIMENTO DA MISSÃO, VISÃO E VALORES. (somente no nível estratégico)
1ª - DEFINIR OBJETIVOS.
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS.
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS.
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO.
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS.
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS.
NÃO HÁ CONSENSO DE ORDEM ENTRE A 1ª E A 2ª FASE DO PROCESSO, SÃO INTERCAMBIÁVEIS!
GABARITO ERRADO
Alguns autores acreditam que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos. Já outros postulam que o planejamento começaria com a análise do ambiente interno e externo, não há consenso na doutrina sobre a etapa inicial.
Início do planejamento estratégico
Para CHIAVENATO:
1.Determinação dos objetivos
2.Análise ambiental externa
3.Análise organizacional interna
4.Formulação de alternativas
5.Elaboração e planejamento
6.Implementação e execução
7.Avaliação dos resultados
Para DJALMA DE OLIVEIRA:
Fase I - Diagnóstico Estratégico
a) Identificação da Visão
b) Identificação dos valores
c) Análise externa
d) Análise interna
e) Análise dos concorrentes
Fase II - Missão da empresa
a) Estabelecimento da missão da empresa;
b) propósitos atuais e potenciais;
c) Estruturação e debate de cenários;
d) postura estratégica;
e) macroestratégias e macropolíticas
Fase III - instrumentos prescritivos e quantitativos (diretrizes, objetivos, metas, orçamento e planos de ação)
a) Estabelecimento de objetivos, desafios e metas.
b) estratégias e políticas.
c) projetos, programas e planos de ação
Fase IV - Controle e avaliação.
▪ Estabelecimento de padrões de medida e de avaliação, Indicadores desempenho;
▪ Medida/métricas dos desempenhos apresentados;
▪ Comparação do realizado com o planejado;
▪ Avaliação
▪ Comparação do desempenho real com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos;
▪ Análise dos desvios;
▪ Tomada de ações corretivas;
▪ Feedback de informações para uso em futuros processos de planejamento.
Consenso em administração? Sério? Nessa matéria subjetiva?
Qualquer coisa que o autor falar vai estar certo.
Se ele falar que tem que sacrificar um gato quando for fazer o planejamento estratégico vai estar certo.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Considere que a opção recaia por metodologia de planejamento estratégico que utilize o diagnóstico estratégico como uma das fases. Então, nessa fase ocorrerá a avaliação se os sistemas, métodos e processos da organização se constituírem em aspectos positivos ou negativos para a obtenção dos resultados esperados e se a capacitação e as atitudes dos empregados forem adequadas aos desafios organizacionais.
Questão mal "formuladíssima".
Engraçado: eu nunca estudei administração e consigo acertar quase todas as questões. Acerto até bem mais do que as de Direito, em que sou formado e até já advoguei durante dos anos. ;-)
Acertei a assertiva, mas que questão horrível. Parece que o examinador é analfabeto... já vi muitas questões mal formuladas e essa está entre as TOP 10
Gabarito: CERTO
questão incompleta MAS CERTA - no diagnóstico se avalia tb as variaveis externas.
Nossa! Tempos verbais completamente errados. Tive que ler algumas vezes pra entender o que o examidor queria dizer.
Que bom que essa questão é antiga, não me lembro de outra do Cespe que seja mais recente e tão mal escrita quanto.
Coerência e coesão passaram longe desse texto, além de ser solto e praticamente sem sentido. Que questão prolixa e DEMENTE!. Agora vai algum candidato botar esse mesmo trecho em uma prova discursiva do PRÓPRIO CESPE. Bem capaz de nem terminarem de ler a redação.
O planejamento pode ser entendido como um processo
desenvolvido para se atingir uma situação desejada e da melhor
maneira possível. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.
1. Análise de séries temporais:
baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. Consisteem identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.
No meu ponto de vista estas tais analises de projeções temporais poderiam pressupor que situações do passado se repetirão no futuro.
Alguém para explicar a tabela em vez de colocar apenas conceitos?
Certo.
"A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro". Correto, isso porque a técnica para que o administrador possa atenua as incertezas do futuro, podem ser: Analise de séries temporais ( Baseia-se na premissa de que o futuro e a continuação do passado, consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos). Os outros métodos são: projeções derivadas, relações causais, pesquisa de opinião e método Delfos.
A BASE PARA A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS SÃO AS SITUAÇÕES DO PASSADO.
COMO UM EXEMPLO DO MOMENTO, TEMOS O SISTEMA PREVIDENCIÁRIO, PARA PLANEJAR O CÁLCULO DE UMA APOSENTADORIA, TOMA COMO BASE A EXPECTATIVA DE SOBREVIDA DO CONTRIBUINTE REALIZDA PELO IBGE NO EXERCÍCIO ANTERIOR, OU SEJA, COM BASE EM DADOS NO ANO PASSADO. TANTO É QUE TODO GOVERNO ACABA FAZENDO ALGUM TIPO DE REFORMA NA PREVIDÊNCIA; POIS, SABENDO QUE A TAXA DE MORTALIDADE E A TAXA DE NATALIDADE ESTAM ABAIXANDO, OU SEJA, AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO CADA VEIS MAIS VELHAS (com isso, receberão o benefício por mais tempo) E POUCAS PESSOAS ESTÃO NASCENDO (com isso, haverá poucos contribuintes), O GOVERNO PROJETA UM CENÁRIO FUTURO, QUE DIRÁ QUE O SISTEMA, SE CONTINUAR ASSIM, DEIXARÁ DE EXISTIR. A IDEIA É QUE ISSO VOLTE A ACONTECER, OU SEJA, ISSO SE REPETIRÁ NO FUTURO, POIS A POPULAÇÃO, A CADA GERAÇÃO, PROCURA MAIS QUALIDADE DE VIDA.
GABARITO CERTO
A assertiva ficaria mais 'refinada' se assim fosse escrita:
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas PODERÃO se repetir no futuro.
Do jeito que a questão cobrou parece que o administrador é Mãe Diná ao afirmar que de fato as "situações passadas" se repetirão no futuro.
pelo o que eu entendi. Eu assimilei com o planejamento de inicio de estudo de um determinado concurso que está iminente, pegamos dados passados, editais antigos, questões e etc, com pespectiva de que boa parte ocorra no futuro, ou seja, na próxima prova.
A análise de séries temporais na elaboração de cenários pressupõe que situações passadas se repetirão no futuro.
pressupor:
1. presumir, conjecturar, imaginar, supor, calcular, deduzir
É só uma projeção, ele realmente pressupõe, não quer dizer que vai acontecer de fato
A análise de dados passados é relacionada a uma crença de que existiria um “padrão”, que certos contextos levariam a certos resultados. Portanto, quando estamos analisando linhas de tendências, acreditamos que esta tendência se repetirá no futuro, nos facilitando a construção de um cenário. A questão está certa.
Decisões programadas e não-programadas, resolvi com base nesse entendimento.
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A escola de poder pressupõe a estratégia como um processo de negociação.
Certo
Exemplo para o comentário do Patrick: Vários municípios solicitam recursos federias para financiar obras de saneamento para a população. Todos se enquadram nos pré-requisitos definidos pelo governo, porém os recursos são limitados e não será possível atender a todos. Os prefeitos que possuem influência política com os governantes, geralmente por serem do mesmo partido, terão mais probabilidade de conseguir os recursos para seu município.
CORRETO
ESTRUTURAL, PRESCRITIVA, NORMATIVA.
Forma como a estratégia deve ser formulada
1.DESIGN Controle com executivo/análises.
2.PLANEJAMENTO Processo formal/etapas.
3.POSICIONAMENTO Analítico. Competitivo.
HUMANÍSTICAS, DESCRITIVAS, EXPLICATIVAS
Foco na descrição de como a estratégia é formulada.
4.EMPREENDEDORA Executivo visionário.
5.COGNITIVA Processo mental/subjetivo.
6.APRENDIZADO Emergente/Incremental
7.PODER Negociação e influência.
8.CULTURAL Processo coletivo e Social
9.AMBIENTAL Reativo ao meio.
INTEGRATIVA
Retoma todos os elementos das outras escolas
10.CONFIGURAÇÃO Transformação. Renovação.
fonte:meus resumos
Resumo do resumo das escolas de Mintzberg:
Design = concepção
Planejamento = formal
Posicionamento = analítico
Empreendedora = visionário
Cognitiva = mental
Aprendizado = emergente
Poder = negociação
Cultural = coletivo
Ambiental = reativo
Configuração = transformação
Fonte: Copiado do colega kássio Alves, na questão Q152855
Acerca do planejamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A formação da estratégia como um processo coletivo é uma característica da escola cultural.
"A Escola Cultural: a estratégia como um processo coletivo. Enquanto o poder concentra-se em interesse próprio e fragmentação, a cultura volta-se para os interesses comuns e integração dentro da organização."
Professor Wendell Castellano
CULTURA E COLETIVIDADE TEM UMA CERTA RELAÇÃO rsrs... ESSE FOI MEU RACIOCÍNIO PARA UM TIPO DE ABORDAGEM QUE AINDA NÃO TINHA VISTO.
GABARITO CERTO
GABARITO: CERTO
Veja abaixo um resumo das principais características destas escolas:
Cultural
-> Processo coletivo que reflete as crenças e valores do grupo;
-> Estratégia reflete a cultura dominante.
Empreendedora
-> Processo visionário do Líder;
-> Baseado na intuição.
Cognitiva
-> Processo mental de criação;
-> Estratégia é visualizada por mapas, conceitos e esquemas.
Aprendizado
-> Processo de apredizado coletivo da estratégia;
-> Processo emergente - estratégia se forma com o tempo.
Poder
-> Processo de negociação;
-> Micropoder - disputas internas;
-> Macropoder - uso da influência pela organização.
Ambiental
-> Processo reativo ao ambiente;
-> Organizações são passivas - ou se adaptam ao ambiente ou "morrem".
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
Acerca da administração de empresas, julgue os itens que se
seguem.
Estabelecer os objetivos empresariais e definir os recursos necessários ao seu alcance e os meios para controlar as atividades e os recursos são responsabilidades do planejamento.
SE FALOU DE DEFINIR ALGO, ENTÃO É PLANEJAMENTO!
GABARITO CERTO
Quadrix 2019
Em relação à função de planejamento, julgue o item.
Na administração por objetivos, o estabelecimento dos objetivos é fixado pelos gerentes e pelos subordinados, que identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.
Gab: CERTO
DEFINIR recursos = Planejamento.
ALOCAR recursos = Organização.
O planejamento e a estratégia são elementos fundamentais dentro da vida de uma organização. Pode- se afirmar a respeito destes pontos:
A estratégia não ocorre de forma sistematizada, pois a multiplicidade das variáveis internas e ambientais da estratégia não permite o desenvolvimento de um processo metódico.
Acrescenta-se a esta definição a afirmação de Normann e Ramírez (2005, p. 53) de que “estratégia é a arte de criar valor”. Assim, depreende-se que estratégia é a ação que a organização adotará em decorrência da análise ambiental que esta realizará, identificando suas potencialidades, diferenciais e deficiências, buscando obter um melhor posicionamento para atingir os objetivos organizacionais desenhados e maior valor agregado de suas atividades e/ou operações.
Alguém poderia comentar o erro das outras opções???
Não deu para inferir os erros dos demais itens, como o E. A Banca deve ter adotado uma literatura bem específica, que poucos conhecem. Se alguém souber qual, favor informar.
Eu vi Boa correlação entre os conceitos da banca e o conceito de governo matricial. Sugiro darem uma olhada.
Fumaram um baseado e escreveram a questão...
Fumaram um baseado e escreveram a questão...²
a) Não se transforma estratégia em objetivo. Os objetivos são a primeira etapa do planejamento que tem suas caractéristicas baseadas na missão, visão e valores da empresa. As estratégias é o plano de ação para alcançar esses objetivos. E antes de estabelecer as estratégias, será feito um diagnóstico dos pontos fortes e fracos, e o que há la fora de ameaças e oportunidades que venham prejudicar ou beneficiar o alcance da empresa no seu objetivo.Depois destas identificações é que se busca as estratégicas que serão usadas pela empresa.
b) Correta.
c) A principal finalidade do estratégia é alcançar os objetivos organizacionais.
d) A Competitividade entre empresas gera um aumento de produtividade de um país SIM. Pq cada uma irá buscar estratégias que venham aumentar sua produtividade mais do que seu concorrente.
e) A estratégia competitiva ela busca ir além de se adequar ao meios disponíveis pela nação. A posição da sua empresa no mercado é que diz como está o nível da sua competitividade com outras organizações. Então ela sempre estará preocupada de ir além do que a nação dispoe, pq o que está em jogo é a sua empresa em meio as outras.
Assinale a afirmativa CORRETA:
A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o principal valor do planejamento reside no processo de produzi-lo; que a maior parte da necessidade atual do planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles; e que o conhecimento futuro pode ser classificado em incerteza, certeza e ignorância, é a filosofia
FILOSOFIA DA ADAPTAÇÃO OU PROSPECTIVA/ PLANEJAMENTO INOVATIVO OU HOMEOSTASE
(EXPLICAÇÃO PARA CHAVE DA QUESTÃO) Essa filosofia baseia-se na suposição de que o principal valor não está nos planos elaborados, mas no processo de elaboração. Supõe que a maior parte da necessidade atual de planejamento decorre da falta de eficácia administrativa e de controles e que os profissionais são responsáveis pelas confusões. O conhecimento do futuro pode ser classificado em certeza, incerteza e ignorância e cada uma dessas situações requer um tipo de diferente planejamento. (retirado do livro OLIVEIRA,2011)
As outras filosofias:
SATISFAÇÃO/CONSERVAÇÃO/DEFENSIVA: Fazer suficientemente bem, mas não necessariamente tão bem quanto possível. Com ênfase na sobrevivência, realizado em pouco tempo, custo baixo e baixa capacidade técnica.
OTIMIZAÇÃO/ANALÍTICA: Fazer tão bem quanto possível, utilizando objetivos quantificáveis, técnicas matemáticas e estatísticas para otimizar o processo decisório.
Com isso vocês respondem as questões da FCC sobre o Tema Filosofias do Planejamento.
HOMEOSTASE : O sistema busca equilíbrio.
Gabarito: D
HOMEOSTASE
O Planejamento Estratégico é o planejamento global e a longo prazo que orienta
todo o sistema. Para tanto, deve ser desdobrado e detalhado em Planos Táticos, os
quais são detalhados ainda em Planos Operacionais.
A APO é desenvolvida por meio de ciclos que variam conforme os autores.
Igualmente os esquemas de desenvolvimento de executivos segundo a APO variam
conforme os autores.
Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona.
Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a APO não é um
remédio para todos os males da organização
o ínicio do século XX inspirou a ciencia da Administração. O interesse pelo planejamento global vem antes, a revolução industrial foi um divisor de águas.
é o que penso!
I - ERRADO - O interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto, existiu desde o início do século XX. NO INÍCIO DO SÉCULO XX O PLANEJAMENTO ERA OPERACIONAL VOLTADO PARA O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO (CHÃO DE FÁBRICA). A ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO ABRANGE A ESCOLA CLÁSSICA (com ênfase na estrutura, ou seja, foco no departamento) E A ESCOLA CIENTÍFICA (com ênfase nas tarafas, ou seja, foco na atividade).
II - CORRETO - O planejamento é um dos processos da função administrativa. MAIS COERENTE SERIA DIZER QUE O PLANEJAMENTO É UMA DAS FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. PORÉM, O PLANEJAMENTO NÃO DEIXA DE SER UM 'PROCESSO' DA FUNÇÃO DE ADMINISTRAR.
III - CORRETO - Antes de se definirem estruturas organizacionais, atividades, recursos humanos, formas de orientação e controle de pessoal, é preciso que se estabeleçam os objetivos e que se definam planos para a consecução desses objetivos. OS NÍVEIS SE DESDOBRAM DO TODO PARA AS PARTES. OU SEJA, O PLANEJAMENTO TÁTICO (planejamento departamental) É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (plenejamento glogal/alvo). ASSIM COMO O OPERACIONAL É UM DESDOBRAMENTO DO TÁTICO.
GABARITO ''C''
I. O interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto, existiu desde o início do século XX. ERRADA
Eu não concordo. A alternativa foi retirada de um livro de planejamento de bibliotecas. A autora faz uma introdução e diz só mais tarde ocorreu o interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções. Ela própria cita Fayol. Quando marquei a alternativa I como correta, pensei justamente em Fayol e a Teoria Clássica, que introduziu o conceito de processo administrativo e integração das funções administrativas.
E muito complicado analisar algo que foi retirado de um parágrafo solto de um livro.
____________________
Planejamento: uma introdução
1.1 Conceitos e finalidades
O INTERESSE pelo planejamento existiu desde o início do séculoXX, mas, nesse primeiro momento, estava voltado ao controle de métodos, padrões, capacidade e incentivos de produção. Somente mais tarde ocorreu o interesse pelo planejamento global, com a integração de todas as funções de determinada instituição ou determinado contexto.
Henri Fayol (1841–1925) foi o primeiro teórico da administração a situar o planejamento como um dos processos da função administrativa, que consistia, segundo ele, em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Seu conceito de ‘prever’ incluía funções básicas do planejamento: visualizar o futuro e traçar o programa de ação. (...)
Fonte: Planejamento de bibliotecas e serviços de informação / Maria Christina Barbosa de Almeida. — 2. ed. rev.
véio esses caras que elaboram as questões, pode ter certeza que eles não estudam como a gente estuda. A gente sabe muito mais do que eles. E tem uma coisa que já percebi por diversas vezes, nas mais variadas disciplinas, as vezes a gente erra a questão por saber demais a respeito do assunto, e tem mais sabe o que acontece? eles ignoram e simplesmente dão indeferido em nossos recursos.
RESUMO DOS COMENTÁRIOS:
planejamento global
-ínício do séc XX
-abordagem Néoclássica
-de longo prazo
- quem pensou no planejamento como função administrativa: Henry Fayol
No início do século XX, o planejamento era interno (chão de fábrica).
GAB.C.
e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Além disso, os planos funcionam como guias ou balizamentos para assegurar os seguiintes aspectos:1
Previsão - Planejamento baseado em cenários.
Racionalidade - Racionalização do trabalho no planejamento.
Redução de riscos - Planejamento reduz as incertezas
Equiíbrio - Se o planejamento reduz as incertezas, e faz uma análise Swot ou utiliza as cincos forças de Porter, é pq ela quer manter tbm manter um equilíbrio do seu ambiente interno com o externo.
Se tu não planeja, tu improvisa. Aí, já viu...
na minha prova não cai uma dessas...
Assinale a alternativa que apresenta os elementos do processo administrativo e sua definição conceitual.
O processo organizacional ou administrativo é visto em CONJUNTO. Os elementos que o compõem: planejamento, organização, direção, controle formam o PROCESSO ORGANIZACIONAL.
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE VISTOS DE FORMA SEPARADA: FUNÇÕES/ELEMENTOS ADM.
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE VISTOS DE FORMA CONJUNTA: PROCESSO ADM./ORGANIZACIONAL.
AS FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO SÃO INTERDEPENDENTES UMAS COM AS OUTRAS, OU SEJA, ESTÃO INTERLIGADAS; FORMAM UM SISTEMA ORGÂNICO, UMA CADEIA REMISSIVA...
GABARITO ''B''
Alternativa correta: b. O processo administrativo pode ser chamado também de processo organizacional, e é composto por quatro funções interdependentes, planejamento, organização, direção e controle. Essas funções atuam umas sobre as outras e podem afetar as demais. (CARRANZZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos de Analista e Técnico).
Qual é o erro da E?
Processo Administrativo
Processo significa uma sequência de ações que se sucedem para chegar a um determinado ponto. Uma maneira sistemática de fazer as coisas. É um meio, método ou maneira de conduzir certas atividades. A administração é um processo, posto que todos os administradores, independentemente de seus níveis ou funções, se engajam continuamente em certas atividades inter-relacionadas - como planejar, organizar, dirigir e controlar - para alcançar os objetivos desejados. Assim, o processo administrativo é o conjunto e sequência das funções administrativas.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 03 – Prof. Heron Lemos
GABARITO - B
Esquematizando:
Teoria Neoclássica (Peter Drucker): Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. PODC
Paludo: planejar, dirigir, coordenar, controlar, comunicar.
GABARITO - B
Esquematizando:
Teoria Neoclássica (Peter Drucker): Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. PODC
Paludo: planejar, dirigir, coordenar, controlar, comunicar.
Tendo em vista que o planejamento, segundo Peter Drucker (1962),
diz respeito às implicações futuras de decisões presentes, julgue os
próximos itens, referentes aos diversos níveis de planejamento.
O detalhamento das estratégias e políticas pela gerência intermediária, encarregada do planejamento tático, ou seja, aquele responsável por aprimorar o resultado de uma área específica da organização, resulta nos planos de ação, ferramentas características desse nível de planejamento.
Planejamento Tático:
O Planejamento Tático tem pôr objetivo otimizar determinada área de resultados e não a empresa como um todo. Pôr tanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.
É desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente para a consecução de objetivos previamente fixados segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientavas para o processo decisório da empresa
Planejamento Operacional
O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.
Por tanto, nesta situação, tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais
Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático.
Questão sacana e difícil.
O erro está no último período, ao alegar que os planos são ferramentas típicas do nível tático de planejamento. Os planos são ferramentas típicas do nível operacional. Chiavenato:
"Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma detreminada unidade organizacional: um departamento ou divisão. Enquanto o primeiro se estente ao longo prazo, o planejamento tático se estende pelo médio prazo, geralmente o exercício de um ano. Enquanto o primeiro é desenvolvido pelo nível institucional, o planejamento tático é desenvolvido pelo nível intermediário. Na verdade, o planejamento estratégico é desdobrado em vários planejamentos táticos, enquanto estes se desdobram em planos operacionais para a sua realização".
Palavras-chave para identificar que se trata do Planejamento Operacional e não Tático:
- detalhamento de estratégias;
- planos de ação;
- aprimoramento;
Detalhamento, pensei no operacional.
PLANOS ESTRATÉGICOS --> NÍVEL ESTRATÉGICO --> AMPLO
PANOS FUNCIONAIS --> NÍVEL TÁTICO --> MEDIANO/INTERMEDIÁRIO
PLANOS DE AÇÃO --> NÍVEL OPERACIONAL --> DETALHADO
''O D E T A L H A M E N T O das estratégias (NÍVEL ESTRATÉGICO) e políticas (NÍVEL TÁTICO) pela gerência intermediária, encarregada do planejamento tático, ou seja, aquele responsável por aprimorar o resultado de uma área (setor/departamento) específica da organização, resulta nos planos de ação, ferramentas características DO NÍVEL DE PLANEJAMENTO OPERACIONAL.'' (correto)
OU SEJA: O DETALHAMENTO DO NÍVEL ESTRATÁGICO E TÁTICO SE DÁ NO NÍVEL OPERACIOANAL. BASTA LEMBRAR QUE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM VÁRIOS PLANEJAMENTOS TÁTICOS, ENQUANTO ESTES SE DESDOBRAM EM PLANOS OPERACIONAIS PARA A SUA REALIZAÇÃO.
GABARITO ERRADO
Maximiano:
Planos estratégicos
Planos Funcionais ou administrativos (táticos)
Planos operacionais.
O ERRO está no comecinho da questão quando afirma que as políticas são detalhadas pela gerência intermediária.
"O detalhamento das estratégias e políticas pela gerência intermediária" = Operacional
O detalhamento das estratégias e políticas pela gerência intermediária, encarregada do planejamento tático, ou seja, aquele responsável por aprimorar o resultado de uma área específica da organização, resulta nos planos de ação, ferramentas características desse nível de planejamento.
ERRADO - OS PLANOS DE AÇÃO SÃO FERRAMENTAS CARACTERÍSTICAS DO NÍVEL OPERACIONAL E NÃO TÁTICO COMO DEFENDE A QUESTÃO.
O detalhamento das estratégias e políticas pela gerência intermediária, (sim pode haver detalhamento tb na gerência intermediária, nada errado nisso) encarregada do planejamento tático, ou seja, aquele responsável por aprimorar o resultado de uma área específica da organização,(até aqui ok) resulta nos planos de ação,(ação não é só operacional , (ação e operações tem em todas as áreas, discordo do Coach Fernando Mesquita) ferramentas características desse nível de planejamento.(O ERRO ESTÁ AQUI)
Segundo a abordagem neoclássica da Administração, da qual Peter Drucker é um dos maiores expoentes, as principais funções do processo administrativo são:
Gabarito C
Para ajudar na memorização das funções do processo administrativo,criei o seguinte mnemônico:“PODer da Caneta”.É uma frase sugestiva para o administrador que tem que planejar,autorizar, despachar enfim utilizar a caneta em várias tarefas.
Planejar
Organizar
Dirigir
Controlar
Espero ter ajudado.
Nem precisa ser um expert pra acertar essa questão.
PODe Crê!
A resposta da MADALENA MOISES foi muito boa, mas eu ja tenho uma memorizada; que e:
planejamento - formular os objetivos e os meios para antigi-los;
organizacao - desenhar o trabalho, alocar resursos e coordenar as atividades;
direcao - designar pessoas, dirigir seus esforcos, lidera-las, motiva-las e comunica-las; e
controle - monitorar o desempenho e corrigir os desvios.
O famoso PODC
Segundo Peter Drucker - na Administração Neoclássica - Administrar é PLANEJAR,ORGANIZAR, DIRIGIR e CONTROLAR de forma eficiente e eficaz os recursos (humanos, materiais, financeiros) das organizações.
planejamento, organização, direção e controle.
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas. Podemos resumi-las da seguinte forma:
Analisando as alternativas, temos que:
A- INCORRETA. Estão incorretas as palavras comunicação e ação.
B- INCORRETA. Estão incorretas todas as palavras, exceto "direção".
C- CORRETA. Todos os itens apresentados estão corretos.
D- INCORRETA. Verificação não é uma função. Execução, a depender do autor, pode ser considerada uma função isolada, tal como o faz Maximiano.
E- INCORRETA. Estão incorretas as palavras: fiscalização, comunicação, correção e ação.
Portanto, o nosso gabarito é a letra c.
Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA C
Fazer que algo aconteça do modo como foi planejado é a definição de
Caro Augusto César da Motta Willer, não querendo criticar, mas já criticando, você fez uma bagunça na cabeça de alguns colegas, concordo com Hennyo Luiz Carvalho Farias , não se faz necessário mencionar o PDCA, pois PDCA é uma ferramenta da qualidade e não do planejamento propriamente dita, a questão esta se referindo ao PODC, ao planejamento organizacional
Aos não assinantes.
Gabarito: D
Acho que a questão tem mais a ver com as funções administrativas do que ciclo PDCA, mas vamos lá:
Controlar:
"Processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos" Robbins e Coulter
"Um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados"
Traduzindo a questão:
Fazer que algo aconteça do modo como foi planejado é a definição de: CONTROLE
Se você planeja algo, precisa estabelecer padrões para definir as expectativas, monitorar o desempenho, comparar os resultados com o padrão estabelecido e se o trem estiver saindo para fora dos trilhos, tomar decisões e medidas corretivas para a organização alcançar o resultado esperado.
Como podemos fazer que algo aconteça do modo como foi planejado sem organização ou sem coordenação?
FCC sendo FCC aqui com suas questões subjetivas que dogmatiza o conceito exato retirado de algum livro e desconsidera qualquer resposta diferente. A melhor resposta seria "PODC - Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar" ou "Ciclo PDCA".
Compartilhando com vocês uma apostila que encontrei sobre o assunto:
http://www.espacojuridico.com/sistema/tmp/material-apoio/3ebd1dfb491a2e31f504c99c51333eb0.%20bete_mpu_1.pdf
Bons estudos!
CONTROLE
Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções para garantir que os resultados sejam satisfatórios, os principais pontos da função de controle são:
1. Necessário para medir e avaliar o desempenho organizacional
2. Dinâmico e contínuo
3. Engloba todas as vertentes da organização
FONTE: http://concursosdeti.net/funcoes-administrativas-nocoes-de-planejamento-organizacao-direcao-e-controle/
Complementando...
A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual aos objetivos devem ser alcançados por meio da atividade das pessoas que compõem a organização.
[..]
O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, mais fácil será o controle.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p378
bons estudos
ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO - FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR.
- PREVER: PLANEJAR, PERSCRUTAR O FUTURO E TRAÇAR PLANO DE AÇÃO.
- ORGANIZAR: CONSTITUIR O ORGANISMO MATERIAL E SOCIAL DA EMPRESA - ESTRUTURAR.
- COMANDAR: DIRIGIR PESSOAL
- COORDENAR: LIGAR, UNIR E HARMONIZAR ESFORÇOS.
- CONTROLAR: TUDO OCORRA DE ACORDO COM AS REGRAS.
GABARITO ''D''
2017
O processo organizacional compreende, entre as funções do administrador, aquelas consistentes em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos e metas da organização sejam atingidos. Trata-se da atividade de
a) controle.
b) planejamento.
c) direção.
d) comunicação.
e) organização.
Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
CONTROLAR
“Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
Lembrando que o CONTROLE consiste em
previo
concomitante (a questão trata-se desse)
posteriori
Fazer que algo aconteça conforme o planejado é a definição básica de controle.
Gabarito: D
B ) coordenar.
não está incluída no podc , porém , como não se delimitou a função.
Cairia como uma luva a questão , vejo erro da banca ...
Em relação aos processos organizacionais, considere:
I. A função de planejamento numa organização guarda uma relação direta com a função de controle, enquanto a função de direção tem relação direta com a função de organização do trabalho.
II. As habilidades técnicas são mais relevantes entre supervisores de 1a linha, as habilidades conceituais maiores na administração superior e as habilidades humanas, mais requeridas no nível da gerência intermediária.
III. A organização matricial prevê maior flexibilização dos limites entre departamentos, possibilitando que os funcionários reportem-se a diferentes gestores.
IV. Um elenco de maneiras para se superar barreiras de comunicação inclui a utilização de feedback, observar sinais não-verbais, escutar com atenção, simplificar a linguagem, além de conter as emoções.
V. Indiferentemente ao controle preventivo, simultâneo ou de feedback adotados na gestão, os mesmos servem para medir o desempenho real, comparar o desempenho com o padrão, e tomar medidas de ação corretiva.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com base no material abaixo eu considerei que a asseritva II estava correta. Onde está o erro?
HABILIDADES HUMANAS, CONCEITUAIS E TÉCNICAS
| HABILIDADE | CARACTERÍSTICAS |
| Conceitual | É a capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e onde cada área específica se enquadra nesse complexo. Permite agir de acordo com os objetivos globais da organização e não em função de metas e necessidades imediatas do próprio grupo. |
| Humana | É a capacidade e o discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas, incluindo o conhecimento do processo de motivação e a aplicação eficaz da liderança. |
| Técnica | a capacidade de aplicar conhecimentos técnicos, métodos e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas. É adquirida através da experiência, da educação e do treinamento. |
A banca falhou ao considerar o ítem II como errado.
"Na medida que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnica, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais". (CHIAVENATO, Introdução a Teoria Geral da Administração,Ed. Campus. 7ª Edição. p.4)
Esta obra tráz, inclusive um gráfico bem conhecido em Administração, mostrando a situação acima e que para os Administradores de Nível intermediário as habilidades humanas são as mais importantes, muito embora nos três níveis seja necessário fazer uso das 3 habilidades.
Em relação ao ítem I, considero que o erro está na palavra DIRETA, pois embora o exercício das funções administrativa ocorram em alguns momentos simultaneamente, em regra, possuem uma sequência, que promove uma ligação INDIRETA entre as funções PLANEJAMENTO e CONTROLE.

Nao consegui acessar esse video.
Tambem sou aluna do Prof Marcelo Marques e ao explicar o conceito da afirmativa II fica claro que as habilidades humanas sao requeridas em igual proporcao independente do nivel estrategico, tatico ou operacional. A habilidade conceitual 'e mais relevante para o nivel estrategico (alta direcao) e a habilidade tecnica mais relevante para o nivel operacional (supervisao).
O nivel intermediario devera ter as tres habilidades equilibradas sendo este um intermediador entre os niveis operacional e estrategico.
Talvez o erro da II esteja na parte ''supervisor de 1ª linha''. Ora, até onde sei supervisor não é nível operacional, mas sim intermediário.
Alguém concorda?
A assertiva II está errada pois as habilidades humanas são requeridas IGUALMENTE em todos os níveis. Simples assim!
Thiagoww!
Segundo a professora Giovanna Carranza (Adm. Geral e Pública, 2014, pág. 38) "O NO é ocupado por supervisores, operários, vendedores, professores, atendentes, etc., ou seja, pessoas que executam tarefas específicas."
Dessa forma, como bem colocou a colega abaixo, o erro da questão está em dizer que as habilidades humanas estão mais presentes no nível tático, quando na verdade ela deve estar presente de igual forma nos três níveis.
Espero ter ajudado!
II - As habilidades técnicas são mais relevantes entre supervisores de 1a linha, as habilidades conceituais maiores na administração superior e as habilidades humanas, mais requeridas no nível da gerência intermediária. ERRADA
Embora eu tenha acertado a questão, acredito que a alternativa II esteja correta. Imagino que o examinador tenha se centrado na frase "todo administrador precisa das três habilidades" (ver texto abaixo), mas a alternativa diz apenas que as habilidades são mais relevantes em cada nível, não diz que as três habilidades não são necessárias em todos os níveis.
-------------------
A direção é uma função administrativa que se distribui por todos os níveis hierárquicos das organizações. No nível institucional, denomina-se direção, no nível intermediário é chamada de gerência e no nível operacional recebe o nome de supervisão de primeira linha.
Fonte: Administração Geral e Pública – Chiavenato
------------------
Robert L. Katz (apud STONER, 1999) classificou-as em três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. Todo administrador precisa das três habilidades. As três habilidades são: -- Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. -- Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes. Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. -- Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/
utilizarem e necessitarem das habilidades Humanas, Técnicas e Conceituais, elas seriam mais ou menos importantes para os administradores de acordo com sua posição na hierarquia da organização.
Repare que a questão II NÃO afirma que os níveis Estratégico e Operacional prescindem de Habilidades Humanas. A questão II relata que certas habilidades são mais úteis em determinado nível organizacional. Está CORRETÍSSIMA, segundo os conceitos de Katz.
Mas, Fundação Copia e Cola deve ter copiado e colado a doutrina de um autor desconhecido.
Uma banca normal coloca mais de uma opção para não matar a questão... ai vai a FCC e mete o item II (único errado) em todas as opções, menos na correta... o que induz ainda mais as pessoas a considerá-la correta. Eita banca sem pé nem cabeça...
O mais questionável no meu ponto de vista é o item V. Como um controle PREVENTIVO, vai comparar o desempenho real x planejado, se o mesmo é feito antes da execução. A finalidade é justamente prevenir que desvios ocorram e não COMPARAR.
erro da II
Nível estratégico pode ser chamado também de nível institucional. Tem caráter gerencial porque trabalha com a gestão, mas em alto nível. É o nível dos gestores, dos diretores, do presidente da empresa. Relacionado à alta administração da empresa, a atividades de alta complexidade, à visão da organização como um todo. É onde estão as diretrizes e os referenciais estratégicos. Lida com os temas mais amplos da administração, mais estratégicos e conceituais. Demanda habilidades conceituais, que envolvem a capacidade do administrador de entender o todo.
Nível tático também pode ser chamada de nível intermediário ou de nível gerencial. É o nível dos gerentes. É o nível funcional, onde se localizam os departamentos funcionais. É intermediário, pois conecta o estratégico e o operacional, é a ponte entre diretores e supervisores. Demanda habilidades humanas, que é a capacidade de lidar com pessoas, motivá-las e liderar.
O nível operacional é o nível de execução das tarefas e das atividades do dia a dia. É o “chão de fábrica”. Demanda habilidades técnicas (“saber-fazer”), ou seja, conhecer métodos, processos e equipamentos necessários para a realização de tarefas.
https://caderno.medium.com/os-pap%C3%A9is-e-as-habilidades-do-administrador-a33f39dcec00
Qual o motivo do item II está errado?
Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:
Observando os níveis hierárquicos, distinguem-se três tipos de planeamento: planeamento estratégico, tático e operacional.
O planeamento estratégico considera a empresa como um todo e é elaborado pelos níveis hierárquicos mais altos da organização. Relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los.
No segundo nível de planejamento, o tático, a atuação é em cada área funcional da empresa, compreendendo os recursos específicos. Seu desenvolvimento se dá pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis com projeção em médio prazo. Em grandes empresas identifica-se facilmente este nível de planeamento, ele se dá nos escritórios superintendências regionais. Exemplificando: No Banco do Brasil esse planeamento ocorre nas superintendências estaduais. Seus planos de ação são desenvolvidos como forma e apoio às unidades operacionais (agências) num movimento sinérgico, objetivando o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidos no planejamento operacional (conceituado a seguir).
Já os planeamentos em nível operacional correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planeamento tático, ou seja, identifica os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização, apresentando planos de ação ou planos operacionais. É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco nas atividades rotineiras da empresa, portanto, os planos são desenvolvidos para períodos de tempo bastante curtos.
Questão simples, clara e corretissima em seu gabarito.
A alternativa B não está correta e nem a D é a mais correta e sim a única nesta questão:
Planejamento é... é hierarquizado a partir das perspectivas:
Letra B: (ERRADA) – Missão, Visão e Valores – conjunto próprio de características que as identifiquem e diferencie das demais organizações. Ou seja, nada tem a ver com a hierarquia da empresa.
Letra D: (CORRETA) : estratégicas, táticas e operacionais. Já explicada pelos colegas.
Questão fala da hierarquização dos níveis de planejamento, que são estratégico, tático e operacional. Apesar disso, foi redigida de modo a confundir as pessoas que já estudaram BSC, que fala nas perspectivas financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
Fonte: Estratégia Concursos
Questão malicioso
SÃO OS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA FUNÇÃO PLANEJAMENTO. LEMBRADO QUE ESSE DESDOBRAMENTO ACONTECE TEM TODAS AS FUNÇÕES DO PROCESSO ORGANIZACIONAL, E NÃO SÓ NO PLANEJAMENTO.
GABARITO ''D''
Níveis ou momentos do planejamento
-> Estratégico;
-> Prático;
-> Operacional;
GABARITO -> [D]
Gabarito D
reparem que ele falou em HIERARQUIA.
NÍVEIS:
Estratégico:
- Objetivo máximo para a instituição ou organização como um todo;
- Responsável: dirigente máximo (alta administração);
- Longo prazo (aproximadamente 10 anos).
Tático:
- Área funcional;
- Objetivo específico de uma área funcional;
- Médio prazo;
- EXEMPLO: Planejamento do RH.
Operacional:
- Para o dia-a-dia;
- Níveis mais baixos;
- Para cada tarefa ou operação individual
- Curto prazo.
GABARITO ''D''
Hierarquização dos níveis de planejamento: Estratégico, Tático e Operacional.
Acerca de gestão de processos, gestão de projetos, planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir.
A definição dos procedimentos internos a serem seguidos de forma padronizada pelos auditores é um exemplo de planejamento operacional
Planejamento operacional ou Plano Operacional é considerado como formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos.
Os procedimentos a tomar para a elaboração dum plano operacional são os seguintes:
GABARITO: CERTO
Os procedimentos são típicos do nível operacional. Item correto!
FOCO DE ATUAÇÃO
- ESTRATÉGICO: ORIENTAÇÃO EXTERNA
- TÁTICO: ARTICULAÇÃO INTERNA DE UMA UNIDADE, DEPARTAMENTO, ÁREA, SETOR
- OPERACIONAL: ORIENTAÇÃO INTERNA DE UMA ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO, PROCEDIMENTO.
GABARITO CERTO
A definição dos procedimentos internos a serem seguidos de forma padronizada pelos auditores é um exemplo de planejamento operacional. Resposta: Certo.
Comentário: Idalberto Chiavenato define procedimentos internos como planos operacionais. Orientação externa envolve planejamento estratégico; Articulação interna envolve os setores no planejamento tático e orientação interna trata de planos operacionais.
GABARITO: CERTO.
Procedimentos são típicos do planejamento operacional.
O planejamento almeja desenvolver planos para os objetivos pré-determinados. Há três principais dimensões de planejamento em níveis diferentes da organização. Os administradores no nível superior de qualquer organização ou órgão público, têm de enfrentar um sem-número de problemas de relacionamento com o ambiente onde ele atua ou ainda problemas interdepartamentais, como a alocação de recursos, ou seja, quem ganha o quê. Eles trabalham com um alto grau de incerteza e complexidade e contam com o planejamento
O planejamento estratégico é feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro.
É essencial que o planejamento estratégico, apesar de ter um alcance de até 10 anos, seja atualizado constantemente. Se isto não ocorrer, o planejamento sofre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro da empresa, como deve ser.
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.
O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve cada uma das tarefas e metas da empresa.
Um planejamento operacional deve planejar os prazos, metas e recursos para a implantação de um projeto ou tarefa dentro da empresa. Por ser a última etapa de planejamento, o operacional deve ser um plano mais detalhado que os outros dois, tentando explicar cada tarefa isoladamente.
FONTE: http://adm.esobre.com/planejamento-estratgico-ttico-operacional
Algumas palavras chave para a FCC:
Planejamento Estratégico
- Problemas interdepartamentais
- Problemas de relacionamento com o ambiente. (voltado ao ambiente externo ou meio, buscandoidentificar as melhores possibilidades de êxito empresarial).
- Alto grau de incerteza e complexidade
- Administradores no nível superior
Planejamento Tático
- Problemas departamentais
- Médio grau de incerteza e complexidade
- Definido pelos níveis funcionais e hierárquicos intermediários (gerência/coordenação)
ALTO GRAU DE INCERTEZAS, PORQUE O FOCO DE ATUAÇÃO É A ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO, OU SEJA, UM AMBIENTE MUTÁVEL GERA PLANOS COM UMA GRANDE MARGEM DE IMPREVISIBILIDADE.
GABARITO ''C''
Falou em administração no nível superior, é Planejamento estratégico. Resposta letra C
#Pensando
Quanto maior for o nível de incerteza, mais elevado é o nível do planejamento. Portanto, planejamento estratégico.
Letra C.
Para Robbins (2002, p. 116) o planejamento estratégico "consiste em planos que se aplicam à organização como um todo, estabelecendo seus objetivos globais e posicionando-a em termos do ambiente externo (incerteza) e interno (certeza)".
De forma geral, o planejamento estratégico possui um horizonte de tempo longo e sua elaboração é responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, embora a participação de outros níveis seja fundamental para que o plano se torne condizente com a realidade da organização e, ainda, para que este envolvimento diminua a resistência à sua implantação.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC - Volume 03 - Prof. Heron Lemos - ArteJur
"Os administradores no nível superior..."
com isso se mata a questão.
O Planejamento Estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.
Administração Geral e Pública (Giovanna Carranza)
LETRA C CORRETA
=>Planejamento Estratégico (nível institucional): Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade;
=>Planejamento Tático (nível intermediário):Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental;
=>Planejamento operacional (nível operacional): Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade.
Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.
A organização deve ser estruturada em função das pessoas ou grupos que a integram e não em função de seus objetivos.
Essa afirmativa só é verdadeira no que tange a Administração pública, principalmente a federal. Com uma estrutura toda voltada para abrigar cumpanheiros e camaradas.
Na verdade, deve existir um equilíbrio. ERRADÍSSIMA.
as pessoas que devem se adaptar a organização.
ao contrario
A organização deve ser estruturada em função de seus objetivos das que a integram e não em função pessoas ou grupos.
frase acima esta correta!
Com referência ao processo administrativo como um todo –
inclusas as funções de planejamento, organização, direção e
controle –, julgue os itens que se seguem.
As metas que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
meta é quantificar um objetivo. ex: passar no concurso(objetivo), meta( 3 anos).
Acredito que o erro esteja no conceito de metas! Se tirarmos a palavra "meta" no início do enunciado e colocarmos a palavra "planejamento" acredito que a questão estaria correta. Vejam:
Planejamentos que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
Foi o que eu entendi...Se eu estiver errado, por favor, fiquem a vontade pra expressar o que vocês acharam!
Bons estudos.
Eu acho que a questão misturou planejamento estratégico com atividades operacionais.
CONCEITO NU E CRU DE PLANEJAMENTO. A META VAI ESPECIFICAR O OBJETIVO ESTABELECIDO PELO PLANEJAMENTO.
GABARITO ERRADO
Forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos = planejamento estratégico.
As metas (detalhamento operacional) são consequência disso(planejamento estratégico), não seus precursores.
Questão de interdisciplinariedade. Interpretação de texto.
Vamos lê sem a oração adjetiva restitiva.
As metas estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
Errado!
Metas são repartições dos objetivos com início, meio e fim.
Não concordo com o gabarito, todo processo de formulação estratégica vai gerar metas seja pra planejar, organizar , dirigir e controlar em todos os níveis organizacionais estratégico, tático e operacional.
Falar que META é Operacional é um erro
O erro esta quando o autor fala que alocação de recursos esta relacionado a metas(planejamento). Pelo contrario a alocação de recurso esta relacionada a função administrativa Organização E NÃO PLANEJAMENTO !!!
Tanto o conceito de METAS quanto o conceito de FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA = PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO foram justificados de maneira errada na questão.
As metas que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
Estabelecem a forma como (...) devem ocorrer (...) = Direção
Gab: ERRADO
Entendi que a questão trocou os conceitos. Os objetivos, por serem amplos, devem estabelecer como será a alocação de recursos, como serão as programações, etc. Por outro lado, as metas, que são específicas, devem ser traduzidas de forma que alcance os objetivos definidos. Ou seja, os resultados!
Pensei assim e acertei.
Meta deriva de objetivo, que, aliás, é uma parte dele.
Sophia, você inverteu os conceitos, objetivos é onde queremos chegar (passar num concurso) e metas é o que faremos pra chegar lá (estudar 25 horas por dia)
Com referência ao processo administrativo como um todo –
inclusas as funções de planejamento, organização, direção e
controle –, julgue os itens que se seguem.
O controle organizacional é o processo sistemático pelo qual os chefes ou gestores regulam as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho.
CORRETA
Robbins (2002-121) diz que o controle é o processo de monitorar as atividades para garantir que estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios importantes.
CTRL C + CTRL V
Segundo Daft (2009) Controle organizacional é “processo sistemático de regular as atividades organizacionais para torná-las consistentes com as expectativas estabelecidas nos planos, metas e padrões de desempenho”.
Gabarito: Certo
de acordo com meus conceitos, uma ideia mais clara da sistemicidade é o resultado de um processo caracteristico a fim de agir de acordo com as regras e normas
Regular, neste contexto, está relacionado a avaliar os resultados para deixá-los de acordo com aquilo que foi determinado (estar conforme).
Gab.: Certo
Função Controlar: Assegurar a realização de objetivos.
regular atividades = avaliar resultados.
Bons Estudos!
Achei que fosse organizar , após o planejamento.
Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em várias categorias, sendo que a
Julgue os próximos itens, a respeito da evolução da administração
e do processo administrativo.
A elaboração de indicadores de acompanhamento de desempenho organizacional é uma das atividades desenvolvidas pela função planejamento, sendo utilizada pela função controle da administração.
Correta!
A elaboração de indicadores de acompanhamento de desempenho organizacional é uma das atividades desenvolvidas pela função planejamento, sendo utilizada pela função controle da administração.
Gabarito: Certo. O processo organizacional é composto de quatro fases, sendo o planejamento responsável pela definição de objetivos, estratégias e indicadores de desempenho a serem utilizados pelo controle.
Perfeito. Sugiro que vejam essa questão:
QUESTÃO CERTA: As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) apesar de serem distintas, operam de forma articulada e complementar. A função planejamento implica fazer com que o administrador responda a algumas questões, tais como: O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Com que recursos fazer? Quando fazer? Com quem fazer? De que forma a resposta a essas questões pode orientar a função controle?
D) Instituir indicadores de adequação da ação ao que foi proposto.
Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?&q=Q656554
Mais que correta!
Vamos à luta!!!!!
c-
4 Funções Administrativas: PODC 'Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar'.
Controlar -> avaliar -> objetivos alçados ->indicadores
Como o planejamento é um processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão.
Nesse sentido, a correspondência entre os passos do planejamento e os estágios do processo de tomada de decisão permite afirmar que a(o)
Estágios da tomada de decisão:
1 - Identificação e Diagnóstico do Problema
2 - Elaboração de Soluções Alternativas
3 - Avaliação de Alternativas
4 - Fazer a escolha
5 - Implementar a decisão
6 - Avaliação das decisões
Então, associando ao processo de planejamento:
a) Corresponde a fazer escolha e não implementar
b) Corresponde a elaborar soluções alternativas
c) Avaliar alternativas
d) Diagnóstico do problema
e) correto
1 - Identificação e Diagnóstico do Problema: análise situacional
2 - Elaboração de Soluções Alternativas: fase de gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que possam ser utilizados para atingir esses objetivos.
3 - Avaliação de Alternativas: avaliação das vantagens, das desvantagens e dos efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo
4 - Fazer a escolha: seleção de metas e planos de um processo de planejamento
5 - Implementar a decisão
6 - Avaliação das decisões
letra e.
O processo administrativo é constituído por quatro funções básicas: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Sobre a função planejar é CORRETO afirmar que:
1. Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais.
2. Os planos servem para integrar os vários objetivos a serem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
3. Os planos permitem que as pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com os objetivos definidos, Eles dão racionalidade ao processo. São racionais porque servem de meios para alcançar adequadamente os objetivos traçados.
4. Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores a fim de permitir a ação corretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.
Fonte: PDF do site Eu vou passar aula da Prof. Giovanna Carranza
a) Determina as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos. ERRADO! Segundo Chiavenato, são atividades da fase "organizar": Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas)."
b) Define os objetivos e escolhe antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los.CERTO! "O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." (CHIAVENATO)
c) Dá instruções de como executar os planos para alcançar os objetivos. ERRADO! A assertiva se refere a fase "dirigir"
d) Estabelece padrões ou critérios do desempenho desejado. ERRADO! A assertiva se refere a fase "controlar". Stoner (1999) dividia a função de controle em 4 elementos: (1) estabelecer padrões de desempenho; (2) medir o desempenho atual; (3) comparar esse desempenho com os padrões estabelecidos; e (4) caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas
Planejar
1- Estratégia global
2- formular objetivos
3- definir os planos para alcançá-los
4- programar as atividades
ERROS:
a) Determina as atividades GENÉRICAS necessárias ao alcance dos objetivos.
O planejamento determina os objetivos e o que é necessário para alcançar esses objetivos (plano). Entretanto, o planejamento não estabelece as atividades específicas ao alcance dos objetivos. Quem faz isso é a organização, que define a estrutura e que unidade administrativa é responsável por cada atividade específica....
b) Define os objetivos e escolhe antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. (CORRETA)
c) Dá instruções de como executar os planos para alcançar os objetivos. (DIREÇÃO)
d) Estabelece padrões ou critérios do desempenho desejado. (CONTROLE)
LETRA B CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
A função de organizar no processo administrativo implica em:
Organização
1 - dividir o trabalho
2 - designar as atividades
3 - agrupar as atividades em órgãos e cargos
4 - alocar os recursos
5 - definir autoridade e responsabilidade
estabelecer, definir, prever ---> PLANEJAMENTO
alocar, distribuir, organizar ---> ORGANIZAÇÃO
coordenar, liderar ---> DIREÇÃO
avaliar, mensurar ---> CONTROLE
PODC
LETRA C CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
A função de controle no processo administrativo implica em:
Controle
1- definir os padrões
2- definir desempenho
3-monitorar desempenho
4- ação corretiva
GAB D
"Assegurar a realização de objetivos”
Definir padrões de desempenho.
Monitorar o desempenho.
Comparar resultados com previsões – avaliar.
Corrigir falhas e melhorar.
estabelecer, definir, prever ---> PLANEJAMENTO
alocar, distribuir, organizar ---> ORGANIZAÇÃO
coordenar, liderar ---> DIREÇÃO
avaliar, mensurar ---> CONTROLE
PODC
CONTROLE - Comparar o desempenho com o padrão estabelecido.
LETRA D CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
o processo de controle é composto de 4 etapas:
1- estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho
2- avaliação ou mensuração do desempenho atual
3-comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrôes estabelecidos
4-tomada de ações corretivas
Gabarito letra A
Sabendo que Objetivos são ( ) Resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Se elimina de cara as alternativas bcd.
(OBJETIVOS) Resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. BASTA LEMBRAR QUE O PLENEJAMENTO É A VERTENTE (rumo) DOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO. É POSSÍVEL TOMAR VÁRIOS CAMINHOS PARA CHEGAR AO RESULTANDO DESEJADO (objetivo). POR ISSO EU DIGO: OBJETIVO E PLANEJAMENTO NÃO SE CONFUNDEM.
(CONTROLE) Permite averiguar se as atividades organizacionais estão sendo executadas de forma a alcançar os objetivos e se estão sendo tomadas medidas corretivas sempre que isso não se verificar. PROCESSO DE COMPARAÇÃO DO QUE FOI PLANEJADO COM O RESULTADO PARA CORRIGIR DESVIOS.
(PLANEJAMENTO) Define Aonde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. OU SEJA, "POR QUE A ORGANIZAÇÃO EXISTE?", "O QUE ELA FAZ?" E "COMO ELA FAZ?". ENVOLVENDO, ASSIM, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL.
(SISTEMAS DE CONTROLE) Conjunto coordenado de regras e princípios orientados por objetivos, que monitoram, avaliam e fornecem feedback acerca do desempenho organizacional.
(PADRÃO DE DESEMPENHO) Critérios que servem de base para a avaliação ou comparação de algo. Indicam um nível de realizações que se pretende tomar como referência.
(POLÍTICAS) Estabelecem linhas mestras ou fronteiras dentro das quais as decisões subsequentes deverão ser tomadas. Constituem um guia para a ação. EU DIGO QUE SÃO GUIAS PARA PENSAR E DECIDIR (DISCRICIONARIEDADE ORGANIZACIONAL). AS POLÍTICAS CONSTITUEM EXEMPLOS DE PLANOS TÁTICOS QUE FUNCIONAM COMO GUIAS GERAIS DE AÇÃO, FUNCIONANDO COMO ORIENTAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO.
GABARITO ''A''
A importância do planejamento como função da administração tornou-se mais evidente como consequência das constantes mudanças ambientais. Paradoxalmente, as principais críticas ao planejamento formal também estão relacionadas com a incapacidade de resposta a esse mesmo ambiente de mudança. Um argumento nesse sentido seria o de que o planejamento
Engraçado, uma das características (ou benefícios) do planeamento é a de que ele deve ser flexível e ao mesmo tempo ter foco...
Realmente é uma das críticas ao planejamento.
_____________
Um dos principais argumentos utilizados pelos críticos é que o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico. O planejamento parte da premissa esta que pode não se verificar. De fato, se o ambiente de negócios em que as empresas atuam for caótico e altamente mutável, o planejamento pouco pode ajudar a enfrentar os desafios.
Outro argumento utilizado é que o planejamento cria rigidez e inibe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcança-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio de punição, sigam um rumo preestabelecido. No entanto, no atual ambiente de negócios, a capacidade de adaptação e a flexibilidade são resquícios essenciais para uma organização sobreviver.
Além disso, de acordo com os críticos, o planejamento formal, inibe a criatividade, a inovação e a ousadia. O elevado grau de formalidade presente no processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.
https://www.passeidireto.com/arquivo/4737266/aula-3_planejamento
https://assuntoscontabeis.files.wordpress.com/2012/08/fundamentos-do-planejamento-parte-1.pdf.
TENDI NADA
Buguei, nao consegui entender oq a questao quer
No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.
O termo joint venture refere-se à associação estratégica de duas ou mais empresas cujo objetivo é atuar em um novo mercado mediante o desenvolvimento de um projeto único. Na esfera pública, o joint venture ocorre por meio das parcerias entre entidades públicas e privadas, buscando aperfeiçoar a atuação do Estado.
Traduzindo-se ao pé da letra, a expressão joint-venture quer dizer "união com risco". Ela, de fato, refere-se a um tipo de associação em que duas entidades se juntam para tirar proveito de alguma atividade, por um tempo limitado, sem que cada uma delas perca a identidade própria. Por essa definição, qualquer sociedade, mesmo envolvendo pessoas físicas, poderia ser classificada como joint-venture. Porém, a expressão se tornou mais conhecida para definir a associação entre duas empresas.
O modelo mais comum é aquele em que um fabricante forma uma joint-venture com uma firma comerciante de outro país para explorar o mercado estrangeiro. Mas não precisa ser necessariamente assim. Um exemplo. A China facilita a entrada no país para companhias que formem joint-ventures com empresas chinesas do mesmo setor, de modo a facilitar a transferência de tecnologia.
Fonte: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2110:catid=28&Itemid=23
A questão fala em "novo mercado". Não acho que a atuação em novo mercado seja uma característica de Joint Ventures. Pelo contrário, a atuação conjunta pode ocorrer (e na prática ocorre) em um mercado já explorado pelas empresas. Acho que o mais correto seria dizer um "novo projeto", "novo empreendimento". Sei que não é o gabarito mas, para mim, ao usar a expressão "novo mercado", a questão está errada. O que acham?
Também fiquei em dúvida ao ler o requisito de "novo mercado" no enunciado. Não existe tal condição à atuação das joint ventures.
alternativa: Certo
Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.
As empresas que se juntam são independentes juridicamente e no processo de criação da joint venture podem definir se criam uma nova empresa ou se fazem uma associação (consórcios de empresas).
Hoje pela manhã li sobre o assunto joint venture por coincidência. Vale a pena dar uma lida no texto abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/revista/Rev_75/artigos/PDF/MarceloAndradeFeres_Rev75.pdf
Além da questão de "novo mercado". Joint venture também não poderia ser uma parceria entre duas entidades da adm publica não?
Analise questões deste tipo subentendendo ser alianças estratégicas (joint venture, parcerias) #comentáriode1linha
Joint venture é um acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum, por tempo determinado. As companhias concordam em unir seus recursos para o desenvolvimento de um negócio conjunto e dividem os resultados, sejam eles lucros ou prejuízos.
https://googleweblight.com/i?u=https://www.dicionariofinanceiro.com/joint-venture/&hl=pt-BR
Gab: CERTO
Joint Venture: está relacionado ao crescimento, expansão, inovação, desenvolvimento e parcerias.
CERTO
Uma das características da nova administração pública é a busca por parcerias ( joint venture).
O processo de administração adequadamente executado envolve
atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com
relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.
A análise do ambiente interno, o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.
O modelo prescritivo de planejamento estratégico dos neoclássicos segue cinco estágios:
1. Formulação dos OBJETIVOS organizacionais;
2. Análise externa do ambiente (auditoria externa): condições, oportunidades, ameaças;
3. Análise interna da empresa (auditoria interna): forças, fraquezas, recursos, competências;
4. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia a ser utilizada;
5. Desenvolvimento de planos táticos e operacionalização da estratégia.incompleta mas correta.
inerente
uma característica essencial de alguém ou de algo.
CERTA
esse inerente que me matou :(
GABARITO: CERTO
* Faltou citar o ambiente externo. A questão está incompleta, mas correta.
(CESPE – ANATEL - TÉCNICO – 2012) A análise do ambiente interno (e externo), o estabelecimento de objetivos e a escolha das estratégias são atividades inerentes ao processo de planejamento.
Coordenar as atividades -> organização
Coordenar as pessoas -> direção
Palavras-chave das fases do processo admininstrativo ou processo organizacional:
Planejamento: definir, estratégias, prever, prevenir, programar, antecipar, reduzir a incerteza etc.;
Organização: implementar o planejamento, distribuir, alocar, empregar, atribuir, formar, dividir o trabalho;
Direção: coordenação de pessoas, influenciar, persuadir, convencer, integrar e motivar, designar as pessoas;
Controle: definir padrões, monitorar desempenho, ação corretiva.
--
Gabarito: certo
Perfeito. Dentre as atividades relacionadas com o processo de planejamento, temos a análise do ambiente interno e externo, o estabelecimento de objetivos e estratégias.
O gabarito é questão certa.
Fonte: Prof. Heron Lemos – Estudo Dirigido para UFC – Volume 03
CERTO
Gab CERTO.
processo administrativo: Planejar ,organizar,dirigir(liderar) e controlar .
Planejar:
* É a primeira e mais importante função do processo administrativo;
* Define a visão e a missão da organização;
*Determinar OBJETIVOS e meio para alcança-los;
* Projeta-se para o futuro;
* Principais informações da organização tanto INTERNAS como externas;
* pode ser estratégico,tático ou operacional.
OBS: Essa questão não é sobre a ferramenta PDCA. Leia o texto associado .
Bons estudos a todos :)
Gab: CERTO
Analisar o ambiente interno e externo, estabelecer objetivos e metas e escolher a melhor estratégia a se seguir, são atividades inerentes/ essenciais ao processo de planejamento.
Erros, mandem mensagem :)
Aff eu errei, faltou falar do ambiente externo, como citou apenas interno, pensei que fosse pegadinha!
Errei de novo, óooodio dessa questão!!!
A respeito das organizações e da administração geral, julgue os
itens seguintes.
Os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais, sendo que os principais são planejamento, organização, direção, execução e controle.
Gente, só conhecia o PODC que foi originado do POCCC de Henry Fayol. Ou estou ficando desatualizado no estudo de administração ou o CESPE foi muito maldoso em ter mudado para PODEC...Se vier numa prova dessa banca a palavra execução no meio tem que marcar. É osso! (como se diz aqui no Ceará).
Gente, uma perguntinha básica: o Cespe coloca bibliografia nos editais?
Administração não executa, não entendi o porque a questão está certa.
Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreende quatro processos principais interligados:
<<planejamento, <<organização, <<execução e <<controle. = PECO
O processo administrativo, segundo Chiavenato, = funções de:
<<planejamento, <<organização, <<direção e <<controle. = PDCO
QUESTÃO LÓGICA:
Claro que a execução é uma função da Administração, pois pensem: como você vai controlar algo que não foi executado? Não tem como!!!
O CONTROLE serve justamente para comparar se o que foi planejado realmente foi EXECUTADO de forma eficaz. Não tem como controlar o que não foi executado, até porque há que se encontrar os responsáveis pela má execução (ou não).
VALEWW
Acredito que a Explicação para a Execução estar nesse rol descrito na questão é que esta fala das principais funções e não só do processo administrativo descrito pelo Chiavenato: PODC.
Executar é uma das funções segundo Maximiano:
Planejar
Organizar
Liderar
Executar
Controlar
Ele divide a função de direção em liderar e executar.
Os processos administrativos são também chamados de funções administrativas ou funções gerenciais, sendo que os principais são planejamento, organização, direção, execução e controle. CORRETA
------------
ATENÇÃO! Eu coletei alguns conceitos de processo administrativo/funções administrativas a medida que fui fazendo questões.Qualquer um dos termos abaixo pode ser considerado. Temos que prestar atenção no enunciado, se está restringindo ou não.
--------------
Teoria Clássica (Henry Fayol): Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. PO3C
Teoria Neoclássica (Peter Drucker): Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. PODC
Paludo: planejar, dirigir, coordenar, controlar, comunicar.
Maximiano: Planejar, Organizar, Liderar, Executar e Controlar.
CESPE dando uma de palhaça... ao menos colocasse segundo "MAXIMIANO"
Pessoal não poderia deixar de comentar essa questão! e percebi que todos os comentários acima é sempre voltado a EXECUÇÃO! Só que também vale comentar a questão do que é um PROCESSO ADMINISTRATIVO! Citado no comentário do JONAS LIRA acima. O que não faz muito sentindo chamar de PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DITO PELA CESPE, NA QUESTÃO NO SENTINDO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS! pois um processo constitui de, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, EXECUÇÃO E CONTROLE! isso tudo é um Processo Administrativo, sendo assim ao meu ver sim! CERTO: porque? simplismente porque fala-se em PROCESSO COMO UM TODO! E NÃO EM APENAS FUNÇÕES ISOLADAS! DAI EU DIRIA NÃO EXISTE PROCESSO SEM EXECUÇÃO! JÁ NA QUESTÃO MENSURADA ESTÁ CLARO QUE SE FALA EM PROCESSOS E NÃO APENAS EM FUNÇÕES!
No livro do Rodrigo Renno fala em:
PREVER
ORGANIZAR
COMANDAR
COODERNAR
CONTROLAR
--
Pag 23
Sei lá gente,tenho me vacinado no que se refere a essa CESPE!
Aí quando vejo essas questão faço umas analises de tudo que ja estudei em minha vida e pimba!"Dá certo..rsrs
Analisando o nosso corriqueiro PODC,podemos ver que a execução está inserida intrisicamente em todo processo:P
Administração nunca tem um conceito aceito por todos autores e a a banca não fornece em quem ela segue aí complica.
ALGUNS AUTORES CONCEITUAM O PROCESSO ADMINISTRATIVO/ORGANIZACIONAL COMO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, EXECUÇÃO E CONTROLE. EU MARQUEI CERTO, PORQUE ESSE MESMO AUTOR FAZ USO DA EXPRESSÃO FUNÇÕES GERENCIAIS AO INVÉS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.
GABARITO CERTO
Um abuso da banca, mas cespe é cespe...
Baseando até mesmo em Fayolpelo PODC3, pode se afirmar a escorreita afirmativa #comentáriode1linha
Item certo!
Questão assim é para dar uma de Mãe Dináh e Pai Tobias.
Maioria dos doutrinadores vão de PODC ("pode-ser") e outros de POC3 ("pôque-3"), tem um que o CESPE adora que curte uma variação "PODEC".
PODC: Planejamento, Organização, Direção, Controle
POC3: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar, Controlar
PODEC: Planejamento, Organização, Direção, Execução, Controle
Em suma, maioria fica nos "pode ser" da vida.
At.te, CW.
RENATO FENILI. Administração Geral e Pública para Concursos: abordagem completa. 3ª edição. Editora Impetus, 2017
Também caí nessa de que EXECUÇÃO não fazia parte das funções adiministrativas,e foi por um fato parecido com o comentário do colega KLAUS,mas acho que essa variação tem muito a ver com o que a banca pede no edital,um exemplo, PF(2014) o edital fala em funções da administração:PLANEJAMENTO,ORGANIZAÇÃO,DIREÇÃO,CONTROLE.
assim,na minha humilde opinião essa questão,se fosse da referida prova da PF(2014),estaria errada.
vejam esse exemplo:
Q21397 Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Técnico do Seguro Social
Para que sejam efetivas, as funções administrativas de planejamento, direção, organização e controle devem ser impessoais.
GABARITO:ERRADO(não por causa do PODC, mas sim porque DESENVOLVIMENTO é interpessoal)
outro exemplo:
Q199571 Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: EBC Prova: Técnico - Administração
O processo administrativo, que consiste em planejamento, organização, direção e controle, está em constante evolução, é contínuo, e não tem começo e fim definidos.
GABARITO:CERTO.
Mas o fato de não ter bibliografia recomendada faz tudo ficar mais "emocionante".
Execuçao????
Avante!!
kkk Tem que entender que a CESPE usa toda e qualquer biografia.
Affffffffffff
Execução não entra não ¬¬
Típica questão que quem estudou erra e quem não estudou acerta....
Daii você pensa melhor colocar certo né pq a cespe é MALUCA
Enfiou execução dentro do podc
planejamento ( prevê, situações do agora para o futuro)
, organização ( diferentes elementos, aumentar a eficiência )
, direção ( comandar x coordenar : decidir como /onde /quando
, execução.
e controle( pessoas e coisas e certifica se o que foi determinado foi cumprido.
força guerreiro ❤️
Fé no pai que a sua aprovação sai !
esse PODC que aprendi não serviu de nada kkk eita CESPE
tenho q fumar pedra pra resolver questões de adm. Esses examinadores são tudo noiado
Dentro das Funções Administrativas, não basta, apenas, planejar, e organizar, e dirigir, e controlar, algum dia tem que executar.
As questões da CESPE só visão prejudicar o candidato.
Administração é uma disciplina totalmente subjetiva. A rigor, não existe "execução" no processo administrativo. Academicamente falando, não existe.
Forçando a barra, saindo do q nos é/foi ensinado na disciplina, pra acertar a questão o candidato teria q pensar q aquilo q deve ser controlado tem q ser executado antes.
Ou seja, o candidato teria q fumar a mesma substância q o examinador
Sacanagem...
Sinceramente, às vezes que essas questões de certo ou errado desta matéria para o CESPE é loteria!
As 4 funções administrativas básicas do administrador, segundo Chiavenato são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esses constituem o processo administrativo (Introdução a Teoria Geral da Administração, pág 166)
Até quem compra gabarito erra essa.
A alternativa que apresenta corretamente a definição de planos operacionais é
O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o "como fazer” as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
Gabarito C.
Fundamentação: CHIAVENATO (2009: p. 351)
A questão versa sobre como o planejamento se distingue nos três níveis organizacionais e pede a alternativa correta em relação ao planejamento operacional. Para isso, resumiremos os três tipos de planejamentos da seguinte forma:
Planejamento Estratégico:
Planejamento Tático:
Planejamento Operacional:
Analisando as assertivas:
A- INCORRETA Pela a abrangência, a alternativa está tratando do planejamento estratégico.
B- INCORRETA. As orientações da alta gerência são consideradas no planejamento estratégico.
C- CORRETA. O planejamento operacional pode ser dividido em quatro tipos: procedimentos, orçamentos, programas e regulamentos. Todos eles visam trazer detalhes ao nível de execução.
D- INCORRETA. Dos planejamentos tratados, aquele que se preocupa com o ambiente externo é o planejamento estratégico.
E- INCORRETA. A alternativa está falando do planejamento estratégico.
GABARITO: LETRA C
Em relação às funções de administração, planejamento, organização, direção e controle, e ao processo de planejamento, julgue os itens seguintes.
Uma das principais atividades da gerência operacional é estudar o ambiente em que a organização está inserida para mapear as oportunidades e ameaças que possam comprometer os objetivos e a visão de futuro da organização.
A questão descreve atividades típicas da gerência estratégica que, orientada para o futuro (longo prazo), "estuda o ambiente em que a organização está inserida para mapear as oportunidades e ameaças" (variáveis externas - SWOT). O trecho que fala da visão de futuro também indica atividade de nível estratégico.
O tipo da gerência mencionada pela questão, é a gerência de alta cúpula, que cuida do Planejamento Estratégico da organização.
Ja a gerência que cuida do planejamento operacional, desenvolve planos nos niveis mais baixos da organização para delinear as etapas de ação para realização das metas operacionais e para sustentar os planos táticos. É ferramenta do gerente de departamento para as operações diárias e semanais.
Gerência Estratégica - Alta Cúpula da Administrção - CEO - Chefe Executivo Organizacional.
Seria a estratégica
FOCO DE ATUAÇÃO DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS
ESTRATÉGICO: Orientação externa
TÁTICO: Articulação interna
OPERACIONAL: Orientação interna
Fortalezas - ANÁLISE INTERNA
Oportunidades - ANÁLISE EXTERNA
Fraquezas - ANÁLISE INTERNA
Ameaças - ANÁLISE EXTERNA
GABARITO ERRADO
estudar o ambiente em que a organização está inserida para mapear as oportunidades e ameaças que possam comprometer os objetivos e a visão de futuro da organização.= GERÊNCIA ESTRATÉGICA
GERÊNCIA OPERACIONAL NÃO SE ENVOLVER COM AMBIENTES EXTERNO (OPORTUNIDADES E AMEAÇAS). TRATA-SE DE PRERROGATIVA DA GERÊNCIA ESTRATÉGICA.
NÍVEL ESTRATÉGICO: FOCO DE ATUAÇÃO EXTERNO E INTERNO.
NÍVEL TÁTICO: FOCO DE ATUAÇÃO INTERNO.
NÍVEL OPERACIONAL: FOCO DE ATUAÇÃO INTERNO.
GABARITO ERRADO
A gerência estratégica deve ter uma visão do conjunto administrativo para observar e avaliar as implicações globais do processo administrativo, sobrepor técnicas que possibilitem o desenvolvimento dos processos administrativos, com a ampliação e enriquecimento de funções, para alcançar os objetivos propostos pela empresa.
Está mais para Direção e não gerência.
Resposta: Errado
Gerência operacional se preocupa com : A EFICIÊNCIA , O DIA A DIA DA PRODUÇÃO , TUDO RELACIONADO A ISSO
Em relação às funções de administração, planejamento, organização, direção e controle, e ao processo de planejamento, julgue os itens seguintes.
De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são: contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização; precedência do planejamento, em relação às demais funções; penetração e abrangência em relação às características e atividades da empresa; e maior eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.
Gente para quem esta iniciando agora, e não tem muito conteúdo, esta apostila é perfeita, bem explicada e resumida:
Boa sorte a todos e bons estudos, que Deus ajude aqueles que correm atrás de seus objetivos.
Muito obrigada Kezy Cristina Almeida, por indicar esse material, que DEUS te abençõe.
Na verdade, o erro é bem sutil: NÃO é MISSÃO ORGANIZACIONAL e sim VISÃO ORGANIZACIONAL.
Missão organizacional é a mensagem externa da Organização (fornecedores, clientes, investidores e etc) já a Visão é a mensagem interna da Organização(funcionários)
Buscar base conceitual
Os princípios gerais do planejamento são:
a) contribuição aos objetivos
b) precedência do planejamento, ou seja, corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle)
c) maior penetração e abrangência
d) maior eficiência, eficácia e efetividade, isto é, o planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiência.
Os princípios específicos do planejamento são:
1. Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é o plano em si, mas o processo envolvido
2. Planejamento coordenado, ou seja, nenhuma parte de uma empresa pode ser planejado eficientemente se isto ocorrer de maneira independente
3. Planejamento integrado: os vários setores de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados
4. Planejamento permanente: nenhum plano mantém seu valor com o passar do tempo.
FONTE: ALFA CONCURSOS
O CESPE já cobrou isso na escrita:
http://www.cespe.unb.br/concursos/ANATEL_14/arquivos/PadraoResposta_ANATEL_CARGO_001_definitivo.pdf
Espero ter ajudado.
São quatro os princípios gerais para os quais o executivo deve estar atento:
A) O principio da contribuição aos objetivos - É o princípio da definição e busca dos objetivos. O alcance dos objetivos é a razão de ser do planejamento.
B) O princípio da precedência do planejamento –Apesar da interligação entre as funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle), o planejamento é o que vem antes. É o que vai definir o que vai ser feito. Por isso sua relevância no processo.
C) O principio da maior penetração e abrangência –O planejamento normalmente é o que provoca as maiores mudanças na empresa. Ele influencia na necessidade de treinamentos, substituições, transferências, avaliações, etc.; afeta a área de tecnologia, nos sistemas, nas divisões de funções, procedimentos, normativos, etc.
D) O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade –Na busca da maximização dos resultados e minimização das deficiências, o planejamento tem que ser eficiente, eficaz e efetivo, assim demonstrado:
· Eficiência é fazer as coisas de maneira adequada;
· Eficácia é fazer as coisas certas;
· Efetividade é apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo
(permanentemente).
Fonte: https://wwa.tjto.jus.br/coges/images/Portal_Coges/Planejamento/introducao_-_teoria_planejamento.pdf
Errado.
Os princípios descritos na questão não são específicos e sim, é a descrição dos princípios gerais do planejamento.
Os princípios específicos são:
Participativo: realizado por várias áreas
Coordenado: interligado em TODOS os aspectos
Integrado: envolvendo todos os escalões
Permanente: atendendo às turbulências do ambiente, pois não mantém a utilidade do tempo.
Macete do professor Bruno Eduardo do grancursos:
Princípios Gerais de planejamento são mais extensos; Princípios Específicos são uma palavrinha só (mais curtos).
ERRADO!
BIZU: principios específicos eu assossio a palavras simples, exemplo: participativo, coordenado, integrado e permanente
já os princípios gerais eu asocio a palavras compostas exemplo: maior influencia e abrangencia, maior eficiencia, eficacia e efetividade, precedencia do planejamento, contribuição aos objetivos
(Questão) De acordo com a atitude e visão interativa da função de planejamento, os quatro princípios considerados como específicos são:
· contribuição para a missão organizacional e para os objetivos gerais da organização;
· precedência do planejamento, em relação às demais funções;
· penetração e abrangência em relação às características e atividades da empresa;
· e maior eficiência, eficácia e efetividade dos resultados.
Tais princípios até estão certos. O erro ta em considera-los como específicos. Tais princípios são, na verdade, gerais. Os específicos são:
· Planejamento participativo – visa o processo desenvolvido através da participação dos envolvidos – busca a participação de todos
· Planejamento coordenado – os aspectos desenvolvidos atuam de maneira interdependente.
· Planejamento integrado – os planejamentos dos escalões devem ser integrados (hehehe)
· Planejamento permanente – como o ambiente é mutável, o planejamento deve ser frequentemente realizado.
muito triste... sabe aquela questão que vc acha que vai errar sempre? pronto!
Princípios gerais:
a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve ser visar ao objetivo máximo da organização;
b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;
c) Princípio da maior influência e abrangência: ele pode provocar uma série de modificações na organização;
d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: ele procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades.
Princípios específicos:
e) Planejamento participativo: o seu principal resultado não é o plano final, mas o processo desenvolvido;
f) Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem atuar de maneira interdependente;
g) Planejamento integrado: os planejamentos dos vários escalões das organizações devem ser integrados;
h) Planejamento permanente: como o ambiente é mutável, é necessário que o planejamento também seja permanentemente realizado.
Note que, na verdade, a questão trouxe os princípios gerais e disse que eram os específicos!
A definição está tão perfeita, que até me emocionei! Porém, uma palavrinha mudou tudo :'( Não são princípios específicos,são os gerais do planejamento.
Planejamento
Princípios gerais:
Máxima contribuição aos objetivos
Precedência - PODC
Caderno professor Rafael Barbosa - Espaço Campos
Abrangência/penetração
Eficiência, eficácia e efetividade
Princípios específicos:
Participativo
Integrado
Coordenado
Permanente
Caderno professor Rafael Barbosa - Espaço Campos
A questão exige o conhecimento da diferenciação entre princípios gerais e específicos, segundo Djalma Oliveira. A questão inverte os conceitos apresentando como específicos os quatro princípios gerais e por isso o enunciado está incorreto. São princípios específicos do planejamento (PAPECI): Participativo, Permanente, Coordenado e Integrado.
Gabarito: Errado
Gabarito: Errado
A questão exige o conhecimento da diferenciação entre princípios gerais e específicos, segundo Djalma Oliveira. Notem que a questão inverte os conceitos apresentando como específicos os quatro princípios gerais e por isso a questão está incorreta.
Mnemônico para não esquecer os princípios específicos do planejamento:
(PAPECI): Participativo, Permanente, Coordenado e Integrado.
Portanto, item ERRADO.
Esses são os princípios gerais, por isso a questão está errada, já que ela fala "específicos"
Errada
São princípios específicos do planejamento (PAPECI): Participativo, Permanente, Coordenado e Integrado.
Com relação à atividade de planejamento, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Planejamento é o processo que visa determinar o que fará a organização para atingir seus objetivos. Em termos mais formais, é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos por meio da análise, da avaliação e da seleção das oportunidades previstas.
II – Planejamento é atividade gerencial fundamental que depende do tipo de organização que esteja sendo gerenciado, estando presente no dia a dia de empresas privadas, mas ausente nas atividades de gerentes de organizações públicas.
III – Planejamento é função gerencial básica, ou seja, precede as demais e constitui a base para as funções de organizar, executar e controlar atribuídas aos gerentes. Dessa forma, recomenda-se o desenvolvimento de planos, para, então, os gerentes determinarem, por exemplo, como estruturar uma organização e utilizar os serviços de seus funcionários.
A sequência correta é:
Só uma observação na III - executar não é o mesmo de liderar. Acertei mais tem falha a questão cabendo recurso.
Planejamento é função gerencial básica.
Planejar significa conseguir meios de realizar algo, construir alguma coisa, adquirir um bem. Portanto é preciso saber o que é este algo, esta coisa, este bem. Porque tudo começa por um objetivo. Planejar é mais do que fazer planos. Planejamento é o processo de estabelecer objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los.
LETRA B CORRETA
DOWNSIZING (achatamento em português) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária.
Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com a Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.
Com relação às características do planejamento, julgue os itens seguintes.
O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas.
O PLANEJAMENTO NÃO PROPICIA AO GESTOR SABER AS DIFICULDADES QUE A CONCORRÊNCIA IRÁ ENFRENTAR NO FUTURO. EXTRAPOLA O ESTUDO DO PLANEJAMENTO. ABÇS, LUCIANE.
Trabalho focado no presente e não em objetivos futuros
O Planejamento tem a função de antecipar, programar, prever, mas não de SABER sobre seu futuro e menos ainda o futuro da concorrência, fornecedores... É mais como uma orientação ou, como já disseram, uma preparação para o futuro, visando diminuir as incertezas.
Ricardo, cuidado com seu comentário para não confundir quem está iniciando. Jamais o planejamento visa apenas o presente, muito pelo contrário, através da aquisição de dados de entrada ele analisa o passado,presente e o futuro. O planejamento visa antecipar as ações, prevenir-se de situações indesejáveis, criar planos para não desestabilizar-se diante dos processos contínuos de mudanças que ocorrem constantemente.
A questão peca ao dizer que o planejamento possibilita saber sobre o futuro, quando o certo é dizer que possibilita reduzir as incertezas do futuro. Porém, discordo de quem diz que o planejamento é voltado apenas para a própria empresa, pois assim estaremos eliminando o maior elemento do planejamento que é o ambiente externo. No meu ponto de vista, planejar é criar cenários futuros quanto ao ambiente externo - elementos que interagem com a empresa, e interno da empresa, que refleti as interações da empresa com o ambiente externo, para reduzir as incertezas e propor alternativas. ELIMINAR A CONCORRÊNCIA E OS FORNECEDORES É RETROCEDER NA EVOLUÇÃO DA HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO COMO UM TODO.
o futuro a Deus pertence, caro cespe.
O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas. ERRADA
------------
Pessoal, com todo respeito, mas há vários comentários equivocados aqui.Existe sim dois erros na questão: o primeiro está na generalização do item, em dizer que o planejamento permite que os gestores saibam o que o futuro reserva. Mas o principal erro realmente é dizer que o planejamento permite aos gestores saber o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores etc.
O planejamento considera fatores internos e externos para sua elaboração, porém, os fatores externos são estudados para a formulação do planejamento da empresa e não para prever o que vai acontecer com os concorrentes. O planejamento é feito para planejar o futuro da organização e não de seus concorrentes. Vejam bem: os concorrentes são considerados para a elaboração do planejamento mas o planejamento não fará nenhum planejamento para o concorrente, prevendo o futuro.
O que ocorre é o seguinte: a nossa empresa crescerá x% em cima da falha do concorrente tal e com isso ganhará x% do mercado. Não irá constar "a empresa concorrente perderá y% de mercado, entrará em recessão e demitirá 500 funcionários".
--------------
"O trabalho do administrador não se restringe ao presente, ao atual, ao corrente. Ele precisa extrapolar o imediato e se projetar para a frente. O administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização".
Administração nos novos tempos - Chiavenato
--------------
Segundo Oliveira (2006, p.6), o processo administrativo deve ser visto em partes:
- Planejamento da empresa é o estabelecimento de objetivos ou resultados esperados, bem como as estratégias ou meios mais adequados para se alcançar esse estado futuro desejado.
O planejamento não serve para prever o futuro, mas para reduzir a incerteza.
Planejamento reduz a incerteza. Como pode saberem o futuro?. ;)
TRATA-SE DE UMA PREVISÃO FUTURA, E NÃO UMA CERTEZA FUTURA. SEGUNDO FAYOL, A PREVISÃO, COMO FUNÇÃO DO PROCESSO ADMIISTRATIVO, É A CAPACIDADE DE AVALIAR O APROVISIONAMENTO DOS RECURSOS EM FUNÇÃO DO FUTURO. HOJE ESSA PREVISÃO FOI SUBSTITUÍDA PELO PLANEJAMENTO.
GABARITO ERRADO
O planejamento busca tomar decisões para fazer com que o futuro seja conforme desejado. Apesar disso, ele não pode ser confundido com mera previsão sobre o futuro. O futuro não tem como ser previsto, a não ser com uma bola de cristal ou outro método do tipo
GAB: Errado!! -Carlos Xavier
PLANEJAMENTO NÃO É MÁQUINA DO TEMPO! KK
Construção de cenários ou prospecção poderiam ser utilizados.
O futuro a Deus pertence. Por mais que você planeje no caminho algo diferente pode acontecer. Então seu "fututo" é o HOJE...
PLANEJAR # PREVER.
Os gestores são videntes? kk
autoRização = discRicionário;
Licença = vincuLado;
O planejamento, como função básica do administrador, define os objetivos a serem atingidos pela organização (seja pública ou privada), além de determinar a maneira (como) alcançá-los. A definição de como atingir o objetivo, determinando a maneira como serão alocados os recursos da empresa ou órgão, é chamada de estratégia.
ERRADA!
Planejamento não é a Mãe Dinah!
É vidente papai?
O planejamento reduz incertezas, mas não as elimina.
O Planejamento não é Mestre dos Magos, nem cartomante.
PLANEJAMENTO É MUTÁVEL , por isso, ele não ADIVINHA O FUTURO.
Com relação às características do planejamento, julgue os itens seguintes.
O planejamento orienta gestores e funcionários quanto às atividades que devem ser desenvolvidas para que as metas da empresa sejam cumpridas.
EXATAMENTE! GESTORES E FUNCIONÁRIOS, PORQUE O PLANEJAMENTO SE DESDOBRA EM ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL. RESPECTIVAMENTE TEMOS: PLANEJAMENTO NAS METAS, NAS POLÍTICAS E NAS ATIVIDADES. DO TODO ÀS PARTES.
O PLANEJAMENTO FAZ A DEFINIÇÃO DE TUDO DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO, INCLUSIVE QUANTO À DEFINIÇÃO DO TIPO DE ATIVIDADE QUE A ORGANIZAÇÃO EXECUTARÁ PARA QUE A META SEJA ATINGIDA.
GABARITO CERTO
Como um processo de tomada de decisão e orientação para o futuro, não deve haver dúvidas que o planejamento de fato orienta gestores e funcionários sobre o que deve ser feito pela organização para que suas metas e objetivos sejam atingidos.
GABARITO: Certo
Estratégia Concursos
• Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
Acerca de organização, julgue o item a seguir.
Uma equipe de trabalho coesa influencia diretamente os níveis de desempenho de uma empresa.
Sinônimo de coesão: acordo, combinação, concordância, concórdia, consonância, entendimento, harmonia e sintonia.
Com certeza, no caso uma equipe voltada à missão, visão da organização colabora diretamente para o aumento do desempenho organizacional, por outro lado, quando a equipe não visa as metas da organização colabora diretamente para a diminuir o desempenho organizacional, em qualquer dos casos influencia o desempenho, para melhor ou para pior.
. A coesão refere-se à aderência à equipe.
O POVO TEM QUE TRABALHAR UNIDO, EM HARMONIA... ASSIM O DESENHNO FICA SATISFATÓRIO. CHIAVENATO DISSE QUE O ELEMENTO PESSOAS É O FATOR MAIS IMPORTANTE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, PORQUE SÃO AS PESSOAS QUEM IMPULSIONAM DIRETAMENTE A ORGANIZAÇÃO PARA A AÇÃO.
GABARITO CERTO
Tem certas equipes que não trabalham, enganam, por isso errei, ao considerar que de forma determinística só o fato da equipe ser coesa, influencia nas alavancagens da empresa.
O fato de a equipe estar unida, em harmonia, ou seja, coesa, influencia em muito o alcance dos resultados organizacionais. Com essas características o trabalho flui mais facilmente, há colaboração, apoio mútuo, integração na execução das atividades, satisfação e motivação dos membros no trabalho. Assim, há, mais do que nunca, a geração de uma alta sinergia positiva, alcançando-se resultados mais significativos.
Gabarito: C
Considerando as funções de administração, julgue os itens a
seguir.
Pensar antecipadamente em objetivos e ações, e embasar as ações em algum método são exemplos de atividades de organização.
PLANEJAR = PENSAR
O processo de planejamento constitui em 6 passos:
1.Definir os objetivos; neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, onde queremos chegar.(pensar antecipadamente os objetivos)
2.Verificar qual é a situação atual em relação aos objetivos;
3.Desenvolver premissas quanto às condições futuras;
4.Analisar as alternativas da ação; aqui escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos (embasar as ações em algum método...)
5.Escolher um curso de ação entre as várias alternativas;
6.Implementar o plano e avaliar os resultados
Não é organização e sim Planejamento.
Planejar é o primeiro passo do Processo Administrativo, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Objetiva-se traçar o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
Cespe deu uma forçada na barra....
A doutrina não chama "atividade PODC" e sim FUNÇÃO!!! Fayol mesmo engloba essa perspectiva como FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO e não "ATIVIDADES".
TRATA-SE DO PLANEJAMENTO, E NÃO DA ORGANIZAÇÃO!
PLANEJAMENTO É O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES.
NELE HÁ A DEFINIÇÃO DE O QUE DEVE SER FEITO (objetivos) E COMO SER FEITO (planos).
PLANEJAMENTO:
ESTRATÉGICO --> PLANOS INSTITUCIONAIS, ESTABELECIMENTO DE METAS E OBJETIVOS.
TÁTICO --> PLANOS FUNCIONAIS, ESTABELECIMENTO DAS POLÍTICAS E DAS DIRETRIZES. (unidades organizacionais)
OPREACIONAL --> PLANOS DE AÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ATIVIDADES.
GABARITO ERRADO
PENSAR ANTECIPADAMENTE --> PLANEJAR-SE
PLANEJAMENTO (planejar, estabelecer, definir)
ORGANIZAÇÃO (alocar, distribuir)
DIREÇÃO (coordenar , liderar)
CONTROLE (mensurar, avaliar)
Pensar antecipadamente em objetivos e ações, e embasar as ações em algum método são exemplos de atividades de planejamento.
São atividades do planejamento.
P O D C
PLANEJAMENTO (planejar, estabelecer, definir)
ORGANIZAÇÃO (alocar, distribuir)
DIREÇÃO (coordenar , liderar)
CONTROLE (mensurar, avaliar)
planejamento
Viu, como não é tão difícil elaborar uma questão sensata?!
Parabéns, CESPE!!!
Antecipar= vem de Planejamento
Julgue o item seguinte acerca de planejamento tático,
planejamento operacional, balanced scorecard (BSC),
administração por objetivos e processo decisório.
Um gestor que trabalha no desenvolvimento do plano de recursos humanos de uma organização, descrevendo as políticas e as diretrizes do referido setor, que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático dessa organização.
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.
O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
O planejamento tático é diferente para cada área da companhia. A area financeira terá seu próprio planejamento tático financeiro, assim como a RH, marketing e assim por diante. Esta etapa é mais focada que o planejamento estratégico, que é desdobrado em diversos planos táticos.
O planejamento tático é feito de ano a ano e busca otimizar uma determinada área da empresa na busca de um resultado.
Bons estudos!
Certo.
Fundamentação
O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais inferiores, ou seja, é realizado no nível gerencial ou departamental, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientadoras para o processo decisório organizacional.
Valentim,2008Espero ter Ajudado
Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.
Johann GoetheA questão se concretiza como correta ao final quando afirma: [...] descrevendo as políticas e as diretrizes do referido setor, que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático dessa organização.
Em sequência, o nível posterior referido pelo autor da questão é o planejamento operacional, logo o anterior a ele desenvolvido pelo gestor foi o planejamento tático.
Planejamento Estratégico >> Tático >> Operacional
Bons estudos pessoal!
Planejamento Tático: é a setorização, desdobramento do planejamento estratégico. Envolve apenas o setor específico para o qual se elabora o plano. Ele trabalha com decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. É desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, como as gerências de RH, Marketing, Financeiro, etc. O horizonte de tempo é de médio prazo neste tipo de planejamento.
Fonte: Ponto dos Concursos.
O planejamento ocorre em três níveis distintos:
• Planejamento estratégico: é aquele que engloba a organização como um todo, tomando em conta seus planos de longo prazo.
• Planejamento tático: é o que toma por base uma área/setor específico da organização, sendo desdobramento do planejamento estratégico.
• Planejamento operacional: é o planejamento de cada tarefa específica, sendo um desdobramento do planejamento tático.
O caso mencionado pela questão é claramente referente ao planejamento de uma área da organização (a área de recursos humanos), por
isso trata-se do planejamento tático.
Fonte: Prof. Carlos Xavier (Estratégia Concursos)
Um gestor que trabalha no desenvolvimento do plano de recursos humanos de uma organização - NÍVEL ESTRATÉGICO
materializadas de forma mais detalhada por outro nível, atua no planejamento tático - NÍVEL TÁTICO
CORRETA QUESTÃO
NÍVEIS HIERÁRQUICOS:
ESTRATÉGICO ---> ESTABELECIMENTO DA MISSÃO.
TÁTICO ---> ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS E DIRETRIZES. (aqui estão as unidades organizacionais)
OPREACIONAL ---> ESTABELECIMENTO DE ATIVIDADES.
ALÉM DISSO, É VÁLIDO LEMBRAR QUE O PLANEJAMENTO OPERACIONAL, EM QUE AS ATIVIDADES SÃO DETALHADAS, É UM DESDOBRAMENDO DO PLANEJAMENTO TÁTICO. ISSO EXPLICA A REDAÇÃO DO ITEM: "...que serão, posteriormente, materializadas de forma mais detalhada por outro nível..."
GABARITO CERTO
linda questão
Planejamento tático: é o que toma por base uma área/setor específico da organização, sendo desdobramento do planejamento estratégico.
Pessoal, se a CESPE falar em PLANEJAMENTO TÁTICO e RH pode marcar CERTO.
tático: produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade.
(CHIAVENATO)
Gabarito (Certo)
O plano de RH ao descrever as políticas e diretrizes do setor está atuando em uma ÁREA FUNCIONAL, e a questão ainda deu ênfase ao PRÓXIMO planejamento que será o detalhamento (Nível Operacional) de como materializar o plano, envolvendo o planejamento operacional.
Fonte: Gran Cursos
Planejamento estratégico / institucional ---> altos executivos; olha a organização como um todo; longo prazo
Planejamento tático / funcional ---> departamentalização; médio prazo
Planejamento operacional ---> curto prazo; materializa-se por ações mais detalhadas
Gab: ERRADO
Diretor é nível estratégico
Gestor é nível tático
Supervisor é nível operacional.
GABARITO: CERTO
Perceba que o plano de RH ao descrever as políticas e diretrizes do setor está atuando em uma área funcional, e a questão ainda deu ênfase ao próximo planejamento que será o detalhamento de como materializar o plano, envolvendo o planejamento operacional.
GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.
O processo administrativo é composto pelas seguintes funções:
1) planejamento.
2) organização.
3) direção.
4) controle.
A seguir, têm-se os conceitos de cada uma das funções administrativas:
a. manter o pessoal em atividade em toda a empresa, reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço.
b. examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
c. cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as orientações.
d. montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a função administrativa e seu conceito.
Resposta: E
Passos para a execução das Funções da Administração, que são 4:
1) Planejamento - Examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo;
2) Organização - Montar uma estrutura humana (parte social da empresa) e material para realizar o empreendimento;
3) Direção (Comando e Coordenação) - Manter o pessoal em atividade em toda a empresa, reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. Quem é coordenador deve sempre motivar as pessoas e saber a qualidade de cada uma para usufruir disso em prol da empresa;
4) Controle - Cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as orientações.
Letra E.
Comentário:
Questão que traz as funções do processo administrativo de maneira mais interpretativa. Recomendo procurar primeiro
as funções mais simples.
Vamos procurar o planejamento:
1 - b: planejamento é examinar o futuro e ter um plano de ação. A questão fala de longo e médio prazo, mas o planejamento
também pode ser de curto prazo, não tem nenhum problema quanto a isso!
2 - d: organização é a função de estruturação dos recursos para o bom funcionamento da organização. É o que está no
item d, em outras palavras.
3 - a: direção é a condução dos trabalhos do dia-a-dia, que está relativamente bem apresentada no item a.
4 - c: garantir que tudo funcione como planejado é a função do controle.
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier
Para responder corretamente à questão em apreço, o conhecimento sobre as funções administrativas se faz necessário. Aqui, deve ser marcada a alternativa que apresenta a correta relação entre a função administrativa e seu conceito.
As funções administrativas representam um dos principais assuntos de administração. Saber o que está envolvido em cada uma das funções é essencial para responder à questão em apreço. Vamos a elas:
A seguir, vemos a relação correta entre a função administrativa e seu conceito.
Em relação ás alternativas, concluímos que a opção "E" é a correta.
GABARITO: E
Fontes:
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.
Planejamento é uma ferramenta importante na condução das organizações. Sobre esse tema, indique a opção correta.
a) O plano tático estabelece missão, produtos e serviços oferecidos pela organização.
b) O planejamento estratégico alcança apenas os níveis institucional e gerencial, não contemplando orientações para o nível operacional.
c) O planejamento tático abrange toda a organização, definindo a sua relação com o seu ambiente.
d) O plano operacional traduz o plano estratégico em ações especializadas, como marketing, operações e outros.
e)Planejamento operacional define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais. CORRETA
Galera, estou começando agora em Adminsitração. Supus que os erros são os negritados acima. Seriam mesmo?
Gabarito: Letra E
O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro (MAXIMIANO, 2000). Se divide em:
Planejamento estratégico: (Nível institucional) Mapeamento ambiental, avaliação das forças e limitações da organização, incerteza e imprevisibilidade; onde são definidas as estratégias que serão adotadas a longo prazo pela empresa. È tarefa da alta administração. Possui uma visão ampla. È considerado de alto risco.
Planejamento tático ou administrativo: (Nível intermediário) Tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos concretos ao nível departamental; é o detalhamento do planejamento estratégico num médio prazo com a fixação dos objetivos e recursos necessários para o atingimento das estratégias organizacionais. È o planejamento desenvolvido pela média administração. Visão setorial. È considerado de médio risco.
Planejamento Operacional: (Nível Operacional) Desdobramento dos planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa ou atividade. Certeza e previsibilidade é aquele que está mais preocupado com os cronogramas, atingimento de metas de produção, vendas ou tarefas. Possui uma visão simples e facilitada. È considerado de baixo risco. Seus objetivos são bem detalhados e estão voltados para o curto prazo. O plano operacional nada mais é do que um plano voltado para a execução de alguma tarefa ou evento: o treinamento de funcionários, a captação de um empréstimo, uma conferência entre parceiros, dentre diversas atividades que ocorrem em todos os departamentos.
Letra E.
Comentário:
Questão interessante. Vejamos os erros e acertos em cada alternativa:
A) Errado. O plano que estabelece esses pontos é o estratégico.
B) Errado. O planejamento estratégico contempla a organização como um todo. Não é detalhado, mas é com base nele
que são feitos os planos tático e operacional.
C) Errado. O planejamento tático abrange áreas da organização. O planejamento que abrange a organização como um
todo e sua relação com o ambiente é o estratégico.
D) Errado. O correto para essa afirmação seria o plano tático, e não o operacional.
E) Certo. é com base na aplicação do plano operacional que os objetivos acima (tático e estratégico) poderão ser
conquistados, já que o plano estratégico é desdobrado em tático, e o tático em operacional.
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier
A - ERRADO - O PLANO ESTRATÉGICO É QUE ESTEBELECE A MISSÃO.
B - ERRADO - UM É DESDOBRAMENTO DO OUTRO, OU SEJA, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO É DESDOBRADO EM VÁRIOS PLANEJAMENTOS TÁTICOS, EM QUANTO ESTES SE DESDOBRAM EM PLANOS OPERACIONAIS; CONTEMPLANDO, PORTANDO, NOS DEMAIS NÍVEIS.
C - ERRADO - O PANEJAMENTO ESTRATÉGICO ATUA DE FORMA GLOBAL, HOLÍSTICA, GENÊRICA... É ELE QUE ABRANGE TODA A ORGANIZAÇÃO.
D - ERRADO - É O PLANO TÁTICO QUE TRADUZ O PLANO ESTRATÉGICO. A CADEIA REMISSIVA É VISTA DO TOPO ÀS PARTES.
E - CORRETO - APLITUDE DO NÍVEL OPERACIONAL: DETALHADO, ANALÍTICO, ESPECÍFICO, UMA ATIVIDADE, TAREFA, OPERAÇÃO.
GABARITO ''E''
O Planejamento Operacional define atividades e recursos? Isso não é papel do Planejamento Tático? O Operacional é sobre tarefas, curto prazo, etc. O Tático é aquele que vai definir os objetivos e recursos necessários para atingir (como muitos de vocês colocaram como justificativa). Não entendi, se alguém puder ajudar.
Desde quando planejamento operacional "define" atividades e recursos?
O Planejamento Operacional define atividades e recursos? Isso não é papel do Planejamento Tático? O Operacional é sobre tarefas, curto prazo, etc. O Tático é aquele que vai definir os objetivos e recursos necessários para atingir.
GABARITO E.
LETRA E CORRETA
O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,
o planejamento estratégico:
· É projetado para o longo prazo;
· Envolve a empresa como um todo;
· É definido pela cúpula organizacional;
· É voltado para a eficácia;
· É voltado para o atendimento do cliente.
O planejamento tático é voltado para uma área da organização específica, planejando a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação dos objetivos previamente fixados. É conduzido pelos níveis organizacionais intermediários. Assim, o planejamento tático:
· É projetado para o médio prazo;
· Envolve cada departamento ou unidade organizacional;
· É definido pelo nível gerencial intermediário;
· É voltado para a coordenação e integração das atividades.
O planejamento operacional, por sua vez, está mais ligado à formalização de metodologias e procedimentos, gerando basicamente os planos de ação ou planos operacionais. É conduzido pelos níveis organizacionais mais baixos. Em resumo, o planejamento operacional:
· É voltado para o curto prazo;
· Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente;
· É voltado para a eficiência.
São etapas da função administrativa de planejamento, exceto:
Gabarito D.
O planejamento possibilita aos gestores focar não somente no curto prazo, mas também no futuro da organização.6 O processo de planejamento, de acordo com Schermerhorn,7 é composto por cinco passos:
1. Definição dos objetivos: neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar.
2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Dessa forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido.
3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos.
4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos.
5. Implementar o plano e avaliar os resultados: Agora, devemos executar o planejado e avaliar quais são os resultados atingidos, de modo que possamos corrigir os desvios e revisar os planos, se necessário.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a função administrativa de planejamento. No caso, deve ser marcada a alternativa que apresenta uma característica que não pertence ao planejamento.
As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle. Em que:
A que conclusão podemos chegar após apresentar as funções? Vejamos:
Sendo assim, entendemos que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.
RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013..
A concorrência em escala global e a escassez de recursos forçaram muitas organizações a buscar padrões cada vez mais elevados de eficiência [...] por meio de soluções como a administração e o aprimoramento de processos [...].
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2010, p. 459-460. Adaptado.
Ao mesmo tempo em que, nesse ambiente competitivo dos negócios, os projetos têm papel importante na gestão estratégica das organizações. [...] são os vetores das mudanças, da implementação das estratégias e das inovações que trazem vantagens competitivas para as empresas.
MARQUES JUNIOR, L. J.; PLONSKI, G. A. Gestão de projetos em empresas no Brasil: abordagem “tamanho único”? Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 1, p. 1, 2011. Adaptado.
A gestão de projetos e a de processos, ambas abordadas nos trechos acima, compreendem, respectivamente:
Gabarito: letra D
MUITA enrolação para pouca coisa! Com as palavras chaves dava pra acertar, veja:
Gestão de processos palavras-chave: insumos, entrada e saída, agregar valor, eficiência, horizontalidade, quebra departamentalização, melhoría contínua, mapeamento e desenho, fluxograma.
Gestão de projetos palavras-chave: temporário, metas e objetivos, esforços por programas, inovação, alto custo investimento.
Fonte: Chiavenato, Paludo, Rennó
Pelo conteúdo proposto pelo colega André não poderia ser a C?
Nao entendi a questao...alguem poderia dar uma luz?
Os estágios da administração da crise são:
1) preparação - designar uma equipe de administração de crise e um porta-voz; criar um plano detalhado de administração de crise. construir um sistema eficaz de comunicação.
2) contenção - construir relacionamentos; detectar sinais do ambiente.
3) prevenção - resposta rápida: ativar o plano de administração de crise; divulgar a terrível verdade; atender às necessidades emocionais e de segurança.
Está(ão) correta(s):
Claudia, a resposta rápida faz parte da prevenção pois, ao divulgar informações sobre o fato gerador da crise, deixa-se de alastrar ainda mais possíveis boatos e questões alarmantes sobre o fato inicial causador e, dessa forma, previne-se uma crise ainda maior.
Acredito que a "resposta rápida" é prevenção DA CRISE e não DO ACONTECIMENTO que pode gerar uma crise e por isso, há confusão. Por exemplo, na queda de um avião. A empresa dá uma resposta rápida na tv sobre o acidente, prevenindo que imprensa e pessoas gerem boatos e informações mais alarmantes sobre o ocorrido prevenindo A CRISE. Mas não prevenindo a queda do avião que é potencial causador da crise.
Gostaria de conhecer o fundamento teórico dessa questão... "Divulgar a verdade/ Resposta rápida" se encaixa em prevenção? Entendo que esse já seria um enfrentamento da crise... A prevenção é anterior...
quando aparecer algo assim, marque o mais lógico e que nunca agrida a constituição , letra a, qualquer dúvida leiam os conceitos.
atender as necessidades emocionais? Se for pra uma empresa atender as necessidades emocionais dos seres humanos o negócio fica feio viu...
se fosse assim o auto controle não seria algo tão valorizado, a auto liderança tb...
"Os estágios da administração da crise" Estudei o processo administrativo/organiacional e não vi nada mencionando isso, o que devo estudar para achar informações pertinentes a essa questão?
questão ridícula. Para mim sem gabarito.
Do ponto de vista do tempo, o planejamento pode ser a longo, médio e curto prazo. Do ponto de vista da abrangência, qual das alternativas não compõe o grupo de categorias do planejamento?
Resposta: D
Do ponto de vista das atividades, ou de sua abrangência, o planejamento pode ser incluído em uma das seguintes categorias:
• de espaço físico: consiste no planejamento do espaço; expressa-se, na prática, como o programa de necessidades físicas
para a unidade de informação;
• organizacional: refere-se ao esboço da estrutura que permita que sejam alcançados os objetivos previstos;
• de produtos: refere-se aos produtos e serviços que se pretende oferecer ao público;
• de recursos: refere-se aos recursos humanos, materiais e financeiros necessários;
• de operações: abrange os processos de produção e distribuição de produtos e serviços;
• das formas de acompanhamento e avaliação, bem como da continuidade dos planos;
• global: a combinação de todos os planos existentes na organização e o processo pelo qual todos os planos internos se integram ao seu planejamento estratégico.
(Livro - ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2005.)
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Tanto o levantamento quanto a análise de informações constituem etapas do processo de planejamento.
O processo de planejamento segundo Chiavenato é uma sequencia de6 passos:
1 -DefinirObjetivos: os objetivos servem de direção a todos os principais planos,devem especificar resultados desejados e pontos finais que se pretende chegar.
2 – Verificar qual é asituação atual em relação aos objetivos: nada mais é do que o levantamentodas forças e fraquezas da organização que correspondam as oportunidades eameaças do ambiente externo em relação aos seus objetivos organizacionais.
3 – Desenvolver premissasquanto às condições futuras: trata-se de gerar cenários alternativos paraos estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar oprogresso em direção aos objetivos.
4 – Analisar as alternativasde ação: trata-se de relacionar e analisar as alternativas de ação.
5 – Escolher um curso deação entre as alternativas: selecionar o curso de ação adequado paraalcançar os objetivos.
6 – Implementar o plano eavaliar os resultados: seguir pelo planejamento e tomar ações corretivas amedida que se tornem necessárias.
O planejamento estratégico contempla as etapas:
- análise da situação estratégica presente
- análise do ambiente
- elaboração do plano estratégico
- implementação da estratégia
- controle
CERTO
O planejamento se traduz em diagnóstico da situação atual (levantamento e análise de informações, identificação de pontos fortes/fracos, ameaças/oportunidades) e o prognóstico (que são as estratégias a serem implementadas para o alcance dos objetivos organizacionais).
Para Santos,2006, o planejamento segue as etapas definição dos objetivos, análise do ambiente externo,análise do ambiente interno, delineamento das estratégias, avaliação comparativa e execução,avaliação e controle.
O Levantamento e a Análise são duas coisas que precedem a definição de outras... Sem ir muito longe(na doutrina) é perceptível que constituem o processo de planejamento pois um dos princípios gerais do planejamento é o princípio da precedência do planejamento... então antes de tomar quaisquer medidas há de se fazer um levantamento, uma análise...ou até definir critérios...Resolvi assim...
Gabarito: CERTO
Bons estudos!
ESTAPAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
1ª - DEFINIR OBJETIVOS (para onde queremos ir?)
2ª - VERIFICAR QUAL É A SITUAÇÃO ATUAL EM RELAÇÃO AO OBJETIVOS (onde estamos agora?)
3ª - DESENVOLVER PREMISSAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES FUTURAS; PRESSUPOSIÇÕES ANTECIPATÓRIAS (o que temos pela frente?)
4ª - ANALISAR AS ALTERNATIVAS DE AÇÃO (quais são os caminhos possíveis?)
5ª - ESCOLHER UM CURSO DE AÇÃO ENTRE AS VÁRIAS ALTERNATIVAS (qual o melhor caminho?)
6ª - IMPLEMENTAR O PLANO E AVALIAR OS RESULTADOS (como podemos percorrê-lo?)
TUDO ISSO É LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES.
RESPECTIVAMENTE, TEMOS LEVANTAMENTO E ANÁLISE DA 1ª À 6ª ETAPA.
GABARITO CERTO
Gab: CERTO
Não dá pra afirmar que no planejamento não tem levantamento e análise de informações, pois em todos os níveis existirão esse procedimento. Assim como todos eles tomam decisões e controlam no âmbito do seu respectivo setor, também avaliarão e farão levantamento de informações sobre determinado assunto.
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O método Delfos e a análise de séries temporais constituem métodos de prospecção de futuro que se baseiam na premissa de que o futuro é continuação do passado.
A abordagem projetiva caracteriza-se por:
• Restringir-se a fatores e variáveis quantitativos, objetivos e conhecidos,
• Explicar o futuro pelo passado,
• Considerar o futuro único e certo,
• Utilizar-se de modelos deterministas e quantitativos
Complementando o comentário do colega Claiton Ferreira...
As principais técnicas para um administrador prever o futuro são:
1. Análise de séries temporais: baseia-se na premissa de que o futuro é a continuação do passado. Consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.
2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões. Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.
3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comportamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Por exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram. Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.
4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de indicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto. Como exemplo, a pesquisa eleitoral.
5. Método Delfos: é um método de prospecção de cenários futuros utilizado de forma eficaz quando não há dados históricos sobre o problema a ser pesquisado, ou, mais especificamente, quando faltam dados quantitativos referentes ao objeto de estudo. Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior. É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.
Item errado!
Técnicas de Estudo do Futuro
- Qualitativas (imagina o futuro)
-- Método Delfos
-- Técnica do grupo nominal
-- Análise de cenários
- Quantitativas (toma o presente como base para o futuro) "...o futuro é continuação do passado."
-- Análise de tendências
-- Índices
At.te, CW.
AMARU MAXIMIANO. Administração para Concursos. Editora Método, 2016.
Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.Levam em consideração a Previsão de acordo com os dados presentes.
Gab: Errado
Nesta questão, para quem não sabia o que era o método Delfos (assim como eu), bastava saber que:
* Abordagem PROSPECTIVA > busca criar diversos cenários futuros com base em fatos atuais, ou seja, no presente.
* Quem busca criar um único cenário com base em fatos passados é a abordagem PROJETIVA.
Gab: ERRADO
Gravei assim...
Na PROJETIVA eu projeto uma atividade para um futuro único, para o dia seguinte. Ou seja, as tarefas que farei amanhã (concurseira);
Na PROSPECTIVA eu projeto meu futuro para várias possibilidades/cenários. Ou seja, o que farei quando for empossada (concursada).
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
A análise da situação (estratégica) atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
OBS,:tirem a palavra entre parenteses e a questão fica certa!
A análise da situação estratégica atual da organização, de seu ambiente interno e externo, bem como a elaboração de seu plano estratégico, constituem etapas obrigatórias do planejamento estratégico, que devem ser executadas em uma sequência determinada, visto ser a aleatoriedade prejudicial a todo processo de planejamento.
Em se tratando do cespe, aprendi que palavras generalistas como: todo, sempre, nunca, tem 99,9% de probabildade de estar errado.
Principalmente depois da PF RSSS.....
Obs!
Não há um consenso na denominação das etapas e nem quanto a sua ordem no processo.
Algumas bancas, por exemplo, consideram que a determinação dos Objetivos ocorre antes do Diagnóstico. Qual é a ideia? Primeiro defino meus objetivos, depois avalio qual meu posicionamento com relação a eles, ou seja, o quão distante estou de alcançá-los.
Espero poder ter ajudado..
a dificuldade é para todos..
“O guerreiro raramente sabe o resultado da batalha quando esta acaba. Existe um momento onde tanto a vitória como a derrota ainda são possíveis. O tempo irá dizer quem venceu ou perdeu; mas ele sabe que, a partir daquele momento, não pode fazer mais nada. Nestes momentos o guerreiro não fica preocupado com os resultados. Examina seu coração e pergunta: “COMBATI O BOM COMBATE?” Se a resposta é positiva, ele descansa. Se a resposta é negativa, ele pega a sua espada e começa a treinar de novo."
Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão Empresarial
Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. (ERRADO)
Para Chiavenato
O início se dá com o estabelecimento dos objetivos gerais.
Para Djalma de Oliveira
O início se dá com o diagnóstico estratégico.
ERRADA
A aleatoriedade não é necessariamente prejudicial ao processo de planejamento. Não podemos fixar regras de planejamento em empresas e esperar que todas sigam essas etapas à risca. Cada uma possua sua realidade, seu contexto, seu tipo de indústria (ramo) onde atua.
Fonte: Prof. Vinicius Oliveira - Ponto dos ConcursosA aleatoriedade dentro de cada plano estratégico de cada empresa não é prejudicial?
ERRADA!!!
De acordo RENNÓ, não há consenso entre autores¹² sobre o ordem das fases do planejamento estratégico.
(Cespe/Serpro/Gestão empresarial/2008) Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico
deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. E
¹Chiavenato acredita que o planejamento se inicia com a definição dos objetivos.
²Oliveira, por sua vez, acredita que este se inicia com o diagnóstico estratégico.
não há consenso entre autores sobre a ordem correta
O PLANEJAMENTO É FLEXÍVEL
ERRADA
Não existe uma sequência determinada no planejamento.
Uma hora isso ia ser cobrado, consenso ou não sobre as etapas do planejamento e sua atual divergência sobre esse entendimento. Avante!
Chiavenato: 1º formula objetivos; 2º analisa o ambiente
Maximiano: 1º analisa o ambiente; 2º formula os objetivos
ou seja, não há ordem origatória
ERRADA!
Não há consenso quanto às etapas de planejamento estratégico.
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
A missão é parte integrante da análise da situação estratégica, por meio da qual se estabelece o propósito ou a razão de ser da organização.
Concordo plenamente com você Márcio Augusto , também não entendi o por que da banca afirma que a missão esta na ANÁLISE ESTRATÉGICA, como você disse, todos sabem que a missão é a razão de ser da empresa, porém, quando se fala em ANÁLISE DA SITUAÇÃO ESTRATÉGICA, entende-se que a empresa já exista.. Eu cheguei a pensar assim: A missão vai aparecer na análise pois há uma necessidade de verificar a coerência da missão com os atos praticados pela organização, mas o problema, é que o CESPE as vezes considera uma questão incompleta como certa, e as vezes a considera errada, ao fazer uma prova CESPE tem que adivinhar o que ela quer na questão... e orar para Deus para você ter pensando como o CESPE pensou...
Missão é o que ´´eu sou`` e visão é o que ´´eu quero ser``
MISSÃO: é a razão de existir da empresa. É atemporal.
VISÃO: Aonde a empresa quer chegar. É temporal, objetiva. mensurável, deve ser sempre revisada e factível de ser atingida.
No livro Introdução à Administração, do Maximiano (edição de 2004, pág 165), ele coloca a análise de situação estratégica como primeira etapa do processo de planejamento estratégico.
Segundo ele, "os principais componentes a serem considerados na análise de situação estratégica" são:
- missão da organização até o presente;
- desempenho da organização até o presente (resultados alcançados em comparação com os objetivos);
- vantagens competitivas;
- estratégias vigentes.
A meu ver, o erro do Cespe foi não ter explicitado que durante a análise de situação estratégica é feita a análise da missão no presente. Uma organização que está atualizando seu planejamento estratégico, por exemplo, precisa avaliar se a missão continua condizente com o mundo, com a tecnologia, com o perfil dos clientes e com os novos valores que surgem na sociedade.
O Maximiano diz que "identificar a missão é entender a qual necessidade do mercado (ou ambiente) a organização atende, ou sua utilidade para os clientes". Dessa forma, entendo que embora a missão seja atemporal, pode ser atualizada, reformulada em função das necessidades de quem a organização serve.
Até "entendi" o objetivo do examinador. O problema é que realmente o item foi muito mal redigido.
A missão faz parte do Planejamento Estratégico da empresa, sendo a razão pela qual a organização existe, sua finalidade. Para definir a missão de uma organização, é necessário responder a três perguntas:
- quem somos nós?
- o que fazemos?
- porque fazemos o que fazemos?
Lendo esses dois conceitos dá até pra "engolir" o gabarito da questão:
Segundo Djalma de Oliveira,a definição da missão da empresa é o ponto inicial para as macroestratégias e macropolíticas a serem estabelecidas, bem como fornece a direção em que a empresa vai implementar-se e determina os limites dentro dos quais será escolhida as postura estratégica relevante. Já Maximiano nos informa que: “Estudar a missão da organização é uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de um plano estratégico. O entendimento da missão possibilita compreender o papel que a organização desempenha para seus clientes e stakeholders relevantes."
Visão
É a visão que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro. Ela define a ideia de futuro da organização, para onde esta se imagina caminhando. É aquilo que a organização pretende ser no futuro. A Visão é um norteador estratégico. A partir de sua concepção são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado na visão. A visão deve ser desafiadora. Ela deve conduzir à mudança do status quo. Deve ser capaz de conduzir a organização de um patamar para outro mais elevado. Deve contagiar as pessoas que trabalham na organização e motivá-las para o atingimento dos objetivos planejados. A missão oferece as bases para a formulação da visão. Em conjunto, a missão e a visão proporcionam os elementos para formulação dos objetivos e da estratégia organizacional.
Prof. Marcelo Camacho
Para variar o Cespe tentando dificultar a questão ,deixa uma análise dúbia da mesma!
MISSÃO (1ª etapa do Planejamento Estratégico)
- Razão de existência;
- Contribuição para a sociedade;
- Área de atuação;
- Atemporal.
Gabarito: CERTO
Resolução:
O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo.
Segundo Públio (2008) em seu livro "Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda", o estabelecimento de um planejamento estratégico de marketing envolve cinco atividades:
Definição da missão corporativa.
Análise da situação.
Formulação de objetivos.
Formulação de estratégias.
Implementação, feedback e controle.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_estrat%C3%A9gico
Impressionante o que as bancas usam para confundir: análise da situação estratégica!!! Hahaha, queria saber que empresa que faz isso!
O presidente chega e manda seus diretores analisarem onde a empresa esta estrategicamente situada!
ERRADO, pois a missão faz parte da identidade estratégica da organização.
MISSÃO ---> é o propósito, ou seja, a razão de existência de determinada instituição.
VISÃO ---> o objetivo
Pode-se entender o planejamento como a definição dos objetivos
ou resultados a serem obtidos pela organização e dos meios para
alcançá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.
PLANEJAMENTO eh um processo de definicao dos principais objetivos e da forma como estes objetivos serao alcancados. O planejamento possibilita aos gestores focar nao somente no curto prazo, mas tb no futuro da organizacao.
O processo de planejamento de acordo com Schermerhorn, eh composto por cinco passos:
1. Definicao dos objetivos:neste momento devemos identificar o que queremos, ou seja, aonde queremos chegar;
2. Determinar sua situação atual: neste ponto devemos situar a organização – o quão longe estamos dos nossos objetivos? Desta forma, teremos uma ideia do “caminho” que terá de ser percorrido;
3. Desenvolver premissas sobre o futuro: é a etapa em que buscaremos antecipar os eventos que poderão acontecer, ou seja, quais são os “cenários” ou situações mais prováveis de acontecer. Com isso, poderemos identificar oportunidades e ameaças aos nossos objetivos;
4. Analisar e escolher entre as alternativas: aqui, iremos gerar e analisar as alternativas possíveis de ação. Após isso, escolheremos a alternativa que seja mais indicada para que possamos atingir nossos objetivos;
5. Implementar o plano e avaliar os resultados: Agora, devemos executar o planejado e avaliar quais são os resultados atingidos, de modo que possamos corrigir os desvios e revisar os planos, se necessário.
FONTE: prof Rodrigo Renno - Aula de Administracao Geral para Auditor e Analista da RFB, curso Estrategia.
Não sei se foi só comigo, mas além do "exclusivamente", outro motivo por eu ter marcado errado foi o "COLABORATIVO" que eu acho bem diferente de "PARTICIPATIVO" ... Não sei, posso está errado!
Em uma das escolas do planejamento, a Empreendedora diz que o plano é um processo visionário e que está na mente do dono.
O processo de Planejamento não é exclusivavemente colaborativo. O processo de planejamento pode ser tanto individual, quanto colaborativo, o que implica em um funcionamento com três etapas (subprocessos):
- Etapa de produção ou levantamento de informações;
- Etapa de análise das informações;
- Etapa de preparação de um plano ou planos.
(MAXIMINIANO)
Pelas questões que já fiz, vejo que as palavras "só, somente, exclusivamente, nunca, sempre" deixam a maioria das questões erradas, pois tudo em administração é relativo!
Gab E
O processo de planejamento é exclusivamente colaborativo, visto que os diversos COLABORADORES que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.
O erro está em exclusivamente.
PREDOMINANTEMENTE PARTICIPATIVO, DEVIDO AS GRANDES MUNDANÇAS, AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO ADOTANDO ESTRUTURAS MAIS ORGÂNICAS; SAINDO, PORTANTO, DE UMA ABORDAGEM PRESCRITIVA E NORMATIVA PARA UMA ABORDAGEM DESCRITIVA E EXPLICATIVA. A DEMOCRATIZAÇÃO TENDE A DEIXAR AS ESTRUTURAS MAIS ADPTATIVAS, DEVIDO ÀS CONSTANTES MUDANÇAS DO AMBIENTE.
GABARITO ERRADO
"O processo de planejamento é INCLUSIVE colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim." CERTO.
10 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
(estratégico táticoe operacional):
- SISTEMÁTICO
- PERMANENTE
- INTEGRADO
- PARTICIPATIVO / COLABORATIVO
- CONTÍNUO
- DINÂMICO
- ADAPTATIVO
- FLEXÍVEL
- MOTIVACIONAL
- DE APRENDIZAGEM
GABARITO ERRADO
Se você pensar no planejamento de uma empresa de pequeno porte, você ja mataria a questão #comentáriode1linha
O processo de planejamento pode ser colaborativo, visto que os diversos atores que dele participam atuam conjuntamente para um mesmo fim.
Administração não é exata, daí podemos analisar que sempre há 2 ou mais modos de se fazer algo... Tudo que restringe gera dúvidas, ainda mais em administração onde as teorias são diversas....
Questão ERRADA.
"O fraco desiste, o forte supera a dor de ser derrotado e luta novamente quantas vezes forem necessárias"
"O processo de planejamento pode ser colaborativo? SIM. Não há nada que impeça isso. Na verdade, existe até um princípio do planejamento que prega que ele seja participativo, pois os processos de planejamento gerariam um resultado relevante por si só.
Apesar disso, a questão se torna errada ao afirmar que ele é EXCLUSIVAMENTE colaborativo, pois ele pode ser também feito de outras formas. O planejamento estratégico, por exemplo, é tipicamente associado a uma definição de cima para baixo na organização, onde a alta cúpula toma decisões sem a colaboração dos seus subordinados!" (fonte: Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos).
Nem sempre o planejamento é feito por administradores ou por especialistas trancados em salas e em apenas algumas épocas predeterminadas. Embora seja uma atividade voltada para o futuro, o planejamento deve ser contínuo e permanente e, se possí
vel, abrangendo o maior número de pessoas na sua elaboração e implementação. Em
outras palavras, o planejamento deve ser constante e participativo. A descentralização
proporciona a participação e o envolvimento das pessoas em todos os aspectos do seu
processo. É o chamado planejamento participativo.
Chiavenato
acho q o erro está em dizer que os outros smp participam. Pode ser unilateral. Questão p se anotar, coisa de entendimento da banca.
Gabarito: Errado
O erro da questão está em afirmar que o processo de planejamento é exclusivamente colaborativo. Em determinados momentos o processo é sim colaborativo, porém em outros não.
• Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61).
De acordo com a teoria da contingência, as organizações se
estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os
desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. Em relação a
esses níveis organizacionais, julgue os itens que se seguem.
O contato do sistema organizacional com as contingências impostas pelo ambiente ocorre no nível operacional, que lida com as incertezas e a imprevisibilidade.
No enunciado, antes da proposição, é dito: "de acordo com a teoria da contingência, as organizações se estruturam em três níveis organizacionais, que lidam com os desafios impostos pelo ambiente e pela tecnologia. [...]".
A proposição, por sua vez restringe apenas ao nível operacional as contingências, sendo que, no enunciado, como destaquei, mostra-se que os três níveis lidam/são impactados por aquelas.Errado, quanto mais desce na estrutura, mais certeza e menos abrangência
Planejamento Estratégico, pois é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa.
Professor Carlos Xavier.
Não precisa complicar.
O contato do sistema organizacional com as contingências impostas pelo ambiente ocorre no nível estratégico, que lida com as incertezas e a imprevisibilidade.
A questão cita nível operacional, logo a questão está errada!
Nível Estratégico!!
Complementando...
Nível institucional ou estrátegico. Lida com a incerteza pelo fato de não ter poder ou controle sobre os eventos ambientais presentes e muito menos capacidade de prever com razoável precisão os eventos ambientais futuros.
[...]
Nível operacional. Denominado nível técnico ou núcleo técnico. Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada[...]
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. pg87
bons estudos
CONTINGÊNCIAS TÊM COMO FUNDAMENTO AS INCERTEZAS. OU SEJA, SÃO ATIVIDADES DO AMBIENTE EXTERNO. LOGO, ELAS SÃO DE ANÁLISE DO NÍVEL ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO.
FOCO DE ATUAÇÃO DOS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS:
- ESTRATÉGICO: ORIENTAÇÃO EXTERNA. BUSCA HARMONIZAR AS VARIÁVEIS EXTERNAS COM AS VÁRIÁVEIS INTERNAS.
- TÁTICO: ARTICULAÇÃO INTERNA. BUSCA DEFINIR AS POLÍTICAS DEPARTAMENTAIS.
- OPERACIONAL: ORIENTAÇÃO INTERNA. BUSCA DEFINIR OS PROCEDIMENTO OPERACIONAIS.
GABARITO ERRADO
Contingências está relacionada ao setor de Planejamento
habilidade técnica x habilidade conceitual
Quanto mais subimos na estrutura de uma instituição, maior deverá ser a habilidade conceitual.
Quanto mais descemos na estrutura de uma instituição, maior deverá ser a habilidade técnica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / INSTITUCIONAL ---> habilidade conceitual
PLANEJAMENTO TÁTICO / FUNCIONAL ---> departamentalização
PLANEJAMENTO OPERACIONAL ---> habilidade técnica
ERRADO
O contato do sistema organizacional com as contingências impostas pelo ambiente ocorre no nível estratégico, que lida com as incertezas e a imprevisibilidade.
Gab: ERRADO
Estratégico: incertezas, ambiente interno/ externo, imprevisibilidade.
Operacional: rotinas, tarefas, objetividade, ambiente interno.
O nível operacional deve trabalhar com o maior nível de certeza possível em seus processos. A complexidade maior, ligada à relevante incerteza, parte do plano (nível) estratégico, que deve possuir pessoas com capacidade de interpretar os cenários externos ambientais para que possa traduzir essa leitura para os níveis tático e operacional com maior clareza das ações que devem ser tomadas.
Gabarito: errado
Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
Elaboração e análise de cenários pressupõem criações de representações de futuro que garantam previsibilidade e evitem que o gestor conviva com incertezas e ambiguidades.
ERRADA
A elaboração e análise de cenários não garante previsibilidade e também não evita que o gestor conviva com incertezas e ambiguidades.
Complementando:
Tomei por base o plenajamento estratégico;
Que está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, está sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p348
bons estudos
PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS
• TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO NOSSAS DECISÕES ATUAIS PODERIAM IMPACTAR NA ORGANIZAÇÃO NO FUTURO.
• UM CENÁRIO NÃO É UMA PREVISÃO DO FUTURO.
• O IDEAL É QUE SE TENHA UM NÚMERO DE DIVERSOS DE CENÁRIOS (POSITIVOS OU NEGATIVOS) ABORDAGEM PROSPECTIVA.
• PRESSUPÕE QUE SITUAÇÕES PASSADAS SE REPETIRÃO NO FUTURO.
• PARA MONTAR CENÁRIOS INTERESSANTES, É PRECISO QUE ELES TENHAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
RELEVÂNCIA, PLAUSIBILIDADE, CLAREZA, FOCO.
• ALGUNS AUTORES CITAM DOIS TIPOS DE PLANEJAMENTO POR CENÁRIOS:
---> PROJETIVO: CRIA SOMENTE UM CENÁRIO
---> PROSPECTIVO: BUSCA GERAR DIVERSOS CENÁRIOS, DE MODO QUE O GESTOR POSSA TER UMA VISÃO DE VÁRIOS "ESTADOS FUTUROS POSSÍVEIS" DA EMPRESA.
GABARITO ERRADO
REPRESENTAÇÃO DO FUTURO QUE GARANTE PREVISIBILIDADE = BOLA DE CRISTAL
HAHAHAHA.
Gab: Errado
Item errado!
Sabe aquelas questões de direito que usam o termo "absoluto"?
Questões de administração geral, nesse assunto de Planejamento não combinam com "evitar incertezas".
At.te, CW.
Nem mãe Dinah vivia sem incertezas.
GARANTIR, GARANTIR .... nunca confiem em uma questão que tenha essa palavra .
GABARITO: ERRADO
ATENÇÃO!
Nenhuma ferramenta de planejamento evita que o gestor tenha de lidar com incertezas!
O erro está na palavra garantem
Gabarito: ERRADO
As incertezas sempre existirão. O que o gestor e a organização podem fazer é “mapear” estas incertezas e se preparar da melhor forma possível para sua eventualidade.
ERRADO
A análise de cenários, principalmente o prospectivo, não objetiva eliminar as incertezas de eventos futuros na empresa, mas organizá-las e reduzi-las a um número administrável de opções. CORRETO
Q371843
Essa questão tem uma “pegadinha” recorrente em questões de planejamento. Fiquem atentos: nenhuma ferramenta de planejamento evita que o gestor tenha de lidar com incertezas!
As incertezas sempre existirão. O que o gestor e organização pode fazer é “mapear” estas incertezas e se preparar da melhor forma possível para sua eventualidade. A construção de cenários é sim uma ferramenta que auxilia o gestor nesta tarefa, mas nunca eliminará as incertezas, ok?
Gabarito: errada
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos
Se é algo futuro meu amigo, nada é garantido, não se pode afirmar que algo será evitado, existem n fatores que podem mudar os resultados.
Na vida sempre haverá incertezas e ambiguidades!!
Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
Ao elaborar e analisar os cenários vinculados a sua organização, a equipe de planejamento estratégico deverá, primeiramente, identificar e focalizar um tema. Em seguida, ela terá de identificar as variáveis que permitam explicar os desdobramentos dos eventos futuros.
O objetivo do uso de cenários é, portanto, ajudar o gestor a mudar sua percepção arraigada da realidade – a questioná-la – para que possa entender melhor sua situação e como ela pode mudar no futuro.
Os cenários devem ter as seguintes características – ou atributos: ser relevantes (que tratem de fatores novos e importantes no futuro da empresa), plausíveis (que tenham possibilidades reais deocorrerem), claros (um cenário extremamente complexo pode não ser compreendido e aceito pela chefia) e focados (de modo a analisar somente fatores e mudanças relevantes).
Fonte: Rennó, Rodrigo. Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
OS CENÁRIOS SÃO UMA FORMA DE ORGANIZAR, DE MANEIRA LÓGICA, O MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O FUTURO (abordagem prospectiva). TRATA-SE DE UMA TÉCNICA QUALITATIVA. A VISÃO ESTRATÉGICA DO FUTURO ATRAVÉS DOS CENÁRIOS ORIENTARÁ A ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DEMANDARÁ UMA ATITUDE PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES A APROVEITAR AS OPORTUNIDADES QUE VIRÃO, ASSIM COMO ESTAR PREPARADO PARA AS AMEAÇAS.
GABARITO CERTO
Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design.
ERRADA
Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização, o que é criticado, pois a plena participação de outros atores enriquece a análise e escolha da melhor estratégia.
Exemplo: Fazer análise do ambiente utilizando a ferramenta Matriz SWOT, a fim de avaliar os pontos fortes e fracos da situação interna e as ameaças e oportunidades da situação externa, para criar/gerar a base da estratégia da empresa.
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
A ESCOLA DO DESIGN
Esta escola surgiu nos anos 60 abrindo espaço para o desenvolvimento das demais escolas de natureza prescritiva e é considerada como a mais influente no processo de formulação de estratégia. Seu modelo é baseado em avaliações das situações internas e externa da organização. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000, p. 28), "em sua versão mais simples, a escola do design propõe um modelo de formulação de estratégia que busca atingir uma adequação entre as capacidades internas e possibilidades externas".
Neste sentido são evidenciados, para esta escola, os pontos fortes e fracos e as variáveis ambientais, apresentando a noção de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats) - Avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos da organização à luz das oportunidades e ameaças em seu ambiente, que permitem, através de uma avaliação cruzada, a percepção da situação a ser encarrada para a elaboração da estratégia. As estratégias nesta escola devem servir para reduzir ameaças e aproveitar oportunidades em relação à avaliação externa, e em relação à avaliação interna aproveitar-se dos pontos fortes, buscando também reduzir os pontos fracos.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/administracao-estrategica-escola-design/16071
Paz de Cristo.
Gabarito: Errado
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
Parte 1 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg
As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
* Escola do Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas. A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principal da organização.
* Escola de Planejamento: a formação da estratégia é vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos. É feito um estudo formal para "pensar a estratégia". Deriva da escola de Design, mas é mais elaborada, com planos mais complexos e controles específicos.
* Escola de Posicionamento: a formação de estratégia é vista como um processo analítico. O administrador é mais analista, faz uma análise dos fatos passados e dos dados estatísticos, a fim de planejar o futuro. O papel desta escola é apoiar o processo de formulação de estratégia, e não criar estratégias.
* Escola Empreendedora: a formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo.
* Escola Cognitiva: a formação de estratégia é vista como um processo mental. É o estudo de como os indivíduos processam as informações vindas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos, conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído.
* Escola de Aprendizado: a formação da estratégia é vista como um processo emergente, que procede do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo para que se possa compreender a ação. A estratégia realiza-se ao longo do tempo, através de seus membros, individualmente ou coletivamente. O papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas, mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem surgir.
Gabarito: Errado
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
Parte 2 - Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg
As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
* Escola do Poder: a formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência.
* Escola Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. A estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
* Escola Ambiental: a formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação.
* Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design. Resposta: Errado.
Comentário: nessa escola o executivo mais graduado elabora e define o planejamento estratégico da organização com base na sua intuição e de maneira informal. Portanto, o nível de rentabilidade (ambiente interno) e o nível de risco (ambiente externo) não poderá ser definido pelo gestor, uma vez que nessa escola esses ambientes se ajustam.
O gestor que se concentra na decisão sobre a carteira de produtos ou serviços, definindo o nível de rentabilidade e o nível de risco do seu negócio, adota um modelo de planejamento estratégico alinhado com a escola do design. Resposta: Errado.
Comentário: nessa escola o executivo mais graduado elabora e define o planejamento estratégico da organização com base na sua intuição e de maneira informal. Portanto, o nível de rentabilidade (ambiente interno) e o nível de risco (ambiente externo) se ajustam e está relacionada com a escola do Planejamento, por envolver técnicas, programas e planos de trabalho.
1) A escola de design entende a formação da estratégia como a obtenção do ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas da empresa com as ameaças e oportunidades externas de seu ambiente. Para essa escola a formação da estratégia é realizada pela gerência sênior em um processo deliberado de pensamento consciente, nem formalmente analítico nem informalmente intuitivo, de forma que todos possam implementar a estratégia. Dentro dessa escola, a formulação da estratégia seria definida como um processo de concepção, ou seja, o gerente sênior cria mentalmente estratégias deliberadas.
O povo entope de conceitos mas eu ainda nao internalizei. Colocam como se o Design fosse intuitivo, devaneio, mas nos exemplos que vejo falam até em fazer a matriz SWOT, "para criar/gerar a base da estratégia da empresa". Não acho nada simples a diferença entre design e planejamento. Provavelmente chutarei. Até porque a de planejamento deriva do design.
Gab: ERRADO
A meu ver, a questão está errada porque na escola do design o planejamento é mais racional. Ele se baseia mais na estrutura informal e cognitiva. O que não condiz com as características descritas pela assertiva!
Escola do Design: a formação da estratégia é vista como um AJUSTE entre as forças internas (forças e fraquezas) e externas (ameaças e oportunidades). É um processo de concepção. Assim, o planejamento seria um ajuste entre as forças. RENNÓ - 2013.
Erros, mandem mensagem :)
Prezador, gabarito errado. Vamos descomplicar? Sim.
A questão em análise tenta trazer uma perspectiva da escola do design, quando deveria ter trazido do planejamento. Ambas são escolas prescritivas (detalham como o processo deve ser feito), diferentemete das escolas descritivas (o processo como ele realmente ocorre) e escola configurativa (abrange as premissas das escolas anteriores). Vejamos a diferença entre design e planejamento:
Design - Concepção e adaptação: processo de concepção/centralização pelo cheme máximo; simples e formal; análise SWOT; mais tradicional, pois serve de base para as próximas escolas.
Planejamento - formalização: processo formalizado e detalhado; responsabilidade do CEO na prática dos planejadores; processo formal; cheklist;
Bons estudos.
Acerca de planejamento empresarial, julgue os itens que se seguem.
A organização que busca elaborar o planejamento estratégico a partir de um processo político de negociação, persuasão e barganha adota uma metodologia de planejamento com características da Escola do Poder.
CERTA
A Escola do Poder: a estratégia como um processo de negociação. Subdividida em Micropoder, que enxerga o desenvolvimento da estratégia dentro das organizações como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa, e Macropoder, que visualiza a organização como uma entidade que usa seu poder sobre os outros e seus parceiros de alianças, realizando joint-ventures e outras redes de relacionamento para negociar estratégias "coletivas" de seu interesse.Prof. Sales Vidal
De acordo com o prof. Marcelo Camacho (Ponto), a escola do Poder encara o planejamento como um fenômeno essencialmente político de modo que o processo formulatório envolve barganha, persuasão e confrontação entre os atores que dividem o poder na empresa.
Gabarito: CERTO
Gabarito: Certo
Escolas da Administração Estratégica – Mintzberg
As dez escolas: A estratégia organizacional é essencial e muitos pensadores debatem sobre como é o processo de formulação de uma estratégia. Mintzberg compilou as diferentes vertentes e pensadores, dividindo as dez escolas de estratégia em três categorias:
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
* Escola do Poder: a formação da estratégia é vista como um processo de negociação, utilizando a influência do poder e da política. É subdividida em micropoder (formação de estratégia pela persuasão, barganha ou confronto direto entre os atores que dividem o poder na empresa) e macropoder (utilza seu poder sobre os outros e parceiros de alianças para negociar estratégias coletivas de seu interesse). A dimensão política pode ter um papel positivo na organização, pois possibilita mudanças necessárias bloqueadas pelas formas mais estabelecidas e legítimas de influência.
* Escola Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. A estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social. Nesta visão, é difícil criar novas estratégias, pois dependem da aceitação cultural e consenso de expectativas.
* Escola Ambiental: a formação da estratégia é vista como um processo reativo. A organização é passiva, reage ao ambiente, isto é, cria estratégias a partir do que o ambiente apresenta. As organizações não visam umas as outras diretamente; em vez disso, é o ambiente que estabelece os critérios de adequação.
* Escola da Configuração: A estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização.
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
Gab: Certo
Questão: A organização que busca elaborar o planejamento estratégico a partir de um processo político de negociação, persuasão e barganha adota uma metodologia de planejamento com características da Escola do Poder.
Escola de Poder > O processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos "atores" dentro da organização. A estratégia é formada aos poucos através da negiciação e persuasão dos membros influentes da empresa.
Questão idiota --'
Gab: CERTO
Escola do Poder: Nessa visão, o processo de formulação da estratégia é visto como uma barganha entre os diversos “atores” dentro da organização. Assim, a estratégia é formada aos poucos – através da negociação e persuasão dos membros influentes da empresa. Além disso, Mintzberg divide esse poder em dois tipos. O micropoder, que é o poder interno da estratégia e o macropoder que é externo!
Fonte: Rennó, 2013.
Com relação a plano de negócios, julgue os itens subsecutivos.
O plano de negócios deve ser utilizado de maneira dinâmica, devendo ser atualizado, periodicamente, em consonância com as mudanças no ambiente externo e nas políticas internas da empresa.
CERTA
QUESTÃO COPIADA DESTE ARTIGO.
O Plano de Negócios é a ferramenta que permite tanto o estabelecimento da visão, posicionamento da empresa frente a visão e os objetivos estratégicos da empresa, quanto para delinear a estratégia. O Plano de Negócios deve ser utilizado de maneira dinâmica, devendo ser atualizado periodicamente de acordo com as mudanças no ambiente externo e nas políticas internas da empresa.
http://www.cin.ufpe.br/~dmvb/empreendimentos/Check%20list.pdf
O PLANO DE NEGÓCIO BUSCA ORIENTAR A RESPEITO DE INFORMAÇÕES SOBRE O RAMO, PRODUTOS, SERVIÇOS, CLIENTES, CONCORRENTES, FORNECEDORES E, PRINCIPALMENTE, SOBRE OS PONTOS FORTES E FRACOS DO NEGÓCIO, CONTRIBUINDO PARA A IDENTIFICAÇÃO DA VIABILIDADE DE SUA IDEIA E NA GESTÃO DA EMPRESA, INDEPENDENTEMENTE DO TAMANHO QUE ELA POSSA TER.
POR ISSO QUE DEVE SER ATUALIZADO, DE FORMA PERIÓDICA, CONFORME AS MUDANÇAS DO AMBIENTE NO QUAL A ORGANIZAÇÃO ESTÁ INSERIDA.
GABARITO CERTO
Ajudou sim. Obrigada.