SóProvas


ID
1109827
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A ministra de Direitos Humanos instituiu grupo de trabalho para proceder____ medidas necessárias____ exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja (RS), em 1976. Com a exumação de Jango, o governo visa esclarecer se o ex-presidente morreu de causas naturais, ou seja, devido _____uma parada cardíaca – que tem sido a versão considerada oficial até hoje –, ou se sua morte se deve _____envenenamento.


(http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,governo-cria-grupo-exumar--restos-mortais-de- jango,1094178,0.htm 07. 11.2013. Adaptado)

Segundo a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser completadas, correta e respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Onde estão as lacunas? 

  • Os comentários não são pra saber se vocês sabem as respostas, e sim para explica-las. Por isso são comentários e não opiniões! 

  • Para achar a crase na segunda lacuna, é só substituir "à" por "para a".

    Se isso puder ocorrer sem erros, terá a crase.

    Ou seja, ...medidas necessárias à exumação dos restos...

    ...medidas necessárias para a exumação dos restos...

    Assim pode tb ser feito com "ofereceu flores à namorada" por "ofereceu flores para a namorada"

    Bons Estudos!

  • Oi pessoal alguém me explique: "para proceder____ medidas necessárias", a resposta correta da primeira lacuna não deveria ser "as" no plural, as medidas necessárias? Valeu aguardo. 

  • O verbo proceder no sentido de "dar andamento" é transitivo indireto, exigindo, então, a preposição "a".

    Não há crase em "proceder a medidas necessárias" porque "medidas necessárias" foi empregada com sentido amplo e sem o artigo definido "as".

  • OK, Roberto. Obrigado. 

  • Gabarito A

    Proceder: é VI quando significar iniciar, realizar. Não há crase, pois não tem o artigo "as", se caso houvesse ficaria "às"

    Necessário: pede proposição "A" que se soma ao artigo pedido por "exumação".

    Devido: pede preposição "A", mas como tem o pronome indefinido "uma" não é possível a crase.

    Se deve: Pede "A", mas não há crase, pois "envenenamento" é palavra masculina.

  • Errei, mas gostei da questão, bem elaborada!

  • Alguém poderia me explicar porque não há crase ante do termo "envenenamento".

  • "envenenamento" é substantivo masculino, portanto não se usa crase diante de substantivo masculino.

    o envenenamento/ ao envenenamento

  • A questao foi muito bem elaborada. Mas fica a dica: * para proceder a objetos necessarios.

    Nao precisa ter coerencia na frase apenas para usarmos como norte. Ok

  • Resposta correta é a letra A?


  • envenenamento é uma palavra masculina... Antes de palavra masculina não cabe crase

    a + o = ao

  • O complemento para o verbo proceder não seria "as medidas necessárias" no plural?

    Eu sei que já houve uma pergunta nesse sentido mas não consegui entender a resposta. Se alguem poder explicar com mais detalhes eu agradeceria, tenho muita dificuldade com o tema. 

    obrigado.

  • Wagner Silva:
    ... proceder às medidas necessárias... Nesse caso, temos o encontro do artigo (as) mais a preposição (a).
    ...proceder a medidas necessárias... Aqui temos apenas a preposição (a)
    Ambos os casos estão corretos.

  • batatinha Gato, o Gabarito A, está ( a... à... a .... a) de acordo com você, que concordo, o correto seria ( AS ... à ... a... a)

  • Creio que existe um equívoco neste gabarito.

  • GAB :A   proceder sem crase uma preposição, necessárias pede crase , crase proibida em artigos indefinidos, e envenenamento  palavra masculina crase proibida

    vqv :) 

  • Engraçado que no texto original da reportagem está assim:
    A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, instituiu grupo de trabalho para adotar as medidas necessárias à exumação dos restos

    O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,governo-cria-grupo-exumar-restos-mortais-de-jango,1094178
    Mas na questão modificada acima PROCEDER é VTI exigindo uma preposição a que ao não ser colocada no plural deu a ideia de generalidade "instituiu grupo de trabalho para proceder (a) -no sentido de- (para com) medidas necessárias..." se estiver errada me corrijam 
  • Sou bem ruim no assunto mas se poderíamos trocar por "... proceder com os preparativos...", aparenta ser necessária a preposição e o artigo, no caso "às".

  • Daniel, tente substituir a palavra exumação por "enterro" (palavra masculina) e imagine a frase do seguinte modo:

    "...instituiu um grupo para proceder a medidas necessárias AO enterro..."

    Quanto à primeira lacuna, usa-se ÀS (com crase) ou A (sem crase), nunca AS ou À.

    No entanto, a alternativa C deixou de estar correta no momento em que apresentou o preenchimento da segunda lacuna sem crase.

    Quanto ao texto original, claro que está diferente, afinal ADOTAR é um VTD, enquanto PROCEDER é um VTI.

  • No primeiro caso não leva crase por conta do plural "medidas". 2- Necessária A A exumação. 3- preposição UMA, não leva. 4- masculina, não leva.

  • antes de uma nunca terá crase?

  • Vamos lá! Gabarito é letra "A"

    1º proceder é um VTI, sendo assim, necessita ser complementado pela preposição "a", pois, quem procede, procede a alguma coisa. Quanto as "medidas necessárias", não tem o artigo "a" antes, pois são medidas generalizadas (lembra que a falta de artigo generaliza?). Então aqui só tem a preposição "a", não tem artigo, logo não há o fenômeno crase.  RESPOSTA: para proceder_a_ medidas necessárias.

    Macete: "A" no singular, palavra no plural, crase nem a pau"

    obs: se o artigo estivesse no plural teria sim crase, ficaria: Proceder às medidas necessárias. Como já dito pelo colega aí acima, foi uma opção do autor suprimir o artigo definido "as" para generalizar o termo "medidas necessárias". Dica: basta substituir "Proceder às medidas necessárias" por "Proceder aos trabalhos", ficou "aos", logo teria crase. 

    -

    2º Já sabemos que "necessária" exige a preposição "a", pois, se é necessário, é necessário a algo ou alguém. E quanto a "exumação" será que admite o artigo "a" para formarmos a crase? Para saber, é só substituir a palavra exumação por uma outra do gênero masculino, vamos testar? medidas necessárias__ao__ enterro. Logo,, exumação admite o artigo "a". Então preposição a + artigo a = crase. RESPOSTA: medidas necessárias__á__ exumação!
    Dica: substitua e termo regido por uma palavra masculina, se ficar "ao" tem crase.

    -

    3º  Aqui ficou tranquilo, não tem crase, pq a palavra "uma" já é um artigo, só tem a preposição "a" + artigo uma, e isso não forma o fenômeno crase. RESPOSTA: devido _a_ uma parada cardíaca. 
    Dica: Não se usa crase antes de artigo indefinido (um, uma, uns, umas)

    -

    4º Palavra masculina não admite o artigo "a", se lembram? logo não tem como ter crase antes da palavra "envenenamento", já que o fenômeno crase exige necessariamente de uma preposição "a" + artigo "a", que não tem possibilidade aqui, logo, só tem a preposição "a" mesmo. RESPOSTA: morte se deve __a__envenenamento!
    Macete: Diante de masculino, crase é pepino.

    -

    É isso, espero ter ajudado e que não tenha nenhum erro, essa questão é bem capciosa e eu tentei ser o mais didática possível. Vlw

  • Compreendo que na frase "proceder____ medidas necessárias..." Existe o encontro do artigo+preposição. O que não ficou claro é a possibilidade de usar no singular e no plural, sendo que "medidas necessárias" está no plural. Alguém poderia ajudar? Obrigada!

  • Encontrei uma resposta mais completa sobre a duvida do "a" sem crase junto ao termo "medidas necessárias" em:  http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/l%C3%ADngua-portuguesa/149941-vunesp-reg%C3%AAncia-verbo-proceder

    (copiado abaixo)

    Re: Vunesp- Regência Verbo Proceder

    pesquisando meu Aurélio, diz que o verbo proceder é VTI nesse caso, ou seja, rege a preposição "a" poderia , ao meu ver, também ser "proceder às medidas necessárias"... o que remete a letra C)... porém não poderá ser a letra C) pois as demais lacunas não fecham...

    no sentido que foi empregado "proceder a medidas necessárias" sem crase, é como se o termo medidas necessárias fosse genérico... a falta da crase generaliza o medidas necessárias, mas não há nenhum problema nisso

  • Colega Rosana, o substantivo "medidas" está desacompanhado de determinante por uma opção do autor, o qual preferiu suprimir o artigo definido "as" para incutir a ideia de generalização no contexto. Dessa forma, o "a" que aparece precedendo tal termo é somente a preposição exigida pela regência do verbo "proceder".

    Espero ter contribuído para a movimentação das ideias.

  • Diante do artigo indefinido "uma" é proibido o uso do acento indicativo de crase, exceto se vier acompanhado do substantivo hora "à uma hora" (locução adverbial feminina de tempo).

  • 12 Mandamentos da Crase

    .

    1. Diante de pronome, crase passa fome.
    2. Diante de Masculino, crase é pepino.
    3. Diante de ação, crase é marcação.
    4. Palavras repetidas: Crases proibidas.
    5. “A” + “Aquele” = Crase nele!
    6. Vou a, volto da, então crase há!
    7. Vou a, volto de, crase para quê?
    8. Diante de cardinal, crase faz mal.
    9. Quando for hora, crase sem demora.
    10. Palavra determinada, crase liberada.
    11. Sendo à moda de, crase vai vencer.
    12. Adverbial, feminina e locução! Manda crase, meu irmão!

    .

    obs: continuo na luta kk

  • GABARITO = A - EXPLICAÇÃO DO PROFESSOR

     

    A ministra de Direitos Humanos instituiu grupo de trabalho para proceder (SENTIDO DE DAR ANDAMENTO = SEMPRE PEDE A PREPOSIÇÃO "A") AQUI TEM 2 OPÇÕES: PODE-SE USAR O "A" CONCORDANDO COM PROCEDER OU "ÀS", CONCORDANDO COM MEDIDAS____ medidas necessárias____ ("A" DE NECESSÁRIAS + "A" DE ENXUMAÇÃO = À ) exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart, sepultado em São Borja (RS), em 1976. Com a exumação de Jango, o governo visa esclarecer se o ex-presidente morreu de causas naturais, ou seja, devido _____("A" SEM CRASE POIS HÁ UM ARTIGO INDEFINIDO DEPOIS = UMA) uma parada cardíaca – que tem sido a versão considerada oficial até hoje –, ou se sua morte se deve _____("A" SEM CRASE, POIS A PALAVRA ENVENENAMENTO É MASCULINA) envenenamento.

  • Kkkkkkkķk muito boa a dica de Juliana Lima

  • Gabarito A

     

     

      

    Casos Proibidos de Crase

     

    Não se deve usar crase diante de:

    1º palavra masculina (A PRAZO =   O PRAZO)

    2º pronome indefinido (A ALGUNS)

    3º pronome demonstrativo não iniciado por A (A ESSE)

    4º pronome de tratamento com exceção das formas senhora, senhorita e dona (facultativo)

    5º pronome pessoal (A ELA)

    6º dona+ nome proprio

    7º antes de verbo (A PARTIR)

    8º entre palavras repetidas (FRENTE A FRENTE)

    9º antes de artigo indefinido (A UM)

    10º antes de numeral * exceto horas

    11º após preposição *exceto “até”, que é facultativo

    12º antes de nome próprio completo

    13º antes de um a singular seguido de plural (A ORQUIDIAS)

    14º em objeto direto

    15º em sujeito

    16°  nao há crase antes de pronome relativo (a quem)  * exceto   (a qual / as quais)

    17°  na locução “a partir de” (pois partir é VERBO)

     

     

    “À mercê” ou “a mercê”?

    O correto é "à mercê" com crase.

    É uma locução adverbial feminina como "às pressas", "à espera de", "à beira de" e significa "inteiramente dependente de alguém ou de uma situação".

     

     

    Facultativa:

    1° antes de pronome possessivo FEMININO (Decidiu recolher-se à sua casa)

    2º pronome de tratamento senhora, senhorita e dona

    3° após ATÉ (Fui até a praia / Fui até à praia.)

     

     

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

     

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Assertiva A

    a ... à ... a ... a