SóProvas


ID
1111327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa e intervenção em cultura e clima organizacional.


Em pesquisas de clima organizacional deve-se considerar a desejabilidade social como uma atitude orientada pelo desejo pulsional, que orienta o indivíduo para um objetivo ou meta socialmente reconhecida.

Alternativas
Comentários
  • Desejabilidade social - termo usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986).

  • CONTINUAÇÃO DA COLOCAÇÃO ACIMA PARTE II - DESEJABILIDADE SOCIAL A estratégia mais óbvia para verificar se as respostas dadas em um auto-relato são verdadeiras ou não, seria checá-las com informações externas; no entanto, nem sempre isso é possível. Portanto, a distorção deve ser verificada a partir do padrão de respostas do indivíduo; pessoas com grande quantidade de respostas positivas a itens socialmente aceitáveis, principalmente àqueles considerados improváveis, são suspeitas de dissimular sua resposta real (McCrae & Costa, 1983).

    O problema da desejabilidade social foi especialmente observado na mensuração da personalidade (Hogan & Nicholson, 1988; Smith & Ellingson, 2002). Porém, não se restringiu a este construto. Por exemplo, Schwartz, Verkasalo, Antonovsky e Sagiv (1997) afirmam que os instrumentos atuais para medir valores humanos, baseados em auto-relatos, também são vulneráveis a este problema. Nas situações de pesquisa em que o participante é requisitado a responder um instrumento, há a possibilidade de que este se empenhe em manter uma postura ou representar um papel que julgue ser o mais adequado para a situação em que se encontra, o que altera as conclusões tiradas com base nesses relatos.


  • O fenômeno da "desejabilidade social" é um dos fatores mais prejudiciais para qualquer tipo de técnica de apuração por testes, entrevistas no âmbito clínico, organizacional etc.

    A influência que as normas culturais podem ter nos padrões de respostas das pessoas é comumente denominada de viés de resposta (response bias). Segundo Furnham (1986), este termo inclui tanto uma dissimulação positiva (tendência a dar respostas positivas, isto é, sempre responder sim quando questionado) ou negativa (sempre responder não), assim como o conjunto de respostas dadas nas extremidades ou sempre no centro da escala de resposta. Termos sinônimos utilizados são falsearmentir e dissimular, todos se referindo ao fato de que o respondente está deliberadamente escondendo a verdade com a intenção de criar uma impressão específica. Estes tipos de respostas podem ser devido à natureza das questões ou às motivações dos respondentes.

    Um termo mais específico neste marco é desejabilidade social, que passou a ser usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986). Este termo tem sido usado referindo-se às características dos itens de um teste (Crowne & Marlowe, 1960), em que o respondente dissimula sua resposta real de forma a ser aceitável (Shultz & Chávez, 1994). Seria, portanto, uma tendência a dar respostas que fazem com que o respondente seja apresentado de maneira positiva (Paulhus, 1991), constituindo, desta forma, um componente indesejável na medição. A respeito, Paulhus (1991) enfatiza que a desejabilidade social corresponderia a todo um conjunto de fatores de distorção, que por sua vez estariam na dependência dos "papéis" apropriados para o contexto.


  • GABARITO: "ERRADO"

     

    O desejo pulsional não é parte do conceito de atitude e de desejabilidade social, ao passo que as necessidades são, de fato, parte do referido conceito.

  • Desejabilidade social - termo usado para representar tendências de distorção de auto-relatos para uma direção favorável, negando, assim, traços e comportamentos socialmente indesejáveis (Furnham, 1986). (2)

  • orienta o indivíduo para um objetivo ou meta socialmente reconhecida. (isso é Sublimação)