SóProvas


ID
1108714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sabendo que a organização dos programas governamentais por meio de instrumentos orçamentários tem a dupla função de controlar politicamente o poder e garantir uma administração eficiente e eficaz, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, o ciclo orçamentário é definido como processo contínuo, dinâmico e flexível, em que são avaliados os aspectos físicos e financeiros dos programas do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Além da definição do concursando(a) abaixo, temos que o processo orçamentário é dinâmico, entretanto, não autossuficiente, porque a elaboração da proposta, primeira etapa do ciclo orçamentário, renova-se anualmente e é resultante das definições da programação de médio prazo, que por sua vez detalha o plano de longo prazo, para integrá-lo ao processo de planejamento.

    Etapas do ciclo orçamentário:
    - Elaboração/planejamento da proposta orçamentária
    - Discussão/estudo/aprovação da lei de orçamento
    - Execução orçamentária e financeira
    - Avaliação/controle

    ps: o ciclo orçamentário não se confunde com o exercício financeiro.
    GAB CERTO

  • Alguém sabe me informar o que são os aspectos físicos?

  • Aspecto físico: correspondendo à concretização de metas. Comparativo entre o cronograma e o financeiro  dos programas e ações do PPA, durante toda a gestão, definindo o grau de eficiência, eficácia e efetividade.


    O Ciclo Orçamentário:

    Contínuo

    Dinâmico

    Flexível


  • O Ciclo Orçamentário no Brasil é considerado:

    Contínuo

    Dinâmico

    Flexível

  • Valeu Emerson!

  • Michele Ferro: aspectos físicos, são aspectos quantitativos, aspectos que tão volume certo, exatidão, estão relacionado com as metas do PPA, pois na LDO as metas são fiscais. cuidado para não confundir esses dois conceitos. Exemplo grosseiro: meta do PPA, disponibilizar no período de 4 anos 20 bolsas familiais com o objetivo de diminuir as desigualdade social em determinada região. Meta da LDO, para o cumprimento do programa de diminuição da desigualdade social de determinada região, será disponibilizado 2% das receitas do período x.

  • Errei esta questão por julgá-la incompleta. No material que possuo a avaliação é apenas a última das etapas do ciclo orçamentário. Vou postar aqui para que mais alguém comente:

    O ciclo orçamentário anual é um período em que se executam as atividades típicas do orçamento público (portanto não é somente a avaliação):  

    ·  Elaboração (realizada no exercício anterior pelo Poder Executivo);

    ·  Discussão, votação e aprovação (realizada no exercício anterior pelo Poder Legislativo);

    ·  Execução financeira e orçamentária (realizada no exercício pelo Poder Executivo, portanto ocorre dentro de um exercício financeiro).

    ·  Controle e avaliação (realizada no exercício seguinte pelo Poder Legislativo).


  • Errei pois achei que não fosse flexível, mas pesquisando achei esse artigo. Segue trecho:

    "O ciclo orçamentário, também conhecido como processo orçamentário, pode ser definido como um processo de caráter contínuo e simultâneo, através do qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico financeiro. O processo de elaboração do orçamento público no Brasil é integrado ao planejamento de ações, que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, compreende o Plano Plurianual - PPA - a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO - e a Lei Orçamentária Anual - LOA."

  • nao entendi o termo "fisico"

  • A avaliação realmente precisa ser física. Não cabe ao CN, no momento da avaliação e controle, apenas verificar se o montante consignado no orçamento aprovado foi gasto. Cabe verificar também sem os objetivos foram atingidos, se os indicadores apontam as mudanças pretendidas pela administração.

  • Ana Lins transcrevo a explicação do colega Nildson sobre aspectos físicos: 

    "aspectos físicos, são aspectos quantitativos, aspectos que tão volume certo, exatidão, estão relacionado com as metas do PPA, pois na LDO as metas são fiscais. cuidado para não confundir esses dois conceitos. Exemplo grosseiro: meta do PPA, disponibilizar no período de 4 anos 20 bolsas familiais com o objetivo de diminuir as desigualdade social em determinada região. Meta da LDO, para o cumprimento do programa de diminuição da desigualdade social de determinada região, será disponibilizado 2% das receitas do período x."


  • CERTA:

    Conceito
    O ciclo orçamentário, ou processo orçamentário, pode ser definido como
    um processo contínuo, dinâmico e flexível, através do qual se elabora, aprova, executa,
    controla e avalia os programas do setor público nos aspectos físicos e financeiro,
    corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do
    orçamento público. 

  • @Flávio Bruna 05 de Janeiro de 2016, às 14h50

    "Errei esta questão por julgá-la incompleta. No material que possuo a avaliação é apenas a última das etapas do ciclo orçamentário."

    Incompleto não é errado.

    A assertiva "no céu são observadas as nuvens" não é errada por haver pássaros, aviões, fumaça, etc, nem por não haver, no seu horizonte, nuvem visível.

     

     

  • Boa noite,

     

    Ciclo orçamentário ou processo orçamentário - CDF

     

    ciclo orçamentário ou processo orçamentário, pode ser definido como um processo Contínuo, Dinâmico e Flexível, através do qual se elaboram, executam, controlam e avaliam os programas do setor público nos aspectos físicos e financeiros; corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público.

     

    Bons estudos

  • Isso mesmo. É contínuo, pois é realizado sem interrupção, inclusive com etapas simultâneas, ou seja, enquanto está sendo elaborado o orçamento do exercício seguintes, está sendo avaliada a execução do ano anterior e acompanhando a execução do orçamento corrente.
    Gabarito: Certo
    Prof: Vinicius

  • → Aspecto Financeiro: dinheiro

    → Aspecto Físico: Se tinha uma meta de construir 100 escolas, irá se observar se elas foram construídas

  • Um resumo do Ciclo orçamentário para ajudar na véspera de prova (feito a partir do Livro Adminstração Financeira e Orçamentária; autor: Marcelo Adriano Ferreira, editora Juspodivm).

     

    GABARITO: CORRETA

     

    Conceito:

    - Sequência de fases ou etapas que devem ser cumpridas. É um processo gerencial que se inicia com o planejamento, passa pela elaboração dos planos, apreciação legislativa, execução orçamentária, controle e, por fim, a avaliação, quando então se inicia o ciclo seguinte.

     

    - No Brasil, o ciclo orçamentário é definido como processo contínuo, dinâmico e flexível, em que são avaliados os aspectos físicos e financeiros dos programas do setor público em fases encadeadas, articuladas e interdependentes.

     

    Ciclo orçamentário em sentido amplo:

     

    - É composto de três instrumentos principais: o PPA, a LDO e a LOA.

     

    - De acordo com as normas contábeis brasileiras, o ciclo da administração pública é composto das seguintes etapas: planejamento (elaboração dos instrumentos orçamentários), execução, controle e avaliação.

     

    - Para Osvaldo Maldonado Sanches, o ciclo orçamentário – dadas as amarrações articuladas pelo texto constitucional-, passa a desdobrar-se em oito fases, cada uma com ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida, quais sejam:

     

    1.       Formulação dom planejamento plurianual, pelo Executivo.

    2.       Apreciação e adequação do plano, pelo Legislativo.

    3.       Proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos pelo Executivo.

    4.       Apreciação e adequação da LDO, pelo Legislativo.

    5.       Elaboração da proposta de orçamento, pelo Executivo.

    6.       Apreciação, adequação e autorização legislativa.

    7.       Execução dos orçamentos aprovados.

    8.       Avaliação da execução e julgamento das contas.

     

    Ciclo orçamentário em sentido estrito:

     

    - Em sentido estrito o ciclo orçamentário se desenvolve em quatro fases, envolvendo somente a LOA:

     

    ·         Elaboração.

    ·         Apreciação (aprovação) pelo poder legislativo.

    ·         Execução.

    ·         Controle e avaliação.

     

    Bons estudos...

  • Aspecto físico me quebrou

  • É só lembrar do nosso grande amigo CDF FI FI

    O Ciclo orçamentário é definido como um processo:

    CONTÍNUO

    DINÂMICO

    FLEXÍVEL

    São avaliados os aspectos:

    SICOS

    FINANCEIROS

  • "No Brasil, o CICLO ORÇAMENTÁRIO é definido como um PROCESSO CONTÍNUO, DINÂMICO E FLEXÍVEL, em que são AVALIADOS os ASPECTOS FÍSICOS E FINANCEIROS dos programas do setor público em FASES ENCADEADAS, ARTICULADAS E INTERDEPENDENTES". 
    ... 
    FERREIRA, Marcelo Adriano. Administração financeira e orçamentária: para os concursos de técnico e analista. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 260.

  • CICLO ORÇAMENTÁRIO: Contínuo, Dinâmico e Flexível.

    Aspecto físico: o percentual que está sendo executado.

    Aspecto financeiro: montante dos recursos destinados.

  • O ciclo orçamentário é o período de tempo em que se lavram as atividades características do orçamento público de elaboração, aprovação, execução e controle/avaliação. Essas etapas que se repetem periodicamente, nunca acaba e nem tem data fixa para acabar ou começar. Por isso, o ciclo orçamentário é um processo contínuo, dinâmico e flexível!

    Na etapa de controle e avaliação da execução orçamentária (4ª etapa) a programação de dispêndios do setor público (o que ele vai fazer, como ele vai gastar) é avaliada. Por isso, a questão está mesmo correta!

    Gabarito: Certo

  • CERTO

  • CERTO