-
Justificativa da banca:
A demonstração das variações patrimoniais é semelhante à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da contabilidade empresarial. O resultado patrimonial do exercício deve compor o patrimônio líquido, sendo destacado na conta resultados acumulados. Para a apuração do balanço patrimonial, é necessário ter a apuração do resultado patrimonial do exercício, pelo confronto entre variação patrimonial aumentativa e variação patrimonial diminutiva (apurado na demonstração das variações patrimoniais). Uma vez apurado o resultado patrimonial do período, a contas de valor patrimonial passam a ter o saldo zerado, pela transferência para o resultado do exercício (demonstração das variações patrimoniais). Se houver superávit (variação patrimonial aumentativa maior que variação patrimonial diminutiva), ele será somado ao patrimônio líquido anterior para perfazer o patrimônio líquido atual.
-
O gabarito deveria ser ERRADO, pois o superávit patrimonial é apurado no Balanço Patrimonial e não na DVP como mostra a questão, nesta apura-se o resultado patrimonial.
Alguém tem opinião diferente?
-
Simone, na DVP se apuram o resultado Patrimonial e o superávit patrimonial. No Balanço Patrimonial que se apuram o saldo patrimonial e o superávit financeiro do exercicio.
-
Estou tonta ate agora...
-
Pessoal, não entendi essa questão. As contas de ajuste de avaliação patrimonial, reserva de reavaliação e ajuste de exercícios anteriores não fazem parte do resultado patrimonial, porém fazem parte do patrimônio líquido. Logo, ao meu ver, não bastaria somar o resultado patrimonial do exercício com o PL do exercício anterior para resultar o PL atual, pois o ente pode ter incorrido, por exemplo, em um ajuste de avaliação patrimonial, sendo que este não está incluso no cômputo do Resultado patrimonial atual.
Alguém, poderia me ajudar?
-
Mcasp 8a edição pg. 157
O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.
3.5.3. Equações Contábeis- pg 397
Os valores registrados ao longo do período na Classe 3 (VPD) e na Classe 4 (VPA) são encerrados ao final do exercício, representando o resultado patrimonial levado para a conta de patrimônio líquido.
GAB.CERTO, pois o resultado é somado ao PL do Exercício anterior = PL do exercício corrente
-
Certo
Resultado Patrimonial = Variações Ativas – Variações Passivas; ou
Resultado Patrimonial = PL final – PL inicial; porém,
PL final = PL inicial + Resultado Patrimonial (superávit ou déficit)