SóProvas


ID
1112416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das estratégias empresariais e dos modelos de concorrência, julgue o próximo item.

Em uma competição monopolística, o consumidor tem à sua disposição uma diversidade de produtos.

Alternativas
Comentários
  • Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.

    Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:

    Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;

    Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;
    Muitos compradores e muitos vendedores;
    Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes directos, ou seja, os bens e serviços são heterogéneos;
    Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.
    Fonte: Wikipedia

  • CERTO

    Na competição monopolística há de fato uma concorrência com uma diversidade de produtos.Cuidado para não confundir com monopólio!

    competição monopolística (ou concorrência imperfeitaé um mercado concorrencial, onde cada produtor detém o monopólio do seu produto/marca.Veja que, apesar de a firma inserida em uma concorrência monopolística deter o monopólio de seu produto, ela está inserida dentro de uma concorrência. Ou seja, ela não é a única produtora no mercado(não é monopolista). 

    Exemplo: lojas de roupas (muitas firmas, muitos compradores, porém o produto é diferenciado, cada loja possui o monopólio da sua marca).

    Fonte: prof. Heber Carvalho (estratégia)


    Bons estudos!