SóProvas


ID
1111276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação psicológica, ao psicodiagnóstico e à atuação do psicólogo, julgue os próximos itens.


O psicodiagnóstico é um processo científico de avaliação psicológica que tem por objetivos clínicos prioritários a identificação do funcionamento psicológico e o estabelecimento dos critérios diagnósticos.

Alternativas
Comentários
  • Errada!

    Justificativa dada pelo próprio Cespe:

    "O item define o psicodiagnóstico como um processo científico de avaliação psicológica que tem por objetivos clínicos prioritários a identificação do funcionamento psicológico e o estabelecimento dos critérios diagnósticos. O item deve ser mantido, pois esse processo científico objetiva identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico, apesar de não haver prioridade para classificações psiquiátricas ou mesmo identificação de existência de psicopatologia. Não há necessidade ou prioridade em estabelecer uma classificação ou nosografia psicopatológica. O equívoco do item está no termo prioridade e no objetivo do psicodiagnóstico, tendo em vista que o estabelecimento de critério diagnóstico não compreende um objetivo desse processo. O critério diagnóstico não fica a cargo do psicodiagnóstico, tendo sido estabelecido pelos próprios manuais diagnósticos e classificatórios, tais como o Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais e Classificação Internacional das Doenças (DSM e CID)".


  • De acordo com Jurema Alcides Cunha (Psicodiagnóstico-V), o psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Depende da simplicidade ou da complexidade das questões propostas. Entre seus objetivos estão: classificação simples, descrição, classificação nosológica, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva (que não chega necessariamenta à classificação nosológica, embora essa possa ocorrer subsidiariamente) e entendimento dinâmico.

    Como dito anteriormente, o equívoco do item está no termo prioridade e no objetivo do psicodiagnóstico.

  • OS critérios ja estão estabelecidos.

    Psicodiagnóstico é CLINICO, limitado no tempo, pode usar testes, é interventivo.

    Objetivos do psicodiagnóstico

    Classificação simples

    classificação nosológica

    diagnóstico diferencial

    Descrição

    entendimento Dinamico

    formulação de hipóteses

    prevenção

    prognóstico

    Passos do psicodiagnóstico:

    determinar motivos da consulta, form hipoteses, plano de avaliação, adm plano de avaliação, corrigir os instrumentos e estrategias, integrar dados, concluir, comunicar resultados.

  • Não é o psicodiagnóstico que estabelece os critérios diagnósticos.