SóProvas


ID
1110415
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No Modelo Keynesiano, para uma economia fechada, o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Incorreta. Quanto menor a propensão marginal a consumir, MENOR será o efeito multiplicador.

    B) Incorreta. Quanto menor for a propensão marginal a poupar, MAIOR será o efeito multiplicador

    C) Correta. políticas fiscais com base nos gastos do governo são mais eficazes do que políticas com base na tributação.

    D) Incorreta. com base no modelo de Oferta e Demanda agregadas.

    E) Incorreta. Na verdade, o fato da tributação ser autônoma ou função da renda é relevante, pois se a tributação for dependente da renda, por exemplo, quanto mais a renda crescer, mais o governo vai arrecadar e, portanto, mais poderá gastar. A tributação também interfere na renda disponível das pessoas, que interfere no montante arrecadado pelo governo que, depois, comporá os gastos governamentais.

    bons estudos

  • a) É o contrário! O que gera o efeito multiplicador é justamente esta propensão a consumir a renda adicional. Logo, quanto maior for esta propensão, maior será o efeito multiplicador.

    b) De novo é o contrário! A propensão marginal a poupar (PMgS) é o valor complementar da proporção marginal a consumir (PMgC). Assim, como ambas somam necessariamente 1, então quanto maior for uma, menor será a outra. O efeito multiplicador dos gastos do governo (ou de qualquer gasto autônomo) será tanto menor quanto menor for a PMgC. Logo, será tanto menor quanto maior for a PMgS.

    c) Perfeito! Isso ocorre porque os gastos do governo impactam diretamente na demanda agregada, já que são um próprio componente da demanda. Por outro lado, a tributação impacta a renda disponível que, por sua vez, impacta o consumo. Logo, o efeito benéfico para a demanda agregada de uma redução da tributação é menor do que o efeito gerado por um aumento dos gastos.

    d) Errado! Imagine que a renda de pleno emprego de uma economia seja $1.000 e que a economia se encontre com renda de $400. O que a alternativa diz é que só será atingida a renda de $1.000 se algum componente autônomo for elevado em $600. Mas não precisa elevar tudo isso pelo fato de que temos um multiplicador jogando a favor aqui. Logo, se é preciso aumentar em $600 a renda para se chegar ao pleno emprego, mas se o multiplicador for igual a 2, por exemplo, então bastará aumentar uma despesa autônoma em $300.

    e) Errado! Ela afeta, claro! Se a tributação é autônoma, ela não afeta o multiplicador dos gastos. Mas se ela é função da renda, ela reduz o multiplicador. O segundo caso é aquele em que temos o “t” na fórmula do multiplicador.

    Resposta: C