SóProvas


ID
1108465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere à atividade de compra, julgue o item subsecutivo.

Em um pedido de compra, deve constar preço, prazo, reajustes, e demais condições gerais. Assim, basta que o comprador esteja ciente de todas as cláusulas e requisitos, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa ser considerado legalmente válido.

Alternativas
Comentários
  • Errada


    Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas; razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. As alterações das condições iniciais também devem ser objeto de discussões e entendimentos, para que não surjam dúvidas e venha a empresa a ser prejudicada com uma contestação pelos fornecedores envolvidos. O Pedido de Compra tem força de contrato e a sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços e local de entrega. Deve-se alertar o fornecedor para a propriedade dos desenhos e marcas exclusivas da compradora e para as implicações legais daí decorrentes. Cuidados especiais devem ser tomados na negociação que envolva a encomenda e a compra de uma ferramenta específica, evitando-se que a mesma não venha a ser fornecida a terceiros. Os pedidos de compra devem sempre ser remetidos ao fornecedor por intermédio de um protocolo, para o qual se farão registros e controles. São bastante normais atrasos nos prazos de entrega dos fornecedores, porém esta situação deve, na medida do possível, ser evitada; o comprador deverá manter um acompanhamento constante desses prazos, comunicando ao fornecedor quando os atrasos passam a ser significativos. 


    http://pt.slideshare.net/lucasjatem/recursos-materiais


  • O texto abaixo do colega é transcrição do livro de Marco Aurélio Dias, 2010, p.288.

    Errei a questão e mesmo lendo e relendo creio não ter encontrado o erro. 

    Ao meu ver estaria certa, a não ser a pegadinha entre comprador e fornecedor, tendo como embasamento o trecho: O pedido de compra tem força de contrato e sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, frequência de entregas, prazos, preços e local de entrega.

    Não sei onde está o demérito da questão para ser dada como errada, ACHO ser que seja o pedido de compra que pela explicação do Dias é feito pelo comprador para o fornecedor e a questão, pra mim, dá a entender que o pedido de compra é feito pelo fornecedor para o comprador e o comprador que tem que saber os procedimentos que regem o recebimento, e não o contrário. 

    É como se o fornecedor estivesse impondo as condições ao comprador, e não o comprador que faz as requisições ao fornecedor e este que se habilita ou não para o fornecimento.

    =/

  • Gabarito: ERRADA

    Colega Camila, acho que o erro está no fato do enunciado ter restringido ao comprador a ciência de todas as cláusulas e requisitos, quando na verdade o fornecedor também deve estar ciente.

    Tanto que na terceira linha do trecho do livro que o colega colocou, a parte citada faz referência ao fornecedor e não ao comprador.

    Espero ter ajudado!

    Se eu estiver errada, por favor me corrijam!

    Bons estudos!

  • Ao meu ver, o erro corre quando a questão diz que APENAS o comprador deve estar ciente das condições, quando na verdade para a validade do pedido, que como a colega Camila colocou acima possui força de contrato, as duas partes (comprador e fornecedor) deveriam estar cientes. Repito, essa foi a minha interpretação. Força e foco que seremos recompensados.

  • Eu acredito que o erro da questão está em afirma que para o contrato ser legalmente válido basta que o comprador tenha ciência das cláusulas, dos procedimentos... e bla bla bla. Sendo que, para a VALIDADE do contrato basta que o comprador e o fornecedor estejam de comum acordo e o o contrato seja assinado, independente do comprador está ciente das cláusulas ou realizar os procedicementos de recebimento na entrega do produto.

  • "O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas, razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor."

    Ou seja, as condições do contrato de compra são impostas pelo comprador, logo o FORNECEDOR tem que estar ciente das exigências para ter certeza de que é capaz de atender o pedido.


  • A meu ver, há dois erros: 1) quem deve estar ciente das cláusulas e pré-requisitos é o fornecedor, e não o comprador (este já os conhece de antemão); 2) o conhecimento de tais cláusulas e pré-requisitos, pelo fornecedor, faz com que o pedido seja considerado em vigor, e não legalmente válido. A validade vai além da mera ciência e aceitação. É isso mesmo, ou estou equivocada?

  • PEDIDO DE COMPRA

    O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas; razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. 

    Fonte: https://pt.scribd.com/doc/68896476/APOSTILA-DE-ADMINISTRACAO-DE-MATERIAL-Gestao-de-Estoques-Aquisicao-Classificacao-Armazenamento 

  • Em um pedido de compra, deve constar preço, prazo, reajustes, e demais condições gerais. Assim, basta que o comprador esteja ciente de todas as cláusulas e requisitos, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa ser considerado legalmente válido.

    Entendo que não basta ao comprador estar ciente, o fornecedor também deve estar. Além disso, com a anuência dos envolvidos, o pedido pode ser considerado em vigor, o que não significa que o pedido seja válido. Esse trecho do Dias esclarece: "O Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra aí estabelecidas, razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor.

     

  • A meu ver, ao meu ver e a meu ver são ambos gramaticalmente corretos.

  •  

    A meu ver, todos os comentários são meras hipóteses! 

  • Esse negócio de BASTA denúncia o cespe hahahahhahahaaha

     

  • A questão estaria correta não fosse por um detalhe: quem precisa estar ciente
    das condições do pedido de compra para que ele seja considerado legalmente
    válido é o fornecedor e não o comprador. Atenção às pegadinhas da banca.

  • GABARITO ERRADO

     

    A questão estaria correta não fosse por um detalhe: quem precisa estar ciente das condições do pedido de compra para que ele seja considerado legalmente válido é o fornecedor e não o comprador. Atenção às pegadinhas da banca.

     

    FONTE: PROF. RONALDO FONSECA ( ESTRATÉGIA CONCURSOS)

    __________________________

    O que queremos? Tomar posse.

    E quando queremos? É irrelevante.

     

     

     

  • "basta que o comprador" errado, basta que o comprador e o fornecedor estajam cientes de seus deveres.

     

    O comprador é o responsável pelas condições e especificações contidas no pedido de compra, enquanto o fornecedor deve estar plenamente ciente de todas as cláusulas, pré-requisitos e critérios exigidos pela empresa, dos procedimentos que cercam o recebimento do material, dos controles e das especificações de qualidade, para que o pedido de compra seja válido legalmente.

     

    fonte: estrategia concurso.

  • Eu marquei como errado de cara quando li "reajustes", pois se estou comprando algo como posso enviar um pedido de compra aceitando que este produto seja reajustado? Eu deixei o preço em aberto é isso?, daí nem continuei a ler a questão que por sinal tem outros erros

  • Segundo a professora do QC os dois tem que estar cientes,fornecedores e compradores.

  • GAB: E

    Pegadinha maldosa! É o fornecedor que deve ficar atento às cláusulas...

     

  • ERRADO

     

    Explicando sem enrolação...

     

    - PEDIDO DE COMPRA - é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor.

     

    - COMPRADOR - responsável pelas condições e especificações no pedido de compra.

     

    - FORNECEDOR - tem que estar ciente de todas as cláusulas, pré-requisitos e critérios exigidos pela empresa, dos procedimentos que cercam o recebimento do material, dos controles e das especificações de qualidade.

     

     

  • GABARITO: ERRADO

    Existe uma pegadinha nessa questão.

    Quem precisa estar ciente é o FORNECEDOR e NÃO o COMPRADOR, como mencionado na questão.

    Abraços.

  • Comentários

    A questão estaria correta não fosse por um detalhe: quem precisa estar ciente das condições do pedido de compra para que ele seja considerado legalmente válido é o fornecedor e não o comprador. Atenção às pegadinhas da banca. 

    Gabarito: Errada

  • Ele deve cumprir.

    Gabarito: E.

  • ERRADO

    FORNECEDOR

  • Não sei se estou interpretando correto, mas pensei o seguinte: Não é o simples fato de estar ciente das condições que automaticamente será aceito o produto, pois o comprador pode muito bem ler cláusula por cláusula e discordar de uma delas. Pra mim isso já invalida. Se meu pensamento estiver errado aceito correções rs