SóProvas


ID
1108402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão da qualidade e de processos, julgue os itens a seguir.

Mesmo em situações complexas, a probabilidade de os resultados alcançados apresentarem maior valor agregado é maior nos casos em que a organização adota os círculos de qualidade e torna o trabalho mais desafiador para as pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato:

    "A melhoria contínua começou com os círculos de qualidade ou círculos de controle de qualidade. Um círculo de qualidade é um grupo de 6 a 12 empregados voluntários que se reúnem semanalmente para decidir e resolver problemas que afetam suas atividades comuns ae trabalho. A idéia-chave é que as pessoas que fazem o trabalho o conhecem melhor que ninguém para propor recomendações que melhorem seu desempenho. Os círculos de qualidade empurram a tomada de decisões para os níveis mais baixos da organização. Seus membros são livres para coletar dados e fazer pesquisas"

    Segundo o site "blogdaqualidade.com.br", seguem algumas características do círculos de qualidade:

    "OBJETIVOS

    Diminuir a ocorrência de erros na linha de produção e melhorar a qualidade do processo e do produto.Proporcionar maior eficiência da equipe de trabalho.Incentivar o envolvimento do colaborador com seu trabalho.Enaltecer a motivação do trabalhador como agente participante do processo.Desenvolver a capacidade para resolver os problemas surgidos dentro da linha de produção.Aprender a desenvolver a atitude de prevenção de problemas.Proporcionar, incentivar, desenvolver e melhorar o processo de comunicação entre as chefias e os integrantes das áreas.Criar uma relação harmoniosa de trabalho entre chefes e subordinados.Estimular, promover e elevar hierarquicamente os funcionários, desenvolvendo as lideranças.Proporcionar e desenvolver maior conhecimento do que está acontecendo na empresa em todos os setores.

    ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO DO CCQ 

           Os participantes devem trabalhar em equipe.

    A participação deve ser voluntária.Deve-se ter o apoio da direção da empresa.Deve-se estar voltado para o desenvolvimento da pessoa.O treinamento deve ser parte integrante do processo.Os problemas deverão ser resolvidos e não somente identificados."

  • O CCQ,círculo de controle de qualidade, é um grupo de pessoas formado com base na livre iniciativa de seus componentes, todos participantes do nível operacional que controlam, propõem modificações – usando o método de solução de problemas – seguindo o gerenciamento da rotina (GR), atuando como uma estrutura complementar e auxiliar do TQC.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/22171/circulos-de-controle-da-qualidade#ixzz3i9VHWfQr seu comentário...

  • Segundo professor Adriel Sá. O Círculo de Qualidade é definido como um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmo objetivos. Essas pessoas buscam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, dentre outros. Nessa filosofia há a disseminação de que esses círculos aumentam a motivação e autorrealização dos colaboradores, justamente pela oportunidade que se manifesta pela participação na solução dos problemas da organização. Gabarito: Certo.

  • Certo!!!

    os círculos de controle de qualidade geram sim trabalhos mais desafiadores e valor agregado.

    é justamente para melhorar o resultado que eles eistem.

     

  • Ainda que em uma delegacia de polícia? Administração é achismo.
  • Os "Círculos de Qualidade" ou "Círculos de Controle de Qualidade" possuem origem no Japão, dentro do sistema de Gestão da Qualidade.

     

    O Círculo de Qualidade é definido como um pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos. Essas pessoas buscam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, dentre outros.

     

    Nessa filosofia há a disseminação de que esses círculos aumentam a motivação e autorrealização dos colaboradores, justamente pela oportunidade que se manifesta pela participação na solução dos problemas da organização.

  • CÍRCULOS DA QUALIDADE (CQC): grupos de 6 a 12 pessoas que são responsáveis por repensar a qualidade.