-
O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo. O just in time é o principal pilar de diversas fábricas, em especial de carros, como por exemplo o sistema Toyota de produção.
ERRADA
-
ERRADA
O just in time visa reduzir ao máximo o gasto com estoques, de modo que a demanda ''dite'' quando o produto será pedido ao fornecedor para o devido ressuprimento da instituição ou para fornecimento do produto ao cliente final. No just in time, não há que se falar em ''estoque de segurança''.
Segundo Rodrigo Rennó:
''De acordo com o Just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
Para que esse sistema funcione, são necessárias uma parceria e uma troca de informações, antes impensáveis entre os fornecedores e clientes dentro da cadeia de produção. A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.''
CESPE/PF/2014 - Por meio do JIT (just in time) garante-se a eliminação dos estoques em todo o canal de suprimentos pela mera transferência aos fornecedores dos encargos da manutenção dos estoques. ERRADO
Comentário: O estoque é eliminado em todo o canal de suprimento
''A fé na vitória tem que ser inabalável''.
-
Gab: Errado
Assertiva: A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
Resolvendo por partes:
O just in time não pode ser utilizado para reduzir custos de armazenagem da loja B? errado, pode sim, afinal essa é a sua finalidade. (esse é o erro da questão)
O just in time não pode ser utilizado para atender às demandas dos cliente da loja B? certo, pois os problemas enfrentados pela loja é justamente a falta de mercadorias, situação que poderia ser resolvida ou amenizada com a montagem de estoque.
Just in time (= na hora certa):
-> é um sistema que propõe a não geração de estoques;
-> a organização só produz o que é demandado pelo cliente;
-> alguns problemas enfrentados por esse sistema: clientes possuem demandas variáveis / fornecedores entregam em tempo variável.
Força!
-
ERRADO.
O sistema just in time é justamente uma opção pois consiste na produção na quantidade necessária, no momento necessário, para atender à variação de vendas com o mínimo de estoques em produtos acabados, em processos e em matéria-prima.
-
Preliminarmente, pode-se dizer que o Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios
Just-in-Time (JIT), significando fazer “o que é necessário, quando é necessário, e na quantidade necessária”. Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban que, para Shingo (1996), significa “abastecer a unidade fabril, de acordo com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de montagem final sem perdas e geração de estoques”.
Gabarito: ERRADO!
-
eu realmente não entendi. como os clientes na loja B reclamam da faltade produtos e o jit seria a solução? se ele preza pelo estoque zero?
-
Ana carolina JIT não preza pelo estoque zero e sim pela quantidade minima pra atender a demanda ... Se a DEMANDA for alta talvez a quantidade minima seja grande e as vezes o JIT não é melhor opção
-
O propósito central da filosofia Just in Time (JIT) para o gerenciamento de estoques é identificar a
demanda por produto acabado com antecedência, produzindo apenas o necessário e comprando
os insumos apenas para aquela demanda. Assim, ao menos em tese, os estoques cairiam para
zero, o que baixaria imensamente o custo da organização.
-
Produzir apenas o necessário para atender a demanda, isto ajuda a reduzir os custos com estoque.
-
"Just in time", só produzo na hora certa, logo, só o que tem demanda certa!
-
Questão contradtória, Se ta faltando estoque como vou reduzi-lo ?
-
ERRADO
Questão perigosa....
Se lembrarmos primeiramente do tal "estoque zero" o erro é certeiro....
Acho que a questão foi dada como certa devido à possibilidade do JIT identificar a demanda dos clientes e produzir a quantidade necessária. Logo, os clientes da loja B teriam mercadorias e consequentemente o nível de reclamação ia diminuir.
Objetivos do Just In Time:
* minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais, mantendo-se inventários mínimos;
* redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;
* redução dos tempos de preparação de máquina, a fim de flexibilizar a produção;
* redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade;
* liberação para a produção através do conceito de “puxar” estoques, ao invés de “empurrar”, em antecipação à demanda;
* flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo.
FONTE: Livro de ARM - Marco Aurélio P. Dias, edição 2010, pág. 123.
-
O sistema just in time é uma opção pois consiste na produção na quantidade necessária, no momento necessário, para atender à variação de vendas com o mínimo de estoques em produtos acabados, em processos e em matéria-prima.
-
Gabarito: Errado
O Just In Time é a opção, pois apresenta a produção na quantidade necessária, para atender as vendas com o mínimo de estoques em produtos.
-
Pelo que entendi, a loja B tem estoque mas não tem a mercadoria que o cliente quer, ou seja, não consegue atender aos pedidos dos clientes e tem gasto com estoque desnecessário.
-
GABARITO: ERRADO
Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
Just in Time - é o sistema tradicional de empurrar a produção para a frente, ou seja, eu produzo e depois vejo como farei para vender para o cliente. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, esse método acarreta uma diminuição tremenda dos estoques, pois a empresa recebe constantemente os materiais de que necessitará, muitas vezes diariamente.
-
O Just in time pode ser aplicado a qualquer organização.
-
Just in Time- abordagem metodológica
Kanban- ferramenta de controle
Possuem as seguintes características:
-Redução de desperdícios;
-Estoque nulo;
-Aquisição, entrega de materiais apenas quando necessário;
-Necessidade de maior agilidade no ressuprimento (tempo de ressuprimento mínimo).
-Sistema de produção: PUXADA
-Giro de estoque: 70-100/ano
-Ordem de prioridade :Pontualidade-Qualidade-Preço
Fornecedor: Co-fabricantes/ estreito relacionamento/ único e especialista
Diferentemente, o sistema tradicional possui:
- Sistema de produção empurrada;
-Giro de estoque; 10 a 20/ano;
-Prioridade: Preço-qualidade-pontualidade;
-Pedido: lote econômico;
-Fornecedor: adversários/relações mínimas/multifonte(regra).
Fonte: meus resumos.
-
Serial o ideal o JIT, pois produziria o necessário sem gastos extras.
-
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
JUST IN CASE - JIC. A gestão de um negócio pela ótica do JIC conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. ... O JIT gerencia para obter o nivelamento da produção e age para diminuir as variabilidades no processo.
-
E pensei
''Se a loja B quer reduzir os custos, o sistema JIT não deve ser uma opção, visto que eles já enfrentam problemas com o baixo estoque''
Por isso, marquei como certo
-
O erro da questão é ter dito que NÂO poderia utilizar a filosofia Just in Time. A situação descrita da empresa B não tem muito a ver. O que importa é a definição da filosofia Just in time que foi colocada na questão e está perfeita e que pode ser aplicada em qualquer organização.
-
Ao ser afirmado na assertiva que NÃO seria uma opção para reduzir os custos torno a questão INCORRETA, pois é justamente o oposto do propósito do método just-in-time que elimina custos de estoque e perdas com armazenagem.
-
ótima explicação do caio nogueira! O cespe faz mto isso: divide a questão em 2, 3 partes.
-
O just-in-case, por sua vez, é uma filosofia de estoque oposta ao just in time. No Just in Case a organização opta por produzir com máximo de sua capacidade, gerando o máximo de produto acabado possível e criando estoques para evitar riscos de falta de atendimento ao cliente interno ou externo.
Trata-se de um sistema de “empurrar” estoques para as próximas etapas, forçando o estabelecimento de estoques mais altos do que o necessário, em prol de mais segurança operacional.
O propósito central da filosofia Just in Time (JIT) para o gerenciamento de estoques é identificar a demanda por produto acabado com antecedência, produzindo apenas o necessário e comprando os insumos apenas para aquela demanda. Assim, ao menos em tese, os estoques cairiam para zero, o que baixaria imensamente o custo da organização.
Gabarito: Errado
-
Just in time não significa necessariamente ausência de estoques. Significa entregar o produto no tempo certo. Uma empresa pode atender adequadamente seus clientes desde que o Just in Time seja realizado de forma adequada. Deve ser analisado caso a caso e sempre é uma opção a ser considerada.
-
Boa noite.
Ja fiz e refiz essa questão varias vezes, mas sempre estou com duvida.
Se dividir a questão em partes o final e onde esta a pergunta da questão. O Sistema Just in time vai reduzir o custo de armazenagem?
-
Assertiva: A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
Resolvendo por partes:
O just in time não pode ser utilizado para reduzir custos de armazenagem da loja B? errado, pode sim, afinal essa é a sua finalidade. o jit transfere os custos de armazenagem aos fornecedores.
O just in time não pode ser utilizado para atender às demandas dos cliente da loja B? errado, o JIT caracteriza-se como um sistema de "puxar" a produção ao longo prazo do processode, acordo com a demanda,note porém que a questão fala do jit ser uma opção,so que para isso acontecer a “loja b” primeiramente teria que resolver o problema de acumulo de mercadorias no estoque,que esta gerando a reclamação dos clientes ,pois as mercadorias não estão chegando ate eles ,ou seja,não há falta de mercadorias haja vista essa loja ter estoque maior que do da loja A conforme enunciado.
Just in time (= na hora certa):
-> é um sistema que propõe a não geração de estoques;
-> a organização só produz o que é demandado pelo cliente;
-
ERRADO
PELO CONTRÁRIO
-
Para quem não entendeu
e lei desse jeito - "A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes."
item ERRADO se não tem estoque não tem custo de armazenagem.
-
Pegadinha do malando!
-
É muito simples: Se eu tenho estoque no tempo certo ( just in time) para atender a demanda dos clientes, também terei menor custos com armazenagem das mercadorias.
-
Discordo do gabarito, uma vez que:
Assertiva: A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
Resolvendo por partes:
P: O just in time não pode ser utilizado para reduzir custos de armazenagem da loja B? errado, pode sim, afinal essa é a sua finalidade. (P é falso)
Q: O just in time não pode ser utilizado para atender às demandas dos cliente da loja B? certo, pois os problemas enfrentados pela loja é justamente a falta de mercadorias, situação que poderia ser resolvida ou amenizada com a montagem de estoque. (Q é verdadeiro)
Logicamente essa afirmação corresponde a " ¬(P ^ Q) = ¬(Falso ^ Verdadeiro) = ¬(Falso) = Verdadeiro
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a filosofia Just In Time. Sabendo disso, vejamos como a assertiva pode ser julgada.
Bem, galera, antes de analisar mais detalhadamente a questão, vejamos o conceito de Just In Time (JIT), certo?
A filosofia Just In Time consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado. De acordo com Martins e Alt (2017), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínuas da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."
De forma mais simples, segundo Dias (2018), a filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.
Tendo dito isso, passemos à questão.
- A utilização do sistema just in time não constitui opção a ser considerada para a loja B reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes.
Veja que a banca diz que o sistema JIT não precisa ser considerado para reduzir custos de armazenagem e atender às demandas dos clientes, quando é justamente o contrário do que os autores citados anteriormente falam. Os objetivos do JIT estão concentrados em reduzir e atender: reduzir custos desnecessários, tudo que gera custo e atender às demandas dos clientes no momento certo e nas quantidades solicitadas (certas) etc.
Ou seja, para que a loja B possa melhorar no atendimento da demanda, ela precisa entender quais são os materiais que seus clientes precisam, qual é a quantidade de materiais que precisam e o momento em que eles precisarão dos materiais. Se a organização B conseguir entender isso, ela vai conseguir atender aos seu clientes e ao mesmo tempo não terá de lidar com tantos custos de armazenagem, já que ela vai trabalhar levando em conta a demanda real da sua base de clientes.
Agora, se a banca falasse que o sistema Just In Case (JIC) não precisasse ser considerado, aí, sim, estaria correto, pois com base no sistema JIC, a manutenção de estoques acaba gerando custos e prejuízos também, devido a manutenção de grandes quantidades de materiais nos estoques das organizações.
Sendo assim, podemos concluir que a questão está incorreta
GABARITO: ERRADO
Fontes:
DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.