SóProvas


ID
1111621
Banca
VUNESP
Órgão
EMPLASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito às debêntures.

Alternativas
Comentários
  • A: art. 53 da Lei 6.404/76:      Art. 53. A companhia poderá efetuar mais de uma emissão de debêntures, e cada emissão pode ser dividida em séries.

    B: art. 54, par. 2 da mesma lei:         § 2o A escritura de debênture poderá assegurar ao debenturista a opção de escolher receber o pagamento do principal e acessórios, quando do vencimento, amortização ou resgate, em moeda ou em bens avaliados nos termos do art. 8o. (Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)

    C: art. 56:         Art. 56. A debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso.

    D:         Art. 58, § 1º A garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo.

    E:   Art. 58,         § 4º A debênture que não gozar de garantia poderá conter cláusula de subordinação aos credores quirografários, preferindo apenas aos acionistas no ativo remanescente, se houver, em caso de liquidação da companhia.




  • Lei 6.404, 15/12/1976

    A- cada emissão pode ser dividida em séries. (Art. 53)

    D- não impede a negociação dos bens que compõem o ativo. (Art. 58)

  • Letra A. Vamos analisar o artigo 53, caput, LSA:

    Art. 53. A companhia poderá efetuar mais de uma emissão de debêntures, e cada emissão pode ser dividida em séries.

    O erro da letra A é dizer que não pode ser dividida em séries; na verdade, pode. Assertiva errada.

    Letra B. Trata-se da literalidade do artigo 54, parágrafo segundo, LSA. Assertiva certa.

    Letra C. O artigo 56, LSA assegura também ao titular de debêntures participação no lucro e prêmio de reembolso.

    Art. 56. A debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso.

    Assertiva errada.

    Letra D. Segundo o artigo 58, parágrafo primeiro, LSA, não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo. Assertiva errada.

    Letra E: O erro dessa letra E é que, na verdade, a debênture que não gozar de garantia poderá conter cláusula de subordinação, nos termos do parágrafo quarto do artigo 58, LSA. Assertiva errada.

    Resposta: B

  • A questão tem por objeto tratar das debêntures. As debêntures estão previstas na Lei de S.A, arts. 52 ao 74. São espécies de valores mobiliários que podem ser emitidos por companhia aberta ou fechada e servem como forma de captação de recursos, tratando-se de um “mútuo”. Se a companhia necessita de dinheiro para investir ao invés de pegar um empréstimo no banco com taxas de juros altas, ela tem a opção de emitir as debêntures para captar recursos.

    Nos termos do Art. 52, da Lei de S.A “A companhia poderá emitir debêntures que conferirão aos seus titulares direito de crédito contra ela, nas condições constantes da escritura de emissão e, se houver, do certificado”. 

    Segundo Modesto Carvalhosa "Constituem as debêntures um direito de crédito do seu titular diante da sociedade emissora, em razão de um contrato de empréstimo por ela concertado. As debêntures têm a natureza de título de renda, com juros fixos ou variáveis gozando de garantias determinadas nos termos da escritura da emissão. (Comentários à lei de sociedades anônimas. São Paulo: Editora Saraiva, 2011, p. 671) "


    Letra A) Alternativa Incorreta. Dispõe o art. 53, LSA que a companhia poderá efetuar mais de uma emissão de debêntures, e cada emissão pode ser dividida em séries. As debêntures da mesma série terão igual valor nominal e conferirão a seus titulares os mesmos direitos.


    Letra B) Alternativa Correta. Nesse sentido dispõe o art. 54, § 2º, LSA que a escritura de debênture poderá assegurar ao debenturista a opção de escolher receber o pagamento do principal e acessórios, quando do vencimento, amortização ou resgate, em moeda ou em bens avaliados nos termos do art. 8º.


    Letra C) Alternativa Incorreta. Nesse sentido dispõe o art. 56, LSA que a debênture poderá assegurar ao seu titular juros, fixos ou variáveis, participação no lucro da companhia e prêmio de reembolso.

    Letra D) Alternativa Incorreta. Dispõe o art. 58, § 1º, LSA que a garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo.

    As debêntures com garantia flutuante de nova emissão são preferidas pelas de emissão ou emissões anteriores, e a prioridade se estabelece pela data da inscrição da escritura de emissão; mas dentro da mesma emissão, as séries concorrem em igualdade.

    Letra E) Alternativa Incorreta. Nesse sentido dispõe o art. 58 § 4º, LSA que a debênture que não gozar de garantia poderá conter cláusula de subordinação aos credores quirografários, preferindo apenas aos acionistas no ativo remanescente, se houver, em caso de liquidação da companhia.


    Gabarito do Professor : B


    Dica: A garantia flutuante é um dos tipos de debêntures que podem ser emitidas pela companhia. São permitidas as emissões de debêntures nas seguintes classes:

    A)     Debênture com garantia real (concorrem com os credores garantia real na hipótese de falência – Art. 83, II, LRF);

    B)     Debênture com garantia flutuante (concorrem com os credores com privilégio geral na hipótese de falência – Art. 83, V, LRF);

    C)     Debênture não gozar de preferência (concorre com os demais credores quirografários na hipótese de falência – Art. 83, VI, LRF);e

    D)    Debênture subordinada aos demais credores da companhia (na hipótese de falência serão pagos apenas com precedência dos acionistas – Art. 83, VIII, LRF) .

    Essas garantias também poderão ser cumulativas.

    Art. 58, LSA “A debênture poderá, conforme dispuser a escritura de emissão, ter garantia real ou garantia flutuante, não gozar de preferência ou ser subordinada aos demais credores da companhia”.