-
JUSTIFICATIVA – Em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação
de estoques em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente sua transferência aos fornecedores dos encargos
da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT mostram significativas reduções de inventário, tanto no
fornecedor quanto no fabricante.
Errado.
-
de acordo com Dias (2010, p. 125): "Em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação de estoques em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente transferir aos fornecedores os encargos da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT mostram significativas reduções de inventário, tanto no fornecedor como no fabricante”. (DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: uma abordagem
logística. São Paulo: Atlas, 2010)
-
o termo garante-se tbm invalida a questão, certo?
-
INVALIDA pela CESPE/FCC e outras;
FGV, que é comum termos 2 ou mais respostas corretas no gabarito, não.
-
Erro: "pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques".
JIT busca a redução dos estoques e dos desperdícios em toda a cadeia de suprimentos, não só na empresa.. assim, não queremos só "empurrar" o problema para os fornecedores.
Comentário: Rodrigo Rennó
-
cuidado com a palavra garante......
-
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: Administrador
Caso o objetivo da empresa seja o “estoque zero”, deve-se utilizar o método just in time, uma técnica de gestão de materiais e de produção no momento exato, em que ambos os elementos (gestão e produção) são controlados por meio mecânico ou informatizado, com enfoque no estoque, no fornecedor e na qualidade. GAB: ERRADO
justificativa do cespe : na realidade, o modelo just in time refere-se à produção na quantidade necessária, no momento necessário para atender a variação de demanda com um mínimo de estoque em produtos acabados, em processos e matéria prima e não o estoque zero conforme indicado. já o conceito apresentado no item refere-se ao kanban http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF_13_ADMINISTRATIVO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO.PDF
Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: CEHAP-PB Prova: Administrador
Com referência ao modelo just-in-time de administração de materiais, assinale a opção correta.
b)Sua meta é trabalhar com estoque zero.GABARITO
Queridinho do cespe : MARCO AURÉLIO P. DIAS P.122:
"de forma geral, o sucesso dos produtos japoneses industrializados deve-se principalmente aos sistemas de manufatura que conseguiram agregar, ao mesmo tempo, alta qualidade e preços competitivos. esses sistemas, apoiados pelos conceitos do JIT, trabalham com a meta do estoque “zero”, que é um dos fundamentos básicos do JIT."
-
Só é produzido o que já tem demanda certa.
É conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
Busca estoque mínimos e intensa parceria com os fornecedores.
A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.
O JIT leva a estoques bem menores, custos mais baixos e melhor qualidade que os sistemas convencionais.
-
Há reduções de inventário, tanto no fornecedor quanto no fabricante.
-
Vejo dois erros na questão: O verbo ''garantir'', e o JIT elimina os estoques desnecessários, não transfere nada.
-
ERRADO, pois o JIT visa eliminar os estoques em toda linha de suprimento, inclusive no fornecedor.
QUADRIX/CRA-PA/2019 - O método just in time, implantado pela Toyota na década de 1970, tem como meta o estoque zero. Para isso, deve ocorrer a máxima redução de estoques, tanto na empresa quanto nos fornecedores, e o lead time deve ser encurtado. CERTO
QUADRIX/CRN/2020 - A filosofia just‐in‐time, baseada no modelo japonês de produção, procura eliminar a perda e diminuir o estoque, produzindo bens e serviços na quantidade necessária. CERTO
-
A questão seria CORRETA se fosse até "suprimentos" o restante dela foi só cagaço e daí ela ficou ERRADA. Gab: ERRADO.
-
Errado.
Mais uma vez, a afirmativa inverteu as características dos sistemas.
O Just In Time (JIT) é uma filosofia associada à produção sem estoques, eliminação do desperdício, melhoria contínua de processos etc. Perceba que o contexto da gestão de estoques é trabalhar com o estoque mínimo, executando a compra junto ao fornecedor após o fechamento do pedido com o cliente.
Por sua vez, os sistemas tradicionais de produção visualizam um estoque máximo, considerando que o efeito da compra em lote minimiza custos de aquisição. Dias (2010)4 menciona essa diferença entre os dois sistemas: Em relação à redução de inventários, devemos observar que o JIT procura a eliminação de estoques em todo o canal de suprimentos, e não simplesmente transferir aos fornecedores os encargos da manutenção dos estoques. As aplicações bem-sucedidas do JIT mostram significativas reduções de inventário, tanto no fornecedor como no fabricante.
Assim, corrigindo o item, temos: Por meio do JIT (sistema tradicional) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.
Prof. Adriel Sá - GRAN
-
Se tem como objetivo a eliminação de estoque em toda cadeia de suprimentos, então não considera a transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.
-
Professor na faculdade me ensinou que nunca, nunca vai ter estoque zero, nunca, nunca os custos do estoque vai ser zero...por mais que seja muito baixa, ainda vai estar lá..
-
►Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.
Se houver o objetivo da eliminação de toda a cadeia de suprimentos não será considerada a transferência junto aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques.