SóProvas


ID
1111762
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia abaixo o excerto de um conto do famoso escritor argentino Julio Cortázar.

Continuidade dos parques


Primeiro entrava a mulher, receosa; agora chegava o amante, a cara ferida pela chicotada de um galho. Admiravelmente ela estancava o sangue com seus beijos, mas ele recusava as carícias, não havia vindo para repetir as cerimônias de uma paixão secreta, protegida por um mundo de folhas secas e caminhos furtivos. O punhal ficava momo contra seu peito, e debaixo pulsava a liberdade escondida. Um diálogo ardente corria pelas páginas como um riacho de serpentes, e sentia-se que tudo estava decidido desde sempre. Até essas carícias que envolviam o corpo do amante, como querendo retê-lo e dissuadi-lo, desenhavam abominavelmente a figura de outro corpo que era necessário destruir. Nada havia sido esquecido: desculpas, azares, possíveis erros. A partir dessa hora cada instante tinha seu emprego minuciosamente atribuído. O impiedoso duplo reexame se interrompia apenas para que uma mão acariciasse uma face. Começava a anoitecer.

Considere as orações abaixo.

I. Devem haver muitos candidatos escritos.

II. Ontem, já haviam saído os ônibus.

III. A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos.

A concordância está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A maioria apresenta ou A maioria apresentam....

  • Alternativa I:

    Quando o verbo “haver” aparece acompanhado de um verbo auxiliar, este assume o comportamento impessoal, permanecendo no singular. É por isso que dizemos “Deve haver indícios de fraude”, “Pode ter havido casos semelhantes”, “Vai haver reações”, “Tinha havido exposições”, “ de haver pessoas honestas” etc.


  • alternativa  II - o verbo haver admite sujeito quando funciona como auxiliar de outro verbo em uma locução verbal. Nesse caso concorda com "os ônibus"

  • Letra C 

    O verbo Haver no sentido de existir é um verbo impessoal,ou seja,não admite pessoa ficando na 3° do singular.Como no exemplo I, há uma locução verbal, o verbo principal transfere para o auxiliar a sua impessoalidade.

    No exemplo III temos uma expressão quantitativa que concorda com a expressão ou com o substantivo Jovens.Nesse exemplo o verbo pode ficar no plural ou no singular.

    Força e Fé!

  • Amigos ajudem-me.O verbo haver indicando tempo trascorrido,passado,não é tb impessoal não?pois seguindo por esse meu raciocinio cheguei a conclusão de que a prop.2 estaria errada pois ele deveria ter ficado na terceira pessoa do singular como tal e com isso o sujeito teria q tb ficar no singular.debateamos isto então...


  • Vamos a explicação I. Devem haver muitos candidatos escritos. Em uma locução verbal sempre manda o ultimo verbo, por se tratar do verbo haver no sentido de existir se torna impessoal. Então ele permanece inalterado e o primeiro também " DEVE HAVER".

    II. Ontem, já haviam saído os ônibus. Nessa expressão o verbo HAVER não está no sentido de existir não é impessoal.

    III. A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos. Com expressões PARTE DE, A MAIORIA DE, A MAIOR PARTE DE, GRANDE PARTE DE o verbo pode ficar no plural e no singular. QUESTÃO CORRETA LETRA (c).

  •  A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos. 

    Concordo que é facultativo o plural ou o singular, ENTRETANTO, pode-se na mesma frase se adotar os dois tipos??

    porque "terminam" veio no plural e "apresenta" no singular, sendo que ambos possuem "a maioria dos jovens" como sujeito.

    Quem souber me avise.

    Agradeço desde já.

  • Respondendo ao companheiro wilkson vasco :

    "A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos. 

    Concordo que é facultativo o plural ou o singular, ENTRETANTO, pode-se na mesma frase se adotar os dois tipos??

    porque "terminam" veio no plural e "apresenta" no singular, sendo que ambos possuem "a maioria dos jovens" como sujeito."


    Na verdade, apenas "apresenta" possui "a maioria dos jovens" como sujeito.

    "Terminam" tem como sujeito apenas "jovens". Veja bem, existem "jovens que terminam o Ensino Médio" e "a maioria desses jovens" é que "apresenta dificuldade na interpretação de textos", e não todos os jovens.

    Deu pra entender?

    Abraços, companheiro, e bons estudos!

  • Quando o sujeito é representado por expressões partitivas, representadas por “a maioria de, a maior parte de, a metade de, uma porção de”, o verbo tanto pode concordar com o núcleo dessas expressões quanto com o substantivo que a segue:

    maioria dos alunos resolveu ficar. 
    A maioria dos alunos resolveram ficar.


    Apesar desta regra, existe uma outra que pode causar certa confusão para quem já conhece a regra acima. É  caso da regra da expressão "das...que", hipótese em que o verbo que vier a seguir tem que ficar no PLURAL SEMPRE.

    Ex: A maioria das pessoas que TRABALHAM (plural em razão do "das...que")

    Então, no item III, o que pode causar confusão é a pessoa pensar na primeira regra exposta e achar que o verbo "terminar" pode concordar com "maioria" (ficando no singular) ou com "jovens" (ficando no plural), o que de fato é um erro, pois a única opção é o PLURAL.

  • QUESTÃO CORRETA LETRA (c).

    I. Devem haver muitos candidatos escritos. ERRADO. Haver no sentido de Existir é invariável.

    II. Ontem, já haviam saído os ônibus. CERTO. Haver não tem sentido de existir.

    III. A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos. CERTO

  • lembrando que pra IBFC quando houver partículas partitivas (que denotam conjuntos de sujeitos) o verbo concorda com a partícula
    A maioria dos estudantes ESTUDA (pra IBFC, correto.)
    A maioria dos estudantes ESTUDAM (para IBFC, errado.)
    As demais bancas, até quando me entendo por gente, consideram as duas construções corretas, mas para a diferentona ai não. 
    Conhecer a sua banca é tática imprescindível para conseguir uma boa colocação no resultado final. 

  • Raone, não se iluda amigo, eu imaginava isso, até fazer a prova da Embasa na Bahia e o IBFC colocou como certo, fui nessa perspectiva e errei a questão, ou seja, a infeliz da banca mudou de posição. Isso é foda, banca ruim é outro nível. O pior disso é que eu não pude entrar com recurso, pois há essas duas possibilidades. Foda.

  • Eu colocaria C se fosse no dia da prova! Se há tal construção gramática, a chance de ter um recurso deferido é bem maior..

  • essa banca é de mais, agora na minha concepção achei que o gabarito era a C. Mas ela deu E

  • Vamos a explicação I. Devem haver muitos candidatos escritos. Em uma locução verbal sempre manda o ultimo verbo, por se tratar do verbo haver no sentido de existir se torna impessoal. Então ele permanece inalterado e o primeiro também " DEVE HAVER".

  • O verbo HAVER, no sentido de EXISTIR, é impessoal: não possui pessoa; não possui sujeito; flexiona-se unicamente na 3ª pessoa do singular. O verbo auxiliar que tem HAVER no sentido de EXISTIR como seu verbo principal se torna impessoal “por tabela”. Dessa forma, em I, deveríamos empregar “Deve haver” no lugar de “Devem haver”.

    Em II, a forma “haviam saído” concorda com o sujeito “os ônibus”. Está, portanto, correta.

    Em III, temos o caso de concordância com expressões partitivas. Tanto é possível concordar a expressão que indica parte - A maioria dos jovens que termina o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos; como é possível concordar com os componentes da parte - A maioria dos jovens que termina o Ensino Médio apresentam dificuldade na interpretação de textos.

  • Devem haver muitos candidatos escritos.

    ERRADO! verbo haver no sentido de existir= impessoal

    II. Ontem, já haviam saído os ônibus.

    CORRETO, APENAS ESTÁ NA ORDEM INDIRETA E O VERBO HAVER NÃO TEM SENTIDO DE EXISTIR

    já haviam saído os ônibus ONTEM

    III. A maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio apresenta dificuldade na interpretação de textos.

    CORETO! APRESENTA ESTÁ CONCORDANDO COM "A MAIORIA "