-
Quase que marquei errado, pelo fato de falar poderá, dai fiquei pensando se fosse deve estaria realmente errado.
Logo o líder PODE, isso significa que de vez em quando, dependendo do estilo do líder(democrático por ex), que tomaria a decisão participativa.
Se fosse deve, creio que estaria errada, pelo fato de ter os 3 estilos de liderança, e cada um aborda uma forma de tomada de decisão.
GAB CERTO
-
Atualmente, a liderança tem migrado do modelo autocrático, em que o líder toma as decisões sozinho, para o modelo participativo, buscando uma maior colaboração dos subordinados na tomada de decisões. Porém, é compreensível que em algumas situações o líder decida sozinho, uma vez que nem sempre essa interferirá diretamente no trabalho dos liderados, como é o caso de meras decisões de expediente. Questão correta, portanto.
-
o estilo democrático pode ser:
- Consultivo: o lider pede opinião dos liderados, mas toma decisão sozinho
- Participativo: o lider ouve a opinião dos liderados e as decisões são tomas pelo grupo.
-
se o lider consultou seus subordinados pode tomar a decisão sozinho
-
Se dar ao fato do lider possuir iniciativa própria.
Item Certo!
-
Eu errei por falta de análise...
A questão fala em baixo poder de conflito com seus subordinados, ou seja, a decisão não gerará grandes conflitos, e ainda, o líder consultou seus liderados, logo, essa decisão ele poderia ser tomada sozinha pelo líder.
-
Sim e é o que mais acontece, inclusive
-
Analisando bem superficialmente: em qualquer estilo de liderança, o líder PODE tomar a decisão sozinho. Até mesmo no estilo liberal ou democrático, ele pode envolver a equipe, mas decidir sozinho. Pensando assim, fica mais fácil acertar. Eu me apego a essas análises curtas para acertar muitas questões dessa matéria insuportável.
-
Pode?
tudo pode.....
-
Certo
A centralização da tomada de decisão é diretamente proporcional à rapidez do processo decisório.
As técnicas que incentivam a participação dos subordinados originam-se do pressuposto que conflitos se maximizam quando não há o envolvimento das pessoas na decisão. No entanto, caso esse poder de conflito seja mínimo, o líder pode adotar uma postura de participação indireta e decidir de maneira direta.
-
liderança