SóProvas


ID
110968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que diz respeito à contabilização de operações bancárias e às
provisões na contabilidade bancária, julgue os itens subseqüentes.

No final de cada exercício contábil, o banco deverá, em regra, criar uma provisão específica para se resguardar das possíveis perdas por créditos não liquidados, contabilizada como provisão para créditos de liquidação certa.

Alternativas
Comentários
  • FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=395Provisão para perdas em créditos de liquidação duvidosa.A provisão para perdas em créditos de liquidação duvidosa é uma exigência do princípio da prudência. Como você, empresa credora, possui risco de não receber a totalidade dos valores contabilizados em duplicadas, essa possibilidade deve estar devidamente contabilizada (princípio da oportunidade). Como fazer isso? Constituindo uma provisão para créditos de liquidação duvidosa. A conta "Provisão para créditos de liquidação duvidosa" é uma conta retificadora do ativo.OBS.: "Provisão para créditos de liquidação duvidosa"
  • No final de cada exercício contábil, o banco deverá, em regra, criar uma provisão específica para se resguardar das possíveis perdas por créditos não liquidados, contabilizada como provisão para créditos de liquidação duvidosa.

  • PERDAS ESTIMADAS COM CRÉDITOS DE LIQUIDAÇÃO DUVIDOSA

    Trata-se de uma conta retificadora do Ativo Circulante ou do Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo, de acordo com o prazo do recebimento do título. Desta forma, possui natureza credora.

    As empresas constituem as “Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa” de acordo com seu histórico, pois sabem que parte das vendas a prazo não serão recebidas. É o famoso “calote”