SóProvas


ID
1108522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.

Admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    JUSTIFICATIVA – Segundo o Manual de Redação da Presidência da República ( item 1.1), “não há lugar na redação oficial para impressões pessoais”. Isso se dá independentemente do caráter impessoal do assunto, que deve referir-se ao interesse público, e da natureza objetiva e formal da comunicação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
  • Complementando

    Conforme no item 1.1. A Impessoalidade

    (...)

      Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.


  • O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica.

  • Manual de Redação da Presidência da República

    1.1. A Impessoalidade

    Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

  • A menos que o documento oficial seja um PARECER não se deve colocar impressões pessoais.

  • O documento deve primar pela Impessoalidade, onde que o emite deve evitar demonstrar impressões pessoais de determinado assunto ou tema.

  • O enunciado informa que "admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal."

    O Manual de Redação Oficial informa que por se tratar de documentos oficiais, a linguagem adotada deverá ser sempre impessoal, considerando ainda outros elementos como clareza, impessoalidade, concisão, formalidade e uniformidade.


    A resposta é incorreta. 

  • QUESTÃO ERRADA.


    CARACTERÍSTICAS DA REDAÇÃO OFICIAL:

    - Uso da norma culta;

    - Clareza;

    - Concisão (economia de palavras), contrário de PROLIXO; Observação: Concisão não é o mesmo que resumo.

    - Impessoalidade (sem opiniões pessoais, exceto no parecer);

    - Formalidade (linguagem padrão, sem REGIONALISMO, sem GÍRIAS; tratamento respeitoso com autoridades);

    - Uniformidade (padrão de formatação de linguagem oficial).


  • Errada.


    Impressões pessoais ferem a impessoalidade do texto.

  • Complementando...

    “não há lugar na redação oficial para impressões pessoais"...

    (Cespe/TRT-10ª Região/Analista Judiciário/Área Judiciária/2013) Recomenda-se que o registro de impressões pessoais seja evitado na redação de correspondências oficiais, mas a decisão sobre seguir ou não essa recomendação cabe a quem expede o documento.

  • Em hipótese alguma é admitido, na Redação Oficial, o uso de impressões pessoais.

  • acho que não cai uma dessa no inss

  • L
    I
    M
    P
    E
  • Parecer: É o pronunciamento fundamentado, com CARÁTER OPINATIVO, de AUTORIA DE COMISSÃO ou de RELATOR DESIGNADO EM PLENÁRIO, sobre matéria sujeita a seu exame. 

    No parecer é colocado impressões ''técincas'' sobre o determinado assunto e não impressões pessoais como o texto expõem. 
    Somente Comissão e Relator são autorizados. 

    Bons Estudos. 

  • Errada
    "A Impessoalidade

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;"

  • 1.1. A Impessoalidade

    [...]

    Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • nem dá para acreditar que essa questão juninho caiu para Agente da PF.

     

  • Admite-se o registro de impressões pessoais na redação oficial, desde que o assunto seja de interesse público e expresso em linguagem formal.

     

    A linguagem será IMPESSOAL. Portanto não se admite o registro de impressões pessoais na redação oficial.

  • Redação Oficial: Obrigatório impessoalidade.

  • Características das correspondências oficiais: Impessoalidade, uso do padrão culto da língua, concisão e clareza, formalidade e uniformidade.

  • “não há lugar na redação oficial para impressões pessoais”. Isso se dá independentemente do caráter impessoal do assunto

  • Clara;

    Culta;

    Concisa;

    Formal;

    Impessoal.

  • O Manual de Redação Oficial informa que por se tratar de documentos oficiais, a linguagem adotada deverá ser sempre impessoal, considerando ainda outros elementos como clareza, impessoalidade, concisão, formalidade e uniformidade.