-
ERRADA
JUSTIFICATIVA – De acordo com o MRPR, os textos oficiais, por terem caráter impessoal, devem ser redigidos em conformidade com o padrão culto da língua, o que não invalida o emprego da linguagem técnica, que pode ser usada, comedidamente, em situações que o exijam.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
-
Linguagem técnica é diferente de jargão técnico. Se aparecer linguagem, lembrem que é possível, mas deve ser evitado. Se aparecer Jargão, tenham em mente que, em princípio(rsrs) , é proibído.
-
Errado , esses itens sao obrigatorios na redacao oficial
-
Questão errada.
Vejamos:
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos.
Fonte: MRPP
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Os textos oficiais, por terem caráter impessoal, devem ser redigidos em conformidade com o padrão culto da língua, o que não invalida o emprego de linguagem técnica, que pode ser usada, comedidamente, em situações que o exijam.
-
De acordo com o enunciado da questão, "a obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais."
O Manual de Redação Oficial informa que "A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos."
A linguagem técnica pode ser empregada, sim, porém respeitando o uso culto da língua e a impessoalidade exigida.
A resposta é incorreta.
-
o que não pode é ter o abuso da linguagem técnica.
-
JARGÃO TÉCNICO: É PROIBIDO
LINGUAGEM TÉCNICA: USADA SOMENTE QUANDO NECESSÁRIO
-
questão boa, cai igual a um pato!
-
Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Analista de Informática
Disciplina: Redação OficialNa redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.
GABARITO: CERTA.
-
Errado.
Em linguagem técnica TAMBÉM USA-SE o padrão de língua culta e a impessoalidade.
-
A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a EXIJAM, sendo de evitar o seu uso indiscriminado.
-
Errada
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos. "
-
PUTA QUE PARIU ²
-
Em algumas situações pode ser utilizada sim a linguagem técnica, conforme o MRPR
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado."
Portanto, entende-se que a linguagem tecnica NÃO é incompatível com a obrigatoriedade o uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade.
Bons estudos!!!
-
Transcrevendo pedaços do manual:
"A linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo de evitar o seu uso indiscriminado. Certos rebuscamentos acadêmicos, e mesmo o vocabulário próprio a determinada área, são de difícil entendimento por quem não esteja com eles familiarizado. Deve-se ter o cuidado, portanto, de explicitá-los em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos."
"...há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos."
Ou seja, a obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade NÃO são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica , ela deve apenas ser EVITADA, MAS PODE SER USADA EM SITUAÇÕES QUE A EXIJAM.
-
O emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais deve ser aplicada apenas em situações exigidas, porém não descarta o uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade (indispensável).
-
os textos oficiais, devem ser redigidos em conformidade com o padrão culto da língua, o que não invalida o emprego da linguagem técnica
-
A linguagem técnica deve ser evitada, mas não é vedada...
-
A obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais.
Errado, vejamos, o uso da linguagem técnica de fato deve ser evitado, contudo quando utilizado deverá ser compatível com o padrão culto da língua e o princípio da impessoalidade.
A saga continua...
Deus!
-
LINGUAGEM TÉCNICA -> NÃO É PROÍBIDA, PORÉM SOMENTE É USADA EM SITUAÇÕES QUE A EXIGIR.
-
A obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais
Errado, irão existir situações que será necessario o uso da linguagem técnica, então não há como existir incompatibilidade, apenas o uso de linguagem técnica não pode ser a regra.
A saga continua...
Deus!
-
Já deu pra acertar a questão logo no início, pois a obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são sim COMpatíveis.
A linguagem técnica nas comunicações oficiais devem sim ser evitadas, mas uma vez usada, não deve ser informal, incorreta e pessoal.