SóProvas


ID
1110736
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a reportagem:

Taxa de desemprego na Grécia bate novo recorde em abril
11/07/2013


ATENAS, 11 Julho (Reuters) - A taxa de desemprego da Grécia bateu novo recorde em abril, em consequência da recessão e depois de mais de três anos de austeridade implementada em troca de ajuda financeira no âmbito de um acordo de resgate internacional. A taxa de desemprego do país subiu a 26,9%, ante 26,8% em março, a leitura mais alta desde que as estatísticas do serviço ELSTAT começaram a ser publicadas, em 2006. É mais do que o dobro da taxa média da zona do euro, que atingiu 12,2% em maio. "O fato importante é que quase dois, em cada três, têm ficado fora do trabalho por mais de 12 meses", disse o economista do instituto de pesquisa IOBE, Angelos Tsakanikas, ressaltando os profundos problemas no mercado de trabalho. Aqueles com idade entre 15 e 24 anos permanecem entre os mais afetados, embora a taxa de desemprego para essa faixa etária tenha diminuído para 57,5% em abril, de 58,3% em março.
A taxa de desemprego da Grécia triplicou desde o início da crise em 2009, quando centenas de milhares de pessoas perderam o trabalho ou seus negócios.

No ano de 1929, o mundo experimentou uma crise econômica mais profunda do que a descrita acima. John Keynes concebeu uma saída econômica da crise que previa no seu receituário, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • d) Não intervenção do Estado na economia.


    Correção:

    Segundo John Keynes, o estado deveria interferir na economia para minorar crises capitalistas ou desequilíbrios do mercado. Ele reformulava a economia smithiana e admitia a intervenção do governo para regular o mercado e promover o desenvolvimento.

  •  Em 1932, o democrata Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos EUA, e uma das suas primeiras providências  para reverter a crise econômica,  que permanecia desde 1929, foi limitar o liberalismo econômico, intervindo na economia, por meio do New Deal. Este plano foi elaborado por um grupo de renomados economistas, que se baseava nas teorias de John Keynes.

     Com o New Deal, o liberalismo cedeu lugar ao neocapitalismo, que buscava um planejamento econômico baseado na intervenção do Estado. Roosevelt determinou grandes emissões monetárias, inflacionando deliberadamente o sistema financeiro; fez investimentos estatais de monta, como hidrelétricas; estimulou uma política de empregos, entre outras medidas, o que ativou o consumo e possibilitou a progressiva recuperação da economia.
      A política keynesiana da busca do pleno emprego para estimular as economias em recessão, adotada primeiramente nos EUA e depois em diversos outros países industriais, foi seguida pela instalação de modernos sistemas previdenciários (a Lei de Seguridade dos EUA foi aprovada em 1935), servindo de base às políticas de bem estar social desenvolvidas pelos países capitalistas, o chamado Welfare State.
      
    Diante do exposto, a resposta incorreta é a letra D.

  • d) Não intervenção do Estado na economia.

    Principais medidas:

    1- Intervenção estatal na economia
    2- Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados
    3- Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos
    4- Fixação dos preços de produtos báscios
    a) carvão
    b) petróleo
    c) cereais
    5- Aumento dos salários dos operários
    6- Redução da jornada de trabalho para 8 horas
    7- Legalização dos sindicatos
    8- Abolição definitiva do trabalho infantil
    9- Desenvolvimento da Previdência Social
    10- Criação do Salário Desemprego
    11- Desenvolvimento de Plano de Obras Públicas

  • Nos Estados Unidos, o governo Roosevelt instituiu o New Deal para superar a maior depressão da história, com o Estado assumindo um papel intervencionista na economia e gerando emprego.