SóProvas


ID
1112413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O custo C(Q), em R$ milhões, de uma indústria monopolista produtora de aço, para produzir Q toneladas de aço é expresso por C(Q) = 44 – 10 × Q + Q2. A curva de demanda desse produto, em R$ milhões por tonelada, é P(Q) = 50 – 4 × Q. A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo.

Se P(Q) = 50 fosse a representação da curva de demanda, então, nesse caso, a empresa não teria nenhum poder de monopólio.

Alternativas
Comentários
  • Resolvi sem fazer conta, pois quando a demanda é independente da quantidade (Q), Rmg será igual o preço, característica de Concorrência Perfeita, por isso, sem poder de monopólio.

  • Mark up. É a margem pela qual o preço é acima do Cmg. Ou seja, é o tanto que o preço está acima do custo marginal, mas de forma percentual, assim: Mark up = P / Cmg.

    Se P/ Cmg = 1, isso significa que não há mark up (não há margem do preço acima do custo marginal) e, portanto, estamos em um mercado competitivo (P = Cmg).

    Esse mark up serve para ver o poder de monopólio da empresa. Observe que o Cmg = 50 (P(Q) = 50 – 4 × Q) esse '50' da fórmula é o Cmg, logo, se o P = 50 teremos o resultado de 1, assim, estaremos em um mercado competitivo e sem poder de monopólio.

    ERRADA.