SóProvas


ID
1109863
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Rússia fechou um acordo com os Estados Unidos em setembro em relação à Síria. Putin disse que a cooperação para resolver o conflito irá ajudar a evitar uma intervenção militar no país do Oriente Médio. “Há todas as razões para acreditar que estamos no caminho certo”, disse Putin na conferência.

O presidente russo afirmou que o plano não poderia ter sido colocado em prática sem o apoio do presidente norte-americano, Barack Obama, e dos líderes de outras potências mundiais.

(http://g1.globo.com/mundo/siria/noticia/2013/10/potencias-mundiaisestao-no-caminho-certo-sobre-siria-diz-putin.html,

02.10.2013. Adaptado)

O acordo prevê a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/eua-e-russia-chegam-a-acordo-para-desarmar-arsenal-quimico-da-siria

    EUA podem ter arsenal nuclear, bases militares em tudo que é canto, mas os outros não podem ter nada, né? A Síria vive uma destruidora guerra civil que já dura mais de 2 anos, com milhares de mortos.

    Bons estudos!

  • A Rússia fechou um acordo com os Estados Unidos em setembro para acabar com as armas químicas na Síria. Putin disse que a cooperação para resolver o conflito irá ajudar a evitar uma intervenção militar no país do Oriente Médio.

    A Rússia é o país que mais apoiou o presidente sírio Bashar al-Assad durante a guerra civil no país, bloqueando diversas iniciativas ocidentais no Conselho de Segurança da ONU.

    Gabarito: C.


  • A guerra na Síria é consequência da Primavera Árabe, movimento que começou em 2010 na Tunísia e se espalhou por outros países do norte da África e do Oriente médio. O movimento teve como um dos principais aspectos reivindicações políticas das populações, que passaram a questionar as ditaduras que dominavam os países há décadas. Em alguns lugares, como no Egito, os ditadores foram depostos, mas, em outros países, como na Síria, os governos resistiram. No caso da Síria, a resistência do governo de Bashar al-Assad associada à continuação das manifestações e ao surgimento de grupos insurgentes levou à guerra civil que está em curso até os dias atuais no país. Em agosto de 2013, a guerra tomou novas proporções, uma vez que foram usadas armas químicas contra a população civil. Embora seja impossível identificar, com certeza, a autoria do ataque, isso levou a manifestações de países ocidentais contra o uso de tais armas. Os Estados Unidos, particularmente, queriam aprovar uma intervenção militar na Síria, o que seria improvável, já que a Rússia vetaria essa resolução no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Diante do impasse, Rússia e Estados Unidos conseguiram fechar um acordo envolvendo o governo sírio, onde se estabeleceu o compromisso de eliminação do arsenal de armas químicas da Síria, conforme se afirma na alternativa (C). 


    A alternativa correta é a letra (C).