SóProvas


ID
1110457
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere os itens, a seguir, do patrimônio da Administração pública direta estadual em 30/06/2013:

I. Sistema operacional dos microcomputadores utilizados pelos funcionários (software integrante do hardware).

II. Obrigação com fornecedores com vencimento em 90 dias.

III. Adiantamento de 13º salário aos funcionários, cujo desconto do valor devido ocorreu na folha de pagamento do mês de dezembro de 2013.

No Balanço Patrimonial de 30/06/2013, os itens I, II e III foram classificados, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Como assim?! software imobilizado !?

    é intangível ....

  • MBCASP 5° edição.

    Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física,como no caso de software ou no de licença ou patente. Para saber se um ativo que contém elementos intangíveis e tangíveis deve ser tratado como ativo imobilizado ou como ativo intangível, a entidade avalia qual elemento é mais significativo. Por exemplo, um software de uma máquina-ferramenta controlada por computador que não funciona sem esse software específico é parte integrante do referido equipamento, devendo ser tratado como ativo imobilizado. O mesmo se aplica ao sistema operacionalde um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível.


  • Também vejo software como intangível. MAS vejam o que achei a respeito como exemplo de software sendo imobilizado.

    EXEMPLO: um software que compõe o próprio equipamento, isto é, se a máquina-ferramenta não funcionar sem esse software em específico, o mesmo deve ser considerado como parte integrante do equipamento, sendo tratado como ATIVO IMOBILIZADO

    OUTRO EXEMPLO: que se enquadra nesse caso é o sistema operacional de um computador (Windows, Linux, MAC OS, entre outros) quando o mesmo for comercializado junto com o equipamento.

    OBSERVAÇÃO: Já quando o software comprado não for integrante do equipamento e não necessário para o seu funcionamento, trata-se como Ativo Intangível, tais como os programas em geral.

    A partir das alterações determinadas pela Lei 11.638 de 2007, ficou estabelecido que o ativo intangível deve ser classificado no subgrupo de ativo não circulante somente se cumprir as seguintes exigências:

    • *O valor do ativo intangível deve ser mensurado com segurança;
    • *Devem ser comprovados os benefícios gerados por esse ativo em favor da entidade;
    • *O ativo intangível pode ser identificável e separável do patrimônio da empresa (pode ser vendido, transferido, alugado).

  • PROVISÃO PARA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO


    NÃO CONSTITUIÇÃO DA PROVISÃO

    A entidade que não provisionar o valor do 13º salário, em obediência ao princípio contábil da competência, irá contabilizar essa gratificação diretamente em conta de despesa ou custo, conforme o caso, no mês em que se der a quitação da gratificação em folha de pagamento.

    Os adiantamentos serão considerados como tal e registrados em conta própria do ativo circulante, sendo baixados por ocasião da quitação da gratificação.

  • Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como no caso de software ou no de licença ou patente. Para saber se um ativo que contém elementos intangíveis e tangíveis deve ser tratado como ativo imobilizado ou como ativo intangível, a entidade avalia qual elemento é mais significativo. Por exemplo, um software de uma máquina-ferramenta controlada por computador que não funciona sem esse software específico é parte integrante do referido equipamento, devendo ser tratado como ativo imobilizado. O mesmo se aplica ao sistema operacional de um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível.

    Pag. 156 - MCASP 6º Edição