-
Cédula Hipotecária é um título de crédito que caracteriza uma promessa de pagamento com uma garantia real de hipoteca. É um instrumento hábil para a representação de créditos hipotecários, portanto, uma operação passiva (obrigação) das sociedades de crédito imobiliário.
-
muito bom foi ler essa explicação!
-
As cédulas hipotecárias fazem parte das operações ativas (PASSIVAS) das sociedades de crédito imobiliário.
-
Também fazem parte das operações passivas dos Bancos de Desenvolvimento.
-
Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros. Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção.
-
Diferença entre operações passivas e ativas?
-
Muito boa a explicação.
-
Está errado. A operação é PASSIVA.
-
Art 9º Os contratos de empréstimo com garantia hipotecária, com exceção das que consubstanciam operações de crédito rural, poderão prever o reajustamento das respectivas prestações de amortização e juros com a conseqüente correção monetária da dívida.
§ 1º Nas hipotecas não vinculadas ao Sistema Financeiro da Habitação, a correção monetária da dívida obedecerá ao que fôr disposto para o Sistema Financeiro da Habitação.
§ 2º A menção a Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional nas operações mencionadas no § 2º do artigo 1º do Decreto-lei nº 19, de 30 de agôsto de 1966, e neste decreto-lei entende-se como equivalente a menção de Unidades-padrão de Capital do Banco Nacional da Habitação e o valor destas será sempre corrigido monetàriamente durante a vigência do contrato, segundo os critérios do art. 7º, 1º, da Lei nº 4.357-64.
§ 3º A cláusula de correção monetária utilizável nas operações do Sistema Financeiro da Habitação poderá ser aplicada em tôdas as operações mencionadas no § 2º do art. 1º do Decreto-lei nº 19, de 30.8.66, que vierem a ser pactuadas por pessoas não integrantes daquele Sistema, desde que os atos jurídicos se refiram a operações imobiliárias.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0070-66.htm
-
As cédulas hipotecárias são titulos emitidos pelas SCI para arrecadar dinheiro, claro, sabendo que operações ativas são aquelas que sai dinheiro da instituição e que operações passivas entram dinheiro na instituição, fica fácil marcar a resposta, mas antes teria que saber que essa cédula é uma emissão contra a SCI e que ao entrar dinheiro na IF sempre será operação passiva.
-
Sociedades de Crédito Imobiliário
São instituições financeiras criadas pela Lei 4.380, de 21 de agosto de 1964, para atuar no financiamento habitacional.
Constituem operações passivas dessas instituições os depósitos de poupança, a emissão de letras e cédulas hipotecárias e depósitos interfinanceiros.
Suas operações ativas são: financiamento para construção de habitações, abertura de crédito para compra ou construção de casa própria, financiamento de capital de giro a empresas incorporadoras, produtoras e distribuidoras de material de construção. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima, adotando obrigatoriamente em sua denominação social a expressão "Crédito Imobiliário". (Resolução CMN 2.735, de 2000).
-
Imagine que você quer comprar um imóvel de 200 mil e o banco lhe empresta esse dinheiro cobrando um juros de 2% ao mês.
Para captar esses recursos (captação = operação passiva) o banco vende a investidores as cédulas hipotecárias pagando juros de 1% ao mês, por exemplo. A diferença, o spread bancário, é o lucro do banco e o comprador do imóvel é quem paga o lucro do banco e dos investidores.
A vantagem é que o banco não precisa se descapitalizar porque já toma esse dinheiro imediatamente dos investidores.
-
primeiro que spread não é lucro!!
-
É op. passiva
-
Constituem operações passivas...
-
Gabarito: Errado
Operação ativa → Entra $$ no banco
Operação passiva → Sai $$ do banco
Operação acessória → Presta um serviço sem ganhar nada por isso (pagamento de boleto)
As cédulas hipotecárias são títulos que os bancos pagarão a quem os adquiriu; são, portanto, operações passivas (sairá $$ do banco), e não ativas, como diz a assertiva.
-
Letras e Cédulas hipotecárias são uma promessa de pagamento, ou seja a Instituição tem a obrigação de pagar essa quantia a seus credores. Logo trata-se de uma operação passiva