-
I - DESvalorização da moeda para proporcionar a populção maior poder de compra
-
IV – Não intervenção na economia, pois o próprio mercado resolveria a crise.-- (ERRADO) nesse período criará o keynesianismo (intervenção do governo na economia)
-
A crise de 1929 é tema clássico entre os conteúdos de História Geral na Escola Básica. Não há quaisquer dificuldades quanto à bibliografia: há livros didáticos e História Econômica.
Após a primeira grande guerra os EUA vivem uma euforia produtiva e de especulação na Bolsa de Valores de Nova York em função de serem credores e não mais devedores de bancos europeus. Haviam tomado a dianteira no que diz respeito à investimentos e produção.
No entanto, a lógica liberal levou à superprodução – na medida em que o mercado consumidor interno não crescia com a mesma rapidez e, a concentração de renda tornou-se assustadora. Além disso, países europeus começam a reconstruir sua agricultura e, pouco mas seguramente, começam a diminuir a importação de cereais sem que a produção tivesse uma diminuição correspondente.
A necessidade de construção de silos e armazéns para estocagem levou produtores ao endividamento com bancos. Estes, por sua vez, começaram a ter menos lastro por não receberem corretamente o pagamento de empréstimos feitos. Bancos tomam terras. Há desemprego no campo. Ao mesmo tempo, ações de empresas na Bolsa de Valores alcançavam preços irreais e o mercado consumidor urbano começa a diminuir já em 1928 .
Este é o cenário que culmina com quebra da bolsa de valores de NY, em novembro de 1929, abrindo a década da Grande Depressão nos EUA, que se difundiu pelo mundo capitalista.
Em 1932 F.D. Roosevelt é eleito presidente dos EUA pelo partido democrata com uma proposta de recuperação econômica: o New Deal, como os jornais chamaram o projeto.
A questão apresenta 5 afirmativas acerca do New Deal. É pedido que sejam apontadas aquelas que se referem à práticas levadas a cabo pelo governo norte-americano para colocar em prática o projeto, após 1933.
I- Ao contrário do que diz a afirmativa, houve uma desvalorização controlada do dólar, o que só foi possível face à grande reserva ouro de que dispunha o país.
II – Esta foi uma medida adotada pelo governo federal de Roosevelt: empréstimos a bancos para evitar mais falências e desemprego.
III- A seguridade social e o seguro-desemprego foram medidas fundamentais para restabelecer aos poucos o mercado consumidor interno, para que este absorvesse a superprodução.
IV- A lógica estritamente liberal, cultivada nos EUA desde sua estruturação como Estado independente, teve que ser abandonada. Ao menos temporariamente. A intervenção do governo na economia se fez necessária. Aliás, ela fazia parte intrínseca do New Deal.
V- O programa de obras públicas visava abrir o mercado de trabalho sem aumentar a produção que já era excessiva .
A) INCORRETA- A afirmativa 1 não é correta
B) INCORRETA- As afirmativas 1 e 4 não estão corretas
C) CORRETA- As afirmativas 2, 3 e 5 apresentam ações afirmativas adotadas durante o New Deal
D) INCORRETA- A afirmativa 5 está correta mas a 4 não
E) INCORRETA- A afirmativa 4 não está correta
Gabarito do Professor: Letra C.
-
Essa questão da para matar fácil sabendo que o governo interviu sim na economia, pois o próprio comércio na conseguiria resolver a situação.
-
I – Supervalorização do dólar para tornar as importações mais competitivas.
Errada, não tinha como ele dar uma supervalorização ao dólar pois o mercado tava basicamente quebrado e o dólar consequentemente tava desvalorizado uma empresa em que a ação valia 3000 dólares por exemplo tava valendo agora na crise 300 dólares
A e B cai fora
II – Empréstimo do governo aos bancos para evitar mais falências.
Correta, essa foi uma de suas medidas pra evitar mais falência dos bancos porque muitos tinham fechado lembre se que a galera tava desesperada ninguém confiava nos bancos então boa parte da população tirou seu dinheiro de lá e com isso levou a falência de muito deles
D e E tão fora e você matou a questão :)
III – Implantação de um sistema de seguridade social, com a criação do seguro-desemprego.
Correta, os trabalhadores agora eles têm seguro-desemprego; horas de trabalhos reduzidas; aposentadoria; salário mínimo
IV – Não intervenção na economia, pois o próprio mercado resolveria a crise.
Errada, o estado interviu pra porr* na economia
Tem uma outra questão da espcex que responde essa se eu não me engane é do ano 2014
V – Criação de um vasto programa de obras públicas, com o intuito de gerar novos empregos.
Correta, "com o financiamento de obras públicas cerca de 2,5 milhões de trabalhadores foram contratados para a drenagem de pântanos, reparação de estradas e outras atividades"
Recomendo que você jogue no google trabalhadores contratados para a construção da represa do São Francisco na Califórnia
-
NEWS DEAL >>>> O DOLAR ESTAVA EM DESVALORIZAÇÃO.
IMPRESTIMO DA ECONOMIA
PLANO DE SEGURO-EMPREGO
ENTERVENÇÃO DO ESTADO
TEVE IMPRESTIMO PARA OBRAS QUE EMPREGOU MUITA GENTE NA REPRESA DE SÃO FRANCISCO NA CALIFORNIA
-
Nos USA, Roosevelt instituiu o New Deal para superar a grande depressão, com o Estado assumindo um papel intervencionista na economia e gerando emprego.
-
-RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA AMERICANA
O New Deal foi um programa de recuperação da economia dos Estados Unidos após a quebra das Bolsa Valores de Nova Iorque, em 1929. Instituído por Franklin rouseveut.
O programa pretendia ampliar a intervenção do estado na economia, ao regular as transações econômicas e a produção, como também realizar obras públicas para estimular a criação de empregos.
As ações do New Deal seguiam as ideias econômicas preconizadas pelo economista John Keynes.
A Crise de 1929 provocou o derretimento da economia norte-americana e o empobrecimento de muitos norte-americanos.
Os efeitos do New Deal colocaram em xeque as ideias liberais e reforçaram a presença do Estado na economia.
· O plano conseguiu recuperar a economia.
A economia norte americana só passou a vigorar novamente com o fim da segunda guerra mundial.