SóProvas


ID
1111324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


Os valores e as crenças, núcleos da cultura organizacional, são fundamentais para a motivação como condição interna que leva o indivíduo a um comportamento orientado pela busca de um resultado.

Alternativas
Comentários
  • VALORES

    Os valores expressam o que a organização valoriza a nível de comportamento, de área, de padrões éticos, etc... é tudo que tem valor para a empresa. Os valores são definidos principalmente pelo fundador da empresa ou /e pelos dirigentes,são eles que alinham os valores aos objetivos, resultados esperados. Os valores devem estar de acordo e são usados estrategicamente para o atingimento da missão e resultados. Eles são a base de todo comportamento organizacional, são a essência da organização. Os valores são de extrema importância na determinação do funcionamento de uma organização e condução dos trabalhos.


    CRENÇAS 

    As crenças e os pressupostos é o que se acredita, que se crê como verdade, se apresentam como uma verdade e geralmente, não são questionadas. As crenças são criadas a partir da experiência individual ou coletiva, dos modos de pensar. O sucesso e a repetição no uso de certas formas de agir e pensar pode levar ao estabelecimento de uma crença, a qual primeiramente é consciente e posteriormente é introjetada e passa a atuar de forma inconsciente. As crenças compõem o mundo oculto da organizaçãoAs crenças dividem com os valores o centro da cultura de uma organização, são a base de todo comportamento, jeito de ser e personalidade da organização, no entanto, não é divulgada abertamente a seus integrantes, uma vez que não se apresenta de forma clara e objetiva, é revelada em ações, posturas e visões. As crenças estão principalmente relacionadas a como a organização percebe seus funcionários, clientes, produto, mercado. As crenças estão principalmente relacionadas a como a organização percebe seus funcionários, clientes, produto, mercado.


    CONCLUSÃO

    A cultura organizacional expressa o funcionamento da organização, sua forma de ser, seus comportamentos e principalmente seus valores e crenças, base das práticas organizacionais. A forma como a empresa conduz seus negócios, como se relaciona com seus funcionários está baseada em seus valores e crenças.Por exemplo: a empresa que adota um sistema de promoções baseada no mérito, ali está revelando o valor do esforço, da dedicação, do desempenho como forma de ascender na organização.Outro exemplo é os critérios de seleção de pessoas, os requisitos, as características das pessoas, se é dado preferência a pessoas mais jovens, de mais idade,escolaridade, nível econômico.As políticas de RH são uma fonte rica para conhecer e compreender a cultura da organização.Conhecer a cultura de uma empresa é interpretá-la, é conhecer as regras, o que é valorizado, o que pode, o que é e não é permitido, a maneira como a empresa lida com as diferentes situações que se apresentam.


  • Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

     

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

  • ué, pensei que a cultura organizacional fosse fundamental para a motivação como fator externo ao indivíduo, e não interno... Tanto é que Heinzberg coloca fatores da cultura como fatores higiênicos, e não motivacionais...